Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

murillo_g_b

Conheça a versão intermediária do Novo Focus Sedan

Recommended Posts

Postado em (editado)

Novo-Focus-Sedan-Carplace-5-620x465.jpg

A reportagem de CARPLACE acaba de visitar a mostra “Focus pop-up gallery”, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, evento que será aberto ao público a partir desta quinta-feira (29). Além de conferir o que a marca tinha a apresentar sobre o modelo, como a estreia do motor 2.0 Duratec Direct (o primeiro flex com injeção direta) e a generosa oferta de equipamentos, aproveitamos também para descobrir o que a Ford ainda queria esconder até o fim de setembro, quando o modelo será oficialmente lançado para a imprensa num evento na Argentina. Confira todos os detalhes!

Sedan primeiro: todos os Focus da mostra são da carroceria três volumes. E isso tem uma explicação, pois o hatch só vai chegar às lojas um pouco depois. Enquanto o Sedan deve pintar em outubro, o hatch começará a ser vendido em novembro. E vai ter toda uma estratégia de marketing específica para ele.

Novo-Focus-Sedan-Carplace-4-620x465.jpg

2.0 só com Powershift: o novo motor de 175/178 cv e 21,5/22,5 kgfm será ofertado somente com o câmbio de dupla embreagem, tanto no sedã quanto no hatch. Foi uma opção devido ao baixo volume que representa o câmbio manual nesta faixa de preço. Segundo apuramos, o Powershift consegue um desempenho tão bom ou até melhor que o manual quando associado ao motor 2.0 com injeção direta – pena não ter as borboletas no volante para as trocas manuais, feitas por botõezinhos na alavanca. No sedã, a aceleração de 0 a 100 km/h ficará na casa dos 9 segundos, tempo que o deixa à frente dos rivais de mesma cilindrada – vale lembrar que o sedã não terá versão 1.6. O consumo, de acordo com as medições do Inmetro, é de 9,6 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, com gasolina – com etanol as médias baixam para 6,6 km/l e 8,6 km/l, respetivamente.

Novo-Focus-Sedan-Carplace-12-620x465.jpg

A versão de volume: em meio aos 20 carros expostos, 19 são da versão Titanium completa, mas há um escondido que mais interessa ao grande público: o SE, que terá o maior mix de produção da gama do Sedan. É possível identificá-lo pelas rodas ao 17″ com desenho diferente (e sem pintura preta como na Titanium) e pelas ausências do logotipo com o nome da versão na traseira e dos faróis bi-xenôn. Por dentro, ele mantém o couro e o painel de material emborrachado (que virá em toda linha Focus), mas sem os ajustes elétricos do banco do motorista e a partida por botão. O ar-condicionado é analógico e o sistema de som é mais simples, com visual que lembra o do New Fiesta mexicano, com os botões dispostos como num teclado de celular.

Novo-Focus-Sedan-Carplace-9-620x465.jpg

Equipamentos exclusivos: a Ford havia prometido que o novo Focus seria a vitrine de tecnologia da marca. E cumpriu a promessa: todos os equipamentos oferecidos na Europa vieram para a versão Mercosul, incluindo o Park Assist, os controles de estabilidade e tração, os seis airbags, o monitoramento da pressão dos pneus, os faróis bi-xenôn direcionais (acende uma outra lâmpada quando o carro vira) e até a central multimídia My Ford Touch com tela de 8 polegadas. O sistema da Sony oferece áudio, telefonia, navegação por GPS, ar-condicionado e pode ser controlado por toques na tela ou comandos por voz, como no Fusion e no Edge.

