Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
heltonri

Fiat Strada Cab. Extendida - SQ - Básico/Intermediário

Recommended Posts

Eu usaria outra configuração de amp com essa ideia CxB

Olhe os projetos montados pelo Alves

 

com sd1200.4 vc manda acho que 150w a 4ohm, o que é muito para o tw e pode não ser muito para o mid

 

Com sd400.4evo para mid e uma para tw, consegui uma configuração mais interessante e mais fácil de conseguir local pra instalar

e se brinca sai mais barato

 

 

Sobre a ideia de usar 2 amps, o meio maior receio é consumo de energia, e como eu vou instalar, não quer fazer muita instalação tb não quero mexer na bateria do carro, alternador, essas coisas... é uma Strada Zero KM... quero cuidar bem dela.

 

E o valor de 2x SD400.4 vai sair o mesmo de 1 SD1200.4, vou ter mais despesa com cabeamentos e montagem... 

 

 

Sobre a potência pro TW, é só ajustar o ganho individual.. 

 

Mid do Morel Tempo pede 120W wms

TW do Morel Tempo pede 80w rms

 

Logo só ajustar a 40% o ganho pro TW ( uns 66w) e 70% pro Mid (uns 115w), vai ser o fino do fino =)

 

Instalação quem irá fazer sou eu, sempre fiz as minhas instalações, quanto a isso, é tranquilo

 

 

 

 

PS.: não descartei sua sugestão.. coloquei meu ponto de vista, posso estar deixando escapar algo que vc tentou me passar e eu não vi...  a princípio, vejo uma situação mais complicada instalar 2 amps

Editado por heltonri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usaria outra configuração de amp com essa ideia CxB

Olhe os projetos montados pelo Alves

 

com sd1200.4 vc manda acho que 150w a 4ohm, o que é muito para o tw e pode não ser muito para o mid

 

Com sd400.4evo para mid e uma para tw, consegui uma configuração mais interessante e mais fácil de conseguir local pra instalar

e se brinca sai mais barato

 

 

Sobre os projetos do Alves, vou vasculhar o fórum e olhar sim.. valeu a dica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a ideia de usar 2 amps, o meio maior receio é consumo de energia, e como eu vou instalar, não quer fazer muita instalação tb não quero mexer na bateria do carro, alternador, essas coisas... é uma Strada Zero KM... quero cuidar bem dela.

 

E o valor de 2x SD400.4 vai sair o mesmo de 1 SD1200.4, vou ter mais despesa com cabeamentos e montagem...

 

 

Sobre a potência pro TW, é só ajustar o ganho individual..

 

Mid do Morel Tempo pede 120W wms

TW do Morel Tempo pede 80w rms

 

Logo só ajustar a 40% o ganho pro TW ( uns 66w) e 70% pro Mid (uns 115w), vai ser o fino do fino =)

 

Instalação quem irá fazer sou eu, sempre fiz as minhas instalações, quanto a isso, é tranquilo

 

 

 

 

PS.: não descartei sua sugestão.. coloquei meu ponto de vista, posso estar deixando escapar algo que vc tentou me passar e eu não vi... a princípio, vejo uma situação mais complicada instalar 2 amps

Ganho não controla potencia, só sensibilidade de entrada

 

Dependendo o player com ganho no zero está mandando o máximo ou mais com distorção ainda

 

Não vai gastar mais cabo, pode usar mesmo cabeamento e um distribuidor no final ou uma emenda para 2 amps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Helton, tem uma coisa que vc não está lembrando ou não está considerando: não terá como ter biamp com o cross original do Tempo e com essa HU Kenwood. Ela não faz 3 way ativo... ou pega uma HU/processador com 3 way, ou use um cross passivo que faça biamp...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Helton, tem uma coisa que vc não está lembrando ou não está considerando: não terá como ter biamp com o cross original do Tempo e com essa HU Kenwood. Ela não faz 3 way ativo... ou pega uma HU/processador com 3 way, ou use um cross passivo que faça biamp...

Precisa ser 3 way? 

Não seria apenas 2 way?

Bom, vc tocou em um ponto que comecei a pesquisar, não sei os recursos completos desse Kenwood, a referência é que ele é muito bom pra SQ.

 

Verdade, vi as características do player, não me atentei a isso.

 

Teria alguma sugestão que caberia nesse orçamento do player que fizesse 3 Way? Ou eu montaria um Kit mais simples mesmo... eu não tinha me atentado ao fato que esse Kenwood não fazia 3 way.. achei que sim...

