Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Alimentação de Amplificadores - GND

Recommended Posts

ainda to aguardando a resposta do colega lah...

 

qto a resistividade do solo a MÁGICA eh bem simples, além do "estaqueamento adequado" a adição de carvão, sal e principalmente um produto chamado bentonita diminui sensivelmente a resistividade quase q instantaneamente. É isto q fazemos pra chegar a estes níveis MÁGICOS :P

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema eh que quase sempre 6 meses depois o valor sobe um monte. Por isto nos livros é considerado 50 Ohms um bom valor. Mas não é mágica hehehe, um terreno úmido, terra preta ou pantanoso o valor é baixíssimo por natureza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim por isso preferimos fazer dentro de açudes, mas mesmo em terrenos "rochoso" os produtos tem dado bom resultado. Interessante o q vc colocou dos 6 meses, vou perguntar pro pco tb...

 

tem uma nova lista de email lah murilo dah uma olhada please...

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais um conceito para consolidar....

 

Sou adepto do negativo direto da bateria, ou seja dois cabos de 21mm2

da bateria até o porta malas e ai distribui...

Por que ? Acredito que tenha uma resistência menor que a lata do

carro e consigo alguma coisinha a mais de corrente e tensão... além

de ter uma linha mais estavel.

Mas como se ouve por ai tanto se falar do aterramento no chassi o

mais curto possível... Claro que ocupa menos espaço, é muito mais

prático e barato. mas...

O que as cabeças pensantes acham ?

 

[]

 

Sandro

E ai pessoal Blz, sou novo no fórum e não sei se vou ajudar, mas vou passar o q sei sobre o assunto, bem tomemos cuidado ao aterrar qualquer componente automotivo direto no negativo da bateria.....pois os principais equipamentos q geram ruído no sitema de som estão ligados diretamente a bateria do carro, como alternador, módulo de ignição, etc .... vc pode ligar e não acontecer nada, como vc pode ligar e acontecer de seu som chiar mais q alto-falante de carro de vendedor ambulante.....,com o aterramento direto na lata não tem problema algum...não cria resistência ou impedância....a própria bateria não é ligada no chassis carro???? (negativo (-) é diferente aterramento) , por isso os fabricantes de equipamentos automotivos recomendam sempre fazer o aterramento no chassis do veículo e sempre q puder o mais possível perto do equipamento.... uma porque maximiza o fluxo de corrente elétrica não havendo perdas outra faz seu equipamento funcionar 100%.

 

E no caso de estabilizar a tensão e a corrente , acho q se preocupar com o positivo da bateria, sempre usando a bitola de cabo certo pois é ele q faz seu equip. funcionar. Qto menor o espaço entre a alimentação o equip. menor a bitola do cabo gerando menos resistência para se alimentar o equip. ( Lembrando smepre q o ponto de aterramento deve ser muito ben feito)

 

Bem eu sei q esse assunto da pano pra manga pra caramba :pirou: , mas ai ta minha opinião Blz !!!!! Vlw!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mahalen, tudo bom?

 

falas sobre a ligação à massa, ou do aterramento da carcaça do amp? Nós incorremos num erro ao chamar aterramento a ligação da alimentação... Se falas sobre a ligação à massa, seria basicamente o contrário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o problema é oxidação, pq não aplicar verniz sobre o conjunto terminal + lata que nem é feito em PCB para evitá-la?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desmontei o som essa semana e os terminais estavam todos oxidados, vou ter que lixar todos , e depois vão oxidar novamente ? O que fazer pra que isso não ocorra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
desmontei o som essa semana e os terminais estavam todos oxidados, vou ter que lixar todos , e depois vão oxidar novamente ? O que fazer pra que isso não ocorra?

Lixe todos os terminais, passe um papel toalha nesse terminais para retirar um pouco da umidade caso transpire bastante pelas mãos, conecte os fios e passe uma camada de verniz sobre todo o conjunto para evitar que ele tenha contato direto com o ar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lixe todos os terminais, passe um papel toalha nesse terminais para retirar um pouco da umidade caso transpire bastante pelas mãos, conecte os fios e passe uma camada de verniz sobre todo o conjunto para evitar que ele tenha contato direto com o ar.

