Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Alinhei o meu som, se eu soubesse que dava tanta diferença...

Recommended Posts

tenho que calibrar mas ainda não tive tempo. Como foi um alinhamento-teste, fiz com o padrão do app!

 

Amigo como é feito a calibragem??? Você ´pode dar umas dicas?? Baixei o RTA analayzer , e acusou alguns vales, sendo que no que eu usava estava alinhado, agora fiquei meio que perdido , kkkkkkk, Alguém têm noção de como proceder na calibragem.

Valeu...... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber que mesmo sem a calibragem ja da pra ter um bom resultado!

 

Perguntei da calibragem pq acredito que a curva de resposta do mic do celular deve comprometer um pouco a análise, a calibragem deve ajudar a corrigir.

 

Pelo que li no app pra calibrar o ideal é reproduzir pink noise em um equipamento de qualidade, assim ele vai pegar o resultado como referência. Só nao fiz ainda pq não tenho um som de responsa pra isso.

 

Tb diz que da pra calibrar se o ambiente for bem silencioso, aí ele usa o silêncio como referência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber que mesmo sem a calibragem ja da pra ter um bom resultado!

 

Perguntei da calibragem pq acredito que a curva de resposta do mic do celular deve comprometer um pouco a análise, a calibragem deve ajudar a corrigir.

 

Pelo que li no app pra calibrar o ideal é reproduzir pink noise em um equipamento de qualidade, assim ele vai pegar o resultado como referência. Só nao fiz ainda pq não tenho um som de responsa pra isso.

 

Tb diz que da pra calibrar se o ambiente for bem silencioso, aí ele usa o silêncio como referência...

:legal: :legal: :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra constar, baixei por curiosidade aqui e dependendo do celular da diferença no resultado. Instalei no Moto G e no Galaxy S3 pra testar aqui no carro. Ambos "viram" um buraco em 500Hz. Com sub tocando, o S3 não subia como o Moto G até os 125Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando esses programas no cel você so tem uma ideia do que esta acontecendo no sistema e as vezes pode enganar pq o mic do cel não é linear

Se quiser ver a resposta real do sistema tem que ter um microfone linear tipo o behringer ecm8000 ou o da dbx ou tipo aquele que o CristianoLO postou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando esses programas no cel você so tem uma ideia do que esta acontecendo no sistema e as vezes pode enganar pq o mic do cel não é linear

Se quiser ver a resposta real do sistema tem que ter um microfone linear tipo o behringer ecm8000 ou o da dbx ou tipo aquele que o CristianoLO postou

 

Pode ser qualquer microfone condensador, que tem mais qualidade ou tem de se daqueles indicados. Sabe dizer?

 

Sendo condensador, são sempre bem caros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje meu carro saiu da oficina, ainda não pude fazer o teste com o pink noise apenas fiz com varias músicas. Tava regulado de ouvido mesmo..

Surpreendentemente, praticamente flat!!

Considerando q está sem st, faltou algo acima dos 12k, isso não teve jeito, mas de resto... Minha oreia é boa pra carvalho!! Kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei o mic so precisar ter uma resposta flat, esses dai que citei so são os mais indicados pra fazer medições

Tem vários microfones condensadores que tem um high pass na parte dos graves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei o mic so precisar ter uma resposta flat, esses dai que citei so são os mais indicados pra fazer medições

Tem vários microfones condensadores que tem um high pass na parte dos graves

 

Então acho que vou em busca do dBX, haja visto que o meu processador que acabei de comprar, é dBX também.

 

Custa por volta de R$ 350,00 na mesma loja que eu comprei e R$296,65 com desconto à vista.

 

Editando porque surgiu uma dúvida.

 

Cara, para vocês saberem o quanto eu sei nada dessa estória de processamento de áudio. Não sei nada, mas vamos devagar, rs rs

 

Fiquei pensando. Será que tem que ficar alinhando toda vez ou uma vez feito, você grava essa configuração (seu preset) e daí é só setá-lo toda vez que ouvir o som?

