Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

Marcas criam ruídos artificiais de motor

Recommended Posts

Marcas criam ruídos artificiais de motor

A ideia é deixar os esportivos mais instigantes

abre-Jaguar-F-Type_R.jpg

Jaguar/Divulgação

Para quem gosta de carro, o ronco do motor é música. Com o desenvolvimento de isolamentos acústicos eficientes, principalmente por causa da legislação que restringe o nível de ruído produzido pelos veículos, é cada vez mais raro ouvir essas “sinfonias”.

Em alguns esportivos e superesportivos, no entanto, há recursos que amplificam o som de forma artificial, com o objetivo de aprimorar a sensação de que motorista e passageiros estão a bordo de um modelo de alto desempenho.

Diretor executivo da Associação de Engenharia Automotiva (AEA), Nilton Monteiro lembra que, nos carros que oferecem esse recurso, é importante haver a possibilidade de rodar também de forma silenciosa. Essa é uma prática comum no mercado – em geral, o ruído extra é ativado por meio de um botão no painel ou console.

TIPOS DE URRO - Nas versões R do F-Type (cupê e conversível), a Jaguar usa o chamado escapamento ativo. Por meio do sistema, duas das quatro saídas de escape permitem que os gases sejam expelidos de maneira mais rápida e direta, produzindo um som mais grave que o normal. O dispositivo simula aquele ronco “embaralhado”, típico de carros carburados dos anos 70.

jaguar-f-type-r-coupe.jpg

Nos Porsche 911 e Panamera GTS, há um recurso que desvia parte do ar que iria para dentro do motor para um diafragma vibratório no coletor de admissão. Esse processo gera um som mais esportivo que é projetado para dentro do carro.

BMW e Volkswagen têm tecnologias similares. Da primeira, M5 e M6 trazem o Active Sound Design, que capta sinais do motor e escapamento e os projeta no sistema de alto-falantes. É como se um arquivo de áudio, armazenado na central eletrônica, fizesse a “trilha sonora”, que varia conforme as investidas no acelerador.

No chamado Soundaktor, da VW, presente no Golf GTI, Jetta TSI e Fusca, o alto-falante está localizado no compartimento do motor.

00-volkswagen-fusca-2013-salao-automovel.jpg

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,marcas-criam-ruidos-artificiais-de-motor,19730,0.htm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro falam em isolamento acústico cada vez melhor, depois falam em alto-falante no compartimento do motor.

Tinha que ser matéria do Estadão.

Compartilhar este post

Link para o post

os vendedores nos disseram que o GTI tem esse bagulho aí também...

:banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

sério, carro esportivo com ronco simulado? naaaah, sem graça...

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro falam em isolamento acústico cada vez melhor, depois falam em alto-falante no compartimento do motor.

Tou esperando o comentário do Murillo. o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

os vendedores nos disseram que o GTI tem esse bagulho aí também...

:banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

sério, carro esportivo com ronco simulado? naaaah, sem graça...

Realmente, o isolamento acústico do Golf é tão bom que quando você está com os vidros fechados praticamente não ouve o motor, isso no 1.4 TSI que eu andei.

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro nao comentar...já comentando.

Aaaaaahhh...

Compartilhar este post

Link para o post

não dá pra usar a janela como "botão para maior som"?

se abrir a janela.. ouve mais.. se fechar, ouve menos..

:vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, o isolamento acústico do Golf é tão bom que quando você está com os vidros fechados praticamente não ouve o motor, isso no 1.4 TSI que eu andei.

Só se for andando de boa.

Mas sério, não sei se esse título é ignorância ou se é sacanagem do estadão pra conseguir mais clicks...

Compartilhar este post

Link para o post

Só se for andando de boa.

Mas sério, não sei se esse título é ignorância ou se é sacanagem do estadão pra conseguir mais clicks...

o-o- o-o- o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse FlatOut seria algo como "Estes superesportivos estão ficando cada vez mais silenciosos, mas a sua diversão a bordo não será esquecida com os novos recursos que as montadoras estão instalando em suas carangas. Agora você pode ter som de V8, V12, Fusca e Mobilete com o apertar de um botão".

Compartilhar este post

Link para o post

sou mais tirar o filtro pra roncar mais!

(e o pior é que vai ter alguns babacas burros que vão repetir esse comentário meu em alguns outros tópicos).

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse FlatOut seria algo como "Estes superesportivos estão ficando cada vez mais silenciosos, mas a sua diversão a bordo não será esquecida com os novos recursos que as montadoras estão instalando em suas carangas. Agora você pode ter som de V8, V12, Fusca e Mobilete com o apertar de um botão".

:vts :vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez, SNME na época do Subaru SVX, vi um representante falar em "pitoco no painel". o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Vc pega no pé dos caras mas sabe que não seria assim kkkkkkkkk

Até porque qualquer pessoa com acesso a 5 minutos de internet informação consegue ver como funciona e que não é artificial o que usam no F-type e Porsche.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo propaganda da Polishop.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc pega no pé dos caras mas sabe que não seria assim kkkkkkkkk

Até porque qualquer pessoa com acesso a 5 minutos de internet informação consegue ver como funciona e que não é artificial o que usam no F-type e Porsche.

Eu sei que não seria assim. Seria pior. É que eu não consigo imitar o estilo dos caras, vai além da minha capacidade. Tenho medo de aprender e não conseguir mais trabalhar direito (afinal, trabalho com texto).

Compartilhar este post

Link para o post

podem me criticar a vontade, mas eu acho ridiculo! Por mais q pareca tbm q a reportagem forcou um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

podem me criticar a vontade, mas eu acho ridiculo! Por mais q pareca tbm q a reportagem forcou um pouco.

Um pouco ? Foi muito! Desde quando escapamento esportivo é ronco artificial ?

Os caras acham que o som é produzido como ? Huahuahauha

Falaro que é por vibrações no ar e aí cada um desenvolve o escapamento que favoreça mais a característica que deseja.

O escape do F-type tem uma válvula que se abre a partir de 3000 rpm e vira quase um straight pipe ao toque de um botão.

Desativando isso vira um sistema normal e "silencioso". A própria jaguar chama isso de "bypass valves" quando explica o tal Active Exhaust.

4151249_tcm76-13147_desktop_300x150.jpg?v=1

http://www.youtube.com/watch?v=QtdXhchen44

http://www.youtube.com/watch?v=_8goLvLWC8c

O próprio escape da BMW e da VW que citaram o uso de auto falantes, obviamente só atua DENTRO do carro e não no escape própriamente dito. E mesmo assim só captam o som e reproduzem no sistema de som, não tem um arquivo mp3 como a reportagem insinua. O problema é que com os turbos e downsizing o som do próprio motor ficou pior (na minha opinião, comparando uma M5 V8 biturbo com a antiga M5 V10 aspirada é um nocaute).

http://www.youtube.com/watch?v=tM0xLja4Rt4

No vídeo fica claro que o isolamento acústico é absurdo, porque não é um carro que ronca tão feio assim do lado de fora.

http://youtu.be/wIQUf3wAl00

Veja aos 34s.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

eu fico triste pq nao tenho dinheiro pra comprar...kkkkkkkk . Tem um cara aqui q tem uma M5 dessas e usa no dia a dia. inveja mode on.kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...