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Alves

Golf Variant desafia HR-V

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Golf Variant desafia HR-V

Em briga de gêneros, modelos da Volkswagen e da Honda disputam a preferência das famílias brasileiras

 

capa-compara-670.jpg

Rafael Arbex/Estadão

 

 

 

Sem o controle adequado, algumas espécies acabam sendo extintas quando seu predador é muito agressivo. É o caso, no Brasil, das peruas, que foram desaparecendo uma a uma por causa do poder de sedução dos utilitários-esportivos, maiores e mais capacitados para as adversidades. Mas, se em toda mitologia há o herói, aquele ser super-capacitado capaz de mudar o rumo das coisas, o da epopeia do mercado brasileiro é a Golf Variant, por R$ 95.940 na versão Highline, que desbancou o líder entre os jipes, o HR-V. Mesmo mais barato (por R$ 90.700 na opção EXL CVT), o Honda não conseguiu segurar o ímpeto da Volkswagen.

 

Nos aspectos técnicos, a Golf Variant é melhor que o HR-V em quase todos os quesitos. A começar pelo desempenho do 1.4 TSi, um moderno motor turbo que gera 140 cv . O ótimo torque é de 25,5 mkgf e o pico máximo é atingido já a 1.500 rpm, praticamente na marcha lenta. Também com 140 cv, o 1.8 do Honda tem a vantagem estratégica de ser flexível, mas peca na força inferior, de até 17,4 mkgf com etanol, e só acorda totalmente a 5 mil rotações por minuto, deixando para o Volkswagen um poder de arrancada muito maior.

 

Essa capacidade ainda é auxiliada pelo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que funciona de forma rápida sem deixar o giro cair muito. Já o HR-V usa um CVT que simula sete velocidades, muito mais voltado ao conforto que ao desempenho.

 

Prova disso está nos números divulgados pelas respectivas fabricantes. Mesmo pesando 81 quilos a mais, com 1.357 quilos, a Variant vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, enquanto o Honda atinge a mesma marca em 11 segundos. Em alta velocidade, o HR-V, por ser mais alto, mostra uma flutuação de carroceria que a perua da Volks não tem – o que a deixa mais confortável.

pros-hrv.JPG

pros-variant.JPG

 

Vida nas cidades é ideal para as peruas

 

O Honda HR-V tem a vantagem de ser um carro mais bruto, melhor que seu rival neste comparativo para enfrentar buracos, leves alagamentos e estradas de terra um pouco mais danificadas. Mas nada muito severo, por não ter tração 4X4 nem como opcional.

 

Assim, fica claro que o modelo foi preparado pela Honda para ser um utilitário-esportivo urbano. E, nessa missão, ele tem muitas qualidades, como bom espaço interno, conforto e um porte imponente.

A construção sólida do HR-V agrada, assim como o seu trabalho de suspensão. A carroceria é bem neutra em curvas, não há deslocamento de peso para a dianteira em frenagens bruscas e ele tem uma boa estabilidade. Um comportamento raro em utilitários.

 

Porém, nem na hora de mostrar vocação para rodar na cidade ele consegue se equiparar à Golf Variant. Além de todos os bons atributos da versão hatch, ela ainda mostra um deslocamento aerodinâmico melhor. É como um “torpedo asfáltico”, centrada no chão, excelente em curvas – o multilink da VW é melhor que o eixo de torção do Honda – e com um nível de absorção de impactos muito bom – mesmo que a suspensão tenho sido feita originalmente para rodar no ótimo asfalto alemão.

 

Os freios são eficientes em ambos, mas com um curso menor de pedal no Honda, que é mais sensível na arte de parar. A perua oferece um pouco mais de espaço, com um entre-eixos levemente maior, 168 litros a mais no porta-malas (640 litros) e um nível similar de equipamentos.

 

tabela(3).JPG

 

 

 

1437504828890.jpg

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1437504859602.jpg

1437504859820.jpg

Comparativo: Volkswagen Golf Variant X Honda HR-V

 

Crédito: Rafael Arbex/Estadão

 

 

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,golf-variant-desafia-hr-v,25240,0.htm

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  Em 24/07/2015 at 14:07, cmpicolo disse:

hum rum...

 

próxima matéria, estadão..

Já postei outras 4. o-o-

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Logo vão comparar Golf GTI com SW4, e depois Camaro com Ford Cargo

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  Em 24/07/2015 at 14:08, Alves disse:

Já postei outras 4. o-o-

 

Não era pra vc não Alves.. ahuahuHAuHAUh era pro "estadão" mesmo.. e suas matérias de muita relevância..

 

Acho que vou deixar de comprar a CRV pq o interior não tem textura legal e não é colorido... ai vou de golf, que custa 2k cada farol..

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  Em 24/07/2015 at 14:21, cmpicolo disse:

Não era pra vc não Alves.. ahuahuHAuHAUh era pro "estadão" mesmo.. e suas matérias de muita relevância..

 

Acho que vou deixar de comprar a CRV pq o interior não tem textura legal e não é colorido... ai vou de golf, que custa 2k cada farol..

Tem mais diversão nas outras 4! :vts

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  Em 24/07/2015 at 14:17, maicon disse:

Logo vão comparar Golf GTI com SW4, e depois Camaro com Ford Cargo

 

eu ia dizer..

 

os carros nem concorrentes direto são..