 

É porque fazer o investimento de um Mic desses para usar uma vez só ou não, rs rs.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então acho que vou em busca do dBX, haja visto que o meu processador que acabei de comprar, é dBX também.

 

Custa por volta de R$ 350,00 na mesma loja que eu comprei e R$296,65 com desconto à vista.

 

Editando porque surgiu uma dúvida.

 

Cara, para vocês saberem o quanto eu sei nada dessa estória de processamento de áudio. Não sei nada, mas vamos devagar, rs rs

 

Fiquei pensando. Será que tem que ficar alinhando toda vez ou uma vez feito, você grava essa configuração (seu preset) e daí é só setá-lo toda vez que ouvir o som?

 

É porque fazer o investimento de um Mic desses para usar uma vez só ou não, rs rs.

Bicho acho que depende, se vc fletar todas as frequencias na calibragem acredito que seja reproduzido o som o mais fiel possível das gravações, agora existem as curvas indicadas e tal. mas o meu deixei tudo flat com o pink noise, acredito tbm que esses mic não captem bem frequencias baixas, exitem esses modelos aqui de curva sugeridos, onde já ouvi disser que o segundo tipo de curva costuma ser usado em campeonatos para vencer, mas também to como vc descobrindo ainda essa brincadeira, estou de olho em um RTA usado profi, tbm, vamos ver se animo.

 

1517721_800630056711438_8038314989055918213_n.jpg?oh=41e7b3582994b7a21118b25713f59815&oe=560C6D28

 

Agora de ouvido gosto muito dessa tabelinha aqui que eu mesmo copilei, espero que ajude alguém.

 

1531855_800631866711257_5756900524049464617_n.jpg?oh=4b429b393e1fbfbe3dc4c0fa3e97692d&oe=55C10581

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

encontrei ontem esse artigo aqui tbm, não pus em prática ainda ,sempre pensei que fosse só ligar pink noise e atenuar ou acrescentar as frequencias no EQ , segundo o artigo o procedimento é outro.

 

http://www.vikel.com.br/RTA.htm

 

O analisador de tempo real angariou uma fama de jamais conseguir um bom resultado junto a muitos operadores e técnicos de som. Essa injustiça é resultado direto do desconhecimento da aplicação correta desta ferramenta.Neste texto, vamos revisar o que é um RTA, suas limitações e como é possível obter um bom resultado utilizando-o.

Um analisador de tempo real nada mais é do que um conjunto de filtros passa faixa, onde cada uma de suas saídas alimenta uma coluna de LEDs. Quanto maior for a presença de sinal na banda passante do filtro mais LEDs acenderão.

Ele foi inicialmente desenvolvido para funcionar em conjunto com equalizadores gráficos. Tanto que as freqüências e larguras de bandas dos dois são iguais.

Na teoria seu funcionamento não poderia ser mais direto. Você liga sua entrada a um microfone de medição e, observando a leitura do RTA, vai variando os controles do equalizador até que as colunas formem uma linha horizontal, quando então o sistema de som estaria plano, com a melhor qualidade possível.

Antes de mais nada, vale destacar que o RTA não tem condições de saber se o sinal que ele está lendo está vindo da caixa de som, do ar condicionado ou de outra fonte sonora qualquer. Lição número 1: você tem ouvidos, ouça. Se o que você está ouvindo não corresponde com o que você está lendo, PARE e PENSE. O ar condicionado não vai ficar menos ruidoso depois de você tirar 60 Hz da caixa de som A propósito, esta também é uma séria limitação dos equalizadores automáticos.

Outra noção importante é esclarecer que o RTA não faz distinções no tempo. Ele não diferencia uma onda sonora vindo diretamente da caixa, de outra que vem após refletir em uma superfície. Assim, um erro comum que as pessoas fazem é ligar o ruído rosa no PA durante muito tempo e, em volumes que incomodam aos outros, ficam observando a tela.

