Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"

Recommended Posts

Valeu pela conta

Se não for pedir muito, pode calcular Vb e sintonia com a caixa do manual?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse ponto que fiquei na dúvida, o único parâmetro que tenho para chegar no valor da caixa do manual é a informação que o Vb seria de 11L e o bassbox joga um valor de 1,3L para o Sub.

Com isso por aproximação ficaria:

Vb = 11L

Fb = 57Hz

F3 = 52Hz

Duto = 3" x 32cm

Caixa = 14L

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí numa dutadinha deve ficar lindo de ouvir... [-]

Eu tinha postado o vídeo na página anterior:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha postado o vídeo na página anterior:

Nesse vídeo percebe-se bem o quão pequena é a caixa. Muito interessante.

Qual música que toca?

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera chegou a minha encomenda, e realmente o Pequeno Notável me surpreendeu.

Porém agora vem as duvidas para instalação do mesmo, quero tirar o máximo de dele, em qualidade:

Não tenho problema com espaço no porta-malas, então acredito que seria melhor uma caixa dutada, mais ai vem como fazer a mesma? tem como me ajudar no projeto da caixa?

Hoje eu tenho um modulo SD400.4 , vai tocar legal com ele? Pois pretendo pegar um modulo melhor, qual realmente a potencia RMS que ele suporta, algum modulo que indicam, para não perder nada do que ele me oferecer?

Tenho um 206 sw.

Me ajuda ai galera,

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera chegou a minha encomenda, e realmente o Pequeno Notável me surpreendeu.

Porém agora vem as duvidas para instalação do mesmo, quero tirar o máximo de dele, em qualidade:

Não tenho problema com espaço no porta-malas, então acredito que seria melhor uma caixa dutada, mais ai vem como fazer a mesma? tem como me ajudar no projeto da caixa?

Hoje eu tenho um modulo SD400.4 , vai tocar legal com ele? Pois pretendo pegar um modulo melhor, qual realmente a potencia RMS que ele suporta, algum modulo que indicam, para não perder nada do que ele me oferecer?

Tenho um 206 sw.

Me ajuda ai galera,

acredito que vai faltar força..

um amp um pouco mais forte ficaria melhor (no meu ponto de vista).

Compartilhar este post

Link para o post

Em algum lugar aqui do tópico foi sugerido pela Questo um projeto de caixa dutada com duto 3" lateral

O total é de 13,6l brutos, mas pode aumentar um pouco a largura da caixa pra ganhar mais 1l e pra ter mais espaço entre o fim do duto e a lateral oposta de onde ele fica instalado

MDF de 18mm, no mínimo, mas se puder fazer com 25mm, o sub agradece

E compra cano de PVC daqueles bem grossos pra usar como duto, como ele vai ficar bem próximo ao sub, vai ter menos risco de vibrar

Massssssssssss se tu diz que não tem problema com espaço, é melhor o de 10" que o de 8"

Ops, tu disse que já comprou né...

Sobre o amp, não posso opinar

Compartilhar este post

Link para o post

Vibração no duto é fácil de resolver, manta asfáltica e feltro por cima :legal: ,

Vê se vibra [¨]

[-]

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que vai faltar força..

um amp um pouco mais forte ficaria melhor (no meu ponto de vista).

Qual modulo, você indicaria para não faltar força?

Compartilhar este post

Link para o post

Em algum lugar aqui do tópico foi sugerido pela Questo um projeto de caixa dutada com duto 3" lateral

O total é de 13,6l brutos, mas pode aumentar um pouco a largura da caixa pra ganhar mais 1l e pra ter mais espaço entre o fim do duto e a lateral oposta de onde ele fica instalado

MDF de 18mm, no mínimo, mas se puder fazer com 25mm, o sub agradece

E compra cano de PVC daqueles bem grossos pra usar como duto, como ele vai ficar bem próximo ao sub, vai ter menos risco de vibrar

Massssssssssss se tu diz que não tem problema com espaço, é melhor o de 10" que o de 8"

Ops, tu disse que já comprou né...

Sobre o amp, não posso opinar

Sim comprei já depois me arrependi devia ter pego um de 10" mesmo.... Mas acredito que o de 8" consiga atender a minha necessidade, só quero aproveitar o máximo dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual modulo, você indicaria para não faltar força?

não queria entrar no mérito de marcas.. mas acredito que um amp de uns 400 a 500 rms fique BEM interessante nesse sub.

ele suporta facilmente headroom (até 500rms)..

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa com mdf de 25mm não é muito para o tamanho?

Cano pvc grosso ainda não consegui achar, se acha o comum de 3" (esgoto) nas ferragens que é meio fino, é bom prender o cano com um suporte perto do final para minimizar vibração.

Amp é um problema, um AB quatro canais que de por volta de 350W na bridge já serve.

