Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Protheus

Som da PARATI - NOVAS FOTOS

Recommended Posts

hehehehhehehehe.....

ninguem é louco de fazer isso.. heheheheheheh

é a mesma coisa que colocar 3Kg de pressão em um motor original.....

Em vez de bridge, eu apostaria mais em botar um canal de cada blau pra cada falante da frente.

Nao se esqueca que a tua B&W (assim como a minha) eh 4 ohms em vez de 8 ohms como a marca divulga. Entao em tese, vc esta com 500w disponiveis para esses falantes.

Isso nao eh muito bom, pois o blaupunkt podia ser um pouquinho melhor em linearidade em niveis muito baixos de potencia (coisa de 0.2W) . No bridge, esse problema deve aparecer de forma mais evidente (ainda mais com os falantes tao proximos ao ouvido), alem de que o bridge nao parece uma ideia muito legal pra SQ.

Como o blau jah tem 170w por canal em 4 ohms, isso jah eh potencia suficiente pra estourar os falantes B&W, nao ha necessidade de mais que isso, por isso eu arriscaria utilizar um canal pra cada falante, em vez de 2 bridges.

Rapaz... sei naum heim, mas... acho q disse tudo ;) ... se ñ disse, foi o suficiente! :legal:[^]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal...

Quais subs está utilizando?? Só sei que são residenciais e de 8".

Outra, qual caixa? Isobárica?

Compartilhar este post

Link para o post
hehehehhehehehe.....

ninguem é louco de fazer isso.. heheheheheheh

é a mesma coisa que colocar 3Kg de pressão em um motor original.....

Em vez de bridge, eu apostaria mais em botar um canal de cada blau pra cada falante da frente.

Nao se esqueca que a tua B&W (assim como a minha) eh 4 ohms em vez de 8 ohms como a marca divulga. Entao em tese, vc esta com 500w disponiveis para esses falantes.

Isso nao eh muito bom, pois o blaupunkt podia ser um pouquinho melhor em linearidade em niveis muito baixos de potencia (coisa de 0.2W) . No bridge, esse problema deve aparecer de forma mais evidente (ainda mais com os falantes tao proximos ao ouvido), alem de que o bridge nao parece uma ideia muito legal pra SQ.

Como o blau jah tem 170w por canal em 4 ohms, isso jah eh potencia suficiente pra estourar os falantes B&W, nao ha necessidade de mais que isso, por isso eu arriscaria utilizar um canal pra cada falante, em vez de 2 bridges.

Caro Mogar,

Seguinte o carro esta em acerto e todas as possibilidades vão ser testadas. Vamos ver os prós e contras de cada sistema.

No sistema atual o ganho está no mínimo, não estressando o sistema. Dinâmica está excelente e ganho em crosstalk.

Mas vou testar também somente com um amp. e analisar as diferenças.

Compartilhar este post

Link para o post
Legal...

Quais subs está utilizando?? Só sei que são residenciais e de 8".

Outra, qual caixa? Isobárica?

Dutada com sintonia próximo aos 30Hz.

Compartilhar este post

Link para o post
No sistema atual o ganho está no mínimo, não estressando o sistema. Dinâmica está excelente e ganho em crosstalk.

Falei em usar os 2 amps, mas em vez de 2 bridges, vc usar por exemplo de um amp vc deixa um canal para o mid esquerdo e o outro pro tweeter esquerdo, no segundo amp, um canal pro mid direito e um pro tweeter direito.

Esta bem que o crossover original nao preve bi-amplificacao, mas modificar isso eh tranquilo. Vc podia aproveitar pra fazer um outro crossover, jah que os pontos de corte originais e qualidade dos componentes eh questionavel.

Compartilhar este post

Link para o post

Falei em usar os 2 amps, mas em vez de 2 bridges, vc usar por exemplo de um amp vc deixa um canal para o mid esquerdo e o outro pro tweeter esquerdo, no segundo amp, um canal pro mid direito e um pro tweeter direito.

Esta bem que o crossover original nao preve bi-amplificacao, mas modificar isso eh tranquilo. Vc podia aproveitar pra fazer um outro crossover, jah que os pontos de corte originais e qualidade dos componentes eh questionavel.

Vou verificar essa situação também. Creio que possa ser até melhor que a atual. Mas por enquanto fica desse jeito pois terei que passar mais dois pares de cabos pelo carro e no momento não é possivel.

Vc tem os valores para o novo cross.? Pretendo fazer assim que possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o estéreo são dois Blau PA 2150 ambos estão em cima das cxs dos subs.

Um detalhe que me deixou intrigado........2 blaus em bridge, um para cada lado....estes amplis fornecem mais de 500w em 4 ohms. O.O

Mas qual o problema Diana...????

Você esta comparando a potencia das B&W com os BLAU...????

