Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mogar

RTA simples e barato ?

Recommended Posts

Postado em

Ae pessoal.

Um cara chamado Renato no HTforum abriu um topico sobre um possivel RTA simples e barato, usando um pc e um microfone de 45 pila, e um programinha freeware. Que tal trabalharmos nessa ideia ? Ele postou com o objetivo de ser um decibelimetro, mas acredito que dah pra ir alem com esse negocio.

link pro topico: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=19177

Postado em

Já tinha pensando em usar essa capsula como RTA. O Renato é um cara muito utíl na comunidade DIY porque além de fazer, ele ensina como fez, ao contrário de muita gente que fica guardando o segredo para si.

Postado em

Eu já testei isso com um microfone que veio junto com meu modem creative. Ele é muito limitado nos extremos.

O mais dificil é encontrar um microfone barato pra fazer isso. O resto é relativamente simples.

Postado em

a pergunta que ficou e ainda nao foi respondida eh como esta normalizada a curva de resposta em frequencia nesse programa (ou seja, que ruido usar pra que a resposta real do sistema, mesmo com o erro do mic e da placa de som, apareca na tela).

Postado em
a pergunta que ficou e ainda nao foi respondida eh como esta normalizada a curva de resposta em frequencia nesse programa (ou seja, que ruido usar pra que a resposta real do sistema, mesmo com o erro do mic e da placa de som, apareca na tela).

Mogar, vc tem idea de quanto custa um RTA usado e bem baratinho ? Só para ter uma ideia de valor !

Postado em

Acho que a saída seira calibrar o programa comparativamente à uma curva padrão de RTA com pink noise, e medir variações de frequência para verificar se ambos respondem da mesma forma com essa pré-calibração jogando diferentes sinais.

Postado em

oi gente boa,

para calibrar podemos fazer por comparação, com um mic + placa de resposta conhecida

a WM61 tem geralmente esta curva de resposta

wm61a_resposta.gif

pode comprar no digikey por cerca de 2U$D cada

Postado em

Eu quero uma solução que não envolva PC...

Softwares , até free ware tem de QUILOS por ai, mas o que manda é o microfone. se vai pagar o microfone, pre e mas umas coisitas.. já compra algo compacto e mais facil de usar..

[]

Sandro

Postado em
Eu quero uma solução que não envolva PC...

Softwares , até free ware tem de QUILOS por ai, mas o que manda é o microfone. se vai pagar o microfone, pre e mas umas coisitas.. já compra algo compacto e mais facil de usar..

[]

Sandro

A intenção é essa...

mas mesmo assim, com a po*** do PC...

A alternativa leva em consideração um microfone aparentemente plausível para testes de baixo custo, e que tem curva de resposta para pré-acertar o freeware!

Acho que vira. Eu estou atrás de um já.

Postado em

o pobrema eh que os NB normalmente não tem entrada line-in da placa, que também costuma ser ruinzinha... Então precisa ainda de uma interface USB e o treco fica caro.

e ainda tem que calibrar com um sistema de referência decente...

pensando bem, um RTA de ouvido não parece má idéia hehe

Postado em

Alguem já testou o True RTA ?

www.trueaudio.com

Ele é gratis na versão de 1 oitava e tem até a versão de 1/24

Pra versão 3.1 (está na 3.2) tem crack na internet... :( (sou contra tapa olho)

Vem com arquivo de calibração pro mic de eletreto da panasonic (usados em notes 90% das vezes)

Alem disso tem a função relative, você marca o ambiente como flat e lê as variações em cima disso.

Alem disso tem o ociloscópio tambem.

[]

Sandro

Postado em

Um RTA é caro pq é um instrumento profissional, não serve só para testar se o seu som tá tocando bem. Com o RTA você consegue descobrir e localizar se há rachaduras em uma barragem de uma represa por exemplo.

Essa foi mais uma curiosidade fornecida por:

GUI JOTA ESSE :lol:

:mac1

Postado em
Um RTA é caro pq é um instrumento profissional, não serve só para testar se o seu som tá tocando bem. Com o RTA você consegue descobrir e localizar se há rachaduras em uma barragem de uma represa por exemplo.

Essa foi mais uma curiosidade fornecida por:

GUI JOTA ESSE :lol:

:mac1

Alem disso em medicina ocupacional se usa bastante, tem até sensores que se instalam na roupa com alarme para avisar do execesso de barulho em algumas frequencias.

[]

Sandro

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...