Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Alimentação de Amplificadores - GND

Recommended Posts

mais um conceito para consolidar....

 

Sou adepto do negativo direto da bateria, ou seja dois cabos de 21mm2

da bateria até o porta malas e ai distribui...

Por que ? Acredito que tenha uma resistência menor que a lata do

carro e consigo alguma coisinha a mais de corrente e tensão... além

de ter uma linha mais estavel.

Mas como se ouve por ai tanto se falar do aterramento no chassi o

mais curto possível... Claro que ocupa menos espaço, é muito mais

prático e barato. mas...

O que as cabeças pensantes acham ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala sandrao existem engenheiros mundo afora que brigam uma peleia feia quando este assunto entra em pauta hehe

 

acontece que o aterramento (na lata) deve ser feito em chapa grossa, que pode oferecer menos resistencia que um cabo grosso. Na pratica nunca consegui diferenciar os dois modos, mas ja vi amplificadores torrados por causa de uma ligaçao mal feita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fala sandrao existem engenheiros mundo afora que brigam uma peleia feia quando este assunto entra em pauta hehe

 

acontece que o aterramento (na lata) deve ser feito em chapa grossa, que pode oferecer menos resistencia que um cabo grosso. Na pratica nunca consegui diferenciar os dois modos, mas ja vi amplificadores torrados por causa de uma ligaçao mal feita.

entao aterrar na ponta do cinto de segurança seria correto ne? o que nao poderia era em uma parte muito fica com a propria lata do carro certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc usar um cabo calculado para seu consumo , com certeza 'e melhor doque arriscar usar a lataria ainda mais que s~ao soldadas por pequenos pontos podendo causar resistencia .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fala sandrao existem engenheiros mundo afora que brigam uma peleia feia quando este assunto entra em pauta hehe

 

acontece que o aterramento (na lata) deve ser feito em chapa grossa, que pode oferecer menos resistencia que um cabo grosso. Na pratica nunca consegui diferenciar os dois modos, mas ja vi amplificadores torrados por causa de uma ligaçao mal feita.

entao aterrar na ponta do cinto de segurança seria correto ne? o que nao poderia era em uma parte muito fica com a propria lata do carro certo?

mas essa parte grossa pode estar ligada ao resto da lataria por pequenos pontos que podem causar resiatencia ,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais um conceito para consolidar....

 

Sou adepto do negativo direto da bateria, ou seja dois cabos de 21mm2

da bateria até o porta malas e ai distribui...

Por que ? Acredito que tenha uma resistência menor que a lata do

carro e consigo alguma coisinha a mais de corrente e tensão... além

de ter uma linha mais estavel.

Mas como se ouve por ai tanto se falar do aterramento no chassi o

mais curto possível... Claro que ocupa menos espaço, é muito mais

prático e barato. mas...

O que as cabeças pensantes acham ?

 

[]

 

Sandro

estou contigo Sandro ....é a forma mais correta .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po..num lembro em qual manual da fosgate que eu vi que eles recomendavam o aterramento a no máximo 20cm do amplificador...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, esse sim é um assunto polêmico. Eu ja fiz os 2 tipos de ligações mas não cheguei a sentir grandes diferenças. Sempre achei melhor o GND direto na bateria, eu acho que a lataria está mais propicia a ruidos. Não sei se eu estou errado mas também sou a favor do GND na bateria. A uma época atras eu mudei para ver o que dava (hj em dia meu carro está com GND na lataria) ja que o assunto veio eu vou mudar para ver se faz diferença. Quando fizer eu coloco o resultado aqui ! Abraços !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa sempre houvi que não era aconselhavel ligar o GND no negativo da bateria, vivendo e aprendendo, derrepente até mudo o meu projeto e aterro na bateria, pq não conseguir achar um lugar decente pra aterrar na lataria da minha saveiro, alguem que ja intalo som em saveiro aterrou aonde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tambem ja liguei das duas formas e nao senti diferença nenhuma!

alem do mais falam pra evitar fazer varios aterramentos. no meu carro ta um pra cada modulo (3 no total) e funcionando perfect!

Editado por rptl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tambem ja liguei das duas formas e nao senti diferença nenhuma!

alem do mais falam pra evitar fazer varios aterramentos. no meu carro ta um pra cada modulo (3 no total) e funcionando perfect!

He,He, He... sabia que esse tópico ia dar conversa....

 

Bem vocês já notaram que nenhum equipamento ELETRÔNICO do carro é aterrado na lata ? (ECU, ABS, Air BAG, etc...) só os elétricos (Buzina, farois, etc...)

 

Alem disso o chassi não tem resistência constante, se aterrar em dois pontos diferentes dois amps, cada um vai ter uma resistência ao terra....

 

O cobre tem resistência eletrica bem menor que o aço também....

 

Ou seja tudo indica.... BATERIA.

