Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Alinhei o meu som, se eu soubesse que dava tanta diferença...

Recommended Posts

Essa semana tive uma decisão: Comprei um desses RTAs de celular e arrisquei dar uma alinhada no som!

 

O técnico que fez o som da Fresno aqui alinhou também com o celular. Falou que era fato que um mic adequado + smaart era BEM melhor, mas o celular sempre quebrava um galhão.

 

 

 

Sempre achei o som da boate satisfatório, mas em 2 shows grandes, o produtor exigiu Line... e as altas de Line davam uma baita SURRA na qualidade em relação às nossas. Inclusive em outros tópicos eu cogitei transformar meu P.A. em Line e pensava cá com meus botões em comprar um line ativo (Attack, algo assim).

 

 

 

Mas antes de tudo, ia testar meu som com uma leve alinhada! Com celular mesmo, coisa rústica.. mas pra ver se tinha saída ou não!

 

Primeiro estimei a distância das bobinas, e coloquei um delay aproximadamente correto! (antes tava zerado) Creio que a diferença seja mínima, mas tá lá!

 

Baixei pink noise, botei no sistema em loop. Volume médio... liguei o RTA do cel, passei a varredura!

 

 

 

Grand Canyon! Picos, vales.. putz.. bateu agonia!

 

 

Vou no eq, ajusto.. celular na pista, em frente ao som.. medição! Volto pro eq, ajusto! Pista, medição.

 

 

Depois de quase 1h fazendo isso, cheguei ao seguinte resultado (Não tirei antes, n sabia que tinha como):

 

 

11011458_849285451816088_830826751317053472_n.jpg?oh=96146797eb5ee26eb7e7e0e566dd52ae&oe=55C17C5C&__gda__=1440294045_063848bef26daa7c2cab82631c52274a

 

 

 

O resultado real são os pontinhos discretos em cima das barrinhas. Eles são o "peak hold", as barrinhas ficam subindo e descendo MUITO rápido, olhando pessoalmente elas sempre tão triscando o peak hold!

 

 

 

Sendo que depois desse print, ainda perdi mais uns 20 minutos... dei uma subida naquele vale dos 80~85hz, dos ~500hz e uma melhorada no driver!

 

 

 

Eis que ouvi o som, pareceu alguma diferença, mas nada demais! O ouvido sempre se adapta ao que tem!

 

 

Mas quando a banda tocou, aí veio a diferença!

 

 

Como uma imagem vale mais que mil palavras, primeiro um show gravado a uns 10 dias atrás, antes do alinhamento:

 

 

 

E essa agora, gravada após o alinhamento. Dá a sensação de mais distorção, mas é pq o P.A. conseguia subir BEM mais o volume (Sem microfonias) e a pessoa que filmou tava colada no palco! Fora isso, reparem na intelegibilidade e clareza do som:

 

 

https://www.facebook.com/dani.albuquerque.946/videos/868037086595583/?hc_location=ufi

 

 

Enfim, adios Line Array! Nem sonhando eu vou comprar um line! Esse meu bom e velho sistema dá conta SIM!

 

De up, vou suspender as altas e comprar uns expansores de tiro curto, e mais NADA!

 

 

 

Fica a dica: RTA! Alinhem seus sons. O ouvido acostuma, tu acha que tá bom... mas depois de alinhado... é que a diferença se mostra!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara teoricamente eu sei usar mais ou menos o rta mais nunca regulei um som por ele!como vc fez pra diminuir os cancelamentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns pelo seu ganho acredito que no fim pra projeto qualquer melhora ja da um resultado satisfatório.

 

bloom coloque o nome do programa de RTA que você usou.

Editado por JOAOSDX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara teoricamente eu sei usar mais ou menos o rta mais nunca regulei um som por ele!como vc fez pra diminuir os cancelamentos?

 

Então, o ideal seria ter resolvido os cancelamentos através da inversão de fase. Como foi um alinhamento teste, foi tudo no eq! E em nenhuma faixa tem mais de uma via se cruzando, ou seja: cancelamentos são mais difíceis!

