Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

STL

[Fiat Palio Ex] Tw + Midbass sobre o Painel!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Atualizando:

Peitões: Realmente, os mids não descem. somente dos 90hz pra cima, e mesmo até esperar os mids amaciarem, não vão descer mais que 10hz ou 20hz pra baixo dos 90 (eu acho). Retirei o tratamento acústico dos peitões para testes. Não gostei nenhum pouco rsrs..... parece que fica um vazio no som... deve ser um vale em algum campo de frequencia na faixa de uns 500hz até uns 900hz mais ou menos. Coloquei somente espuma acústica, e gostei mais (retirei o plumante). Toca certinho, detalhado, médio gostoso de ouvir, embora seja uma linha de entrada da Focal, toca muito bem (devido ao preço que paguei e o tipo que projeto que tenho). Já respondendo o Boccotte, o JVC casa certinho, sinergia ta bem bacana, mas falta ainda aquela "warmidade" que só o passivo lhe trás. Por isso, agora a tarde, vou montar um cross caseiro, tenho alguns caps aqui.. algumas bobinas.. [¨]

Cortes: Assim como o Cristiano falou, realmente um corte na faixa dos 6,3k seria o ideal, massssssssss, o Focal não responde muito bem nessa frequencia, por isso farei o corte que testei, que será por volta de 3,5k -6db... O Vifa desce bem, e toca com bastante linearidade.. e cortando desse modo (como já testei no ativo) fica muito bom tbm. Já o mid tem um pico na casa dos 3k, então vou cortar em 2,5k -6db, e trabalhar com o slope do corte para atenuar o pico [-]

Subwoofer: Já comecei a preparar a caixa para colocar na frente. Como os mids não descem, se eu cortar o subwoofer muito alto, ele no porta-malas fica embolado.. e perde o equilíbrio e a integração com os mids. Quanto aos midsbass, vou cortá-los em 100hz -6db, e o subwoofer com 80hz -12db. Essa é a idéia inicial, na pratica só testando mesmo. O que os mids não tocarão, o sub o fará hand26 ....

Amplificadores: Somente o JVC para tudo, não vou utilizar mais o Blaupunkt (vou guardar). usarei 2 canais para a frente, e a bridge do amp para o subwoofer NAR. Como não preciso de muita potencia, o JVC acompanha tranquilamente, sem contar que tocará com mais qualidade, se eu levar em conta a construção e circuito do amplificador.

Cabos RCAs: INFELIZMENTE, cabo bom é cabo caro. Cabo boooooom, só residencial. Para meu projeto, teria que vender meus rins para comprar os RCAs que eu queria comprar. Então a solução foi achar o melhor, com custo acessível, em se tratando de automotivo. Conversei com um amigo meu que tem loja de som, e chegamos num acordo: RCA Shok Reference PRO de 5 metros (amp vai ficar na mala). Imbatível pelo custo e praticidade.

Vou atualizando aos poucos.. a noite, fotos!

Abs!

Editado por STL
Postado em

....

Amplificadores: Somente o JVC para tudo, não vou utilizar mais o Blaupunkt (vou guardar). usarei 2 canais para a frente, e a bridge do amp para o subwoofer NAR. Como não preciso de muita potencia, o JVC acompanha tranquilamente, sem contar que tocará com mais qualidade, se eu levar em conta a construção e circuito do amplificador.

Abs!

Conhecendo esse amp como a palma da minha mão depois de 10 anos, te digo que ele segura bronca sim alimentando kit + sub. Ele é valente e toca mais que as especificações.

Usei muito tempo dessa maneira. E se não estuperar muito no volume ele dá conta muito, muito bem.

Mas não seria má idéia usar 2 canais nos mids + 2 canais no tw e o Blau pro sub. Com um sub com + headroom, dá pra subir + um cadinho o corte dele pra compensar a falta de "peso" das tetas.

Mas ainda assim se ficar só com o JVC, vai ficar legal. Pequeno notável esse amp. Tô começando a ficar arrependido. :vts

Postado em
Cabos RCAs: INFELIZMENTE, cabo bom é cabo caro. Cabo boooooom, só residencial. Para meu projeto, teria que vender meus rins para comprar os RCAs que eu queria comprar. Então a solução foi achar o melhor, com custo acessível, em se tratando de automotivo. Conversei com um amigo meu que tem loja de som, e chegamos num acordo: RCA Shok Reference PRO de 5 metros (amp vai ficar na mala). Imbatível pelo custo e praticidade.

Vou atualizando aos poucos.. a noite, fotos!

