Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

heltonri

Fiat Strada Cab. Extendida - SQ - Básico/Intermediário

Recommended Posts

Posted (edited)

Eu usaria outra configuração de amp com essa ideia CxB

Olhe os projetos montados pelo Alves

com sd1200.4 vc manda acho que 150w a 4ohm, o que é muito para o tw e pode não ser muito para o mid

Com sd400.4evo para mid e uma para tw, consegui uma configuração mais interessante e mais fácil de conseguir local pra instalar

e se brinca sai mais barato

Sobre a ideia de usar 2 amps, o meio maior receio é consumo de energia, e como eu vou instalar, não quer fazer muita instalação tb não quero mexer na bateria do carro, alternador, essas coisas... é uma Strada Zero KM... quero cuidar bem dela.

E o valor de 2x SD400.4 vai sair o mesmo de 1 SD1200.4, vou ter mais despesa com cabeamentos e montagem... 

Sobre a potência pro TW, é só ajustar o ganho individual.. 

Mid do Morel Tempo pede 120W wms

TW do Morel Tempo pede 80w rms

Logo só ajustar a 40% o ganho pro TW ( uns 66w) e 70% pro Mid (uns 115w), vai ser o fino do fino =)

Instalação quem irá fazer sou eu, sempre fiz as minhas instalações, quanto a isso, é tranquilo

PS.: não descartei sua sugestão.. coloquei meu ponto de vista, posso estar deixando escapar algo que vc tentou me passar e eu não vi...  a princípio, vejo uma situação mais complicada instalar 2 amps

Edited by heltonri
Posted

Eu usaria outra configuração de amp com essa ideia CxB

Olhe os projetos montados pelo Alves

com sd1200.4 vc manda acho que 150w a 4ohm, o que é muito para o tw e pode não ser muito para o mid

Com sd400.4evo para mid e uma para tw, consegui uma configuração mais interessante e mais fácil de conseguir local pra instalar

e se brinca sai mais barato

Sobre os projetos do Alves, vou vasculhar o fórum e olhar sim.. valeu a dica

Posted

Sobre a ideia de usar 2 amps, o meio maior receio é consumo de energia, e como eu vou instalar, não quer fazer muita instalação tb não quero mexer na bateria do carro, alternador, essas coisas... é uma Strada Zero KM... quero cuidar bem dela.

E o valor de 2x SD400.4 vai sair o mesmo de 1 SD1200.4, vou ter mais despesa com cabeamentos e montagem...

Sobre a potência pro TW, é só ajustar o ganho individual..

Mid do Morel Tempo pede 120W wms

TW do Morel Tempo pede 80w rms

Logo só ajustar a 40% o ganho pro TW ( uns 66w) e 70% pro Mid (uns 115w), vai ser o fino do fino =)

Instalação quem irá fazer sou eu, sempre fiz as minhas instalações, quanto a isso, é tranquilo

PS.: não descartei sua sugestão.. coloquei meu ponto de vista, posso estar deixando escapar algo que vc tentou me passar e eu não vi... a princípio, vejo uma situação mais complicada instalar 2 amps

Ganho não controla potencia, só sensibilidade de entrada

Dependendo o player com ganho no zero está mandando o máximo ou mais com distorção ainda

Não vai gastar mais cabo, pode usar mesmo cabeamento e um distribuidor no final ou uma emenda para 2 amps

Posted

Helton, tem uma coisa que vc não está lembrando ou não está considerando: não terá como ter biamp com o cross original do Tempo e com essa HU Kenwood. Ela não faz 3 way ativo... ou pega uma HU/processador com 3 way, ou use um cross passivo que faça biamp...

• Upvote 1
Posted

Helton, tem uma coisa que vc não está lembrando ou não está considerando: não terá como ter biamp com o cross original do Tempo e com essa HU Kenwood. Ela não faz 3 way ativo... ou pega uma HU/processador com 3 way, ou use um cross passivo que faça biamp...

Precisa ser 3 way? 

Não seria apenas 2 way?

Bom, vc tocou em um ponto que comecei a pesquisar, não sei os recursos completos desse Kenwood, a referência é que ele é muito bom pra SQ.

Verdade, vi as características do player, não me atentei a isso.

Teria alguma sugestão que caberia nesse orçamento do player que fizesse 3 Way? Ou eu montaria um Kit mais simples mesmo... eu não tinha me atentado ao fato que esse Kenwood não fazia 3 way.. achei que sim...