Há anos que as pessoas erradamente fazem isso. Acontece que ao faze-lo as pessoas deixam de ver com precisão o que a SALA está fazendo com a energia, isto é, a resposta modal da sala. Não cabe aqui entrar em detalhes de como funcionam os modos de uma sala e como o sistema interage. Aqueles interessados devem procurar textos de acústica. Mas podemos ilustrar com outra situação muito comum.

Digamos que por um motivo qualquer (reflexão no chão ou coisa parecida) o sinal direto do PA chega ao microfone imediatamente seguido de uma reflexão. Pela diferença de tempos de chegada, esta reflexão gera um cancelamento em 1KHz. O analisador refletirá esse cancelamento acendendo menos LEDs do que nas faixas adjacentes. Um operador mais afoito agiria de imediato aumentando no equalizador gráfico a região que corresponde a 1KHz até que o LED acendesse no mesmo nível dos demais. Visualmente o PA agora está plano, mas auditivamente há uma sobra de freqüências que não só agridem o ouvido do operador mas também provocam microfonias.

Duas coisas estão acontecendo. A primeira é que o cancelamento é função da posição do microfone. O PA estava respondendo corretamente mas como o 1K foi aumentado ele agora está acima das outras freqüências.

Mas como? E o visor do RTA nos mostrando que ele está na mesma amplitude dos adjacentes? Acontece que para o microfone há um cancelamento em 1KHz mas o equalizador tem uma faixa de atuação. Assim, outras freqüências próximas a 1KHz mas que não estão cancelando no microfone foram aumentadas e o resultado surgiu na tela - e no ouvido do operador.

O passo seguinte que normalmente acontece é que o operador chega a conclusão que deve retocar o equalizador para ficar bom e que o RTA não serve para equalizar.

Agora que já analisamos o funcionamento e a limitação de um RTA, vejamos como podemos fazer uso correto dele.

O que é importante manter em mente é que a melhor equalização é não equalizar. Basicamente, se o sistema estiver otimizado adequadamente nas caixas, amplificadores, divisores, delays etc. não deve haver necessidade de equalizar. Só em condições extremas. Um sistema adequadamente otimizado deve ter uma resposta plana (+/- 2dB) de 100 Hz a 8 kHz na área da platéia. As altas devem decair a uma taxa aproximada de 6 dB/oitava acima de 8kHz e no grave, o tamanho da sala irá desempenhar um papel importante na resposta e geralmente não há muito que se possa fazer eletronicamente para compensar. Assim, a única metodologia plausível é descobrir o que a sala está fazendo nesta faixa.

Lembre-se que o ruído rosa em estado contínuo no PA pode mascarar o efeito da sala – quando estamos tentando fazer a leitura de um RTA (Vide observação no final sobre sinais de teste). Bons resultados podem ser obtidos com o seguinte procedimento ao usarmos um RTA, ruído rosa e um microfone de referência.

Resposta de baixas freqüências

1. Coloque o microfone de referência na platéia. Ele deve ser posicionado de forma que esteja no campo direto do PA (no eixo e entre 3 e 10 metros de distância das caixas) e um pouco para o lado do centro da sala.

2. Ponha ruído rosa no PA a um nível de 90-95dBSPL (medido pelo microfone de referencia).

3. Ajuste a tela do RTA de forma que haja energia até o topo. Faça com que o RTA trabalhe com uma leitura de velocidade média.

4. Rapidamente desligue o ruído rosa e observe a tela do RTA.

5. Você deve ver uma freqüência ser a última a sair da tela

6. Repita os passos 2 a 6, procurando um padrão de decaimento de energia semelhante. Por exemplo, 160 Hz é sempre a última freqüência a cair.

