Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thi

Trio Turma Do Bartira ***pronto***

Recommended Posts

Postado em

Bom dia galera...

Meu sistema está com um certo desequilíbrio nas faixas dos médios agudos e agudos, executada pelos Drivers Ti. Eu queria um som forte nessa faixa e por isso o Fernando Coelho que me ajudou nesse projeto, indicou logo esses Drivers da Snake, pois senão eu teria que ter 04 a 06 Drivers dos de 1", para poder render o esperado, mas devido o fato de ter escolhido uma resposta menos agressiva para os HPL (sendo q tinha disponível a resposta dada pelo fabricante e a resposta dada pelo Rodrigo Carvalho), o fato que isso gerou uma cera diminuição no SPL final.

O Fernando Coelho, acredita que ao invés de usar o crossover para fazer o corte LP para os HPL e BP para os PW3 e HP para os drivers, ele acha melhor, haja visto que os Drivers estão se sobressaindo, é que os HPL fiquem FULL mesmo e os PW3 com corte BP na faixa inferior por volta dos 80 ou 100Hz ou outro valor que fique melhor aí e com corte superior em 4K, pois o Crossover tem valores de corte fixos e não permitem uma melhor flexibilidade.

Então resumindo:

HPL - FULL com corte HP 50Hz, que faria as vias de um filtro subsônico. Esse corte pode ser feito no X-card dos 500m

USANDO O CROSS ATIVO - Stetsom

PW3 - corte BP no limite inferior por volta dos 80 ou 100Hz ou outro valor que fique melhor aí e com limite superior em 4K

Drivers Ti - corte HP em 4K

Somente assim, fazendo o corte dos HPL nos 500m, eu vou poder usar a contribuição dos PW3 e HPL mais ou menos na mesma faixa, contribuindo para tentar diminuir a performances dos Drivers.

Para ligar os Drivers juntamente com os PW3 cada um em uma brigde do 4.8, somente usando o crossover. (Aqui é que eu não sei como fazer isso). Não sei se só dimensionando os cortes ele já vai permitir essa ligação.

Nesse caso, cada PW3 de 04 ohms, porque eles serão ligados em cada brigde gerada, cada um vai receber em tese 240w enquanto que se forem 02 PW3 de 08 ohms, ligados a apenas uma bridge, cada um em tese vai receber 120w.

Alguém pode me ajudar ou confirmar se vai dar certo?

abraços!

Postado em
Oh Daniel ( RF FAN =) )

Preciso d euma ajuda sua sobre uma conf. do player...aquela q com o player desligado, pressiona Função e segura até ativar um menu oculto e na parte do sub tem varias funcões...random...telephone...e sub q estou com duvida em qual deixar...vi algo de SP/FULL e outros modos do sub...qual devo deixar no meu sistema?

Cara, sinceramente não me lembro mesmo..... eu deixava isso na config original do player pelo que me lembro... :unsure:

Postado em

Será q dá certo fazer o corte do HPL No Player em HP 50Hz e ai sim usar o corte LP do Cross Stetsom pros 10Pw3?

Meu player faz corte HP em valores fixos em FLAT, 50, 80 e 125 Hz, tenho dúvida quanto à eficência desse corte. Acho que não haveriam problemas, mas em todo caso, precisa de uma informação de alguém que entenda mais. Sabe como é que é?

Se o corte feito pelo Player é suficientemente bom, de modo que possa substituir ou eleminar o corte feito no X-card, A vantagem é que se eles forem suficientes, aí fica legal pois quando quizer ouvir o som interno que não exige muito da caixa (não estará muito exposta ao excesso de excussão), desde que eu não abuse muito do volume, eu poderia desligar o cross do player (FLAT) e quando quizer ouvir som para fora, eu ligaria nos 50Hz.

Posso confiar nesse corte do player galera e deixar os x-card como estão mesmos ou vale a pena conversar com o Zé Chedid?

abraços

Postado em
Será q dá certo fazer o corte do HPL No Player em HP 50Hz e ai sim usar o corte LP do Cross Stetsom pros 10Pw3?

Meu player faz corte HP em valores fixos em FLAT, 50, 80 e 125 Hz, tenho dúvida quanto à eficência desse corte. Acho que não haveriam problemas, mas em todo caso, precisa de uma informação de alguém que entenda mais. Sabe como é que é?

