Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Gasolina com 27% de etanol não faz mal

Recommended Posts

Postado em

aumenta sim, de todas as peças que entram em contato com o etanol... ele não tem o poder lubrificante da gasolina.

resíduos a gasolina hoje já é bem de boa, 50ppm de enxofre, se antes demorava para fazer borra, hoje então... acho que não teremos mais problemas quanto a isso.

agora quanto ao etanol, eu tenho a impressão que acumula mais água no escapamento, isso pra quem roda pouco igual eu é uma desgraça.

ta bom então queridos, só vou deixar um link aqui para reflexão: http://economia.terr...cceb0aRCRD.html

bônus: um link com uma calculadora com regra de 3 já, HUE: http://www.suportepostos.com.br/modules/news/article.php?storyid=6711

Não fez o dever de casa e ainda colou somente a resposta...

Me explique o que perguntei lá em cima, por que a razão abaixo de 70% compensa o álcool? po***, tu quer ser um engenheiro ou um economista? Se não souber responder isto, não vou nem entrar na parte do assunto que trata taxa de compressão.

Depois o rapha e cia ltda te zoa e você fala que é perseguição. Pense ou estude.

Quanto às oxidação por água das peças, do óleo e sei lá do quê é puro mimimi, pois desde 1980 (ou antes) já temos álcool no combustível, o clima daqui é tropical, tendo regiões extremamente úmidas (não fariam um carro pra Manaus e outro pro agreste). Resumindo, todos têm proteção ou as peças são feitas pensando em minimizar este efeito...

Postado em

Não fez o dever de casa e ainda colou somente a resposta...

Me explique o que perguntei lá em cima, por que a razão abaixo de 70% compensa o álcool? po***, tu quer ser um engenheiro ou um economista? Se não souber responder isto, não vou nem entrar na parte do assunto que trata taxa de compressão.

Depois o rapha e cia ltda te zoa e você fala que é perseguição. Pense ou estude.

Quanto às oxidação por água das peças, do óleo e sei lá do quê é puro mimimi, pois desde 1980 (ou antes) já temos álcool no combustível, o clima daqui é tropical, tendo regiões extremamente úmidas (não fariam um carro pra Manaus e outro pro agreste). Resumindo, todos têm proteção ou as peças são feitas pensando em minimizar este efeito...

mas hein? está mais do que respondido o lance dos 70% do valor da gasolina, levando em conta a média de consumo dos veículos flex brasileiros. se teve preguiça de ler os links a culpa não é minha.

só que como você, também acho que essa regrinha deve ser revista, já que a mistura da gasurina mudou, o consumo com ela ficou diferente agora.

e não falei sobre oxidação pela água, mas sim do menor poder lubrificante, e isso sim te traz um resultado negativo a longo prazo. mas isso entra novamente naquela coisa de que "ah, mas só 2% a mais não faz diferença", ou seja, já está fudendo o carro a tempo mesmo, o que são mais míseros 2%?

Postado em

mas hein? está mais do que respondido o lance dos 70% do valor da gasolina, levando em conta a média de consumo dos veículos flex brasileiros.

HEIN?

O cálculo é feito com base na diferença de poder calorífico. Quando foi proposto tinha flex fazendo 50% no álcool. Em uma situação ideal o álcool vai te dar 70% da autonimia. E isto nem é inatingível, meu carro atinge 70% de autonomia no álcool numa boa, basta rodar com motor quente.

Postado em

mas hein? está mais do que respondido o lance dos 70% do valor da gasolina, levando em conta a média de consumo dos veículos flex brasileiros. se teve preguiça de ler os links a culpa não é minha.

só que como você, também acho que essa regrinha deve ser revista, já que a mistura da gasurina mudou, o consumo com ela ficou diferente agora.

e não falei sobre oxidação pela água, mas sim do menor poder lubrificante, e isso sim te traz um resultado negativo a longo prazo. mas isso entra novamente naquela coisa de que "ah, mas só 2% a mais não faz diferença", ou seja, já está fudendo o carro a tempo mesmo, o que são mais míseros 2%?

Leia tudo o que você postou... Por que o consumo é maior, não seria porque o rendimento é menor e em mesma proporção? E por que isto ocorre?

Postado em

HEIN?

O cálculo é feito com base na diferença de poder calorífico. Quando foi proposto tinha flex fazendo 50% no álcool. Em uma situação ideal o álcool vai te dar 70% da autonimia. E isto nem é inatingível, meu carro atinge 70% de autonomia no álcool numa boa, basta rodar com motor quente.

Exatamente... Era isso que queria que ele descobrisse, mas não conseguiu...

A questão a taxa de compressão mais baixa e como calcula a diferença de rendimento teórico não vou nem entrar no mérito senão bate biela no menino... É coisa boba, mas se nem poder calorífico ele conhece.

Postado em

HEIN?

Exatamente... Era isso que queria que ele descobrisse, mas não conseguiu...

A questão a taxa de compressão mais baixa e como calcula a diferença de rendimento teórico não vou nem entrar no mérito senão bate biela no menino... É coisa boba, mas se nem poder calorífico ele conhece.

ai meu deus...

o problema ai não é falta de aula de termodinâmica, mas sim de interpretação!

vocês estão falando a mesma coisa que eu CARALEO!

como um carro flex, em média, assim como o do Kleber, com etanol faz 70% do serviço que faria com gasolina, você usa essa mesma ideia para avaliar na hora de abastecer, porque de nada adianta teu carro estar regulado, perfeito, fazendo 7km/L (E) e 10km/L (G) e na bomba o preço for 3,40 (E) e 3,50(G).

mais desenhado que isso impossível.