Detalhes tão pequenos de nós dois rsrsrs

Por isso amo SQ... é muita coisa para observar, estudar, analisar, avaliar =) antes de sair passando cartão por aí kkkkkk

Posted

Ganho não controla potencia, só sensibilidade de entrada

Dependendo o player com ganho no zero está mandando o máximo ou mais com distorção ainda

Não vai gastar mais cabo, pode usar mesmo cabeamento e um distribuidor no final ou uma emenda para 2 amps

Eu posso ter confundido.. mas não tem com ajustar a entrada do módulo? reduzir sua amplificação ( sou aprendiz em muita coisa técnica rs) faz tempo que estou sem som.. desde 2013.. muita coisa esqueci.. 

Posted

Recomendo a leitura sobre ganho/sensibilidade. Vai te esclarecer bem..

Quanto aos equipamentos, como gostaria de um GPS e Handsfree para ligações, continuo recomendando a mesma HU, acima de tudo pela qualidade de áudio dela.

Comece com a SD 1200.4 mesmo, um amp bacana, barato e forte, seus mids Tempo agradecerão.. Sem inventar moda, use os cross do kit, compre um sub bem SQ de 8 ou 10 polegadas, por exemplo, tem um DLS W308B no mercado livre, e vá convivendo e aprendendo com o set.

Obs.: o DLS que citei está anunciado juntamente com um amp DLS também, mas o cara vende separado o sub por 200 reais.

• Upvote 1
Posted

Recomendo a leitura sobre ganho/sensibilidade. Vai te esclarecer bem..

Quanto aos equipamentos, como gostaria de um GPS e Handsfree para ligações, continuo recomendando a mesma HU, acima de tudo pela qualidade de áudio dela.

Comece com a SD 1200.4 mesmo, um amp bacana, barato e forte, seus mids Tempo agradecerão.. Sem inventar moda, use os cross do kit, compre um sub bem SQ de 8 ou 10 polegadas, por exemplo, tem um DLS W308B no mercado livre, e vá convivendo e aprendendo com o set.

Obs.: o DLS que citei está anunciado juntamente com um amp DLS também, mas o cara vende separado o sub por 200 reais.

Agradeço as elucidações fabricioSQ, tem contribuído ricamente... (outros tb, não quero ser injusto)

Vou manter o foco.. senão vou começar a pesquisar pesquisar pesquisar.. e nada sai...( me conheço.. já estava listando todos os HU Pioneer, Kenwood que fazem 3Way,. pesquisando MHL, se meu Smarthphone é compatível, não é =/ Asus Zenfone Max 3...

Set inicial definido: HU Kenwood + Kit Morel Tempo + SD1200.4

Por hora é isso...

Comprar os equips, instalar, começar a utilizar.. 

Bi-amp fica pro futuro...

Sobre o Sub, que vc diz, não vou comprar agora.. vai ficar pro futuro.. primeiro quero me acostumar e curtir o Kit... depois complemento... 

Novas metas agora:

Cabos.. RCA, Conectores, Fusíveis, porta-fusíveis, etc etc...

Manta para tratamento da porta

Posted

Vamo la tentar te explicar

Se for ligar passivo (com o cross do kit)

sd400.2evo - 110w a 4ohm para cada lado do kit (uso assim tocando esk, já tem boa potencia e toca muito, seria bom já)

sd1200.4evo - 165w a 4 ohm por canal 

sd400.4evo - 200w a 4 ohm em bridge, para cada lado se o problema for querer mais potência

(mandando mais potência se ligar passivo e mais se for ligar ativo que com a 1200.4 e com potência menor para o tw evitando maiores problemas)

Outra vantagem de optar pelas de 400, que pode instalar no painel por exemplo, ficando mais próximo do player e podendo investir em um cabo rca melhor de 1 a 3m e até cabo para o kit

E se precisa coloca outra para o sub e pode optar pela que case com a impedância do sub, sem nem precisar preocupar com impedância do 1200.4

Posted (edited)

Vamo la tentar te explicar

Se for ligar passivo (com o cross do kit)

sd400.2evo - 110w a 4ohm para cada lado do kit (uso assim tocando esk, já tem boa potencia e toca muito, seria bom já)

sd1200.4evo - 165w a 4 ohm por canal 

sd400.4evo - 200w a 4 ohm em bridge, para cada lado se o problema for querer mais potência

(mandando mais potência se ligar passivo e mais se for ligar ativo que com a 1200.4 e com potência menor para o tw evitando maiores problemas)

Outra vantagem de optar pelas de 400, que pode instalar no painel por exemplo, ficando mais próximo do player e podendo investir em um cabo rca melhor de 1 a 3m e até cabo para o kit

E se precisa coloca outra para o sub e pode optar pela que case com a impedância do sub, sem nem precisar preocupar com impedância do 1200.4

Eu não tinha visto que tem outro modelo do SD400.2, talvez o 400.2 pra inicial seria bom pra começar, acho que dá pra colocar no painel ali... com certeza tem algum lugarzinho.

