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Moitagsi

Motor Vectra gt-x em kadett gsi

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Olá pessoal, sou novo aqui e procurei este fórum por necessidade.

ao tentar cruzar um estrada alagada, não sei como, explodiu o bloco do motor do meu kadett gsi 94.

a se não conseguir encontrar um motor bom, já que vou gastar, gostaria de saber se o motor do vectra gt-x 2009/2010 140cv, daria certo no kadett, o que teria que ser mudado e se vocês recomendam esta troca.

Aguardo.

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Coxins e furação da caixa-seca do câmbio quase certeza que 'batem' (são da mesma família de motores). O que muda bastante é a injeção (são 16 anos de evolução entre as duas), tem de ver se funcionaria a IE Bosch do GSI ou se vale mais a pena conseguir a IE completa do GTx (central, chicote e sensores) junto do motor novo e implantar no Kadett. A segunda opção é mais cara (trampo de IE não é barato), mas ficaria com um carro interessantíssimo - IE moderna, motor novo, num carro leve como o GSI...

 

O resto é relativamente simples, desde que o 'doador' (o GTX) esteja por perto para ceder as peças - correias, esticadores, alternador, coletores, etc...

 

abs e boa sorte!! :legal:

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pq do vectra GTX? é o mesmo motor dos outros vectras 2009/2010...

 

a principio a troca é possivel e viável, mas como o riquati comentou, re repente terá q trocar o chicote da injeção e centralina tb, ai vc tem 2 opções:

 

1 - usar a injeção original do vectra, fazendo as alterações necessárias pra ele funcionar no kadett

2 - usar uma injeção aftermarket, tipo FuelTech, MegaSquirt, Pandoo, Fuelbox, q seria o q eu recomendaria

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2 - usar uma injeção aftermarket, tipo FuelTech, MegaSquirt, Pandoo, Fuelbox, q seria o q eu recomendaria

:+1

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São praticamente os mesmos motores. O que muda é apenas o sistema de alimentação...

 

Em termos de Potência: Vectra GT-X = 140cv / Kadett GSI = 121cv...

 

Faz a retífica do seu motor e tire essa Injeção analógica e coloca uma Digital MPFI ou a SFI do Vectra CD 16v.

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Faz a retífica do seu motor e tire essa Injeção analógica e coloca uma Digital MPFI ou a SFI do Vectra CD 16v.

 

Vai dar retífica em quê, dudu?

 

O cara teve um calço hidráulico, desbielou e agora tem um buraco no bloco...

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Seguinte, vou te dar a REAL pra você arrumar seu carro sem arranjar mais despesa:

 

Compre um motor PARCIAL família II num ferro velho, com nota fiscal e tudo (importante, senão vc não arruma os docs e vai dar mer** em vistoria lá na frente). Pode ser motor do Monza, Kadett, Ômega, S10... qualquer ano, DESDE QUE Família II 1.8 ou 2.0. Não precisa vir com cabeçote (vc não vai usar mesmo) nem com os coletores.

 

Vai mandar este parcial pra retífica. Se for 1.8, você vai precisar do virabrequim do seu motor que quebrou, vai comprar pistões e bielas novos para a medida do motor que você tem (Tem que ver se já teve retífica antes, geralmente pega duas sem muito problema. Depois disto é quase certo ter que encamisar). Se for 2.0, pode ser que as bielas estejam 100%, substituindo apenas casquilhos, pistões, anéis e etc. Vai trocar também a bomba de óleo e dar banho químico nesse motor. E vai dar uma geral no seu cabeçote do GSi, verificando tuchos, comando, válvulas, retentores...

 

Agora é só montar tudo com juntas novas, usando o seu coletor do GSi, seus coletores e sua injeção. Pronto, você resolveu seu problema e está com o carro zero de novo, gastando a metade do que gastaria comprando o motor completo do Vectra/Astra + injeção completa + chicotes.

 

Se quiser fazer graça, é mais jogo pegar um Família II do Ômega 2.2, Vectra 2.2, S10 2.4, que são blocos um pouco mais altos, verificar se seu cabeçote encaixa 100% (quase certo que sim), dar uma geral e montar aí no seu motor, usando bicos com maior vazão. Um 2.4 com uma fueltech deve chegar nos 200cv sem muita dificuldade.

Editado por Kleberlpa

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compra só o bloco e a biela, mande examinar o empeno do virabrequim se ele não tiver estourado o mancal da biela que calçou ou quebrado também rs.

 

geralmente, conseguem voltar o empeno e ter condições de retífica ou as vezes nem precisa, basta um polimento.

 

e monta original mesmo, não compensa tais mudanças... vai gastar horrores. depois vende o carro.

 

 

já trabalhei em retífica, por mim não compensa a não ser que esteja disposto mesmo $$...

mais aí eu já passaria o veículo pra frente.