Abs!

acho que foi o Murilo ou o Alves que comentou que o Knu Krystal é melhor que o Shok

E o Technoise é melhor que o Knu

Sou fã do Technoise, não encontrei nada pelo mesmo preço que toque melhor

Postado em

Conhecendo esse amp como a palma da minha mão depois de 10 anos, te digo que ele segura bronca sim alimentando kit + sub. Ele é valente e toca mais que as especificações.

Usei muito tempo dessa maneira. E se não estuperar muito no volume ele dá conta muito, muito bem.

Mas não seria má idéia usar 2 canais nos mids + 2 canais no tw e o Blau pro sub. Com um sub com + headroom, dá pra subir + um cadinho o corte dele pra compensar a falta de "peso" das tetas.

Mas ainda assim se ficar só com o JVC, vai ficar legal. Pequeno notável esse amp. Tô começando a ficar arrependido. :vts

Boccotte, realmente o JVC toca demais. Para o sub, com seus teóricos 160wrms, tocou muito bem, grave na medida e resolução bem melhor que o Blaupunkt.

Já já o sub vai pra frente. ai vai ficar fenomenal!

acho que foi o Murilo ou o Alves que comentou que o Knu Krystal é melhor que o Shok

E o Technoise é melhor que o Knu

Sou fã do Technoise, não encontrei nada pelo mesmo preço que toque melhor

Não quiz me aprofundar muito em RCAs automotivos, fui na confiança de um amigo, e concordei com a sua opinião. Até porque nesse patamar de cabos, o que mais influencia é a blindagem... tocar, toca direitinho, uns melhores pras altas, outros pras baixas... mas a questão de palco sonoro... não muda. (Minha opinião)

Quando, eu ter mais grana disponível, comprarei um decente para o estereo. (residencial).

Postado em (editado)

Atualizando:

Coloquei o amplificador JVC na mala. Passei os RCAs e os speakers... Fiz o cross para os mids e tws. Nada luxuoso, apenas funcional.

Tive o azar da minha mãe jogar fora alguns componentes, estavam próximos de algumas coisas que ela ia jogar fora, e foi se tudo! :banghead

Como caps e bobinas.. Inclusive tinha vendido um par de caps para o user Acronaudio, o qual tive que desfazer o negócio, por conta desse incidente.

Então tive que me virar; por sorte tinha alguma coisa guardada. Pra testes, tá de bom tamanho.

Cortes: Tweeter- 3500hz -6db Midbass- 2500hz -6db

Foto23-04-14195953_zpsca921b48.jpg

Foto23-04-14200006_zps8eb035f5.jpg

Foto23-04-14200020_zps3873076f.jpg

Logo menos, testes do cross no carro, e sub na frente, no pé do passageiro. [¨]

Editado por STL
Postado em

Atualizando:

Coloquei o amplificador JVC na mala. Passei os RCAs e os speakers... Fiz o cross para os mids e tws. Nada luxuoso, apenas funcional.

Tive o azar da minha mãe jogar fora alguns componentes, estavam próximos de algumas coisas que ela ia jogar fora, e foi se tudo! :banghead

Como caps e bobinas.. Inclusive tinha vendido um par de caps para o user Acronaudio, o qual tive que desfazer o negócio, por conta desse incidente.

Então tive que me virar; por sorte tinha alguma coisa guardada. Pra testes, tá de bom tamanho.

Cortes: Tweeter- 3500hz -6db Midbass- 2500hz -6db

Foto23-04-14195953_zpsca921b48.jpg

Foto23-04-14200006_zps8eb035f5.jpg

Foto23-04-14200020_zps3873076f.jpg

Logo menos, testes do cross no carro, e sub na frente, no pé do passageiro. [¨]

Vai colocar esse cross num rack no teto do carro? :vts
Postado em
Putz esqueci de olhar o que eu tenho em casa...

Cristiano, fiz com o que eu tinha, vou testar e ver como fica. No cross tenho Claritycap, mundorf mkp e mundorf supreme.. Mais ou menos 90% Claritycap...

Se tiver algo disponível...

Abs

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Postado em

Qual Clarity?

Vi o MKP e o Supreme ali :)

Clarity ESA..... mas o que quero mesmo, é tudo supreme.. não precisa nem ser oil/ silver/ gold... até pq meu set não precisa de tudo isso...

fo** é trazer de fora.. 1, 2 meses pra chegar :(

Postado em (editado)

Caixa pro sub pronta... sub colocado na frente e cross instalado.

Abaixo, foto do set 90% pronto... com sub na frente!

Agora, TESTES!

Logo menos, volto pra falar o que achei.... hand26

Foto24-04-14183020_zps04a59c87.jpg

Abs!