Essa é a famosa teoria do Yamane, só que em proporções exageradas.....

Aliás, alguém tem aquele artigo aí do Yamane sobre potência do amplificador x potência do alto falante?

Compartilhar este post

Link para o post

É, esse projeto não é pra qq um não.. tem que ter cacife pra parada...

Sempre quis montar algo em cima do painel tb... mas não tive falantes a altura ainda... logo logo quem sabe... ai tomo coragem pra fazer tal coisa tb...

Parabéns pelo projeto... Será que algum dia ainda escutarei eles? :rolleyes:

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Teoria do Yamane não.

Isso chama é HeadRoom mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Teoria do Yamane não.

Isso chama é HeadRoom mesmo...

A Teoria do Yamane baseia-se no headroom, isso pq ele é humilde dizendo que o amplificador deve ter 2x a potência RMS do alto-falante. Mas é claro, para sistemas do dia a dia, principalmente para subs.

Exemplo: BP de 550wrms = vc deveria ter um ampllificador de 1100 wrms.

Enquanto que em alguns sistemas hi-fi é normal um headroom alto como um amplificador que tenha de 6 a 10 vezes a potência RMS do alto-falantes(consequentemente em dbs), isso tudo para para reproduzir os transientes com mais facilidade e fidelidade.

Além da facilidade inerente a ter um maior headroom, separadamente, o Yamane defendica de que em uma música para um sub chegar nos seus 550wrms seria muito difícil, só em picos muito altos e bla bla bla. Só ele aqui para explicar melhor.....

Lembre-se de passagem que um bom pré-amplifcador com uma voltagem maior, aumenta também o headroom de um amplificador....

Compartilhar este post

Link para o post
A Teoria do Yamane baseia-se no headroom, isso pq ele é humilde dizendo que o amplificador deve ter 2x a potência RMS do alto-falante. Mas é claro, para sistemas do dia a dia, principalmente para subs.

Enquanto que em alguns sistemas hi-fi é normal um headroom alto como um amplificador que tenha de 6 a 10 vezes a potência RMS do alto-falantes(consequentemente em dbs), isso tudo para para reproduzir os transientes com mais facilidade e fidelidade.

Além da facilidade inerente a ter um maior headroom, separadamente, o Yamane defendica de que em uma música para um sub chegar nos seus 550wrms seria muito difícil, só em picos muito altos e bla bla bla. Só ele aqui para explicar melhor.....

Lembre-se de passagem que um bom pré-amplifcador com uma voltagem maior, aumenta também o headroom de um amplificador....

Potencia musical e headroom, não tem como fugir disso.

QUanto a headroom, sempre defendi.

Só que não para sub, para stereo. Justamente ai a maior diferença para o pensamento da maioria do forum.

Sub eu já prefiro com potencial próxima a nominal.

Mas, depende mto da caixa também...

Compartilhar este post

Link para o post

Só que não para sub, para stereo. Justamente ai a maior diferença para o pensamento da maioria do forum.

Contraditório... justamente num ponto onde vc tem mais necessidade de energia, é que vc realmente precisa ter sobra, pra não ter um amp quase morrendo nos transientes mais fortinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz varios testes com amplificadores e kit com potências próximas mas sempre faltou um toque a mais de dinâmica e de naturalidade. Nessa montagem resolvi não correr o risco, e estou gostando muito do que estou ouvindo, dinânica excepcional e o sistema trás uma naturalidade absurda, sem aquela impressão de que tem um pano na frete dos falantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Contraditório... justamente num ponto onde vc tem mais necessidade de energia, é que vc realmente precisa ter sobra, pra não ter um amp quase morrendo nos transientes mais fortinhos.

Depende...

O que potencia bruta faz, algumas caixas tb fazem...

Ou seja, eu substituo potencia bruta por projeto de caixa.

Msm esquema do clássico ''potencia ñ é nda sem controle''.

E claro, tem aquela velha história sobre quem ''tá dando os tais watts''.

Pq existem W rms e W rms...

Compartilhar este post

Link para o post
cara... pode estar ótimo de se ouvir... MAS você vai poder tirar o carro da garagem sem ser roubado? eu até faria um peitinho no carro... se ele fosse BEM discreto....

assim... espero que as pessoas nao fiquem tristes de talvez, daqui a algum tempo, ficarem sabendo que este user teve o som roubado.... esse peitão é realmente grande e chamativo...

desculpem, nao quis ofender ninguem! só estou falando que nao acho que este carro pode mais sair pra rua assim...

:+1

pode ficar bom...mas nada funcional <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí, concordo com o chefe Crasher...

Compartilhar este post

Link para o post
Depende...