Novo-Focus-Sedan-Carplace-11-620x465.jpg

Conteúdos, versões e faixas de preço: a gama do Focus Sedan terá como alvo a linha Civic. “Teremos um Focus no pé de cada versão do Civic, mas com maior oferta de equipamentos”, antecipa uma fonte ligada à marca. Espere, portanto, preço inicial na casa dos R$ 67 mil para a versão SE (que pega o Civic LXS), seguido de uns R$ 75 mil para a SE Plus (que vai enfrentar o Honda LXR) e na faixa dos R$ 80 mil para o Titanium (para brigar com o Civic EXR). O Titanium completo, que incluirá os faróis bi-xenôn e o caro Park Assist (que serão oferecidos como opcional) deve rondar os R$ 90 mil. Mas não chegará a invadir a seara do Fusion, que começa em cerca de 95 mil.

Novo-Focus-Sedan-Carplace-2-620x465.jpg

Hatch com Powershift no 1.6: a maior surpresa do Focus hatch será uma novidade no motor Sigma 1.6 16V. Pelo que ouvimos, não será exatamente a mesma versão do motor usado no New Fiesta, com duplo comando variável e 130 cv. Pode ser que na calibração para o Focus tenham vindo mais alguns cavalinhos, o que vamos descobrir em breve. O que já sabemos é que o hatch terá as opções 1.6 manual e Powershift, além da 2.0 Powershift, divididas em versões S, SE, SE Plus e Titanium. A oferta de equipamentos, porém, será diferente do modelo sedã, até por uma questão de posicionamento de mercado. Os preços deverão começar na faixa de R$ 58 mil, um pouco acima da previsão inicial. A meta será manter a liderança nas vendas entre os hatches médios.

novo-focus-05-620x413.jpg

Impressões iniciais: para quem já conhecia o novo Focus europeu, que tive a oportunidade de entrar e fuçar durante o Salão de Paris do ano passado, a melhor notícia é que o carro daqui mantém basicamente o mesmo visual e nível de acabamento e construção do modelo de lá. O painel de material emborrachado e a central multimídia se destacam no interior, assim como as peças pintadas de cinza escuro e o belo volante de quatro raios e cheio de comandos. Os bancos acomodam bem e o do motorista tem ajustes elétricos nesta versão Titanium. Atrás, o espaço é bom para dois adultos, mas senti falta de uma saída de ar exclusiva para o banco traseiro. Já o porta-malas perdeu os braços pantográficos da tampa (voltaram a ser os do tipo “pescoço de ganso”) e aparenta ser menor que o anterior, ainda que tenha mantido o estepe fino. Lá fora a Ford divulga 475 litros de capacidade.

E mais: conheça a versão Titanium e detalhes do motor Duratec Direct

Novo-Focus-Sedan-Carplace-1-620x465.jpg

novo-ford-focus-2014-11.jpg

Editado por murillo_g_b
Postado em

Essa história dos braços do porta malas não entendo... pq modelos que já tiveram pantográficos voltaram pra esses? Qual a dificuldade?

Sobre o Hatch...

"A meta será manter a liderança nas vendas entre os hatches médios".

A briga vai ser boa ein.... de qualquer forma, ele parte em 10k a menos...

Postado em

Essa história dos braços do porta malas não entendo... pq modelos que já tiveram pantográficos voltaram pra esses? Qual a dificuldade?

Agora que reparei. Deve ser pelo formato da tampa, e a parte superior ser menor um pouco. pasmafaute

Postado em

ahhhhh se o bolso permitisse pegaria facil tanto sedan quanto hatch!!!! Ficaram lindos.... Mas agora fico pensando no new fiesta com motor 1.6 sigma também!!!!! Deve ser um monstrinho!!!!!

Postado em (editado)

AEUHUEAHEUAHEAUHEAUHEAUEAHUEHEUAHEUHEUHEAUHEAUHEAUHEAUHEAUEAHUEAHUEAHUEAHAUEHEAUHEUHEAUEA

O Titanium completo, que incluirá os faróis bi-xenôn e o caro Park Assist (que serão oferecidos como opcional) deve rondar os R$ 90 mil.

Editado por Lucas Rossi
Postado em

AEUHUEAHEUAHEAUHEAUHEAUEAHUEHEUAHEUHEUHEAUHEAUHEAUHEAUHEAUEAHUEAHUEAHUEAHAUEHEAUHEUHEAUEA

O Titanium completo, que incluirá os faróis bi-xenôn e o caro Park Assist (que serão oferecidos como opcional) deve rondar os R$ 90 mil.