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Podiam comparar 2 carros esportivos da mesma catiguria ne?

 

Golf Variant vs Palio Uiqendi

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  Em 24/07/2015 at 19:24, Rapha_4_bass disse:

Podiam comparar 2 carros esportivos da mesma catiguria ne?

 

Golf Variant vs Palio Uiqendi

 

 

maiqueféladapout@ :vts :vts :vts :vts :vts

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  Em 24/07/2015 at 19:27, cmpicolo disse:

 

 

 

maiqueféladapout@ :vts :vts :vts :vts :vts

 

Mas, já sabiríamus o resultado! :vts :vts :vts

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HR-V inferior em tudo.

 

Só no quesito passar em buracos deve ganhar.

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Eu acho a comparação válida, porque querendo ou não o estadão está certo em uma coisa: as SW estão sendo "mortas" por pseudo SUV's. Agora entendo porque rêno matou a megane GT, deve ganhar muito mais grana com a duster...

 

Mas uma coisa é certa, mesmo as SW sendo melhores, como o caso da Variant, muitos vão ir nos "jipinhos" por causa do statis.

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  Em 27/07/2015 at 13:38, Rafael_Brasil_123 disse:

Eu acho a comparação válida, porque querendo ou não o estadão está certo em uma coisa: as SW estão sendo "mortas" por pseudo SUV's.

 

não cara.. não.

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  Em 27/07/2015 at 15:51, Rafael_Brasil_123 disse:

sim cara.. sim.

 

 

infelizmente sim.

 

o fato da população preferir um tipo de carro a outro não os torna concorrentes.

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  Em 27/07/2015 at 15:54, Gledson Borba disse:

o fato da população preferir um tipo de carro a outro não os torna concorrentes.

 

ué, comparar um aspirado e um turbo com cavalagens e PREÇOS bem diferentes pode, agora dois carros familiares com mesma potência e faixa de preço não pode? me explica essa lógica ai!!

 

só uma coisa a ser frisada, não são 5cm a mais na suspensão que vai fazer um carro ter objetivo totalmente diferente. tudo que uma pseudo suv faz, uma SW faz melhor ainda. (vide a comparação, onde a variante ganha em tudo).

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  Em 27/07/2015 at 16:56, Rafael_Brasil_123 disse:

 

ué, comparar um aspirado e um turbo com cavalagens e PREÇOS bem diferentes pode, agora dois carros familiares com mesma potência e faixa de preço não pode? me explica essa lógica ai!!

 

só uma coisa a ser frisada, não são 5cm a mais na suspensão que vai fazer um carro ter objetivo totalmente diferente. tudo que uma pseudo suv faz, uma SW faz melhor ainda. (vide a comparação, onde a variante ganha em tudo).

 

Acabou os argumentos foi?

 

Só para esclarecer.. o up e o clio são populares.. dane-se se é turbo ou não. . Pois ser turbo não o faz subir de categoria.

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  Em 27/07/2015 at 19:38, Gledson Borba disse:

Acabou os argumentos foi?

 

Só para esclarecer.. o up e o clio são populares.. dane-se se é turbo ou não. . Pois ser turbo não o faz subir de categoria.

 

meus argumentos ou os seus?

 

porque quem falou só de up e clio agora foi você.

 

e você comparou o clio com um carro 40% mais caro... só você acha que isso tem lógica!

 

já o estadão, e eu, achamos a comparação válida, mesma faixa de preço e o objetivo final dos dois modelos é o mesmo (não, não é levar do ponto A ao ponto B igual você fala, mas sim ser um carro familiar), como dito, apenas com diferença inútil na altura do solo, que acaba só prejudicando o carro.

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  Em 27/07/2015 at 20:54, Rafael_Brasil_123 disse:

já o estadão, e eu, achamos a comparação válida

 

pronto.. fim da conversa.

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  Em 27/07/2015 at 21:02, Gledson Borba disse:

pronto.. fim da conversa.

 

ahhh, assim fica fácil, durou nem 10h a discussão.

 

arregou fácil de mais... nah nah.

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Esse honda ficou bem.legal, mas assim como EcoSport, ix 35, Sportage e ciA não consigo me ver dono de uma.

 

Pra mim foram carros feitos pensando nas mulheres.

 

ND contra quem tem, são bons carros.

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Não precisava nem comparar pra saber que o mito atropela esse Hondinha ! Não existe carro novo < 100k superior ao Golf.

 

Porém na realidade não existe comparação, HR-V vai ganhar em 99% das escolhas. O carro é bonito e mulher adora essas tranqueiras (SUV´s). E levando em conta que 99% dos homens são pau mandados das esposas/namoradas, mesmo que a razão puxe para o melhor carro a voz da muié vai falar mais alto no fim.

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  Em 28/07/2015 at 12:12, CesarDRK disse:

Não existe carro novo < 100k superior ao Golf.

 

 

Isso é vc que esta dizendo...

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  Em 28/07/2015 at 12:39, rjrmotta disse:

Isso é vc que esta dizendo...

Pois é... 100 paus compro um Fusion, muito mais carro que um Golf, ainda mais depois que começou a ser fabricado aqui.

 

Ou se quiser um um Altima, um Optima.. Muito mais conforto que o Golfão, podem até ser inferiores no desempenho, porém... Gosto é gosto.

 

100 pila não compro um VW nunca kkkk

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