Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
andreson

Dúvidas e dicas sobre utilização de processador em trio automotivo

Recommended Posts

3 vias estereo , mais SNME da para configurar para 4 mono.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom o tópico! estou acompanhando! é uma pena que aqui no sul o pessoal do som automotivo não tenha a mínima ideia do que seja um processador de áudio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom o tópico! estou acompanhando! é uma pena que aqui no sul o pessoal do som automotivo não tenha a mínima ideia do que seja um processador de áudio.

 

Pancadão não precisa dessas frescura mouss, só precisa mais watis, :vts

 

Só vi ao vivo esse DCX, uma vez. No encontro do autoforum, com o Carlos KBsom. E tava sem a tampa rsrsrs

Mas que vontade levar pra mim, mesmo sem set nenhum....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pancadão não precisa dessas frescura mouss, só precisa mais watis, :vts

 

Só vi ao vivo esse DCX, uma vez. No encontro do autoforum, com o Carlos KBsom. E tava sem a tampa rsrsrs

Mas que vontade levar pra mim, mesmo sem set nenhum....

 

hahaha é verdade, aqui no sul é assim...

 

falando dos processadores gostei muito do DMS 8 da Hotsound, a interface dele é bem fácil de mecher, tive contato com esse processador no curso de áudio profissional que fiz... nota 10 pra todos os produtos da Hotsound.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hotsound é show pica das galaxias , mais vai ver o preço hehehee

 

Eu ja tive P.A e todos os amps eram hot-sound um 5k ,3k 1k e 0,5k , comprei todos a preço de banana num carro de som que estava em um ferro velho .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hotsound é show pica das galaxias , mais vai ver o preço hehehee

 

Eu ja tive P.A e todos os amps eram hot-sound um 5k ,3k 1k e 0,5k , comprei todos a preço de banana num carro de som que estava em um ferro velho .

 

muita sorte hein! hahahaha no ferro velho, mas oq fazia por lá esses amps?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro foi comprado em leilão como sucata , era um ford F12000 mini trio , ai o filho do dono desse ferrinho é meu amigo e me vende o que aparece de som nos carros, ai ele me ligou para ir olhar.

 

Tinha 32x Snake hpx2180 MUITOS snake 12" 500w "nao lembro o modelo" e drivers de titanio variados 3085-sd3100-D3300-D4400, ainda tirei 8k em cima disso fora os amplificadores que pagei 500tão em cada hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro foi comprado em leilão como sucata , era um ford F12000 mini trio , ai o filho do dono desse ferrinho é meu amigo e me vende o que aparece de som nos carros, ai ele me ligou para ir olhar.

 

Tinha 32x Snake hpx2180 MUITOS snake 12" 500w "nao lembro o modelo" e drivers de titanio variados 3085-sd3100-D3300-D4400, ainda tirei 8k em cima disso fora os amplificadores que pagei 500tão em cada hehehe

 

Se por ventura aparecer equipamentos semelhantes algum dia...rs...me da um alo urgente!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se por ventura aparecer equipamentos semelhantes algum dia...rs...me da um alo urgente!!!

Tem pra mais de 5 anos isso hehehe. foi sorte grande mesmo no tempo , hoje o que aparece é cd player 6x9 com corneta do paraguai e modulo H-buster.

 

sorte hein rs

O sorte mesmo , foi com o dinheiro desse rolo que comprei meu primeiro carro .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem pra mais de 5 anos isso hehehe. foi sorte grande mesmo no tempo , hoje o que aparece é cd player 6x9 com corneta do paraguai e modulo H-buster.

 

Fazer o que ne rs pasmafaute .

 

Ah! To passando meu projeto dos 612MG para o Rauly, depois da uma olhada com ele. Mas ja aviso, vc conhece meu gosto: eh flat, pra tocar redondo rs (qualidade).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O processador de audio foi uma fantástica criação da era digital!

 