Se o corte feito pelo Player é suficientemente bom, de modo que possa substituir ou eleminar o corte feito no X-card, A vantagem é que se eles forem suficientes, aí fica legal pois quando quizer ouvir o som interno que não exige muito da caixa (não estará muito exposta ao excesso de excussão), desde que eu não abuse muito do volume, eu poderia desligar o cross do player (FLAT)  e quando quizer ouvir som para fora, eu ligaria nos 50Hz.

Posso confiar nesse corte do player galera e deixar os x-card como estão mesmos ou vale a pena conversar com o Zé Chedid?

abraços

O subsonico do stetson eh de 24db/8ª, não passa nem alma, ainda é melhor do que um xover HP de 50hz, 12db/8ª.

Você já tentou:

- os HPL com subsonico em 40hz, no canal LOW do cross com corte em 250hz, veja qual se sai melhor.

- saída mid, cortes em 150-4khz, nos canais 1 e 2 do 4.8. Na saída vc ligaria esses canais em bridge para os PW3 10" em paralelo, fechando 4ohms na bridge. Assim viriam os 240w teóricos.

- saída high do cross cortando de 4khz pra cima, nos canais 3 e 4 do banda, ligados em estéreo, um canal pra cada driver.

Um som com drivers de alto spl como o seu, se não tiver um médio grave bem definido, fica realmente com um timbre desagradável pro meu gosto. Pelo que percebi vc também ta achando excesso nessa faixa. Particularmente eu acho que quanto mais alto for o corte deles, melhor fica o timbre, fica mais "aveludado" (que coisa gay [-] ).

Acho que no seu caso o problema estaria que vc não ta conseguindo jogar tanta potência nos médios com o 4.8. Estariam indo "apenas" 120w pra cada woofer. Se conseguir mesmo aumentar a freq. de corte dos drivers, vc vai gostar mais do resultado, o problema é só tapar o buraco ne? :rolleyes:

Colocar os HPL pra tocar full tambem seria uma opção interessante. Eu te aconselho primeiro a extrair o máximo de recursos de regulagem com os equipamentos que vc já tem, pq no caso dos cartões fica chato ter que estar trocando resistor e capacitor pra mudar os cortes. Com um cross variável tipo o stetson basta mudar a posição das chaves pra ter uma outra regulagem.

Não esqueça de verificar a fase entre os canais do crossover. As vezes fica fácil perder o acoplamento acústico entre os falanes quando se usa cross ativo, ai temos cancelamento de fase. Tem um potênciômetro pra regular, explore isso também.

Postado em

Se o corte feito pelo Player é suficientemente bom, de modo que possa substituir ou eleminar o corte feito no X-card, A vantagem é que se eles forem suficientes, aí fica legal pois quando quizer ouvir o som interno que não exige muito da caixa (não estará muito exposta ao excesso de excussão), desde que eu não abuse muito do volume, eu poderia desligar o cross do player (FLAT)  e quando quizer ouvir som para fora, eu ligaria nos 50Hz.

abraços

O subsonico do stetson eh de 24db/8ª, não passa nem alma, ainda é melhor do que um xover HP de 50hz, 12db/8ª.

Você já tentou:

- os HPL com subsonico em 40hz, no canal LOW do cross com corte em 250hz, veja qual se sai melhor.

- saída mid, cortes em 150-4khz, nos canais 1 e 2 do 4.8. Na saída vc ligaria esses canais em bridge para os PW3 10" em paralelo, fechando 4ohms na bridge. Assim viriam os 240w teóricos.

- saída high do cross cortando de 4khz pra cima, nos canais 3 e 4 do banda, ligados em estéreo, um canal pra cada driver.

Um som com drivers de alto spl como o seu, se não tiver um médio grave bem definido, fica realmente com um timbre desagradável pro meu gosto. Pelo que percebi vc também ta achando excesso nessa faixa. Particularmente eu acho que quanto mais alto for o corte deles, melhor fica o timbre, fica mais "aveludado" (que coisa gay [-] ).

