Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Peuforce

Duvida Posição dos drivers

Recommended Posts

Ola!

 

Estou iniciando a montagem de 2 SL 3K1 15", 2 SFD 4300 e 2 ST400 Trio, não vou utilizar médio grave então estou com dúvida sobre o posicionamento dos driver, ficaria melhor colocar centralizadl ou nas pontas? faz alguma diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor mesmo é ele ao lado dos médios! Pois a bobina do grave, ao ter que tocar um programa musical mais amplo, acaba tendo que render menos sob pena de queima precoce!

 

Tentei muito buscar aqui mas não encontrei, um vídeo do Renan Lopes onde ele testa um falante tocando FULL range com a potência nominal aplicada, depois ele aplica um corte HPF e LPF no falante e o resultado é que o SPL praticamente dobra!

 

Basicamente pq a bobina que antes precisava fazer tudo, agora tocava só grave!

 

Tenta ver se rola pelo menos uns médios 6x9 ou de 8", a diferença é absurda!

 

Quanto à posição do driver em si, lembre que eles são bem direcionais, ou seja, o ideal seria no centro da mala se possível!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola!

 

Estou iniciando a montagem de 2 SL 3K1 15", 2 SFD 4300 e 2 ST400 Trio, não vou utilizar médio grave então estou com dúvida sobre o posicionamento dos driver, ficaria melhor colocar centralizadl ou nas pontas? faz alguma diferença?

 

Em geral, quanto maior a frequência gerada por um AF, mais proximos eles devem estar uns aos outros. Portanto, drivers, tweeters devem estar sempre o mais perto possível um do outro, para evitar ao máximo os chamados 'comb filters'. Da um olhada no canal do Renan Lopes sobre comb filter, ele mostra na pratica a diferença entre 2 drivers juntos e separados.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vontade de usar 2 médios de 8 não falta, mas aumentaria muito me orçamento que já ta apertado.
Então os sistema de frequência alta do ônix tocaria com mais eficiência que do fox das imagens abaixo? Essa eficiência é perceptível? Pois achei as cornetas nas laterais mais bonito que centralizadas.

 

52038523_1806887069418056_7149570803380552465982_1806881169418646_85674924472805

Editado por Peuforce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em geral, quanto maior a frequência gerada por um AF, mais proximos eles devem estar uns aos outros. Portanto, drivers, tweeters devem estar sempre o mais perto possível um do outro, para evitar ao máximo os chamados 'comb filters'. Da um olhada no canal do Renan Lopes sobre comb filter, ele mostra na pratica a diferença entre 2 drivers juntos e separados.

É, realmente tem muita diferença, ví o vídeo aqui, vou deixar de lado minha preferência estética e colocar juntos.

 

Agradeço a todos pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, realmente tem muita diferença, ví o vídeo aqui, vou deixar de lado minha preferência estética e colocar juntos.

 

Agradeço a todos pela ajuda!

 

O mais correto é colocar os tweeters e drivers juntos, um em cima do outro, tipo 2 drivers em baixo colados e os 2 tweeters em cima colados. Ou seja, essas vias de alta devem ficar o mais próximo possível uma da outra. Nas fotos acima, os 2 carros estão sofrendo com comb filter. No caso do onix o comb filter é maior na região onde os tweeters atuam e no fox o comb filter é maior na região onde os drivers atuam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais correto é colocar os tweeters e drivers juntos, um em cima do outro, tipo 2 drivers em baixo colados e os 2 tweeters em cima colados. Ou seja, essas vias de alta devem ficar o mais próximo possível uma da outra. Nas fotos acima, os 2 carros estão sofrendo com comb filter. No caso do onix o comb filter é maior na região onde os tweeters atuam e no fox o comb filter é maior na região onde os drivers atuam.

Pois é, mas infelizmente falta espaço, mas acho melhor o acoplamento das vias do driver que destacam mais que dos ST.

 

Agora é testar as SFD 4300, vendi minhas 4160 apostando na 7Driver

Editado por Peuforce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta de espaço? Sem essa! EM toda caixa que colocam 2 drivers e 2 tw cabem mto bem 2 woofers + 1 driver + 1 tw que acompanharia da mesma forma porém com mais qualidade.