é só ver o preço do atual.

Não pode chegar num preço de Fusion, pq não faria sentido.

Postado em

é só ver o preço do atual.

Não pode chegar num preço de Fusion, pq não faria sentido.

Sedan por 90 mil, Hatch por uns 85 mil talvez?

E ainda falam do Golf...

Fora o ágio das CCS.

PPPPPPPPPPEGA consumidor brasileiro!

Postado em (editado)

Subiu um degrau de preços em relação ao atual... preço tá honesto pra categoria, principalmente se consideramos que o civic exr custa 85k e tem menos recursos... quanto está saindo um titanium atual hoje?

Viram o freio a disco traseiro?

Quero ver os números dos testes

Edit: vamos esperar para ver se vai pegar os 7k de ágio no hatch igual o Golf está pegando ;)

Editado por cirso
Postado em

Subiu um degrau de preços em relação ao atual... preço tá honesto pra categoria, principalmente se consideramos que o civic exr custa 85k e tem menos recursos... quanto está saindo um titanium atual hoje?

Viram o freio a disco traseiro?

Quero ver os números dos testes

Edit: vamos esperar para ver se vai pegar os 7k de ágio no hatch igual o Golf está pegando ;)

Eu ainda não vi esse ágio na prática, fui na CSS ver o carro, perguntei o preço, e o vendedor abriu o configurador no site na minha frente, R$67.990.

E já tem uma galera postando na internet, que comprou pelo preço do site.

Postado em

Eu ainda não vi esse ágio na prática, fui na CSS ver o carro, perguntei o preço, e o vendedor abriu o configurador no site na minha frente, R$67.990.

E já tem uma galera postando na internet, que comprou pelo preço do site.

Pessoal da Autoesporte andou ligando e constataram que tinha ágio

Agora, se estão mentindo ou se tem gente que não admite que pagou ágio, aí não sei, mas existem as duas fontes de informação com dados diferentes

uma coisa é boa com tudo isso!! voltamos a ter bons Hatchs medios.. a venda no BR.. qual eh melhor ou pior, ou vale a pena mais ou nao!! ai vai do gosto de cada um!

E isso é o melhor de tudo, estamos com uma renovação da frota, coisa que não lembro de ter visto com essa intensidade antes

Postado em (editado)

Ar analógico em um carro desse valor, ninguém fala?

Não querendo justificar nada, mas, tirando a estética, faz alguma diferença??? Pois eu acho que ninguém REALMENTE se incomoda quando não ajusta a temperatura interna para exatos 21,5 graus, né??? :P

Pelo preço de entrada do Focus hatch 1.6 dá pra levar o C4 Lounge tb de entrada, com motor 2.0 (151cv), freio a disco nas 4 (wtf, pensar que isso é diferencial nesta faixa de preço??), rodas de liga aro 16 (o Focus básico vem com calotas, pelo menos nos EUA e Europa), BT e central de mídia com USB.

Editado por casão
Postado em

Não querendo justificar nada, mas, tirando a estética, faz alguma diferença???

Ou vc REALMENTE se incomoda quando não ajusta a temperatura interna para exatos 21,5 graus???

Você sabe a diferença entre ar analógico, digital e automático?

Bem, o ar digital e automático, acho indispensável num carro desse valor.

Seleciona a temperatura que você quer, e deixa que ele controla a velocidade e temperatura do ar que sai dos "buracos", pra manter a temperatura que você selecionou...

Postado em

Você sabe a diferença entre ar analógico, digital e automático?

Bem, o ar digital e automático, acho indispensável num carro desse valor.

Seleciona a temperatura que você quer, e deixa que ele controla a velocidade e temperatura do ar que sai dos "buracos", pra manter a temperatura que você selecionou...

...na teoria, sim, correto!