Acho que no seu caso o problema estaria que vc não ta conseguindo jogar tanta potência nos médios com o 4.8. Estariam indo "apenas" 120w pra cada woofer. Se conseguir mesmo aumentar a freq. de corte dos drivers, vc vai gostar mais do resultado, o problema é só tapar o buraco ne? :rolleyes:

Colocar os HPL pra tocar full tambem seria uma opção interessante. Eu te aconselho primeiro a extrair o máximo de recursos de regulagem com os equipamentos que vc já tem, pq no caso dos cartões fica chato ter que estar trocando resistor e capacitor pra mudar os cortes. Com um cross variável tipo o stetson basta mudar a posição das chaves pra ter uma outra regulagem.

Não esqueça de verificar a fase entre os canais do crossover. As vezes fica fácil perder o acoplamento acústico entre os falanes quando se usa cross ativo, ai temos cancelamento de fase. Tem um potênciômetro pra regular, explore isso também.

Eulen,

Passei seu comentário ao Fernando Coelho e ele me pediu q adiciona-se a resposta ao seu comentário aqui no meu post, afim de discutir e procurar uma resolução ao meu problema.

Obrigado pela ajuda Eulen!

=====================================================

FERNANDO: O corte para os PW3 devem ser Band-Pass de 80 a 125 por exemplo até uns 4 K, pois os Drivers Ti, devem estar com corte HP a 4K.

Eulen:

Fernando: Claro. O corte de 4ª ordem é mais preciso.

É tão fácil de entender o que eu quero fazer.

O fato de não usar o Stetsom, é porque vai fazer o corte LP para eles e eu não quero isso.

O objetivo de usar os PW3 com HPL numa faixa comum, é para tentar equiparar o rendimento com o rendimento dos drivers.

Não é à toa que estou deixando de usar o Cross para se encarregar os cortes. O objetivo é para resolver o problema de desequilíbrio tonal.

Os drivers, segundo o Thiago estão se sobressaindo, então eu gostaria de adotar os PW3, para eles contribuirem de alguma forma, afim de diminuir essa diferença.

Então se eu usar o Cross para fazer a divisão de todos os falantes, pelo próprio corte que os HPL irão sofrer, eles não irão tocar na mesma faixa dos PW3. Entende?

Por isso é que eu sugeri o corte pelo amplificador ou pelo player, pois aí os HPL podem ficar somente com o corte HP em 50hz, que na verdade é um filtro subsônico

RESUMO:

PW3 - 80-100-125Hz a 4K

HPL - De 50 em diante, mas não vai até o limite superior de 4.1K

Vejam que o PW3 e HPL (contribuirão) tem uma ampla faixa que eles irão coincidir. Com isso eu aumentando o número de falantes na mesma faixa, eu vou aumentar o SPL nessa faixa e aí tento equilibrar com outra faixa que está se sobressaindo, que no caso é faixa dos drivers que não terá nenhuma contribuição.

Postado em

Na minha opinião 4Khz é alto demais para os Drivers Snake 375. Vou usar estes drivers também, mas cortando em 1Khz que é o mínimo recomendado pela Snake.

Postado em
Na minha opinião 4Khz é alto demais para os Drivers Snake 375. Vou usar estes drivers também, mas cortando em 1Khz que é o mínimo recomendado pela Snake.

Eu estou ficando igual ao cara da Zorra Total!!!

TO DOIDO, TO DOIDO, TO DOIDO!!!!!

Achei q montar um trio era mais fácil!, hehehehe

Postado em

Estou a procura dos famosos 10PW3 pra cobrir a falta de médios no meu sistema...

Mas esses dias dei uma volta com o Golzinho no centro só com os dois HPL e os dois Drivers e já apavorei legal!!!!

Todo mundo pagando pro golzinho, nem precisei rebaixar ele q o peso da caixa já fez isso pra mim, hehehe

vamos comentar ai no meu post galera...ficou um tempão parado!!

[]'s

Postado em

cara.. boa opçao os pw3 + Ti.. deixa os pw3 ate 2khz e os Ti disso pra cima! Agora.. os graves vao 'falar' menos, pelo visto, neh? Mas, pros pw3 renderem legal, o ideal eh o corte em 200hz +/-, pq o cone excursiona mt pouco e possibilita maior potencia final aplicada :legal:

Postado em
cara.. boa opçao os pw3 + Ti.. deixa os pw3 ate 2khz e os Ti disso pra cima! Agora.. os graves vao 'falar' menos, pelo visto, neh? Mas, pros pw3 renderem legal, o ideal eh o corte em 200hz +/-, pq o cone excursiona mt pouco e possibilita maior potencia final aplicada :legal:

Mais será q os pw3 naum vaum dar um ajudinha no grave? NEm q seja uma coisa minima?