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem alem da questao da resistencia, tenho outra duvida:

O aterramento na lata nao poderia gerar ainda interferencia na conduçao do som pelos RCA e cabos d esom, pq depois de 2 aterramentos nao sobra muito lugar no carro, ne

Apesar de leigo, do que li ate agora, fecho com com a bateria....

Editado por verdiani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tambem ja liguei das duas formas e nao senti diferença nenhuma!

alem do mais falam pra evitar fazer varios aterramentos. no meu carro ta um pra cada modulo (3 no total) e funcionando perfect!

He,He, He... sabia que esse tópico ia dar conversa....

 

Bem vocês já notaram que nenhum equipamento ELETRÔNICO do carro é aterrado na lata ? (ECU, ABS, Air BAG, etc...) só os elétricos (Buzina, farois, etc...)

 

Alem disso o chassi não tem resistência constante, se aterrar em dois pontos diferentes dois amps, cada um vai ter uma resistência ao terra....

 

O cobre tem resistência eletrica bem menor que o aço também....

 

Ou seja tudo indica.... BATERIA.

 

 

[]

 

Sandro

:) Só pra completar, acho que isso é o ideal nos carros monoblocos que geralmente usam muito antiruído nas junções e emborrachamentos diversos e ainda são unidas peças só pelos pontos de soldas, mas nos que possuem chassis e carroceria tipo caminhonetes, algumas vans e veículos mais antigos, nuam haveria problemas em aterrar no "chassi" uma vez que se trata de um condutor direto fixado no contato da bateria ou baterias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem alem da questao da resistencia, tenho outra duvida:

O aterramento na lata nao poderia gerar ainda interferencia na conduçao do som pelos RCA e cabos d esom, pq depois de 2 aterramentos nao sobra muito lugar no carro, ne

Apesar de leigo, do que li ate agora, fecho com com a bateria....

Ué, onde passa um cabo passa 2...

 

[]

 

Sandro

Quis dizer , ou melhor, perguntar, se aterrar os cabos na lataria nao prejudicaria a transmissao pelos outros cabos, ainda que distantes...

Afinal tem-se tanto cuidado em separar os cabos, usar conduite, papel aluminio e etc, e essa era minha duvida:

Aterrar na coluna do carro, proximo a passagem dos cabos de som, nao teria problema ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem alem da questao da resistencia, tenho outra duvida:

O aterramento na lata nao poderia gerar ainda interferencia na conduçao do som pelos RCA e cabos d esom, pq depois de 2 aterramentos nao sobra muito lugar no carro, ne

Apesar de leigo, do que li ate agora, fecho com com a bateria....

Ué, onde passa um cabo passa 2...

 

[]

 

Sandro

Quis dizer , ou melhor, perguntar, se aterrar os cabos na lataria nao prejudicaria a transmissao pelos outros cabos, ainda que distantes...

Afinal tem-se tanto cuidado em separar os cabos, usar conduite, papel aluminio e etc, e essa era minha duvida:

Aterrar na coluna do carro, proximo a passagem dos cabos de som, nao teria problema ?

Na verdade faz diferença pra quem tá procurando 0,5 V á mais, 0,1 A a mais ou reduzir 0,000001 dB de ruido... :)

Pra maioria não vai fazer muita diferença e se fizer errado (passar o negativo dentro de um campo eletromagnético) acaba ficando pior...:unsure:

conversa de doido mesmo... :blink:

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai deixo o positivo e o negativo um do lado do outro, longe dos outros?...

Segundo me disseram as RCA do som do meu carro (KEH P8250) sao de voltagem muito baixa (0,5 , pelo menos foi o que disseram)... Entao enquanto nao twenho grana pra troca, qualquer 0,00.... conta

:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ai deixo o positivo e o negativo um do lado do outro, longe dos outros?...

Segundo me disseram as RCA do som do meu carro (KEH P8250) sao de voltagem muito baixa (0,5 , pelo menos foi o que disseram)... Entao enquanto nao twenho grana pra troca, qualquer 0,00.... conta

:P

Isso ai....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, quando foi feito o som do meu carro o "estalador" passou dois fios (+/-) trançados da bateria até o porta-malas onde estão os módulos (são 3 no total), acontece que tive muito problema de chiado aí ele trocou, fazendo o aterramento no chassi (no parafuzo do cinto trazeiro embaixo do banco).

 

No final das contas o chiado era na regulagem do ganho dos módulos, aí o aterramento acabou ficando no chassi mesmo.

 

Só não entendi porque, no caso de pegar o (-) da bateria, trançar os dois fios (+/-). Tem alguma lógica para isso? :blink:

Editado por magiolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, quando foi feito o som do meu carro o "estalador" passou dois fios (+/-) trançados da bateria até o porta-malas onde estão os módulos (são 3 no total), acontece que tive muito problema de chiado aí ele trocou, fazendo o aterramento no chassi (no parafuzo do cinto trazeiro embaixo do banco).