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Pensando nos custos e documentação não seria melhor comprar um parcial novo?

 

O parcial novo não vem mais "em branco" não. Antigamente era só gravar o chassi, mas agora vem obrigatoriamente gravado. Aí tem que passar pelo mesmo processo de baixa e alteração.

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O parcial novo não vem mais "em branco" não. Antigamente era só gravar o chassi, mas agora vem obrigatoriamente gravado. Aí tem que passar pelo mesmo processo de baixa e alteração.

 

Isso eu não sabia, mas não é de se estranhar não, brasil sempre mudando pra "melhor".

Procurei um link salvo de uma loja de Curitiba que se não me engano o parcial 2.0 saia por 2.2KR$, mas não encontrei, no ML tem por 2.7KR$.

 

Por quanto tu achou do GT-X?

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Dependendo de como foi o estrago no bloco do motor, da mandar em uma fundição e reparar o bloco (os caras preenchem o buraco)...

 

Mas acho muito mais esquema comprar um motor parcial mesmo, e derrepente até uma FuelTech pra contorlar tudo... Já deixa espaço aberto para futuros ups...

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eu trocaria so o bloco mesmo...

 

OU colocaria logo um 2.2 16v. O motor é um canhao. Torcudao e aguenta MUITO pau.

Editado por vxice

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Pois é pessoal, achei uma carcaça de Vectra Gt-x por 9,000, mas me interessa só motor e injeção, vou ver por quanto eu consigo isso, se não der nada certo, vou procurar um bloco familia II como o colega ali me disse e vou tentar deixar original de novo.

o que eu quero é que ele não diminua de 121cv de potência, pra isso, o que eu tenho que manter do meu motor original?

e obrigado pelas respostas.

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Seguinte, vou te dar a REAL pra você arrumar seu carro sem arranjar mais despesa:

 

Compre um motor PARCIAL família II num ferro velho, com nota fiscal e tudo (importante, senão vc não arruma os docs e vai dar mer** em vistoria lá na frente). Pode ser motor do Monza, Kadett, Ômega, S10... qualquer ano, DESDE QUE Família II 1.8 ou 2.0. Não precisa vir com cabeçote (vc não vai usar mesmo) nem com os coletores.

 

Vai mandar este parcial pra retífica. Se for 1.8, você vai precisar do virabrequim do seu motor que quebrou, vai comprar pistões e bielas novos para a medida do motor que você tem (Tem que ver se já teve retífica antes, geralmente pega duas sem muito problema. Depois disto é quase certo ter que encamisar). Se for 2.0, pode ser que as bielas estejam 100%, substituindo apenas casquilhos, pistões, anéis e etc. Vai trocar também a bomba de óleo e dar banho químico nesse motor. E vai dar uma geral no seu cabeçote do GSi, verificando tuchos, comando, válvulas, retentores...

 

Agora é só montar tudo com juntas novas, usando o seu coletor do GSi, seus coletores e sua injeção. Pronto, você resolveu seu problema e está com o carro zero de novo, gastando a metade do que gastaria comprando o motor completo do Vectra/Astra + injeção completa + chicotes.

 

Se quiser fazer graça, é mais jogo pegar um Família II do Ômega 2.2, Vectra 2.2, S10 2.4, que são blocos um pouco mais altos, verificar se seu cabeçote encaixa 100% (quase certo que sim), dar uma geral e montar aí no seu motor, usando bicos com maior vazão. Um 2.4 com uma fueltech deve chegar nos 200cv sem muita dificuldade.

 

o problema, klb, é q o pessoal dos ferro-velhos estão tudo fora da casinha! estão pedindo no parcial usado quase o mesmo q custa um completo zero km na concessionária. isto está acontecendo na GM, FIAT, VW e Ford. Semana passada meu mecânico comprou na concessionária um duratec 2.0 16v por 3000, enquanto o pessoal do ferro velho queria 4500 no parcial dando o velho na troca. o rocan 1.6 eu vi essa semana a 1800 na concessionaria quando eu fui pra comprar peças pra revisão das camionetes e carros aqui. E esses valores, vindo embreagem, bicos, coletor admissão, TBI, bobina, velas, é praticamente plug and play. Sei q esses tempos um conhecido meu comprou um AP 1.8 por 1800 na VW nessas mesmas condições tb.

A VW e GM estão com pacotes parecidos com os da ford. ao menos aqui no sul está assim....

 

 

 

 

Faz a retífica do seu motor e tire essa Injeção analógica e coloca uma Digital MPFI ou a SFI do Vectra CD 16v.

Essas injeções são semi-sequenciais, até 3000rpm é sequencial. acima de 3000rpm é igual a qualquer outra injeção. mas elas tem a questão do transponder, se a chave dele não tiver transponder, é um trabalho a mais colocar, ai o custo final de se adaptar uma dessas injeções acaba saindo praticamente o preço de uma FuelTech...

