Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Maverick GT 1978 renasce da ferrugem

Recommended Posts

Postado em

Maverick GT 1978 renasce da ferrugem

Versão esportiva do Ford reluz como nova depois de longo trabalho de recuperação feito pelo juiz Flavio Soares

Maverick_1_670.jpg

Werther Santana/Estadão

Lataria, interior e motor do carro são impecáveis

Quem vê o Maverick GT V8 1976 desta reportagem não imagina que o Ford já esteve “desenganado”, pronto para virar sucata. A atual aparência reluzente é resultado de um trabalho minucioso de recuperação, executado com empenho pelo juiz do trabalho Flavio Bretas Soares.

“Meu avô e meu pai sempre apreciaram carros fortes, como o Opala. Com 16 anos de idade, andei no Maverick do pai de um amigo, gostei e disse a mim mesmo que teria um”, ele lembra. Seis anos depois, Soares punha as mãos em seu primeiro exemplar. Mas não por muito tempo.

“O carro precisava de uma grande restauração e eu não podia arcar com os custos. Acabei vendendo-o após um ano. Mas fiquei com o modelo na cabeça”. Aprovado em um concurso público para o cargo de analista judiciário, ele começou a juntar dinheiro, preparando o caminho para ter outro Maverick.

Dez anos depois, a nova condição financeira finalmente lhe permitiu colocar na garagem o exemplar desta reportagem. O negócio, intermediado pelo presidente de um clube dedicado ao modelo, foi fechado à época por R$ 4 mil. Mas o cupê estava em péssimo estado.

“O carro estava no limite de ir para o ferro-velho. Não tinha nem painel. Durante a reforma, a carroceria foi lixada e o capô, uma porta e um para-lama foram direto para o lixo. O assoalho também estava muito ruim e, do motor e câmbio, não havia nada aproveitável”, conta Soares. “Mas preferi não comprar um veículo pronto, pois queria fazer eu mesmo a restauração. Levei dois anos para deixá-lo em condições de andar.”

Modernizado. Se, por fora, o Ford aparenta ser um exemplar original que teve a sorte de envelhecer bem, sob o capô está escondido um conjunto mecânico moderníssimo, feito para aguentar as condições do trânsito contemporâneo.

“Coloquei sistema de ignição importado, carburador do tipo quadrijet e radiador de alumínio. O motor foi trocado, mas é original da linha Maverick. São avanços que melhoram muito a dirigibilidade. Sem esses itens, o propulsor esquentaria nos dias de hoje”, afirma o leitor. “Já gastei cerca de R$ 90 mil nele e ainda faço algumas melhorias aqui e ali.”

Renascido das cinzas, o Ford não poderia ter deixado Soares mais feliz. “É um carro grandalhão, sem recursos tecnológicos, mas tenho o maior prazer do mundo nele. Meu veículo de uso diário, um Mitsubishi Lancer, tem câmbio automático, mas no ‘Mavecão’ gosto mesmo é de trocar as marchas”, conta o juiz. “Os diferenciais dele são o estilo e também o ronco do motor V8 de 250 cv, que poucos conseguem acompanhar.”

De acordo com Soares, as aparições do Maverick provocam reações por onde passa. “Já fui aplaudido várias vezes, muitos tiram fotos. Uma senhora do meu prédio confessou que sempre quis ter um exemplar. Acho bacana esse assédio. Só a minha mulher não gosta que fiquem olhando muito”, brinca.

Com o nascimento do filho de Soares, agora com dois anos, o ritmo dos passeios diminuiu, pois é difícil afixar a cadeirinha infantil no banco. “Mas ele adora o Ford, já mexe no volante e diz ‘carro velho papai’. Provavelmente o Maverick vai ficar para ele”, revela o pai coruja.

Maverick_2_670.jpg

BASE%28415%29.jpg

Maverick_3_670.jpg

BASE%28416%29.jpg

Maverick_4_670.jpg

BASE%28417%29.jpg

Maverick_5_670.jpg

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/antigos,maverick-gt-1978-renasce-da-ferrugem,22214,0.htm

Postado em

Acho que essa reforma saiu meio salgada, pô 90k, por esse calor investiria em algumas coisas mais modernas q dariam até mais potência.