 

No final das contas o chiado era na regulagem do ganho dos módulos, aí o aterramento acabou ficando no chassi mesmo.

 

Só não entendi porque, no caso de pegar o (-) da bateria, trançar os dois fios (+/-). Tem alguma lógica para isso? :blink:

Só pra ficar bunitio :)) Não é uma transmissão balanceada nem de AC, portanto não se ganha nada com isso...

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, quando foi feito o som do meu carro o "estalador" passou dois fios (+/-) trançados da bateria até o porta-malas onde estão os módulos (são 3 no total), acontece que tive muito problema de chiado aí ele trocou, fazendo o aterramento no chassi (no parafuzo do cinto trazeiro embaixo do banco).

 

No final das contas o chiado era na regulagem do ganho dos módulos, aí o aterramento acabou ficando no chassi mesmo.

 

Só não entendi porque, no caso de pegar o (-) da bateria, trançar os dois fios (+/-). Tem alguma lógica para isso? :blink:

Só pra ficar bunitio :)) Não é uma transmissão balanceada nem de AC, portanto não se ganha nada com isso...

 

 

[]

 

Sandro

Blz, eu só achei estranho porque quando fui reclamar do chiado na loja, um cara perguntou pro outro se ele havia trançado os fios (+/-)...

 

Por isso pensei que houvesse algum fundamento... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra botar mais fogo na foqueira, alguem me disse que a propia bateria é aterrada no chassi do carro... :lol:

Eu num me lembro quem, mas acho que ouvi algo desse tipow!

Vou procurar saber aqui!

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pra botar mais fogo na foqueira, alguem me disse que a propia bateria é aterrada no chassi do carro... :lol:

Eu num me lembro quem, mas acho que ouvi algo desse tipow!

Vou procurar saber aqui!

Abraços!

sim, é verdade

pq tu acha q pode aterra um modulo na lata??

pq ela ta ligada no (-) da bateria

segue o fio (-) q sai da bateria e ve onde ele vai para

vai para num ponto do chassi

e por isso q pode aterrar euqipos na lata

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pra botar mais fogo na foqueira, alguem me disse que a propia bateria é aterrada no chassi do carro...  :lol:

Eu num me lembro quem, mas acho que ouvi algo desse tipow!

Vou procurar saber aqui!

Abraços!

sim, é verdade

pq tu acha q pode aterra um modulo na lata??

pq ela ta ligada no (-) da bateria

segue o fio (-) q sai da bateria e ve onde ele vai para

vai para num ponto do chassi

e por isso q pode aterrar euqipos na lata

Então tanto faz aterrar na bateria ou na lata!

E na lata ainda deve ser melhor, pois o cabo negativo fica menor!!!

Abraços!

 

Resumindo, se vai tudo pra "LATA", então é melhor ir pelo caminho mais curto!!!

Ou seja, aterrando o mais proximo ao modulo possivel!

 

Quem não concordar se manifeste ai! :P

Abraços!

Editado por Abreu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então tanto faz aterrar na bateria ou na lata!

E na lata ainda deve ser melhor, pois o cabo negativo fica menor!!!

Abraços!

 

Resumindo, se vai tudo pra "LATA", então é melhor ir pelo caminho mais curto!!!

Ou seja, aterrando o mais proximo ao modulo possivel!

 

Quem não concordar se manifeste ai! :P

Abraços!

esse é o ponto de discussão o topico hehehe

aterrar o modulo na lata o puxar um fio direto do borne da bateria e distribuir no local onde estão os modulos...

 

caminho mais curto?? acho q nao, pq de qualquer maneira o "fio" vai até a bateria

eu acho q o melhor é puxar direto da bateria, tem menor variação de resistencia (acho eu) e é um condutor muito mais puro do que a lata do carro

fora que muitas vezes as pessoas usam modulo poderosissimos mas nao refazem o terra, dai ficam aqueles 200A de consumo aterrados na lata, e o fio q sai da bateria e vai pra lata é um cabo de 16mm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pra botar mais fogo na foqueira, alguem me disse que a propia bateria é aterrada no chassi do carro...  :lol:

Eu num me lembro quem, mas acho que ouvi algo desse tipow!

Vou procurar saber aqui!

Abraços!

sim, é verdade

pq tu acha q pode aterra um modulo na lata??

pq ela ta ligada no (-) da bateria

segue o fio (-) q sai da bateria e ve onde ele vai para

vai para num ponto do chassi

e por isso q pode aterrar euqipos na lata

OPA... Não é tudo na lata não.... o polo negativo da bateria é aterrado na lata sim, pra poder dar o negativo pros equipamentos elétricos...

Quem tem carro com ABS, Air Bag, computador de bordo, etc.. olhe com mais carinho o conetctor do borne negativo e vai ver que sai algo a mais que a malha por chassi dele....

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...