7. Uma vez que esta freqüência foi identificada, corte-a 6 dB no equalizador.

Resposta de médias freqüências

1. Ponha ruído rosa no PA

2. Observe a curva de resposta de 400 a 1 kHz. Procure um ou duas freqüências que estejam significativamente mais altas que suas vizinhas.

3. Ajuste o equalizador o necessário para controlar estas freqüências. Cuidado para não cortar mais de 6 dB pois o sistema pode perder seu "punch".

Resposta de altas freqüências

1. Ponha ruído rosa no PA

2. Observe a curva de resposta de 1kHz a 8kHz. Procure por uma ou duas freqüências que estejam significativamente mais altas que as vizinhas.

3. Ajuste o equalizador o necessário para controlar estas freqúências. Cuidado para não cortar mais de 4 dB. Acima disso você estará afetando a clareza do sistema

 

Alguns comentários finais

Ao equalizar um PA sempre corte. Se você der ganho em qualquer freqüência, será necessário que os amplificadores forneçam mais potência elétrica só por causa desta freqüência. Esta potência poderia ser usada para aumentar o volume geral do sistema. Assim sendo, sempre corte, nunca dê ganho.

A maioria dos equalizadores permite ganhos de 12 dB (16 x mais potência). Isto significa que, se em zero o sistema estivesse gerando 100 watts, na freqüência aumentada ele geraria, ou pelo menos tentaria, 1600 watts! O mais provável seria a saturação do amplificador (clipping), sobreaquecimento da bobina e o seu sistema ir para o espaço.

Você pode reconhecer um problema da fase não mínima (reflexões etc.) fazendo uma medição no RTA, mudando o equalizador de posição, e fazendo uma segunda medição. Se houve alteração na leitura provavelmente a primeira leitura está contaminada por uma reflexão enão é possível de ser resolvida com um equalizador.

Sinais de teste: Ruído branco, ruído rosa, música

Por que devemos usar ruído rosa com um RTA?

O ruído rosa é um sinal gerado artificialmente. A partir do ruído branco (que é um ruído que possui a mesma energia em todas as freqüências) criamos, com um filtro passa alta de 3 dB/oitava, o ruído rosa (que possui a mesma quantidade de energia por largura de banda percentual). Basicamente é uma transformação de escala linear para logaritmica (que é como nosso ouvido funciona). Assim, com o ruído rosa, para cada um terço de oitava teremos uma mesma quantidade de energia. Da mesma forma em cada oitava ou um sexto de oitava. Já com o ruído branco, teremos a mesma quantidade de energia entre 100 e 200 Hz que teremos entre 10000 e 10100 Hz.

O melhor motivo para usarmos ruído rosa ao fazermos medição com um RTA é que por ser distribuida igualmente por oitava, ela divide-se bem entre as diversas partes de nosso sistema de som. Gerar o volume necessário para fazermos medições com RTA usando o ruído branco queimaria rapidamente as cornetas, ao mesmo tempo que não geraria volume suficiente nos graves para ouvirmos (ou medirmos).

Por que músiac não é um bom sinal de teste para um RTA

A dinâmica de um sinal musical é muito grande. Além do mais, por natureza, é um sinal não constante cujo nível varia a todo momento. Finalmente, dificilmente durante uma música todas as freqüências estarão presentes em um mesmo nível. Só isso já seria suficiente para desqualificar a música como sinal de teste, pois como ter certeza de que a ausência de uma determinada freqüência deve-se a um cancelamento, uma deficiência na resposta do equipamento ou simplesmente não há sinal?

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente pensa (eu tbm pensava) que ao colocar o mic em uma posição e deixar o sistema flat vai deixar em todo ambiente o sistema flat

O som so vai ser flat naquele local da medição, as reflexões que as paredes e os objetos fazem com o som saindo das caixas é muito grande

Tenta alinhar um som em uma sala e depois levar o som pra outro lugar..