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o problema, klb, é q o pessoal dos ferro-velhos estão tudo fora da casinha! estão pedindo no parcial usado quase o mesmo q custa um completo zero km na concessionária. isto está acontecendo na GM, FIAT, VW e Ford. Semana passada meu mecânico comprou na concessionária um duratec 2.0 16v por 3000, enquanto o pessoal do ferro velho queria 4500 no parcial dando o velho na troca. o rocan 1.6 eu vi essa semana a 1800 na concessionaria quando eu fui pra comprar peças pra revisão das camionetes e carros aqui. E esses valores, vindo embreagem, bicos, coletor admissão, TBI, bobina, velas, é praticamente plug and play. Sei q esses tempos um conhecido meu comprou um AP 1.8 por 1800 na VW nessas mesmas condições tb.

A VW e GM estão com pacotes parecidos com os da ford. ao menos aqui no sul está assim....

 

 

 

 

Essas injeções são semi-sequenciais, até 3000rpm é sequencial. acima de 3000rpm é igual a qualquer outra injeção. mas elas tem a questão do transponder, se a chave dele não tiver transponder, é um trabalho a mais colocar, ai o custo final de se adaptar uma dessas injeções acaba saindo praticamente o preço de uma FuelTech...

 

em que cidade que você viu esses preços de motores?

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Pois é pessoal, achei uma carcaça de Vectra Gt-x por 9,000, mas me interessa só motor e injeção, vou ver por quanto eu consigo isso, se não der nada certo, vou procurar um bloco familia II como o colega ali me disse e vou tentar deixar original de novo.

o que eu quero é que ele não diminua de 121cv de potência, pra isso, o que eu tenho que manter do meu motor original?

e obrigado pelas respostas.

 

Seu motor é o mesmo Família II do monza e kadett GL/GLS/etc. Muda o cabeçote e a injeção apenas. As duas coisas que você vai manter.

 

Escort, achei que era só aqui em BSA que os donos de ferro velho estavam cobrando caro nas coisas. Certa vez um teve a pachorra de pedir 1200 no compressor do zetec supercharger. Novo custava 600.

 

Sem falar no interruptor dos vidros dianteiros do 206... o mais barateiro queria 180. No ML tem por 39.

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ferro velho é furada... cobram caro mesmo, por aqui é assim também.

 

em relação ao faze 2, além de cabeçote e injeção muda pistões também, uma diferença boba na cabeça, mais que altera a compressão.

vi poucos motores desmontados dos vectras novos, pois na época eu tava saindo de retífica, o 2.2 16V do vectra antigo tem o bloco mais alto

bielas mais longas e pistão de mesmo diâmetro 86mm porém mais baixo, mais curso no virabrequim e tem muito torque mesmo.

Más é preciso atenção, com pressão de óleo a todo tempo, cansei de ver esses motores pregando por simples bobeira..

no conjunto balanceador (só tem no 2.2 do vectra, S10 não tinha na época, não sei depois) tem 2 tampas uma pra cada

massa balanceadora, aquilo de alguma forma se soltava, pois são colocadas somente na pressão, e o motorista desatento

só olhava pra luz de óleo quando o motor já tava todo esfolado ou até pregado...

 

então é um motor que precisa de atenção rs

 

Outro fato que esses astras vectra 140CV não demonstram na prática serem mais potentes que os antecessores flex 121/127cv, de 2003 a 2009

pode ser que em relação ao do Kadet vá melhorar pelo fato da injeção.. mais nem precisaria ser um motor de vectra GTx pra isso..

Editado por ((thytoin.))

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Tu é do sul do Paraná né? Então compensa rodar com álcool, aí parcial do flex com o cabeçote do GSI deve ficar numa compressão algo acima de 11/1, aí é só subir pra Cascavel e fazer o remap, e fica mais forte que o original e quem sabe até mais que o flex, é o tipo de coisa em que se deve apostar pra ver.

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Um bloco 2.2 ou 2.4 com cabecote 16v fica muito top

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pessoal tá esquecendo que pra documentar motor novo ele tem pode ter no máximo 10% de variação de potência do original e não pode ter alteração de deslocamento

é por isso que os ferrinhos tão atolando no preço

o ideal é comprar somente um bloco que se adeque a essas restrições, e aí todo sistema de admissão, escapamento e injeção dá pra brincar a vontade, se quiser, claro

 

eu ficaria bem feliz em comprar um motor completo por 3 pilas, só o bloco de Marea, com desconto pra oficina, sai 5 mangos!

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Aqui no norte do Paraná e sul de São Paulo os donos de ferro velho estão fora da casinha à muito tempo já, estão cobrando mais caro que peças novas

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Então, passei no meu mecânico hoje e ele falou que da pra mandar soldar o bloco, será que fica bom?

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