 

O que 'pega' é que a galera quer rachar, quer o máximo de barulho possível, daí acaba ficando desinteressante.

 

Inevitavelmente o som de quem quer fazer barulho tende a ser isso mesmo. Cada vez mais SPL e cada vez menos qualidade... incomodando cada vez mais e agradando só quem gosta de 'impressionar'. Triste fim

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta de espaço? Sem essa! EM toda caixa que colocam 2 drivers e 2 tw cabem mto bem 2 woofers + 1 driver + 1 tw que acompanharia da mesma forma porém com mais qualidade.

 

O que 'pega' é que a galera quer rachar, quer o máximo de barulho possível, daí acaba ficando desinteressante.

 

Inevitavelmente o som de quem quer fazer barulho tende a ser isso mesmo. Cada vez mais SPL e cada vez menos qualidade... incomodando cada vez mais e agradando só quem gosta de 'impressionar'. Triste fim

 

Como acoplar 2 drivers e 2 tweeters acima da caixa do grave tendo 28cm de altura disponível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

28cm? tá usando 4x15" pro grave? rs tá estranho isso.. rola de postar uma foto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

28cm? tá usando 4x15" pro grave? rs tá estranho isso.. rola de postar uma foto?

Como a caixa ta ficando, começou a ser feita ontem:

2019051211130701.gif

 

 

Resultado de como vai ficar no carro:

2019051211135902.gif

Editado por Peuforce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida que surgiu é, existe diferença na sonoridade entre as cornetas HL 14-50 e a caneco do PC?
 

Comprei duas HL 14-50, porém me disseram que os canecos descem mais e o som vai mais longe, essa informação procede? Os cortes das SFD 4300 serão de 600hz.

 

Medidas do caneco PC 210mm de abertura x 240mm de profundidade.
 

201905121120407dbfc1cb-6a7e-4485-8502-fe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No espaço desses drivers dava pra botar 3 coaxiais de 8" tranquilo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

b39baa7258bd446556ec0ce8306cbb3b.jpg

 

Putz não sabia dessa dos drives separados ou juntos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

b39baa7258bd446556ec0ce8306cbb3b.jpg

 

Putz não sabia dessa dos drives separados ou juntos

O que você acha dessas cornetas HL 1450, consegue diferenciar o som delas pra aquelas maiores tipo jarrão ou caneco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta de espaço? Sem essa! EM toda caixa que colocam 2 drivers e 2 tw cabem mto bem 2 woofers + 1 driver + 1 tw que acompanharia da mesma forma porém com mais qualidade.

 

O que 'pega' é que a galera quer rachar, quer o máximo de barulho possível, daí acaba ficando desinteressante.

 

Inevitavelmente o som de quem quer fazer barulho tende a ser isso mesmo. Cada vez mais SPL e cada vez menos qualidade... incomodando cada vez mais e agradando só quem gosta de 'impressionar'. Triste fim

Também acho, montam som pra mostrar aos outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você acha dessas cornetas HL 1450, consegue diferenciar o som delas pra aquelas maiores tipo jarrão ou caneco?

Sobe mais e parece descer menos, mas a qualidade fica maior, o jarrão e caneco de baixa qualidade dão um som estranho, parece distorcido ou é a regulagem de todos que ouvi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você acha dessas cornetas HL 1450, consegue diferenciar o som delas pra aquelas maiores tipo jarrão ou caneco?

Jarrão/Caneco/Caldeirão são drivers que não tem TIMBRE de qualidade, são feitas apenas pra 'falar alto'.

 

Usar uma jarrão e depois tentar ajeitar no processador é como turbinar o carro e depois limitar a potência do motor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei na onda e decidi fazer uma montagem avulsa pra vender aqui na região a algum cliente felizardo. Faz tempo que só tô vendendo caixa sem acabamento pra essa turma chorona daqui. Não vou reclamar pq tiro margem bem mais alta dessa forma, mas é legal ter uns produtos prontos pra exposição!