Postado em
Mais será q os pw3 naum vaum dar um ajudinha no grave? NEm q seja uma coisa minima?

E ae Thi!

Poh cara eu td dia abro teu topico para ver como esta o seu projeto... digamos que o meu ficou IGUAL hahahahaha

Ta tudo em casa num canto pq to sem grana pra monta, a q tinha foi numa bateria ae...

Com relação aos pw3 tbm gostaria de saber se eles dão algum grave, tocando apartir de 150 htz.

Que caixa pretende fazer para os pw3? Que modulo vai toca-los?

E o grave dos HPL?Pancadão mesmo? to com 2 de 15' a 2ohms pra toca com meu rs1200d...

Ah e qual o seu carro?

Abraço!

Postado em
E ae Thi!

Poh cara eu td dia abro teu topico para ver como esta o seu projeto... digamos que o meu ficou IGUAL hahahahaha

Ta tudo em casa num canto pq to sem grana pra monta, a q tinha foi numa bateria ae...

Com relação aos pw3 tbm gostaria de saber se eles dão algum grave, tocando apartir de 150 htz.

Que caixa pretende fazer para os pw3? Que modulo vai toca-los?

E o grave dos HPL?Pancadão mesmo? to com 2 de 15' a 2ohms pra toca com meu rs1200d...

Ah e qual o seu carro?

Abraço!

Q bom q vc esta acompanhando meu tópico!!! vlw!!

Bem, o rodrigo Carvalho recomendou 23 litros e dois dutos de 3" por 7,70... vai ficar algo mais agressivo e mais seco. Vai ser empurrado por um bridge do Banda 4.8 até eu pegar um mais forte...talvez um 9.8 quem sabe!

O grave q os HPL estaum dando é animal....impressionante...parece até sub tem hora dentro do carro...Gostei muito...o único problema é o peso da caixa q só coloco dentro do carro no fim de semana...dá um trampo legal!...mais compensa.

O carro é esse gol GIII q tem em alguma fotos nas pags anteriores..

abraços e valeu pela visita!

Postado em

O carro eu tinha visto na pagina 1, mais como tava a um bom tempo meio parado o seu topico hávia esquecido e nem olhei a primeira página... vim direto para a ultima hahahaha...

Mta gente fala q ela tem uma resposta mto boa para médio Grave com 17 litros selada, mais como nunca escutei tambem os pw3 como nem os HPL é td um mistério para eu.

BOm sucesso para o seu trio ae kra!

Espero fotos dele montado! isso se já nao rolo e eu passei direto hahaha

Valeu!

Postado em

Muita gente q manja desses pw3 sempre passam aqui e nada de ajudar!!!!

Assim é dificil msm!

Visitas d+...

Postado em
Muita gente q manja desses pw3 sempre passam aqui e nada de ajudar!!!!

Assim é dificil msm!

Visitas d+...

Thiago , num vou ficar lendo o tópico todo não , mais o que vc precisa saber dos PW3 ???

e ai guto, blz?

Essa é a discussão...

Analise e veja se vai dar certo, por favor!

O fato de não usar o Stetsom, é porque vai fazer o corte LP para eles e eu não quero isso.

O objetivo de usar os PW3 com HPL numa faixa comum, é para tentar equiparar o rendimento com o rendimento dos drivers.

Não é à toa que estou deixando de usar o Cross para se encarregar os cortes. O objetivo é para resolver o problema de desequilíbrio tonal.

Os drivers, segundo o Thiago estão se sobressaindo, então eu gostaria de adotar os PW3, para eles contribuirem de alguma forma, afim de diminuir essa diferença.

Então se eu usar o Cross para fazer a divisão de todos os falantes, pelo próprio corte que os HPL irão sofrer, eles não irão tocar na mesma faixa dos PW3. Entende?