Cristiano, vou fazer uma caixa de 32L para outro sub, imagina se fosse com mdf 25mm, afundaria meu cliozinho o-o-.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, vou fazer uma caixa de 32L para outro sub, imagina se fosse com mdf 25mm, afundaria meu cliozinho o-o-.

[]'s

quanto mais rígida for a caixa, seja qualquer o uso que ela vai ter, maior será o rendimento

Se a caixa vibra, não rende tanto quanto poderia

Por isso se ve caixas hi-fi residenciais atrolhadas de reforços, as vezes o volume da caixa dobra por causa de tanto reforço que se usa

A caixa de 44l dutada do meu Questo 10" é toda de 25mm, e vibra, pouco mas vibra, menos que a caixa de 22l 18mm que usava no Hertz ES200 8"

A caixa de 30l selada do meu 12" residencial é toda de paredes duplas de 18mm, coladas e parafusadas (quase 20 parafusos por face) e vibra quase nada, menos que a outra, mas tb vibra...

As torres que vou montar vão ter a frente com 50mm (mais 9mm da frente de acabamento) e o resto com 25mm

A caixa do sub estou pensando seriamente em refazer, com frente em 75mm e o resto com 50mm

Tenha fé... dá diferença

Na verdade o que dá diferença é a quantidade de massa da caixa (é o mesmo princípio que se usa quando se faz o tratamento básico das portas, se adiciona massa pra que elas não vibrem), mas como é muito complicado fazer uma caixa de aço de baixa espessura, se exagera na madeira

Outra coisa interessante... MDF de menor espessura tem maior densidade (massa por volume), então em tese é melhor duas chapas de 12mm que uma de 25mm, mas se torna dificil de fazer o ajuste correto da montagem, fica demorado, se gasta mais com material e MO, então se vai pro lado mais fácil mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

O loco, 500w rms!

pior que ja aplicamos (com corte subsônico, claro) e aguentou bem cara..

o bichinho eh guerreiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Li esse topico inteiro hoje.

Finalmente decidi pra onde vai meu 13º [¨]

Vou queimar com fogo meu páini di doze

Editado por projeto56

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando um Sd600.1 com teóricos 440 rms nele :pirou: e até agora firme e forte, ele guenta tranquilo.

Fiz uma caixa de +- 14.9 litros com duto de 3" X 28 cm (duto ainda em teste de sintonia) MDF 18mm e o bixim ninguem acredita que é um sub de 8" tocando.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando um Sd600.1 com teóricos 440 rms nele :pirou: e até agora firme e forte, ele guenta tranquilo.

Fiz uma caixa de +- 14.9 litros com duto de 3" X 28 cm (duto ainda em teste de sintonia) MDF 18mm e o bixim ninguem acredita que é um sub de 8" tocando.

tem como postar foto da sua caixa???

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal.. li as ultimas paginas e poucos falam de uso dela em set residencial. Será que vale a pena usar um desses visando subgrave na ordem dos 20-30Hz? Não disponho de muito espaço (no máx. uns 45L pra 1 ou 2 desses).

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal.. li as ultimas paginas e poucos falam de uso dela em set residencial. Será que vale a pena usar um desses visando subgrave na ordem dos 20-30Hz? Não disponho de muito espaço (no máx. uns 45L pra 1 ou 2 desses).

20hz.. esquece..

30hz vai precisar de uma boa area..

com 4 conseguimos em carro chegar em 32hz com certeza facilidade (e força) mas 30hz pra baixo já fica BEM complicado.

edit: caixa.

1374171_649080138470473_455176415_n.jpg

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

Bah os caras se puxam, 20Hz kkkkkk

Não, não tem como

45l é um bom volume pra 3 deles, pra 2 ou 1, só se a intenção não for música, só filme

Bonita caixa, eu só usaria um travamento extra bem no meio

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não tem como

45l é um bom volume pra 3 deles, pra 2 ou 1, só se a intenção não for música, só filme

foi colocado (reforço igual no centro).. é que eu me antecipei e tirei a foto antes dela ter sido terminada..

Compartilhar este post

Link para o post

20hz.. esquece..

30hz vai precisar de uma boa area..

com 4 conseguimos em carro chegar em 32hz com certeza facilidade (e força) mas 30hz pra baixo já fica BEM complicado.

edit: caixa.

1374171_649080138470473_455176415_n.jpg

Caixa bem feita demais.. parabéns. Qual a litragem que cada sub ficou aí?

Não, não tem como

Filme mesmo. Pergunto porquê uso um Pioneer IMPP de 8" @ 250W e consigo reproduzir ~30Hz MUITO bem em uma caixa de 46L. Só que pra filmes sinto que falta pressão no subgrave na ordem dos 20~25Hz.. E usar o sub de 15" da Questo, por exemplo é sem chance.. me atenderia mas ocuparia muito espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa bem feita demais.. parabéns. Qual a litragem que cada sub ficou aí?

sem descontar os reforços, deu 15.5L por falante.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...