Postado em

Sinceramente, eu não lembro aqui no RJ quando a gasolina abaixou.

Nunca vi baixar aqui no RJ tmb, tempos atrás até tinha uma promoção perto de casa q após as 22;00 era 10 centavos mais barato mas pagamento somente em din din.

Postado em

olha se da problema no motor nao sei...

mais que meu carro fica um trator ate esquentar fica... fica estranho o carro nao pipoca mais fica aspero na lenta fica meio que trepidando! esquisito mesmo..

mais deve ser porque eh 2003 esta regulado pra uma gasolina bem melhor! rs

Postado em

Nunca vi baixar aqui no RJ tmb, tempos atrás até tinha uma promoção perto de casa q após as 22;00 era 10 centavos mais barato mas pagamento somente em din din.

Após as 22hs promoção pagando só em dimdim? no RJ? Fudeo.

Postado em

olha se da problema no motor nao sei...

mais que meu carro fica um trator ate esquentar fica... fica estranho o carro nao pipoca mais fica aspero na lenta fica meio que trepidando! esquisito mesmo..

mais deve ser porque eh 2003 esta regulado pra uma gasolina bem melhor! rs

Bem melhor não, era até pior, mas agora tem mais etanol.

Postado em

ai meu deus...

o problema ai não é falta de aula de termodinâmica, mas sim de interpretação!

vocês estão falando a mesma coisa que eu CARALEO!

como um carro flex, em média, assim como o do Kleber, com etanol faz 70% do serviço que faria com gasolina, você usa essa mesma ideia para avaliar na hora de abastecer, porque de nada adianta teu carro estar regulado, perfeito, fazendo 7km/L (E) e 10km/L (G) e na bomba o preço for 3,40 (E) e 3,50(G).

mais desenhado que isso impossível.

Parei...

Postado em

eh verdade! uahuah nesse sentido que quiz dizer..

com menos alcool.. é mto engraçado.. esquentou o carro muda completamente e volta ao funcionamento normal.. uhauha

Bem melhor não, era até pior, mas agora tem mais etanol.

Postado em

tem muito carro chipado por aí que não precisa mais daquela trabalheira na hora de abastecer. já vende rabo de galo pronto no posto! grilo nunca mais kkk

Postado em

Ô jovem, faz isso com a classe não...

Porque você acha que se a relação do preço do etanol estiver abaixo de 70% compensa álcool? Só pensa, não fala nada...

Vou deixar você estudar e descobrir isso...

hahahahahahahahahahahahhahahahahaha

Eu ia comentar, mas vc o fez primeiro...

Nego acha que os 70% surgem assim, do nada? :vts

Postado em

hahahahahahahahahahahahhahahahahaha

Eu ia comentar, mas vc o fez primeiro...

Nego acha que os 70% surgem assim, do nada? :vts

tem gente que não sabe o porque ser 70% mesmo, mas as vezes para a pessoa é o suficiente para saber qual compensa mais.

Postado em

Um estudo feito pela ANFAVEA. Ai fica complicado. Se perguntarem para os caras do EI, eles vao afirmar de pés juntos que cortar a cabeça e jogar fora não mata.

Postado em

Para leigos, pq li ali e não entendi muito bem, como funciona a relação então?

o rendimento do motor flex com etanol é, em média, 70% do rendimento com gasolina.

logo para saber se compensa abastecer com etanol você precisa verificar se o custo por litro está abaixo dos 70%.

algo simples, onde saber apenas isso já é o suficiente para praticamente todos os usuários comuns, mas alguém ficou querendo complicar para mostrar que sabe de termodinâmica... e nem fui eu dessa vez hahahaha.

Postado em

o rendimento do motor flex com etanol é, em média, 70% do rendimento com gasolina.

logo para saber se compensa abastecer com etanol você precisa verificar se o custo por litro está abaixo dos 70%.

algo simples, onde saber apenas isso já é o suficiente para praticamente todos os usuários comuns, mas alguém ficou querendo complicar para mostrar que sabe de termodinâmica... e nem fui eu dessa vez hahahaha.

Ah ta, se for isso eu já sabia eehuehuehuehueuh

Lembro que no Civic dava isso aí mesmo, 71% da autonomia, nos outros carros sempre coloquei somente gasolina...

Postado em (editado)

ja fiz esse calculo...

compensava por alcool no fox.. mais achei que estava rendendo menos que o esperado..

simples um tanque de gasolina rodava 2 semanas certinho.. com alcool.. passou a dar uma semana usando a reserva ate o talo..

dois tanques de alcool 140 reais..

um de gasolina 110 reais..

entao pronto! no meu carro, no meu uso, NA PRATICA! esse calculo estava bemm errado... simples assim! :vts

Editado por Rodrigo_KBLO
Postado em

ja fiz esse calculo...

compensava por alcool no fox.. mais achei que estava rendendo menos que o esperado..

simples um tanque de gasolina rodava 2 semanas certinho.. com alcool.. passou a dar uma semana usando a reserva ate o talo..

dois tanques de alcool 140 reais..

um de gasolina 110 reais..

entao pronto! no meu carro, no meu uso, NA PRATICA! esse calculo estava bemm errado... simples assim! :vts

Tinha água nesse chopp alcool hein rsrs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...