 

Detalhes tão pequenos de nós dois rsrsrs

 

 

Por isso amo SQ... é muita coisa para observar, estudar, analisar, avaliar =) antes de sair passando cartão por aí kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho não controla potencia, só sensibilidade de entrada

 

Dependendo o player com ganho no zero está mandando o máximo ou mais com distorção ainda

 

Não vai gastar mais cabo, pode usar mesmo cabeamento e um distribuidor no final ou uma emenda para 2 amps

 

Eu posso ter confundido.. mas não tem com ajustar a entrada do módulo? reduzir sua amplificação ( sou aprendiz em muita coisa técnica rs) faz tempo que estou sem som.. desde 2013.. muita coisa esqueci.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo a leitura sobre ganho/sensibilidade. Vai te esclarecer bem..

Quanto aos equipamentos, como gostaria de um GPS e Handsfree para ligações, continuo recomendando a mesma HU, acima de tudo pela qualidade de áudio dela.

Comece com a SD 1200.4 mesmo, um amp bacana, barato e forte, seus mids Tempo agradecerão.. Sem inventar moda, use os cross do kit, compre um sub bem SQ de 8 ou 10 polegadas, por exemplo, tem um DLS W308B no mercado livre, e vá convivendo e aprendendo com o set.

Obs.: o DLS que citei está anunciado juntamente com um amp DLS também, mas o cara vende separado o sub por 200 reais.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo a leitura sobre ganho/sensibilidade. Vai te esclarecer bem..

Quanto aos equipamentos, como gostaria de um GPS e Handsfree para ligações, continuo recomendando a mesma HU, acima de tudo pela qualidade de áudio dela.

Comece com a SD 1200.4 mesmo, um amp bacana, barato e forte, seus mids Tempo agradecerão.. Sem inventar moda, use os cross do kit, compre um sub bem SQ de 8 ou 10 polegadas, por exemplo, tem um DLS W308B no mercado livre, e vá convivendo e aprendendo com o set.

Obs.: o DLS que citei está anunciado juntamente com um amp DLS também, mas o cara vende separado o sub por 200 reais.

 

Agradeço as elucidações fabricioSQ, tem contribuído ricamente... (outros tb, não quero ser injusto)

 

Vou manter o foco.. senão vou começar a pesquisar pesquisar pesquisar.. e nada sai...( me conheço.. já estava listando todos os HU Pioneer, Kenwood que fazem 3Way,. pesquisando MHL, se meu Smarthphone é compatível, não é =/ Asus Zenfone Max 3...

 

 

Set inicial definido: HU Kenwood + Kit Morel Tempo + SD1200.4

 

Por hora é isso...

 

Comprar os equips, instalar, começar a utilizar.. 

Bi-amp fica pro futuro...

 

Sobre o Sub, que vc diz, não vou comprar agora.. vai ficar pro futuro.. primeiro quero me acostumar e curtir o Kit... depois complemento... 

 

 

Novas metas agora:

 

Cabos.. RCA, Conectores, Fusíveis, porta-fusíveis, etc etc...

Manta para tratamento da porta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamo la tentar te explicar

 

Se for ligar passivo (com o cross do kit)

 

sd400.2evo - 110w a 4ohm para cada lado do kit (uso assim tocando esk, já tem boa potencia e toca muito, seria bom já)

 

sd1200.4evo - 165w a 4 ohm por canal 

 

sd400.4evo - 200w a 4 ohm em bridge, para cada lado se o problema for querer mais potência

(mandando mais potência se ligar passivo e mais se for ligar ativo que com a 1200.4 e com potência menor para o tw evitando maiores problemas)

 

Outra vantagem de optar pelas de 400, que pode instalar no painel por exemplo, ficando mais próximo do player e podendo investir em um cabo rca melhor de 1 a 3m e até cabo para o kit

 

E se precisa coloca outra para o sub e pode optar pela que case com a impedância do sub, sem nem precisar preocupar com impedância do 1200.4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamo la tentar te explicar

 

Se for ligar passivo (com o cross do kit)

 

sd400.2evo - 110w a 4ohm para cada lado do kit (uso assim tocando esk, já tem boa potencia e toca muito, seria bom já)

 

sd1200.4evo - 165w a 4 ohm por canal 

 

sd400.4evo - 200w a 4 ohm em bridge, para cada lado se o problema for querer mais potência

(mandando mais potência se ligar passivo e mais se for ligar ativo que com a 1200.4 e com potência menor para o tw evitando maiores problemas)

 

Outra vantagem de optar pelas de 400, que pode instalar no painel por exemplo, ficando mais próximo do player e podendo investir em um cabo rca melhor de 1 a 3m e até cabo para o kit

 

E se precisa coloca outra para o sub e pode optar pela que case com a impedância do sub, sem nem precisar preocupar com impedância do 1200.4

Eu não tinha visto que tem outro modelo do SD400.2, talvez o 400.2 pra inicial seria bom pra começar, acho que dá pra colocar no painel ali... com certeza tem algum lugarzinho.