 

 

Mas farei isso em breve, ainda essa semana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns pelo seu ganho acredito que no fim pra projeto qualquer melhora ja da um resultado satisfatório.

 

bloom coloque o nome do programa de RTA que você usou.

 

11210408_849391935138773_1522496473610938593_n.jpg?oh=317d458a7c438b3c9d8295b46d2888f3&oe=5607CA46

 

 

 

 

...o meu é a versão "Pro", 12 reais! usahushushauhsahu

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BlOon, vou dar um pitaco , já experimentou esse aqui, ele dá gráfico, faz leitura de 3 regulagens diferentes e armazena para vc comparar, você já conhecia??? eu uso ele, seria melhor que o que vc usa ? ou pior ?? ou mesma coisa, rsrsrs ???

 

11265297_797038163737294_1813088022861450884_o.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usou algum microfone ou foi o interno?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usou algum microfone ou foi o interno?

 

 

O interno! O próprio programa avisa que é recomendado um mic específico e calibrado pra maior precisão!

 

Mas como citei acima, o mic interno em baixos decibéis (com o som em volume moderado) regula certinho, quebra um galhão!

 

 

BlOon, vou dar um pitaco , já experimentou esse aqui, ele dá gráfico, faz leitura de 3 regulagens diferentes e armazena para vc comparar, você já conhecia??? eu uso ele, seria melhor que o que vc usa ? ou pior ?? ou mesma coisa, rsrsrs ???

 

11265297_797038163737294_1813088022861450884_o.jpg

 

 

Vou analisar ele mais tarde!

 

 

Como esses programas são baratos (10, 15 reais) se pá, eu compro pra ver se é bacana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o RTA Analyzer e o Ultimate Audio Lite, quebram um baita galho (pra descobrir os vales), da pra usar o mic do fone de ouvido tbm.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só uma pergunta... também comprei aqui este programa... 12 reais!! Qual música usou na análise do primeiro post?? Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou usar o transfer function do smaart?

 

Eu nem tenho o smaart! Se tivesse, não usava o cel! husausauhsahu (smaart é mais preciso)

 

só uma pergunta... também comprei aqui este programa... 12 reais!! Qual música usou na análise do primeiro post?? Valeu

 

Você pode usar qualquer música pra ver a resposta dela, mas pra alinhar o sistema, é Pink Noise (ruído rosa)!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro hauhahuahauha

Tem pra baixar por torrent, no começo apanha um pouco pra mexer nele, mas depois que aprende o som fica outro mesmo corrigindo rta e fase

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixei o APP aqui, assim que a paratosa sair da oficina vou procurar um lugar calmo e regular pra ver como anda a qualidade do sistema..

Acredito eu estar bom, mas como vc disse, nossos ouvidos nos enganam.. Kkkk

Quero ainda comprar meus st400 essa semana.. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu jurava q o som da boate tava bom! Hahahauah

 

Até o pink noise + rta me negar isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nuas.. Falando em eq, crossover e talz..

Parei agora pra ver o STX2448

To in love com ele.. Kkkk

Uso um cross stetsom ST104. Como crossover, acho satisfatório, uso um sistema de 4 vias. Mas esse novo TDM tem muito mais recursos...

Não tenho equalizador, uso apenas o de 5 vias do player Pioneer, e sei que vai ter muito vale na hora de testar.. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixei o APP p/ testar, muito interessante! O legal é ter uma ferramenta dessas sempre a mão visto que é via celular.

 

Bloom, dúvida: você fez a calibragem do microfone antes de fazer a medição ou mediu direto pelo padrão do APP?

 

Valew !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho que calibrar mas ainda não tive tempo. Como foi um alinhamento-teste, fiz com o padrão do app!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse smart do torrent é bonzinho, mas o top mesmo é o 7.4.2 ou o ultimo neh, negocio muito mais preciso, com generator, redirecionado automaticamente pela placa, sem um monte fio indo e voltando audio.

 

E esse 7.2 do torrent ainda é cheio de bug, passei uma trabalheira com ele.

Mas sempre que puderem alinhem, delay e equalização, muito muito um som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...