Postado em

90k não é muito difícil não. Só um motor e câmbio, novos, vindo dos EUA e cheio de perfumarias, já devem tomar uns 30.

Lembrando que ele teve que comprar todos os acessórios, então morreu muitas vezes aí. Começou errado, pegou um acabado, sem nada e enferrujado, só porque estava barato. Se tivesse começado comprando direito, teria gasto BEM menos.

Enfim, deu pra entender que todo mundo plantou a faca com gosto e o tiozão só abria a carteira, né?

Postado em

90k não é muito difícil não. Só um motor e câmbio, novos, vindo dos EUA e cheio de perfumarias, já devem tomar uns 30.

Lembrando que ele teve que comprar todos os acessórios, então morreu muitas vezes aí. Começou errado, pegou um acabado, sem nada e enferrujado, só porque estava barato. Se tivesse começado comprando direito, teria gasto BEM menos.

Enfim, deu pra entender que todo mundo plantou a faca com gosto e o tiozão só abria a carteira, né?

claro.. se não era voz de prisão na certa.

Postado em

Burro!

Com 90k eu comprava um ds3, metia xxxip tim beta e deixava o maverick (velho) pra trás...

Esse maluco ai deve ser irmao do ky, gastou mó grana no carro e continua sendo um carro velho... Hauehauehaue

Postado em

Bem isso que pensei ao ler... pra que comprar sucata quando se tem $$... se pagasse uns 15 ~ 20k no fim das contas economizava...

Postado em

deve ser pelo prazer de ter mandado fazer..

O prazer seria o mesmo. A diferença seria apenas a quantidade de trabalho necessária. Pegar um carro destruído ou pegar um bom? Pra chegar no perfeito a diferença de custo, tempo e paciência é bem grande.

Postado em

O prazer seria o mesmo. A diferença seria apenas a quantidade de trabalho necessária. Pegar um carro destruído ou pegar um bom? Pra chegar no perfeito a diferença de custo, tempo e paciência é bem grande.

o problema é que os donos de maverick comeram algo estragado.. e um carro desse com o mínimo de integridade custa uma pequena baba..

sabe deus de onde tiram os valores que pedem..

Postado em

o problema é que os donos de maverick comeram algo estragado.. e um carro desse com o mínimo de integridade custa uma pequena baba..

sabe deus de onde tiram os valores que pedem..

Marromenos. Nego pede por volta de 15 mil num em estado razoável. Não é nenhum absurdo, dependendo de como está e de quantos acessórios originais ainda tem.

Muitos jogam o valor lá no teto, fica meses esperando vender, você chega com metade na mão e leva sem dificuldades. Sou muito mais dar 40k num maveco V8 do que numa goleta.

Postado em

acho que nem cabe essa discussão.. heheheh

Não invoque os apzeiros pra esse tópico, pelo amor de Santantonho.

Também acho 90k demais, muito se deve pelo que falaram acima, o cara pegou sucata pra recuperar.. Mas era o sonho do cara né!? Não mediu muito o quanto gastar.

Postado em

Não invoque os apzeiros pra esse tópico, pelo amor de Santantonho.

Também acho 90k demais, muito se deve pelo que falaram acima, o cara pegou sucata pra recuperar.. Mas era o sonho do cara né!? Não mediu muito o quanto gastar.

Uma vez eu paguei 5 reais num sonho. Achei caro, mas me senti realizado.

Postado em (editado)

Como entusiasta de antigos posso trazer um ponto de vista a mais para a discussão: a raridade do modelo/série.

Um Maverick GT original, no documento, famoso chassis LB5E, não dá em árvores assim não. Não é apenas o fato de restaurar e de manter detalhes a acessórios originais...

O mesmo vale para outros carros. Alguns Opalas, por exemplo, série Grand Luxo, SS, etc... Também são bem difíceis de se encontrar, e aí o preço sobe mesmo: lei da oferta e da procura.

Editado por greatwalker
Postado em
Só um motor e câmbio, novos, vindo dos EUA e cheio de perfumarias, já devem tomar uns 30

conversando com um professor meu que tem 2, ele disse que sai por volta de 15K pra trazer um motor novo completo, não se acrescentando um câmbio daria mais 15K em cima...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...