Editado por STL
Postado em

Cara, não cheguei a testar Supreme com esse tweeter, só o ESA e me agradou muuuuuuito, mas nos que eu testei, digo que não é tão fácil de haver casamento dele com todos tweeters, ele deixa tudo muito transparente, defeitos aparecem

Mais certo que 50% dele com 50% de ESA ou MR te dê um resultado melhor

Eu tenho um Supreme de 3,3 em casa, testando numa das minhas torres, na outra MR, assim que conseguir fazer o protótipo com 12 mids (atualmente tem 8), vejo se ele vai casar ou se vou comprar caps de menor capacitância, ai esse sobra

Comprando no UK na demora pra chegar, USA tá levando uma eternidade...

Www.hificollective.co.uk

Postado em (editado)

Cara, não cheguei a testar Supreme com esse tweeter, só o ESA e me agradou muuuuuuito, mas nos que eu testei, digo que não é tão fácil de haver casamento dele com todos tweeters, ele deixa tudo muito transparente, defeitos aparecem

Mais certo que 50% dele com 50% de ESA ou MR te dê um resultado melhor

Eu tenho um Supreme de 3,3 em casa, testando numa das minhas torres, na outra MR, assim que conseguir fazer o protótipo com 12 mids (atualmente tem 8), vejo se ele vai casar ou se vou comprar caps de menor capacitância, ai esse sobra

Comprando no UK na demora pra chegar, USA tá levando uma eternidade...

Www.hificollective.co.uk

Cristiano, se tiver algo sobrando.. estamos aqui! hehe

Gosto muito dos Supreme.. por isso queria fazer tudo com ele. Claritycap MR deve ser top tbm... mas nunca ouvi.

Queria realmente fazer uma bela compra na Hificollective... mas por hora a grana está apertada. Então a solução é aproveitar oportunidades.

Editado por STL
Postado em (editado)

Bom pessoal, desde ontem até agora... fiquei fazendo testes no carro.

Com passivo, é outra história. O som fica mais envolvente, mais warm... sonoridade dos caps, no tw, ajuda muito na transparencia e resolução. Sem contar o foco.

O tw agora está com a polaridade invertida.. os midbass estão ligados normamente. Essa foi a melhor configuração.

No peitão do lado direito, vou TER que mecher um pouquinho no posicionamento do tw. Colocá-lo mais "ON AXIS", creio que vai melhorar ainda mais o foco.

Os midbass, estão cortados em 100hz, abaixo disso, esqueça! Grande ilusão!

Massssss.... o sub na frente resolve essa questão. Grave realmente e fisicamente na frente, cortado de 100hz pra baixo. Na medida, sem mais nem menos. O JVC realmente é um amplificador top! Possui mais potencia que o enunciado.

RCA toca direitinho, não como um residencial, mas toca bacana. Os peitões fazem todo o trabalho do palco.

Agora ajustes finos, que é upgrade no crossover, e melhorar o posicionamento do tw do lado direito...e quando der, compra um RCA boooom para o estereo.

Vou atualizando!

Abs

Editado por STL
Postado em

Tá valendo pela iniciativa.

Não demora muito vai se achar algum falante com grave na medida para sobre-painel.

Talvez já exista alguma coisa tipo caixinha de ht, com uns 2 litros e com algum gravezinho.

Só precisa ser descoberta pela ciência o-o-

Sobre o cross; eita, vamos em frente: nem sempre dá para agregar dotes visuais e acústicos no mesmo crossover hehehe

DSCF3180.jpg

Postado em

Tá valendo pela iniciativa.

Não demora muito vai se achar algum falante com grave na medida para sobre-painel.

Talvez já exista alguma coisa tipo caixinha de ht, com uns 2 litros e com algum gravezinho.

Só precisa ser descoberta pela ciência o-o-

Sobre o cross; eita, vamos em frente: nem sempre dá para agregar dotes visuais e acústicos no mesmo crossover hehehe

DSCF3180.jpg

dn_mosfet, as vezes temos que adaptar hehe

Esse cross é teu?

Tens algum capacitor sobrando por aí? ^^

Abs

Postado em

dn_mosfet, as vezes temos que adaptar hehe

Esse cross é teu?

Tens algum capacitor sobrando por aí? ^^

Abs

Então rapá, conforme o estado do vício isso é que nem drogas.

Se tivesse alguma coisa livre, já teria uso previsto pro ano que vem hehehe... :vts

O cross está comigo, hoje numa box residencial.

Sobre transplante de caps: esse tipo de estrago, pelo que custa e pelo que resulta, vale muito a pena.

E concordo, Mundorf Supreme , na minha ótica está entre as melhores compras no CxB.

"Puxadinho" no crossover. :vts

Dada a diferença entre tamanhos entre o cap que saiu e o que entrou, não tinha muita margem pra jogo hehehe

DSCF3178.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...