O bom que são módulos baratinhos...

 

Acho que tanto faz então qual eu escolher 400.2 ou 400.4 vai atender bem.

 

Achei 400.4 novo por 199,00/255,00, é isso mesmo?

Editado por heltonri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já alimentei um kit com as bridges uma vez, pois usava HU Kenwood Excelon (sem 3 way), e tive uma ligeira perda de qualidade. Sendo assim, penso que seja melhor usar um 1200.4 (que também poderá ser instalado sob o painel numa boa, pois é compacto também - não tanto quanto os minúsculos 400). Terá em 2 canais boa potência e os outros 2 poderá usar ainda em bridge (ou não) para um sub.

 

PS.: Depois da HU Kenwood, acabei pegando uma Alpine 9855 (que hoje está com o Geovane), e, num primeiro momento, para não mexer com o restante do set, só troquei a HU mantendo em bridges no amp a alimentação do kit. Porém, quando mudei isso para 3 way biamplificando o kit, a mudança foi da água pro vinho, muito notável mesmo para melhor....

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou gostando...

 

SQ é isso, opiniões diferentes para um mesmo assunto, que se bem utilizadas, somam e entregam um bom resultado final =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já alimentei um kit com as bridges uma vez, pois usava HU Kenwood Excelon (sem 3 way), e tive uma ligeira perda de qualidade. Sendo assim, penso que seja melhor usar um 1200.4 (que também poderá ser instalado sob o painel numa boa, pois é compacto também - não tanto quanto os minúsculos 400). Terá em 2 canais boa potência e os outros 2 poderá usar ainda em bridge (ou não) para um sub.

 

PS.: Depois da HU Kenwood, acabei pegando uma Alpine 9855 (que hoje está com o Geovane), e, num primeiro momento, para não mexer com o restante do set, só troquei a HU mantendo em bridges no amp a alimentação do kit. Porém, quando mudei isso para 3 way biamplificando o kit, a mudança foi da água pro vinho, muito notável mesmo para melhor....

 

Como vc ligou o bridge? Usou qual cabos? E com cabo y?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As duas configurações sao boas. Mas se voce optar pelo 1200.4 se futuramente voce quiser fazer bi amp e so comprar um 400.2 para os tweeters. Usar 2 canais da 1200 pros mids e uma bridge de 600rms pro sub a 4 ohms... o que e mais que suficiente pra maioria dos subs do mercado caso queira usar e os mids terao alem de potência de sobra, bom fator de amortecimento. A 1200 vai te dar a liberdade de usar sub e o kit passivo tb.

 

Usando a 400.2 voce vai ter mais qualidade usando o TA, fazendo amplificacao vertical, pode usar 2 400.2 . Uma pra cada lado, tw e mid em cada amp. E depois voce investe num amp pra sub. Se tiver uma boa hu que faz 3way essa config e a que pode trazer mais qualidade pro sistema... usando 3 amps.

 

O sd 1200 tem cooler interno, ele nao e muito barulhento mas em regime de silencio total voce escuta ele se colocar no painel.

 

Possibilidade tem bastante. Eu gosto de ter a praticidade de fazer os cortes pela hu.. nem sempre o cross pasivo agrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc ligou o bridge? Usou qual cabos? E com cabo y?

Não usei cabos Y (mas testei com cabos Y knu krystal e o resultado foi o mesmo), era um par de Giza com dois adaptadores 1M-2F.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As duas configurações sao boas. Mas se voce optar pelo 1200.4 se futuramente voce quiser fazer bi amp e so comprar um 400.2 para os tweeters. Usar 2 canais da 1200 pros mids e uma bridge de 600rms pro sub a 4 ohms... o que e mais que suficiente pra maioria dos subs do mercado caso queira usar e os mids terao alem de potência de sobra, bom fator de amortecimento. A 1200 vai te dar a liberdade de usar sub e o kit passivo tb.

 

Usando a 400.2 voce vai ter mais qualidade usando o TA, fazendo amplificacao vertical, pode usar 2 400.2 . Uma pra cada lado, tw e mid em cada amp. E depois voce investe num amp pra sub. Se tiver uma boa hu que faz 3way essa config e a que pode trazer mais qualidade pro sistema... usando 3 amps.

 

O sd 1200 tem cooler interno, ele nao e muito barulhento mas em regime de silencio total voce escuta ele se colocar no painel.