A curva de resposta vai ser dificilmente a mesma

Mexer no eq é a última coisa que se deve fazer, primeiro é ver a posição das caixas, cortes de acordo com a distância dos centro acústico das vias de alta, ajustar polaridade, delay...

Sim, é muita coisa hahahaha

Me corrijam se eu estiver errado

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, seu post é excelente, sem dúvidas! Mas no meu caso, em específico, bandas não querem um som agradável. Querem um som FLAT! hahahaha

 

 

O locador geralmente traz um RTA e pede o som flat! O roll off que eu fiz nos drivers em 16khz tive que tirar por conta disso! Era delicioso de ouvir mas eles querem FLAT!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, seu post é excelente, sem dúvidas! Mas no meu caso, em específico, bandas não querem um som agradável. Querem um som FLAT! hahahaha

 

 

O locador geralmente traz um RTA e pede o som flat! O roll off que eu fiz nos drivers em 16khz tive que tirar por conta disso! Era delicioso de ouvir mas eles querem FLAT!

 

Bloom na verdade eles querem o som com fidelidade , não é isso que acontece quando o sistema está em flat ??? O roll off em 16 khz realmente é um charme a parte [-] , fica realmente como vc disse delicioso, rsrs.

Acabei comprando o RTA Pro também , fiquei com inveja , [¨] , vc está medindo com a calibração standard ou fez calibração ??? Você alinhou pelo pico ou pelas barras ?

 

Mas batendo as real é como vc disse, que diferença passar um RTA para alinhar, a gente sempre pensa que tá bom ou que para melhorar ia ter que acabar gastando mais , quando na verdade um ajuste fino desses já dá um ganho considerável no sistema !!!!

 

 

 

:legal:

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como seria esse Holl off? Corte lp a 6db/8?

 

Amigo seria o decaimento das frequências , partindo da mais baixa para a mais alta.

Acho que a forma mais fácil e correta seria no EQ.

 

11707670_821612427946534_388697532692965564_n.jpg?oh=611258606f3645c40647845c65d7b9a1&oe=5618E123&__gda__=1444655720_2bc26664c15bf6a21bb3d955ea2729a9

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante! Fui pesquisar e vi que tem alguns eq gráficos com um botão dedicado pra roll on/ roll off nos extremos da resposta.

 

Mas, na prática, esse decaimento nos agudos é pra criar algum efeito específico em um ambiente específico? Quem ouve pode sentir falta de agudo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante! Fui pesquisar e vi que tem alguns eq gráficos com um botão dedicado pra roll on/ roll off nos extremos da resposta.

 

Mas, na prática, esse decaimento nos agudos é pra criar algum efeito específico em um ambiente específico? Quem ouve pode sentir falta de agudo?

Cara sinceramente , minha opinião tá, fica mais detalhado o som mais refinado mais próximo do real, foi o que percebi ao fazer roll off do som fica em cima nem mais nem menos,falta do agudo jamais se for bem executado eu acredito, realmente existem processadores que já vêm com características de roll-off selecionáveis, tipo o DCX 2496 da Behringer.

 

minha medição tabajara ficou assim

10614168_808821835892260_7853567950608507728_n.jpg?oh=8eae1fb1625209d510c326971e4b6efa&oe=55E85B6F&__gda__=1446287333_f8b492e81c9ae62618c9cb6b17135b96

 

escuta no fone ai da pra ter uma ideia

https://www.youtube.com/watch?v=lxTUW5IvyM8

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara sinceramente , minha opinião tá, fica mais detalhado o som mais refinado mais próximo do real, foi o que percebi ao fazer roll off do som fica em cima nem mais nem menos,falta do agudo jamais se for bem executado eu acredito, realmente existem processadores que já vêm com características de roll-off selecionáveis, tipo o DCX 2496 da Behringer.

