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sepacheco

Alimentação de Amplificadores - GND

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Puxar o terra direto da bateria faz com que o cabo se torne uma " antena " para ruídos.

O que eu costumo fazer é puchar o cabo da bateria até um ponto de terra no porta-malas e neste ponto aterrar o(s) modulo(s)

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Cara, no meu Civic sai do negativo uma malha e é ligada direto na lataria e só. Não existe nada mais ligado no negativo. E ele tem AirBag e a injeção de é eletronica. Além disso, os equipamentos eletronicos tipo rádio e alarme tmb são aterrados na lata.

 

Pronto, lenha na fogueira!

 

[]'s

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pois bem existe o certo e o "mesma coisa so que errado", so que so vai ser a mesma coisa se o aterramento for bem escolhido

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Depois d todo esse tempo só acompanhando o topico, vou dar minha opiniao...

 

o ponto mais critico do sistema d alimentaçao é a resistencia eletrica dos condutores. duvido q QUALQUER cabo tenha menor resistencia eletrica do q o chassi, seja ele d 6, 10, 13, 16, 21, 25, 35, 50mm² ou o q for, pelo simples motivo:

 

R=ro*L/S, onde:

 

"R" é a resistencia do condutor em questao

"ro" é a resistividade do material d q é feito o condutor

"L" é o comprimento do condutor

"S" é a secçao transversal do condutor no plano perpendicular ao sentido da corrente eletrica

 

nao precisa ser superdotado pra perceber q a secçao transversal do chassi é dezenas, ou centenas d vezes maior do q a de um cabo... os pontos d solda entre as partes do chassi tem uma area bem generosa tb. pra nao perceber isso só sendo cego mesmo, mas por motivos meio q obvios, pessoas cegas nao costumam equipar seus carros com sistemas d som

 

acho q qto a isso ninguem duvida, certo?

 

mas podem discordar sobre interferencia.... a interferencia é mt pequena pra ser levada em consideraçao, e nao faz nenhum sentido construir um sistema HI-END (com letras maiusculas), suficientemente bom pra evidenciar essas interferencias, dentro d um carro, pq um dos piores lugares pra se ouvir musica é dentro d um carro, pior ainda: em movimento

 

a nao ser q o cara seja extravagante o suficiente pra torrar essa grana toda num sistema q seja só pra ouvir com carro parado

 

pronto... minha tese ta ai defenida... :legal:

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bem analizando assim pode ser melhor, o problema esta no fato de os conjuntos de chapas soldadas e unidas por pressao nao possuirem a mesma resistividade, GGG, portanto a corrente percorreria caminhos por onde a resistencia seria menor, podendo dar voltas e voltas pela carroceria, e nao indo "reto" até bateria, conforme o Alvaro Rego. A resistencia de um cabo apartir de 13mm² é muito pequena, a de um 35mm² entao...

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qual o elemento quimico predominante no chassi do carro? ferro?

 

vou pesquisar mais a fundo sobre esse lance d resistividade pra chegar a uma conclusao... mas acredito q a resistividade do cobre nao seja taaaaao mais baixa q a do ferro assim pra compensar uma coisa com outra...

 

mas tb falar q a corrente da "voltas" é um pouco d exagero né não? hehehe

 

ela pode seguir um traçado poligonal nao-retilineo, mas voltar é impossivel por causa do potencial eletrico!!

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Ae pessual axo q no chassi e o melhor lugar ...so aterra a batera diretinho...pra via de duvidas vou pega meu multimetro e da uma olhada mas axo q no chassi e o lugar mais apropriado

II falow :banghead

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Bom... fui atras dos dados d condutividade do Cobre e do Ferro, e descobri q a resistividade do Cobre é de cerca de 1,72uR*cm, e q a do Ferro é cerca de 6 a 7 vezes maior do q isso.

 

sendo assim, aterrar na lataria só será vantajoso caso sua secçao seja no minimo 7 vezes maior do q a do cabo q vc vai usar...

 

como essa condiçao é praticamente sempre satisfeita, entao a lataria realmente é o "caminho mais curto" até a bateria.

 

sobre as interferencias, nao tenho dados suficientes pra dizer se pode ou nao comprometer a transmissao d energia atraves do chassi, mas acredito q seja insignificante.

 

mas sempre lembrando q um cabo subdimensionado na ligaçao entre bateria/amp/lata pode botar tudo a perder, pois sera fator limitante do sistema d aterramento

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bem galera primeiramente quero dar os parabens aos que postaram nesse topico, está bem "a fundo" mesmo no assunto. Lendo as respostas eu lembrei de um ponto q naum foi comentado. O cabo que liga o pólo negativo da bateria a lata do veículo. Foi falado da resistividade do ferro (muito bem explicado por sinal) das interferencias eletromagneticas, mas será que um sistema de som forte com o cabo original subtituido por um dimensionado corrretamente muitas vezes naum pode até eliminar megacapacitores? Todo mundo se foca em aterrar na lata 1 2 até mesmo 5 amps! Muitos dimensionam o aterramento corretamente, o Positivo direto tbm mas esquecem do cabo "Bateria->Lata". Postem seus comentários!