Mas lembre-se a recíproca também é verdadeira, ou seja "Controle não é nada sem alguma potência" hehehe :P

Principalmente qto a subs, que exigem mais potência nos traseintes e também para que hava vida na sua extensão, ou seja, que haja potência. Aí também entra aquele ditado "potência não é nada sem alimentação" hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Depende...

Desde o meu segundo grau, W RMS é W RMS... :P Aliás, quando se pensa em potência bruta, se pensa não pelo lado da potência bruta, mas pelo lado da potência musical! Afinal, vc consegue trabalhar em bons níveis de potência musical de forma segura.

Mas, bem... mesmo tendo um bom projeto de caixa, ela seria prejudicada pelo headroom? Ou será que seria beneficiada por conseguir trabalhar com nível médio mais alto sem ceifar transientes? Vale o mesmo pensamento para o estéreo...

Particularmente, nunca vi um headroom legal prejudicar um sistema, a não ser que vc tenha amigos sem noção que ficam mexendo no seu carro. O meu fica inacessível, pq numa joselitagem meu JL vai embora.

Olhando pelo lado do amplificador, é especialmente importante trabalhar com folga, especialmente nos graves. Sua fonte trabalha mais folgada, com menos quedas de tensão. Os transístores de saída trabalham beeeeeem longe do limite sensato... Acho que isto não deve ser ruim não, né?

Se vc tem vantagem, tem vantagem. Se não tem, não tem, e vice-versa.

Compartilhar este post

Link para o post
Desde o meu segundo grau, W RMS é W RMS...  :P  Aliás, quando se pensa em potência bruta, se pensa não pelo lado da potência bruta, mas pelo lado da potência musical! Afinal, vc consegue trabalhar em bons níveis de potência musical de forma segura.

Mas, bem... mesmo tendo um bom projeto de caixa, ela seria prejudicada pelo headroom? Ou será que seria beneficiada por conseguir trabalhar com nível médio mais alto sem ceifar transientes? Vale o mesmo pensamento para o estéreo...

Particularmente, nunca vi um headroom legal prejudicar um sistema, a não ser que vc tenha amigos sem noção que ficam mexendo no seu carro. O meu fica inacessível, pq numa joselitagem meu JL vai embora.

Olhando pelo lado do amplificador, é especialmente importante trabalhar com folga, especialmente nos graves. Sua fonte trabalha mais folgada, com menos quedas de tensão. Os transístores de saída trabalham beeeeeem longe do limite sensato... Acho que isto não deve ser ruim não, né?

Definitivamente, o watt do joãozinho pode ser melhor que o seu...

E bota melhor nisso...

O dia que todos os watts forem iguais, eu compro amp no Largo 13 e vivo feliz.

Quanto a headroom ser sempre bom, depende...

Se a caixa já for ''nervosa'', o headroom só vai deixar com que eu escutei mais alto, e mais alto e mais alto.

Como não me agradam intensidades sonoras muito emocionantes, eu passo...

E, temos efeitos coláterais quando se trata de potência em excesso no stereo.

O som vai ficando cada vez mais áspero.

Logo, tem um ponto ideal para tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Desde o meu segundo grau, W RMS é W RMS...  :P  Aliás, quando se pensa em potência bruta, se pensa não pelo lado da potência bruta, mas pelo lado da potência musical! Afinal, vc consegue trabalhar em bons níveis de potência musical de forma segura.

Definitivamente, o watt do joãozinho pode ser melhor que o seu...

P=V²xR... como já dizia Ohm... :P

Watt é watt, pedra é pedra, queijo é queijo... Watt não é uma coisa subjetiva nem antes de Ohm nascer... afinal, watt nem existia antes disto... :lol:

Agora, existem amplificadores E amplificadores...

Quanto a headroom ser sempre bom, depende...

Se a caixa já for ''nervosa'', o headroom só vai deixar com que eu escutei mais alto, e mais alto e mais alto.

Como não me agradam intensidades sonoras muito emocionantes, eu passo...

Aí entra o juízo de quem tá usando... como disse, só é prejudicial se o usuário for joselito. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Logo, tem um ponto ideal para tudo.

Sim, concordo plenamente...

Vitamina C é excelente pro organismo... ajuda o sistema imunológico, combate radicais livres... mas em excesso, causa problemas renais...

Como já dizia minha avó, tudo, em excesso, é prejudicial. Isto vale pra tudo, até para o "quarto cabeça" :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
P=V²xR... como já dizia Ohm...  :P

Watt é watt, pedra é pedra, queijo é queijo...

Ohm não conhecia os mistérios do áudio...

(bom pra ele, senão ficava louco...)

:lol:

ps. bom msm é vitamina A em excesso!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei de uma coisa que não faz mal mesmo em excesso.

Mas eu não vou falar :P .

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sei de uma coisa que não faz mal mesmo em excesso.

Mas eu não vou falar :P .

Hmmmmm... o q? :unsure:

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...