Se eu não me engano...

Existe tambem uma tinta... Laranjada(Fosca)... que serve para evitar oxidação.

Normalmente se usa como base de pintura para metais que ficam expostos ao tempo.

É soh uma opnião... não tenho nenhuma experiencia com ela. A não ser lah no portão de casa. huAhuauahuhahu!! :rolleyes:

 

Pode ser uma solução mais barata após lixar e limpar corretamente os terminais.

 

Abraços

Editado por angeloll

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o assunto nao tem aver mas tenho um KEH-P8250 e nao sei como faz para usar o auxiliar dele, tenho um ipod e tenho o cabo q sai da saida da disqueteira e conecta em 2 RCA onde vai o ipod so q tenho q ligar o auxiliar pra funcionar o som obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o assunto nao tem aver mas tenho um KEH-P8250 e nao sei como faz para usar o auxiliar dele, tenho um ipod e tenho o cabo q sai da saida da disqueteira e conecta em 2 RCA onde vai o ipod so q tenho q ligar o auxiliar pra funcionar o som obrigado

coveiro detected :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem certesa? sempre tive em mente em relação ao real eo ideal é que ideal: projetar circuitos pensando como que os eletrons percorrecem do positivo para o negativo , Real:os eletrons são negativos então quando em contato com o positivo (tensão mais alta)circulam em sentido negativo para positivo.

:+1

 

 

eu sou adepto de usar cabo na bateria

poi como já foi falado onde passa um cabo passa dois...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1

 

 

eu sou adepto de usar cabo na bateria

poi como já foi falado onde passa um cabo passa dois...

pq nao aterrar junto com o aterramento da bateria?? :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tempos atraz eu achava que nem podia fazr o terra na bateria

hiaehiaehoiaeuiea

eu até tinha um amp na bateria mais tirei poucos dias atraz hheehhee

eu penso:

se a bateria ta na lata, pq nao aterrar direto na lata?

ieihaeiahuae

isso q minha bateria era atraz..

ta mais to boiando

eu aterrava a bateria de traz tudo junto com o modulo

agora q me liguei haeuaeuaeu

(é q troquei de carro)

no meu caso acho q seria melhor na lata mesmo

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, não li todos os tópicos mas vou postar aqui o que eu sei a respeito de aterramento.

 

TEORICAMENTE, todos aterramentos deveriam estar em um único ponto, técnica conhecida como Star Ground. Isso garante que todos equipamentos estão com o mesmo referencial de GND.

 

É que no caso do carro, a resistência do monobloco é tão ridícula e as tensões de transmissão de áudio do RCA são altas (entre 2 e 4 volts) que os problemas de ground loop não são percebidos.

 

Imaginem que o barramento de terra em questão fosse um cabo (ao invés do monobloco). Imagine que se faça o aterramento do módulo fosse feito na ponta desse cabo (no final do carro). No meio do cabo, aterra-se o player.

 

Agora imagine que a tensão do cabo (devido a resistência e corrente em momentos de pico) fosse de 1V (exagero mesmo).

 

Qual seria o referencial de terra no player? Bom, chutando que está na metade, teria, o terra do player neste momento seria 0,5v e não 0v.

 

Pior, imagine que neste caso, imagine que as tensões negativas e positivas dos módulos e player estarão com referências diferentes e dependendo dessa variação, pode inverter alguns pontos de sinal, gerando ruido e deformando o áudio.

 

Sacaram a diferença? Em som automotivo, creio que não haverá grandes problemas com isso (em teoria, sempre existe este problema, mas é imperceptível), mas em amplis valvulados por exemplo, isso é meio infernal.

 

Bom, esses são os meus 2 cents :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up ae pessoal...

 

To acompanhando e o assunto é bem interessante!

Alguém sabe que tipo de verniz é recomendado para aplicar no local do GND na lata?! Tenho um que é polimérico, utilizado em aplicações de strain-gages, bem resistente ao tempo e muito utilizado em eletrônica geral, pena que é muito caro pela quantidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Up ae pessoal...

 

To acompanhando e o assunto é bem interessante!