 

minha medição tabajara ficou assim

10614168_808821835892260_7853567950608507728_n.jpg?oh=8eae1fb1625209d510c326971e4b6efa&oe=55E85B6F&__gda__=1446287333_f8b492e81c9ae62618c9cb6b17135b96

 

escuta no fone ai da pra ter uma ideia

https://www.youtube.com/watch?v=lxTUW5IvyM8

 

Cara, seu som tá muito muito gostoso de se ouvir!

 

Esse lance dessa equalização serve pra isso!

 

Mas pra quem trabalha com locação, como eu, não serve!

 

Os produtores já chegam buscando o som flat, eles querem isso apenas. Meu som antes seguia isso, graves gordos e o roll-off nas altas. Tive que desfazer antes do show do Fresno, o produtor deles exigia o p.a. FLAT!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz o trem funciona mesmo! Da pra ouvir os pratos da bateria nitidamente, alias ta tudo muito nítido, curti o baixo destacando também. Vou tentar fazer isso no som da moto, só que o px1 só tem 15 bandas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz o trem funciona mesmo! Da pra ouvir os pratos da bateria nitidamente, alias ta tudo muito nítido, curti o baixo destacando também. Vou tentar fazer isso no som da moto, só que o px1 só tem 15 bandas.

 

Como falei, você acha que o som tá bom, até ouvir ele alinhadinho =( huashusahusauhsahushusauh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, seu som tá muito muito gostoso de se ouvir!

 

Esse lance dessa equalização serve pra isso!

 

Mas pra quem trabalha com locação, como eu, não serve!

 

Os produtores já chegam buscando o som flat, eles querem isso apenas. Meu som antes seguia isso, graves gordos e o roll-off nas altas. Tive que desfazer antes do show do Fresno, o produtor deles exigia o p.a. FLAT!

 

 

Imagino que seja para manter o som deles o mais fiel possivel do que eles querem não é ?? Tipo cada banda usa um certo padrão para se chegar a um resultado final de gravação ou show, sendo assim o ideal mesmo e chager e pega um som Flat , ou estou errado ? Obrigado pelo elogio achei que ta bacana tbm, mas pode melhorar não é ?kkkk abraço Bloom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz o trem funciona mesmo! Da pra ouvir os pratos da bateria nitidamente, alias ta tudo muito nítido, curti o baixo destacando também. Vou tentar fazer isso no som da moto, só que o px1 só tem 15 bandas.

amigo independente disso o meu tbm é somente 15 bandas, so diferencia do px1 por serem parametricas, mas é tranquilo isso, vai nas proximas e oitavas para regular, mas antes de ir em eq tente alinhar pelos ganhos, cortes e delays. um abraço

Editado por ThiagoD
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que seja para manter o som deles o mais fiel possivel do que eles querem não é ?? Tipo cada banda usa um certo padrão para se chegar a um resultado final de gravação ou show, sendo assim o ideal mesmo e chager e pega um som Flat , ou estou errado ? Obrigado pelo elogio achei que ta bacana tbm, mas pode melhorar não é ?kkkk abraço Bloom

 

Por aí!

 

Eles pedem flat, pq fazem a eq na hora!

 

Se o som não for flat, eles primeiro vão alinhar pra dps equalizar "artisticamente", como dizem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Imagino que seja para manter o som deles o mais fiel possivel do que eles querem não é ?? Tipo cada banda usa um certo padrão para se chegar a um resultado final de gravação ou show, sendo assim o ideal mesmo e chager e pega um som Flat , ou estou errado ? Obrigado pelo elogio achei que ta bacana tbm, mas pode melhorar não é ?kkkk abraço Bloom

 

Os caras querem Flat pra ter um resultado padrão. Não dá pra tocar em cada lugar com uma sonoridade totalmente diferente. Os caras já pedem até uma determinada mesa específica, digital, pra não precisar refazer todas as cenas... vai tudo gravado, só precisa passar o som pra pegar algum detalhe diferente, corrigir e deu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...