As capacidades de ajustes que ele te proporciona são infinitas, já que fica relativamente mais simples mexer em variáveis, que até então, na era analógica demandava um certo trabalho e bom conhecimento em eletrônica. Os ajustes disponíveis nesse controlador pode te proporcionar ferramentas capazes de fazer o som soar com muito mais naturalidade, alto e definido. Claro que requer um pouco de conhecimento no que está fazendo, e ao mesmo tempo prática, mas não é um “bicho de sete cabeças”. Nas minhas diversas tentativas de alinhar um sistema, usando um processador de audio, eu cheguei a uma seguinte rotina que funcionava bem: Ajustava todos os crossovers, a partir da curva de resposta e configuração de caixa, e já definia quem iria trabalhar em qual banda, slope e ganho (gostava de +3dB na região de grave), a fim de encontrar uma transição mais natural possível. Só depois disso ajustava a fase, pois filtros L-R 12dB/8ª pode rotacionar a fase do falante (isso quer dizer que essa topologia de filtro faz uma via tocar 180° em relação a outra e por isso você precisa inverter o positivo e o negativo, ou eletricamente no caso do processador), neste momento o sistema já começa a soar com muita naturalidade. Para um ouvido não muito praticado já agrada e muito, pois na grande maioria das vezes um sistema alinhado em fase fala melhor que uma curva plana fora de fase. Depois disso entrava com a equalização para arrumar alguns pequenos detalhes, pois quando as caixas estão corretas e todas as etapas anteriores estiverem funcionando bem, não precisa de muito ajuste (dica: ajuste a equalização independente, ou seja com as outras vias “mutadas”, assim não se tem interação entre as vias). No final de tudo, ai então que ia ajustar o delay, pois todos esses filtros podem gerar pequenas latências no sinal elétrico, o que faz alterar o centro acústico do falante e por conseqüência a “distancia virtual”, mas isso é assunto para críticos! Hehehehe... Parte para medição física que já funciona muito bem. Ai sim, todas as vias chegam juntas ao seu ouvido, faça a equalização final e o sistema soa como um todo, uma peça única.

Todas essas etapas levariam horas para serem feitas se o sistema fosse todo analógico, ou não teria tamanha precisão, com o processador de áudio isso fica fácil e prátco! Para sistemas mais simples, 2 vias por exemplo ou Woofer + Driver + Tweeter, não vejo a necessidade de investir em um processador, pois um crossover já faz um excelente trabalho, mas cada um tem a liberdade de investir onde achar melhor.

 

Além desse ajuste do sinal elétrico, ainda temos os controles para o sinal musical, como o limiter, que como muito bem explicado pelos amigos anteriormente, controla o valor de pico sem tirar a naturalidade da música e assim permite um melhor aproveitamento da relação sinal de pico e valor RMS.

 

Pela curva de resposta da caixa , dos drives e ST e sim principalmente pelo ouvidometro.

 

O bom seria ter um RTA , mais é inviavel a maiora das pessoas.

 

artsompd,

 

Verdade! É interessante ter um RTA, mas este pode ser feito usando a cápsula do microfone da Le Son ML-70 + pré-amp, computador rodando o software TrueRTA (ou SpectraRTA) e uma placa de som de boa qualidade. Essa configuração já ajuda bastante para quem quer iniciar nessa experiência de domar o resultado final do sistema, pois mesmo não tendo muita resolução, e por conseqüência resultados tão precisos, custa barato e de fácil acesso.

 

Com tantas explicações agora o Delay pra mim ficou facinho de ajustar kkk !

 

Mas agora com essas funções do Bc-60x supera o Px-1 da banda,pois alem de ter delay de 0,2,tem limiter o que o px-1 nao tem !

 

Rui Junior,

 

Eu não sei quanto a qualidade de áudio, mas pelo que andei lendo o BC-60x tem entrada digital COAXIAL/SPDIF e o PX-1 não. Um tablet 7” de boa qualidade com saída HDMI, conversor HDMI-COAXIAL e ele, já faz o papel de uma excelente central multimídia com diversos recursos! Custando seus R$1400.

 

É o que acontece com o PS-8 da Arc Audio, que além da entrada digital, está lançando o software de gerenciamento do DSP via Android e IOS, ai com tudo linkado, da pra resolver todos os problemas do sistema apenas controlando pelo tablet no painel do carro, contando ainda com 8 entradas e 8 saídas para se divertir como quiser! Praticamente uma mesa de som.. Mas ai já estamos falando de investimentos maiores, heheheh..

 

Abraço,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Renan pela força no topico .

 

O pouco que sei , como voce deve ter percebido passei da forma mais "vulgar" possível para que todos entendam .

 

Quanto ao Le-son + preamp , ja usei emprestado é legal ,mais como o investimento de se cololar um processador é alto , acho melhor ir em algo mais confiável como um Ecm8000 com uma placa com phantom=48v tipo M-audio para ter melhor qualidade de leitura e consequente acerto .

 

Digo inviável o Rta pois a maioria usa uma vez e ficaria jogado ,muito pelo desinteresse em aprender mesmo , ai é mais negocio um aluguel ou mesmo pagar um profissional para o primeiro acerto que hoje já se tem a preços convidativos coisa de 100$ pelo trabalho.

 

Mais para quem é entusiasta e gosta do hobby o Rta com le-son ml70 é o começo da parte boa da brincadeira é ai que voce assimila o que está ouvindo com a teoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Renan pela força no topico .

 

O pouco que sei , como voce deve ter percebido passei da forma mais "vulgar" possível para que todos entendam .