Alguém sabe que tipo de verniz é recomendado para aplicar no local do GND na lata?! Tenho um que é polimérico, utilizado em aplicações de strain-gages, bem resistente ao tempo e muito utilizado em eletrônica geral, pena que é muito caro pela quantidade.

faz uma conexão bem feita e com material de qualidade, deixa sem verniz e fica observando quando vai começar alguma ferrugem... já to a mais de 2 anos esperando e nada heheheheh [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e no caso de uma bateria extra no porta mala?? vai poder ligar no parafuso do cinto ou vai ter que vir da bateria da frente??

 

alguma opniao sobre a segunda bateria ? usa direto do negativo da segunda neh ?

 

Ressuscitando...

 

Li o tópico inteiro! Muito bom, são 5 anos de discussão sobre um mesmo asssunto, um tópico muito rico e cheio de informações!!! A todos que contribuíram, parabéns!

 

Porém, como podemos observar nas citações acima, essa questão da bateria auxiliar ficou em aberto - que por sinal, além de ser minha dúvida, foi o que fez eu chegar até este tópico.

Sabemos que a bateria principal é aterrada no chassi e sabemos também que ela estará associada à bateria auxiliar. Pergunto:

 

Aterramos a bateria auxiliar junto com os módulos em algum ponto mais próximo do chassi (normalmente é o parafuso do cinto de segurança) ou ligamos os módulos diretamente no negativo da bateria? Caso seja a 2a opção a mais correta, a bateria auxiliar fica sem aterramento direto?

 

Att,

 

Felipe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal eu faço da seguinte forma..primeiro aterro todas bateria nos chassis, depois da puxo um negativo da maior bateria e aterro junto ao cinto de segurançano mesmo que vai sair os negativos para os amplificadores e nunca tive problemas nem com ruidos, nem com defeitos causados por mal instalação!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal eu faço da seguinte forma..primeiro aterro todas bateria nos chassis, depois da puxo um negativo da maior bateria e aterro junto ao cinto de segurançano mesmo que vai sair os negativos para os amplificadores e nunca tive problemas nem com ruidos, nem com defeitos causados por mal instalação!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho desnecessário, pois a resistência do cabo de corrente não é relevante para a qualidade do som...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois de um ritual macabro de ressuscitação que faria inveja a anaksunamum (do filme mumia), venho com uma peuquena duvida.

 

caso eu consiga a façanha de passar 2 cabos de 50mm (positivo e negativo) por algum lugar do carro, existe algum problema dos cabos ficarem juntos? tipo interferencia, skin effect, algo que possa gerar ruido?

 

li o topico mas não vi nada disso!

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
depois de um ritual macabro de ressuscitação que faria inveja a anaksunamum (do filme mumia), venho com uma peuquena duvida.

 

caso eu consiga a façanha de passar 2 cabos de 50mm (positivo e negativo) por algum lugar do carro, existe algum problema dos cabos ficarem juntos? tipo interferencia, skin effect, algo que possa gerar ruido?

 

li o topico mas não vi nada disso!

 

abs!

O campo elétrico geraria forças e resistencias... Apenas isso eu acho...

 

Não sei se vou passar nesta matéria na faculdade, mas pelo que eu saiba, isso vai aumentar a resistência, transformando teóricos 50mm em práticos 49mm :vts

 

Não sei direito... Meu set SPL é ligado na lataria, meu set TRIO é ligado no negativo da bateria. As duas baterias são interligadas através da lataria. Os cabos positivo e negativo para a bateria traseira passam juntos, e não geram nenhum ruído (perceptível no TRIO).

 

O maior problema é realmente a referência, isso é praticamente TUDO em uma instalação eletrônica. O zero, para qualidade perfeita, precisa ser zero em todos os sistemas. Por isso seria aconselhável interligar o negativo dos amplificadores com o negativo do player, e aterrar tudo no mesmo local (ou ambos na bateria, ou ambos na lataria).

 

Fazer o Big3 (acho que é isso) também ajudaria bastante, consiste em aterrar melhor a bateria, aterrar melhor o alternador, e interligar melhor a bateria e o alternador (positivo). Quem testou, disse que conseguiu melhoras significativas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...