 

Possibilidade tem bastante. Eu gosto de ter a praticidade de fazer os cortes pela hu.. nem sempre o cross pasivo agrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualização do Tópico:

Essa semana eu adquiri 3 componentes:

  1. HU Alpine W520
  2. Processador PXA-100
  3. GPS n900

Assim que chegarem, posto fotos para atualizar o tópico e começo as montagens iniciais do sistema, aprendizado e configuração, mesmo ainda nos falantes originais...

Kit Morel, ainda não adquirido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 30/05/2019 at 14:04, heltonri disse:

 

 

Muito bom, valeu pela indicação do site, muito bom, ótimo para calcular as medidas.

Sobre o Sub de 8", acho que seria muito pra mim.. mas pela condição de encontrar no mercado, realmente seria uma opção.

Sobre a sensação que vc diz da pressão no corpo.. para ouvir no dia a dia, não sinto falta disso, sinto sim, de um subgrave para complementar as frequências, mas não tanto de "spl"

 

O Hybrid Audio, seria este deste anúncio?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1193870140-subwoofer-hybrid-audio-i6-sw-65-75-w-rms-psound-quality-_JM?quantity=1&variation=34025663464

 

Calculei e daria uma caixa de 94cm x 20cm x 20cm ( Classic) @ 38Hz e 124cm  @ 29Hz ( Low Tuned )

Pelo que entendi no site de cálculo, Low tuned, ele desce ainda mais a ressonância.. deve ficar um monstro isso...

 

Na minha Estrada tenho 130cm(comprimento) x 30cm(Largura) tranquilos para utilizar.

Acho que isso vai ficar uma delícia....

 

 

Edit:

 

Com um Hybrid Audio 8" I8SW Utilizei os dados desse site: http://store.12velectronics.com/imagine-i6sw-v2-6-5-subwoofer/

 

Os comprimentos ficariam 103cm para 35Hz e 136cm para 27Hz

puts cara!não apareceu no meu e-mail que vc respondeu.E ai morreu o projeto o sub é esse mesmo da Hybrid Audio! Seliga nesse tambem DLS vem 2 sub e duto tambem ouvi e toca legal, tinha um projeto de uma saveiro com esse sub tambem https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853388280-alto-falante-subwoofer-dls-rw6-6-_JM  

Editado por Gustavobass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Gustavobass disse:

puts cara!não apareceu no meu e-mail que vc respondeu.E ai morreu o projeto o sub é esse mesmo da Hybrid Audio! Seliga nesse tambem DLS vem 2 sub e duto tambem ouvi e toca legal, tinha um projeto de uma saveiro com esse sub tambem https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853388280-alto-falante-subwoofer-dls-rw6-6-_JM  

Olá @Gustavobass

Não o projeto não morreu, infelizmente tivemos um problema com os correios, e por conta disso o projeto está parado pois estamos resolvendo essa situação, isso fez eu ter de esperar uns 2 meses para seguir em frente com o projeto, mas tudo ainda segue conforme está descrito, somente vai adiar a montagem, e não teria muito sentido eu postar notícias sempre aqui sem nada mudar rsrs

 

Esse sub são 2 no anúncio, será que ficaria bom numa TL? Parece que sim né, poxa, 100W rms.. é isso que estou procurando, subzinho de baixa potência, é só pra ser aquele som agradável que não sai nos midbass do kit.. não sou de som alto.. só aquele som do dia-a-dia =) 
Bacana o sub..

Valeu pela indicação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, heltonri disse:

Olá @Gustavobass

Não o projeto não morreu, infelizmente tivemos um problema com os correios, e por conta disso o projeto está parado pois estamos resolvendo essa situação, isso fez eu ter de esperar uns 2 meses para seguir em frente com o projeto, mas tudo ainda segue conforme está descrito, somente vai adiar a montagem, e não teria muito sentido eu postar notícias sempre aqui sem nada mudar rsrs

 

Esse sub são 2 no anúncio, será que ficaria bom numa TL? Parece que sim né, poxa, 100W rms.. é isso que estou procurando, subzinho de baixa potência, é só pra ser aquele som agradável que não sai nos midbass do kit.. não sou de som alto.. só aquele som do dia-a-dia =) 
Bacana o sub..

Valeu pela indicação

achei a materia pra vc da saveiro com dls https://www.revistafullpower.com.br/vw-saveiro-som-de-qualidade-em-primeiro-lugar/  é muito dificil a gente falar sobre caixas tl, pq muita pouca gente usa em carro, pois quando calcula a linha da caixa, ela costuma ser bem grande e caixa fica gigante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...