 

[]s a todos

 

André Luís :)

Editado por André BNU

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só vou relatar um fato meus amplis estavam ligados com o negativo direto da bateria por cabo de 35mm², liguei no ponto que é fixado o cinto de segurança e liguei com a mesma regulagem e volume que escuto quando quero disparar alarme e tremer janelas e queimou os dois fuziveis de 60amperes dos dois amplis , liguei novamente direto da bateria e nada tremeu tudo sem problema algum !!!

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mas vem cá...

necessariamente eu nao preciso ter um positivo e negativo heim...

 

havendo uma diferença de potencial e um local onde possa haver eletrons a mais... há corrrente eletrica..ou seja... necessariamente a corrente eletrica nao vai 100% no polo neg da negativa ...

falei besteira?

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mas vem cá...

necessariamente eu nao preciso ter um positivo e negativo heim...

 

havendo uma diferença de potencial e um local onde possa haver eletrons a mais... há corrrente eletrica..ou seja... necessariamente a corrente eletrica nao vai 100% no polo neg da negativa ...

falei besteira?

sim vc necessáriamente irá precisar de um negativo e de um positivo, senão não haverá ddp, não havendo ddp não existe fluxo de eletrons, ou seja não há corrente....

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ddp se cria d um ponto em relaçao a outro.. o nome ja diz: DIFERENÇA de potencial...

 

pense na ddp como uma ladeira... qto maior o desnivel entre a parte mais alta e a mais baixa, mais facil é para desce-la... se os eletrons fossem bolinhas q vc soltasse na ladeira, eles teriam uma facilidade de serem transportados de cima pra baixo tao maior quanto maior for a inclinaçao da ladeira... nessa analogia, a resistencia seria o atrito do chao com as bolinhas... quanto maior a inclinaçao (ddp) e menor o atrito (resistencia), maior o fluxo d bolinhas (corrente)

 

agora... se vc soltar as bolinhas la na parte plana da parte mais alta da ladeira, sem inclinaçao, as bolinhas nao vao pra lugar nenhum...

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No meu caso eu sempre aterrei na lataria do carro, tanto que sou adepto a isso, outr dia qd estav montando um som num RX8 , tinha maplficador da clarion ecd alpine e kit jbl, estav com ruid horrivel e o som horrivel tbem, vi que estava aterrado na lataria e tudo mais ai colquei meu alpine e troquei o aterramento , e tcahmmmm, alem dos medios e adudos melhorarem o chiado sumiu auhauhah, o problema e onde vc aterra a criança

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Bem vocês já notaram que nenhum equipamento ELETRÔNICO do carro é aterrado na lata ? (ECU, ABS, Air BAG, etc...) só os elétricos (Buzina, farois, etc...)

Os equipamentos eletronicos por serem mais sensiveis a repentinos aumentos de tensão podem se queimar mais facilmente.Imaginando o atrito do ar com o carro, que faz com que ele se carregue de elétrons, e como já sabem fluxo de eletróns=energia, podendo entrar no sistema do airbag e fazer com que ele seja acionado! Não gostaria de levar uma bolsa de ar no meio da cara a 110km/h em uma estrada, gostaria? Não só o atrito faz isso com equipamento, mas o contato com outro objetos carregados tb. No caso de aterrar o sistema na lata acredito que seja uma boa solução para "evitar" a interferencia de campos eletromagnéticos ou campos elétricos que viajam pela atmosfera. Quando um campo deste chega na lata ele segue junto com o fluxo de elétrons do negativo até a bateria, evitando que ele pegue qualquer cabo positivo do sistema. Como já sabemos (pelo menos a grande maioria do pessoal do forum que gosta de um pouco de eletronica), o fluxo de elétrons de um gerador de tensão sai do positivo e vai para o negativo. A interferencia só ocorrera caso os campos cheguem aos cabos positivos, pois ele ira fluir em direção ao amplificador, causando ruido no som! Por favor, me corrigir em caso de erro...

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Coisa que nunca tinha parado para pensar!!

 

se do meu módulo sai um fio 21 mm para a lata como aterramento, na bateria o fio negativo tem de obrigatoriamente ter secção maior que 21 mm.... vou tratar de fazer outro ponto de aterramento para minha futura bateria!

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Coisa que nunca tinha parado para pensar!!

 

se do meu módulo sai um fio 21 mm para a lata como aterramento, na bateria o fio negativo tem de obrigatoriamente ter secção maior que 21 mm.... vou tratar de fazer outro ponto de aterramento para minha futura bateria!

essa história de aterrar com a mesma bitola do positivo é estranha...

 

afinal, a relação entre seccção e distância tem o mesmo "peso", portanto, como da bateria para a lata, e da lata para o amp, o comprimento é MUITO curto, não vejo porque o exagero de usar a mesma bitola do positivo (que são alguns metros)

 

Abraços

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Coisa que nunca tinha parado para pensar!!

 

se do meu módulo sai um fio 21 mm para a lata como aterramento, na bateria o fio negativo tem de obrigatoriamente ter secção maior que 21 mm....  vou tratar de fazer outro ponto de aterramento para minha futura bateria!

essa história de aterrar com a mesma bitola do positivo é estranha...

