Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Como procede um alto-falante ter a Fs < Freq. de Reposta?

Recommended Posts

Eu acho que já debati aqui antes. Como procede de um alto-falante ter a Fs menor que a frequência de reposta inicial?

Por exemplo, um subwoofer com resposta de frequência inicial de 35Hz e Fs de 31Hz?

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E isso existe?

Existe sim! E estou usando um subwoofer nesses parâmetros!

No adesivo dele colado no imã fala que a resposta inicial é de 35Hz. No manual que eu perdi e lá tinha os parâmetros TS, falavs que a Fs desse sub é de 31Hz!

O subwoofer em si é o Mohawk MS-1244 Silver. 160wrms 4+4ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegue um subwoofer de 12" com frequência de ressonância de 30Hz e coloque ele em uma caixa selada de 5 litros.

Pronto, você possui um subwoofer com uma resposta de frequência muito superior ao Fs.

Compartilhar este post

Link para o post
Pegue um subwoofer de 12" com frequência de ressonância de 30Hz e coloque ele em uma caixa selada de 5 litros.

Pronto, você possui um subwoofer com uma resposta de frequência muito superior ao Fs.

Não entendi! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi! :(

o que o Renato quis dizer é que a resposta final é dada em relação ao sistema falante + caixa

Compartilhar este post

Link para o post

o que o Renato quis dizer é que a resposta final é dada em relação ao sistema falante + caixa

Sim e a Frequência de Ressonância do falante nessa situação como é que fica? Se no conjunto caixa/falante o falante responder até 35Hz por exemplo, na sua Fs que é de 31Hz o mesmo não vai reproduzir nada?

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

A Fs do falante não muda

O que "vai valer" é a frequência de ressonância do conjunto

Eu na verdade não entendi a dúvida ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas calma ai tambem, assim ja estão mudando as propriedades do alto falante, muito simples dizer pra colocar o falante em uma caixa ridiculamente pequena que tera uma resposta muito maior que a FS.

O caso aqui é, se o falante tem FS 31hz, pq o fabricante diz que a resposta inicial é 35hz?

Esses 35hz não seriam o corte inicial para evitar dano?

Pois no mercado temos o Tornado com FS em 38hz e corte inicial em 40hz.

Compartilhar este post

Link para o post

...O caso aqui é, se o falante tem FS 31hz, pq o fabricante diz que a resposta inicial é 35hz?

Resposta de frequência de subwoofer depende da caixa.

Se o fabricante sugeriu uma caixa dutada com frequência de sintonia em 40Hz, faz total sentido ele citar uma resposta de frequência a partir de 35Hz.

E lembrem-se que ao informar que a resposta é de 35Hz a 100Hz, isso não significa que o produto não reproduzirá 34Hz ou 101Hz...

Essas respostas de frequência são com -3dB ou -10dB... Depende de como o fabricante mediu.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o fabricante sugeriu uma caixa dutada com frequência de sintonia em 40Hz, faz total sentido ele citar uma resposta de frequência a partir de 35Hz.

só pra ver se eu entendi certo: então a fs do falante é indicada com base na caixa recomendada no manual? é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

só pra ver se eu entendi certo: então a fs do falante é indicada com base na caixa recomendada no manual? é isso?

Não :-)

O que eu estou tentando dizer, e que o Cristiano já explicou é:

A resposta de frequência de um alto-falante de grave/subgrave depende da caixa.

Se o fabricante disse que a resposta de frequência é de 35Hz a 100Hz, então você precisa descobrir qual é a caixa que ele está sugerindo para resultar nessa resposta de frequência.

Não é porque um alto-falante possui uma frequência de ressonância de 30Hz, que ele irá responder a partir de 30Hz. Depende da caixa!

Pegue um alto-falante e coloque 0,5Kg no cone dele. Pronto, você está com um alto-falante com frequência de ressonância baixíssima, mas de nada lhe servirá.

Compartilhar este post

Link para o post

Além da caixa, um sub de 8" pode ter Fs de 20Hz, mas ele, sozinho ou em caixa, não vai conseguir chegar nesses 20Hz ao ar livre dentro da faixa útil de SPL. E olha que tem gente que divulga dados com -10dB de limite... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

É um conjunto.

Faça uma caixa com Fb de 30 Hz e outra de 50Hz, serão respostas finais completamente diferentes, com o mesmo falante.

Compartilhar este post

Link para o post

O complicado é saber em qual atenuação o fabricante divulga.

Como o Yamane falou pode ser de -3 db ou -10 db.

Compartilhar este post

Link para o post

Então vai depender da caixa para o alto-falante (subwoofer) atingir a Fs declarada né? Caso

A Fs do falante não muda

O que "vai valer" é a frequência de ressonância do conjunto

Eu acho que agora entendi!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então vai depender da caixa para o alto-falante (subwoofer) atingir a Fs declarada né? Caso

Eu acho que agora entendi!

Resumindo: Não dá para julgar um alto-falante somente analisando a Frequência de Ressonância dele (Fs).

A coisa é mais complexa [¨]

É simples construir um alto-falante com frequência de ressonância de 10Hz, mas isso poderá tocar como uma bela merd@

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo: Não dá para julgar um alto-falante somente analisando a Frequência de Ressonância dele (Fs).

A coisa é mais complexa [¨]

É simples construir um alto-falante com frequência de ressonância de 10Hz, mas isso poderá tocar como uma bela merd@

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que já debati aqui antes. Como procede de um alto-falante ter a Fs menor que a frequência de reposta inicial?

Por exemplo, um subwoofer com resposta de frequência inicial de 35Hz e Fs de 31Hz?

Vamos dar uma resumida e explicada:

FS 31HZ

F3 35HZ

Bom O F3 depende da sintonização sua caixa acústica que o subwoofer é colocado, portanto num simulador você pode construir uma caixa dutada maior, e sintonizá-lo a 31HZ.

Aí você pergunta o porque o fabricante recomenda uma caixa com F3 de 35HZ e não de 31HZ, simples, controle do cone.

Uma caixa dutada, quando mais sintonizada perto do FS menos controle de cone você tem (tudo isso depende das specs e dos cones dos subwoofers também).

Maaassssss se você não entendeu ainda, dá uma olhada nesse manual da Focal:

http://www.focal.com...attachment=1988

Subwoofer Focal P30DB:

Caixa Dutada:

35 Litros @ 40.9Hz - Grave rápido e controlado;

45 Litros @ 38.4Hz - Grave dinâmico;

60 Litros @ 35Hz - Grave profundo e nítido.

?? Litros @ 29.4Hz - Total descontrole do cone do subwoofer pela caixa acústica (como se fosse tocado em free-air, sim essa última eu inventei)

Editado por JLAudio333

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...