O bom que são módulos baratinhos...

Acho que tanto faz então qual eu escolher 400.2 ou 400.4 vai atender bem.

Achei 400.4 novo por 199,00/255,00, é isso mesmo?

Edited by heltonri
Posted (edited)

Eu já alimentei um kit com as bridges uma vez, pois usava HU Kenwood Excelon (sem 3 way), e tive uma ligeira perda de qualidade. Sendo assim, penso que seja melhor usar um 1200.4 (que também poderá ser instalado sob o painel numa boa, pois é compacto também - não tanto quanto os minúsculos 400). Terá em 2 canais boa potência e os outros 2 poderá usar ainda em bridge (ou não) para um sub.

PS.: Depois da HU Kenwood, acabei pegando uma Alpine 9855 (que hoje está com o Geovane), e, num primeiro momento, para não mexer com o restante do set, só troquei a HU mantendo em bridges no amp a alimentação do kit. Porém, quando mudei isso para 3 way biamplificando o kit, a mudança foi da água pro vinho, muito notável mesmo para melhor....

Edited by fabricioSQ
Posted

Estou gostando...

SQ é isso, opiniões diferentes para um mesmo assunto, que se bem utilizadas, somam e entregam um bom resultado final =)

Posted

Eu já alimentei um kit com as bridges uma vez, pois usava HU Kenwood Excelon (sem 3 way), e tive uma ligeira perda de qualidade. Sendo assim, penso que seja melhor usar um 1200.4 (que também poderá ser instalado sob o painel numa boa, pois é compacto também - não tanto quanto os minúsculos 400). Terá em 2 canais boa potência e os outros 2 poderá usar ainda em bridge (ou não) para um sub.

PS.: Depois da HU Kenwood, acabei pegando uma Alpine 9855 (que hoje está com o Geovane), e, num primeiro momento, para não mexer com o restante do set, só troquei a HU mantendo em bridges no amp a alimentação do kit. Porém, quando mudei isso para 3 way biamplificando o kit, a mudança foi da água pro vinho, muito notável mesmo para melhor....

Como vc ligou o bridge? Usou qual cabos? E com cabo y?

Posted

As duas configurações sao boas. Mas se voce optar pelo 1200.4 se futuramente voce quiser fazer bi amp e so comprar um 400.2 para os tweeters. Usar 2 canais da 1200 pros mids e uma bridge de 600rms pro sub a 4 ohms... o que e mais que suficiente pra maioria dos subs do mercado caso queira usar e os mids terao alem de potência de sobra, bom fator de amortecimento. A 1200 vai te dar a liberdade de usar sub e o kit passivo tb.

Usando a 400.2 voce vai ter mais qualidade usando o TA, fazendo amplificacao vertical, pode usar 2 400.2 . Uma pra cada lado, tw e mid em cada amp. E depois voce investe num amp pra sub. Se tiver uma boa hu que faz 3way essa config e a que pode trazer mais qualidade pro sistema... usando 3 amps.

O sd 1200 tem cooler interno, ele nao e muito barulhento mas em regime de silencio total voce escuta ele se colocar no painel.

Possibilidade tem bastante. Eu gosto de ter a praticidade de fazer os cortes pela hu.. nem sempre o cross pasivo agrada.

Posted

Como vc ligou o bridge? Usou qual cabos? E com cabo y?

Não usei cabos Y (mas testei com cabos Y knu krystal e o resultado foi o mesmo), era um par de Giza com dois adaptadores 1M-2F.

Posted

As duas configurações sao boas. Mas se voce optar pelo 1200.4 se futuramente voce quiser fazer bi amp e so comprar um 400.2 para os tweeters. Usar 2 canais da 1200 pros mids e uma bridge de 600rms pro sub a 4 ohms... o que e mais que suficiente pra maioria dos subs do mercado caso queira usar e os mids terao alem de potência de sobra, bom fator de amortecimento. A 1200 vai te dar a liberdade de usar sub e o kit passivo tb.

Usando a 400.2 voce vai ter mais qualidade usando o TA, fazendo amplificacao vertical, pode usar 2 400.2 . Uma pra cada lado, tw e mid em cada amp. E depois voce investe num amp pra sub. Se tiver uma boa hu que faz 3way essa config e a que pode trazer mais qualidade pro sistema... usando 3 amps.

O sd 1200 tem cooler interno, ele nao e muito barulhento mas em regime de silencio total voce escuta ele se colocar no painel.