 

Quanto ao Le-son + preamp , ja usei emprestado é legal ,mais como o investimento de se cololar um processador é alto , acho melhor ir em algo mais confiável como um Ecm8000 com uma placa com phantom=48v tipo M-audio para ter melhor qualidade de leitura e consequente acerto .

 

Digo inviável o Rta pois a maioria usa uma vez e ficaria jogado ,muito pelo desinteresse em aprender mesmo , ai é mais negocio um aluguel ou mesmo pagar um profissional para o primeiro acerto que hoje já se tem a preços convidativos coisa de 100$ pelo trabalho.

 

Mais para quem é entusiasta e gosta do hobby o Rta com le-son ml70 é o começo da parte boa da brincadeira é ai que voce assimila o que está ouvindo com a teoria.

 

artsompb,

 

Com certeza o resultado com o ECM8000 será bem melhor, principalmente se tiver usando o DCX2496, que trabalha em conjunto com o MIC, mas com um bom pré-amp a cápsula do ML-70 já faz um excelente trabalho, só não suporta SPL alto quanto o Behringer. Para "sistemas pra fora", principalmente para quem tá começando, não precisa investir tanto em precisão. Em um sistema residencial, com o ambiente tratado, ai sim as exigências são bem maiores.

Está ai um boa oportunidade de ganhar dinheiro: comprar equipamentos, aprender a mexer com o sistema e vender o serviço de alinhamento! Nos primeiros alinhamentos você já paga o valor investido...

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me surgiu uma duvida quanto ao delay.....o tamanho da fiação pode influenciar?

 

Bruno,

 

A velocidade da luz é de 300.000km/s, muito rápido para o tamanho do fio influenciar no tempo de resposta. Pode influenciar no Re final do sistema e alterar o consumo de corrente, que resulta em variação de potência, mas isso já é muito preciosismo! hhehe..

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

artsompb,

 

Com certeza o resultado com o ECM8000 será bem melhor, principalmente se tiver usando o DCX2496, que trabalha em conjunto com o MIC, mas com um bom pré-amp a cápsula do ML-70 já faz um excelente trabalho, só não suporta SPL alto quanto o Behringer. Para "sistemas pra fora", principalmente para quem tá começando, não precisa investir tanto em precisão. Em um sistema residencial, com o ambiente tratado, ai sim as exigências são bem maiores.

Está ai um boa oportunidade de ganhar dinheiro: comprar equipamentos, aprender a mexer com o sistema e vender o serviço de alinhamento! Nos primeiros alinhamentos você já paga o valor investido...

 

Abraço,

 

RenanLopes

 

Vou fazer um teste , montar um Ml70 mais préamp e esperar a oportunidade para comparar lado a lado com o Ecm8000, eu ja fasso isso renan , mais o equipamento que uso é emprestado de um profissional de P.A amigo meu .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que além de equipamentos, é necessário ter referências auditiva,

somando uma boa teoria.

 

ps: Renan obrigado por compartilhar suas experiências valiosas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que além de equipamentos, é necessário ter referências auditiva,

somando uma boa teoria.

 

ps: Renan obrigado por compartilhar suas experiências valiosas.

 

Sim, por isso é preciso ter prática e dedicação em aprender o que está fazendo.

 

Conta comigo.. Estarei a disposição para ajudar no que eu puder.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conta comigo.. Estarei a disposição para ajudar no que eu puder.

Então me arruma 2x Questo 18" 1000-1500w de qualidade :legal:

 

A como eu queria uma empresa nacional como a questo trabalhando no mercado do trio , OpO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então me arruma 2x Questo 18" 1000-1500w de qualidade :legal:

 

A como eu queria uma empresa nacional como a questo trabalhando no mercado do trio , OpO

 

E pq não? heheheheh...

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E pq não? heheheheh...

 

RenanLopes

 

Faz isso comigo não ... :rolleyes:

 

 

o-o- #ToComMedoDeMandarMP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então me arruma 2x Questo 18" 1000-1500w de qualidade :legal:

 

A como eu queria uma empresa nacional como a questo trabalhando no mercado do trio , OpO

 

 

Faz isso comigo não ... :rolleyes:

 

 

o-o- #ToComMedoDeMandarMP

 

Aperta START e põe pra 2 esse jogo ae çç [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aperta START e põe pra 2 esse jogo ae çç [¨]

Noizz , vamo ver , mais tarde converso com o Renan , vai ver sai a Chevy trinca chão e Quantum quebra janela By Questo audio ?

 

Manda EMepe , pra mim mais tar de pra noir cunversar, la pelas 10h, vo ali jantar e vorto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan é um dos caras que tive o prazer de conhecer, na época não nos entendiamos por questões de opinião sobre som automotivo, e hj o cara mata de orgulho ai representando Alagoas no Brasil e Mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...