 

afinal, a relação entre seccção e distância tem o mesmo "peso", portanto, como da bateria para a lata, e da lata para o amp, o comprimento é MUITO curto, não vejo porque o exagero de usar a mesma bitola do positivo (que são alguns metros)

 

Abraços

Como a corrente ira procurar o caminha mais facil para percorrer (o de menor resistencia), caso não use bitola no minimo do mesmo tamanho, há perigo de quando alguém encostar na lata levar choque ou o polo negativo acabar sendo aterrado em outro dispositivo eletronico do carro.

Editado por Hellmind

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ja foi dito aqui umas quantas vezes...

 

a resistencia depende do comprimento

 

um cabo curto pode sim ter menor bitola

 

se a resistividade do cobre fosse praticamente zero, por exemplo, bastaria um cabelinho de sapo para nosso som

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Então tanto faz aterrar na bateria ou na lata!

E na lata ainda deve ser melhor, pois o cabo negativo fica menor!!!

Abraços!

 

Resumindo, se vai tudo pra "LATA", então é melhor ir pelo caminho mais curto!!!

Ou seja, aterrando o mais proximo ao modulo possivel!

 

Quem não concordar se manifeste ai! :P

Abraços!

esse é o ponto de discussão o topico hehehe

aterrar o modulo na lata o puxar um fio direto do borne da bateria e distribuir no local onde estão os modulos...

 

caminho mais curto?? acho q nao, pq de qualquer maneira o "fio" vai até a bateria

eu acho q o melhor é puxar direto da bateria, tem menor variação de resistencia (acho eu) e é um condutor muito mais puro do que a lata do carro

fora que muitas vezes as pessoas usam modulo poderosissimos mas nao refazem o terra, dai ficam aqueles 200A de consumo aterrados na lata, e o fio q sai da bateria e vai pra lata é um cabo de 16mm...

 

No manual do Pile Driver 4.1N diz que " Todos os aterramentos de fontes de programas (cd´s, fitas, FM) devem estar conectados o mais próximo possível do aparelho em questão, nunca devem estar ligados diretamente no pólo negativo da bateria, para evitar diferença de potencial entre as extremidades.

Amplificadores, conferir bitola de aterramento (mínimo indicado no manual), deve-se aterrar no chassi do carro, o mais próximo possível; nunca junto com outras fontes de programas."

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po, q droga, quando comprei a fiação toda esqueçi de comprar uns fios pra usar no aterramento.. sorte q nao instalei ainda! alguém sabe a bitola mínima recomenda para o Ab4070, RS1200D e RS4510 p/ usar no aterramento??

abrçs

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o fluxo de elétrons de um gerador de tensão sai do positivo e vai para o negativo.

tem certesa? sempre tive em mente em relação ao real eo ideal é que ideal: projetar circuitos pensando como que os eletrons percorrecem do positivo para o negativo , Real:os eletrons são negativos então quando em contato com o positivo (tensão mais alta)circulam em sentido negativo para positivo.

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Bom, quando foi feito o som do meu carro o "estalador" passou dois fios (+/-) trançados da bateria até o porta-malas onde estão os módulos (são 3 no total), acontece que tive muito problema de chiado aí ele trocou, fazendo o aterramento no chassi (no parafuzo do cinto trazeiro embaixo do banco).

 

No final das contas o chiado era na regulagem do ganho dos módulos, aí o aterramento acabou ficando no chassi mesmo.

 

Só não entendi porque, no caso de pegar o (-) da bateria, trançar os dois fios (+/-). Tem alguma lógica para isso? :blink:

Só pra ficar bunitio :)) Não é uma transmissão balanceada nem de AC, portanto não se ganha nada com isso...

 

 

[]

 

Sandro

Blz, eu só achei estranho porque quando fui reclamar do chiado na loja, um cara perguntou pro outro se ele havia trançado os fios (+/-)...

 

Por isso pensei que houvesse algum fundamento... ;)

Na verdade não é muito bom trançar os fios de energia, mesmo que ele seja de corrente contínua (12V da bateria), pois isso gera uma pequena indutância e uma pequena perda na energia. Um exemplo disso seria não passar os fios de energia junto aos do RCA.

 

Quanto a usar um fio direto da baterioa ou "aterrar" na lata, não existe muita diferença.

 

O fio negativo que for direto da bateria deve ser grosso igual ao positivo.

Deve evitar que os dois fiquem trançados e muito menos enrolados (excessos).

O fio de cobre tem baixa resistência melhor que a do aço, mas no carro, existe muitas áreas o que diminui a resistência.

O aterramento deve ser muito bem feito, o parafuso do cinto de segurança é ótimo.

 

Moral da estória, sendo fio direto ou aterramento, o que vale é a qualidade da instalação.

Obs.: não se esqueçam de instalar um fusível no positivo e beeem perto da bateria.

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Ainda sou o dos GND -»Bateria, pq se não souber instalar direito pode dizer adeus ao seu amplificadores :+1

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