Possibilidade tem bastante. Eu gosto de ter a praticidade de fazer os cortes pela hu.. nem sempre o cross pasivo agrada.

Posted

Atualização do Tópico:

Essa semana eu adquiri 3 componentes:

1. HU Alpine W520
  2. Processador PXA-100
  3. GPS n900

Assim que chegarem, posto fotos para atualizar o tópico e começo as montagens iniciais do sistema, aprendizado e configuração, mesmo ainda nos falantes originais...

Kit Morel, ainda não adquirido...

Posted (edited)
Em 30/05/2019 at 14:04, heltonri disse:

Muito bom, valeu pela indicação do site, muito bom, ótimo para calcular as medidas.

Sobre o Sub de 8", acho que seria muito pra mim.. mas pela condição de encontrar no mercado, realmente seria uma opção.

Sobre a sensação que vc diz da pressão no corpo.. para ouvir no dia a dia, não sinto falta disso, sinto sim, de um subgrave para complementar as frequências, mas não tanto de "spl"

O Hybrid Audio, seria este deste anúncio?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1193870140-subwoofer-hybrid-audio-i6-sw-65-75-w-rms-psound-quality-_JM?quantity=1&variation=34025663464

Calculei e daria uma caixa de 94cm x 20cm x 20cm ( Classic) @ 38Hz e 124cm  @ 29Hz ( Low Tuned )

Pelo que entendi no site de cálculo, Low tuned, ele desce ainda mais a ressonância.. deve ficar um monstro isso...

Na minha Estrada tenho 130cm(comprimento) x 30cm(Largura) tranquilos para utilizar.

Acho que isso vai ficar uma delícia....

Edit:

Com um Hybrid Audio 8" I8SW Utilizei os dados desse site: http://store.12velectronics.com/imagine-i6sw-v2-6-5-subwoofer/

Os comprimentos ficariam 103cm para 35Hz e 136cm para 27Hz

puts cara!não apareceu no meu e-mail que vc respondeu.E ai morreu o projeto o sub é esse mesmo da Hybrid Audio! Seliga nesse tambem DLS vem 2 sub e duto tambem ouvi e toca legal, tinha um projeto de uma saveiro com esse sub tambem https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853388280-alto-falante-subwoofer-dls-rw6-6-_JM  

Edited by Gustavobass
Posted
1 hora atrás, Gustavobass disse:

puts cara!não apareceu no meu e-mail que vc respondeu.E ai morreu o projeto o sub é esse mesmo da Hybrid Audio! Seliga nesse tambem DLS vem 2 sub e duto tambem ouvi e toca legal, tinha um projeto de uma saveiro com esse sub tambem https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853388280-alto-falante-subwoofer-dls-rw6-6-_JM  

Olá @Gustavobass

Não o projeto não morreu, infelizmente tivemos um problema com os correios, e por conta disso o projeto está parado pois estamos resolvendo essa situação, isso fez eu ter de esperar uns 2 meses para seguir em frente com o projeto, mas tudo ainda segue conforme está descrito, somente vai adiar a montagem, e não teria muito sentido eu postar notícias sempre aqui sem nada mudar rsrs

Esse sub são 2 no anúncio, será que ficaria bom numa TL? Parece que sim né, poxa, 100W rms.. é isso que estou procurando, subzinho de baixa potência, é só pra ser aquele som agradável que não sai nos midbass do kit.. não sou de som alto.. só aquele som do dia-a-dia =) 
Bacana o sub..

Valeu pela indicação

Posted
14 horas atrás, heltonri disse:

Olá @Gustavobass

Não o projeto não morreu, infelizmente tivemos um problema com os correios, e por conta disso o projeto está parado pois estamos resolvendo essa situação, isso fez eu ter de esperar uns 2 meses para seguir em frente com o projeto, mas tudo ainda segue conforme está descrito, somente vai adiar a montagem, e não teria muito sentido eu postar notícias sempre aqui sem nada mudar rsrs

Esse sub são 2 no anúncio, será que ficaria bom numa TL? Parece que sim né, poxa, 100W rms.. é isso que estou procurando, subzinho de baixa potência, é só pra ser aquele som agradável que não sai nos midbass do kit.. não sou de som alto.. só aquele som do dia-a-dia =) 
Bacana o sub..

Valeu pela indicação

achei a materia pra vc da saveiro com dls https://www.revistafullpower.com.br/vw-saveiro-som-de-qualidade-em-primeiro-lugar/  é muito dificil a gente falar sobre caixas tl, pq muita pouca gente usa em carro, pois quando calcula a linha da caixa, ela costuma ser bem grande e caixa fica gigante.