Por isso é que eu sugeri o corte pelo amplificador ou pelo player, pois aí os HPL podem ficar somente com o corte HP em 50hz, que na verdade é um filtro subsônico

RESUMO:

PW3 - 80-100-125Hz a 4K

HPL - De 50 em diante, mas não vai até o limite superior de 4.1K

Vejam que o PW3 e HPL (contribuirão) tem uma ampla faixa que eles irão coincidir. Com isso eu aumentando o número de falantes na mesma faixa, eu vou aumentar o SPL nessa faixa e aí tento equilibrar com outra faixa que está se sobressaindo, que no caso é faixa dos drivers que não terá nenhuma contribuição.

Postado em
Eu acho que o HPL vai embolar com o pw3 ...

corte do pw3 eu deixaria de 150 hz até 4khz

e HPL de 50 hz até 180 hz ... ficaria beeeeeeem mais limpo , se não vai sujar tudo !

Eu quero uma caixa pros 2 drivers e os dois 10Pw3....Qual a litragem q recomenda pros pw3 tocando nessa faixa q vc recomendou????

Acha q tocando os drivers e os pw3 num banda 4.8 vai render bem?

valeu por enquanto Guto.

Postado em

fala veio blz...vou tentar dar minha contribuição...o forte do hpl eh entre 20 e 250hz depois disso ele naum toca nada qse pode testar colocando high pass em 250hz...

experimente deixar o hpl na saida do sub com subsonico em 30 (eu nem uso e faz mais de ano...nunca deu pau...) até 250hz. os pw3 deixa até 2k com o corte o mais baixo possivel, tipo vai vendo onde ele começa a distocer, se achar melhor travar em 1,2k tbm naum vai ficar ruim.

aí q vc vai ficar puto comigo...hehe...os drivers qto mais baixo o high dele ele toca mais grossa a voz e embolando mais cedo. se vc tah com excesso de voz...problema q eu tbm tava tendo p acertar qdo peguei o cross...poe em 900hz e diminui o ganho das cornetas até o ideal pra acompanhar o teu grave...assim é pra ficar bem filé.

experimente pelo menos e posta como ficou.

Postado em
fala veio blz...vou tentar dar minha contribuição...o forte do hpl eh entre 20 e 250hz depois disso ele naum toca nada qse pode testar colocando high pass em 250hz...

experimente deixar o hpl na saida do sub com subsonico em 30 (eu nem uso e faz mais de ano...nunca deu pau...) até 250hz. os pw3 deixa até 2k com o corte o mais baixo possivel, tipo vai vendo onde ele começa a distocer, se achar melhor travar em 1,2k tbm naum vai ficar ruim.

aí q vc vai ficar puto comigo...hehe...os drivers qto mais baixo o high dele ele toca mais grossa a voz e embolando mais cedo. se vc tah com excesso de voz...problema q eu tbm tava tendo p acertar qdo peguei o cross...poe em 900hz e diminui o ganho das cornetas até o ideal pra acompanhar o teu grave...assim é pra ficar bem filé.

experimente pelo menos e posta como ficou.

Opa...

valeu pela ajuda.

O Romu me disse que esses drivers meu vaum bem a partir de 1.2KHz...

Acho q ja tá legal...preciso agora é saber a litragem e se vai ser selada ou dutada a caixa dos Pw3...pois tive duas sugestões e cada uma com uma litragem diferente.

valeu!

Postado em
Acho q ja tá legal...preciso agora é saber a litragem e se vai ser selada ou dutada a caixa dos Pw3...pois tive duas sugestões e cada uma com uma litragem diferente

UP!

Postado em

Eu simulei uma caixa legalzinha aqui , creio que seja igual a do Rodrigo Carvalho . Mais Muda a Sintonia déla !

Bom , a caixa teria 25L CADA e com 2 Dutos de 2" (isso mesmo 2") com 10 cm cada , ou quem sabe 15cm , ai vc ajusta a seu gosto ...

Optei por 2 dutos de 2" pra cada caixa , pois não vai soprar , pois está cortada em 250 hz , por ae ... e outra , o falante ficaria um pouco mais preso (lembrando que é só MINHA opnião , não é regra de nada ...)

A caixa ficaria com a resposta bem PANCADA ... se colocar uns Axé , vc vai sentir os atabaques na tua cabeça hahahah.

e outra sugestão , corte do Drive em 1,5 Khz , acho bem mais natural esse corte ... não fica CORNETADO o som ...

espéro ter ajudado !

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...