 

Em tempo, aproveitando a vibe do "conceito universal" de caixas de som, durante minhas simulações achei um meio termo entre os woofers mais vendidos aqui na região e consegui um resultado excelente (muito melhor que as caixas feitas no chute que geral faz). Enfim, eros SDS 2.7k de 15", JBL tornado 2200 e 3000, vulcano 3.8 já foram testados e aprovados nessa caixa. Sintonia mista com Fb em 55hz pra agradar de gregos a troianos.

Como é de prache, reforços que viraram minha assinatura e que fazem qualquer fulltrash chorar no banho! Kkkk

Um par de médios de 8" em caixa cornetada, um par de drivers grandes (até D405 e similares em cone HL1450 e um par de super tweeter.

(Se não usar esses carai de 405 e ST400 não vende nada aqui) #facepalm

 

Enfim, em breve mais detalhes do andamento. 9b7c0b4df3486ff57625dd5b8b5228b9.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

28cm? tá usando 4x15" pro grave? rs tá estranho isso.. rola de postar uma foto?

Em minas é comum a galera "subir" a caixa de grave... coisa de rachador pra ter mais grave saindo da cabine.

Normalmente colocam as baterias no fundo da mala, e colocam a cx de grave acima dela. Daí fecha até o teto mesmo!

Cheguei fazer parecido no meu carro, mas foi pq a caixa pros 2x18" com 92cm de largura não coube entre as caixas de roda do meu carro (88cm).

Daí coloquei as baterias no fundo da mala, a caixa de grave por cima e no final fiz uma caixa selada pra 4 MG de 8". Ainda não foi o casamento ideal 160~200hz mas numa época onde ngm usava MG na região, meu carro fez sucesso com um segredo escondido por baixo da tela! Kkkk2e0634b196740aab53f0222b37f51ab6.jpga87c595b1dcd333f415ef6d63baab3d4.jpg55ad50071903722c2c436e862c20a55a.jpg

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera não faz ideia da falta que faz uns falantes dedicados pegando de 100 a ~1khz! hahahaha

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera não faz ideia da falta que faz uns falantes dedicados pegando de 100 a ~1khz! hahahaha

No meu set ainda deixava os mids subir bem até uns 1200hz, daí pra cimas as D305 pegavam com uma vontade sinistra! Kkk

Particularmente acho que foi vantagem usar as cornetas ovais afastadas. Tinha um ângulo de ataque bom e espalhava bem o som a longas e médias distâncias .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu set ainda deixava os mids subir bem até uns 1200hz, daí pra cimas as D305 pegavam com uma vontade sinistra! Kkk

Particularmente acho que foi vantagem usar as cornetas ovais afastadas. Tinha um ângulo de ataque bom e espalhava bem o som a longas e médias distâncias .

Foi isso que pensei na posição das minhas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi isso que pensei na posição das minhas...

Mas vale considerar que cone oval tem um direcionamento diferente se comparado a um cone redondo.

Em tempo, se serve de ajuda, montei pro carnaval o som de um amigo conforme foto...

Das 4 cornetas, só usamos as duas das laterais e o carro falou pra carai.

Já o golf com 4 driver em cone jarrão grande que montei a pedido do dono, é uma máquina de comb filter!

4dc295af0339c123414c3eb5760772c0.jpgd6c269bad3c72e2932ee890aa818ad6a.jpgf4baaf8a021a64c706272511a642883b.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quanto mais próximo as altas, melhor fica o acoplamento
no "arranjo" que eu mesmo fiz ficou bem forte, uso duas D405 Trio e duas D220ti Trio, está muito forte, meus 4 snakes (sendo 2 ESX 310 e 2 ESX 410) não estão acompanhando (falta potência, uso uma SD1200 para os 4, vou mudar para uma SD3000 em breve)
duvido vc ficar na frente com elas gritando no talo kkkk é coceira do ouvido na certa, a qualidade tbm ficou muito boa, mesmo sem estar alinhada minha caixa de médios/agudos toca muito bem
médio grave da uma diferença absurda na qualidade e pressão galera, se puderem sempre usem
se eu tivesse um RTA mostraria a diferença absurda que faz

 

20190602055433Somzim.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...