Na prática, o sensor dele indica que a temperatura interna do carro está adequada e, então, ele diminui a potência tanto da ventilação quanto da refrigeração, ignorando que o sol pode ainda estar batendo diretamente sobre vc, cozinhando que nem um leitão no forno :P

Acontecia direto comigo e eu precisava usar quase sempre no manual :vts

Postado em

...na teoria, sim, correto!

Na prática, o sensor dele indica que a temperatura interna do carro está adequada e, então, ele diminui a potência tanto da ventilação quanto da refrigeração, ignorando que o sol pode ainda estar batendo diretamente sobre vc, cozinhando que nem um leitão no forno :P

Acontecia direto comigo e eu precisava usar quase sempre no manual :vts

UHAEUEHAUEAHEUAHHEA

Mas isso é uma falha do sensor interno, pq se o sol está batendo pelo vidro, COM CERTEZA a temperatura interna vai aumentar, consequentemente vai diminuir a temperatura do ar e aumentar a velocidade.

Ou então, usa no low mesmo, mais fácil... UEAHUHEAUEA

Postado em (editado)

Lindo, mas este preço...

Meu Deus, é de morrer.

R$ 90.000,00 em um Focus Sedan?

Para se ter ideia, estes tempos (faz menos de um ano) meu primo comprou o dele por R$ 60.900,00 (hatch Titanium) em 24x sem juros (entrada de 50%). O Sedan saia algo em torno de R$ 67.000,00 (o automático - o valor é aproximado, já que não me recordo bem). O que justifica um aumento de preço destes?!? Está certo que é uma nova versão, mas NADA justifica um aumento tão abusivo.

De repente, o Fusion (que nunca foi muito barato, mas tem um preço aceitável) começou a parecer "uma pechincha"....

Editado por danilo.meneses
Postado em (editado)

Lindo, mas este preço...

Meu Deus, é de morrer.

R$ 90.000,00 em um Focus Sedan?

Para se ter ideia, estes tempos (faz menos de um ano) meu primo comprou o dele por R$ 60.900,00 (hatch Titanium) em 24x sem juros (entrada de 50%). O Sedan saia algo em torno de R$ 67.000,00 (o automático - o valor é aproximado, já que não me recordo bem). O que justifica um aumento de preço destes?!? Está certo que é uma nova versão, mas NADA justifica um aumento tão abusivo.

De repente, o Fusion (que nunca foi muito barato, mas tem um preço aceitável) começou a parecer "uma pechincha"....

Como eu disse!

O C4 Lounge, mesmo na versão intermediária, custa quase 10k a menos que o Focus de entrada.

Editado por casão
Postado em

Depois do freio a tambor o ar é o de menos.

Eu não disse?

:vts :vts :vts

Os caras insistem no freio a tambor, mesmo com a foto mostrando o disco ali haeuahueaheuhaeuhaeuhaeuhauehauea

Falavam de 4ab e apareceu na semana seguinte com 6ab :vts

Sobre o ar digital, meu carro tem e na boa? a menos que seja dual zone não compensa (o do civic é simples)... do focus ghia e titanium eram dual, se esse vier sem dual zone vai ser um retrocesso

Mas, aqui no autoforum ninguém vai comentar do sistema mytouch da Sony com tela de 8"?

Se viesse com motor monofuel diriam que é uma porcaria, que o mercado vai rejeitar e bla bla bla... mas se é monofuel e outra marca idolatrada-que-sempre-dá-rolo-qdo-mencionada, aí pode, é uma maravilha, ahuehauehauehauehau

Agora o preço? poderia vir por menos, embora tem concorrente mais caro oferecendo menos, tem concorrente novo oferecendo mais por menos

Postado em

Mas, aqui no autoforum ninguém vai comentar do sistema mytouch da Sony com tela de 8"?

É legal, e um item ao meu ver, obrigatório, ainda mais num carro desse valor.

Se até um Onix vem com esses frufru, mylink, com touchscreeen, pq não um Focus de 90 mil ?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...