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GIII lêndea_sc

Ajuda: Carro esquenta o motor com o ar ligado

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Galera preciso de umas opiniões.

 

Como decidi não trocar mais meu Gol Atlanta AP 1.6 1996 por enquanto resolvi investir um pouquinho nele.

 

Tinha 02 problemas q me encomodavam:

 

01) Tava queimando óleo. Sendo assim mandei trocar o q era necessário na parte de cima do motor e retificar o cabeçote. Ok ficou excelente.

 

02) O motor do carro esquentava com o ar-condicionado ligado. Sem ar a temperatura se mantém normal, com ar ligado em transito pesado ou com o carro parado se deixar a temperatura aumenta até ferver.

 

Passo 1) Levei em uma empresa de ar-condicionado o cara testou e verificou a pressão do gás. Se a pressão estiver mto alta o compressor fica pesado e pode sobrecarregar o motor. PRESSÃO DO GAS = NORMAL. Fez o teste no compressor pra ver se ele não estava meio travado. COMPRESSOR = NORMAL. Teste na ventoinha pra ver se ele se mantém ligada enquanto o ar-condicionado está ligado = NORMAL.

 

Conclusão = O fluxo de água do sistema de refrigeração está abaixo do que deveria estar e me mandou para o meu mecânico.

 

Passo 2) Na mecânica verificamos q meu radiador já estava mto ruim e as mangueiras todas ressecadas, inclusive o sensor de temperatura e a válvula termostática ainda eram originais e após novo teste concluímos q realmente o fluxo de água não esta normal.

 

Passo 3) Mandei colocar tudo novo, radiador, sensor, válvula e mangueiras. Resultado = o carro continua esquentando com o ar ligado.

 

Passo 4) Se é tudo novo e mesmo assim não está dando o fluxo suficiente só pode ser a bomba d'água. Ainda era a original com as pás de metal e estava toda corroída. Colocamos uma nova = o carro continua esquentando com o ar ligado.

 

Passo 5) Talvez esta bomba e a vávula nova estejam com defeito, mandamos vir outras novas para fazer o teste = o carro continua esquentando com o ar ligado

 

Passo 6) O cara fez alguma mer** qdo retificou o cabeçote, como estava na garantia o cara mandou um cabeçote 0km pra mim = o carro continua esquentando com o ar ligado

 

Passo 7) Não sei mais o q fazer e o meu mecânico tá transtornado q não conseguiu achar o defeito.

 

 

Essa semana eu preciso do carro e nao tenho como encosta na oficina. Semana q vem ele fará todos os testes novamente nas mangueiras e componentes pra ver se acha o problema e segundo ele só restará uma alternativa.

 

- Verificar se não tem algum duto na parte de baixo do motor obstruído e limitando o fluxo de água em todo o sistema.

 

O vcs acham será q esquecemos algo???? Pode ser isso memso????? Ele terá q demontar o motor eu acho pra fazer será q compensa?????/

Edited by GIII lêndea_sc

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Troca a ventoinha! E a tampa do reservatorio de agua.

Edited by Rapha_4_bass

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Possibilidades: Ventoinha montada invertida. Sim... tem chance, mas isto só prejudicará o carro quando estiver em movimento, pois perde o fluxo de ar na colméia do radiador. Com o carro parado não faz sentido.

 

Mete o scanner uma vez com o ar desligado, até acionar a ventoinha. Anote os valores de ponto e temperatura.

 

Espere um tempo com ele desligado, ligue, ligue o ar e veja se a injeção acusa o ar ligado, se o ponto se altera (sempre altera, mas é coisa pouca, uns 3 graus dependendo do motor), e se as indicações de temperatura vão mudar.

 

O que eu acredito aí é que sua injeção não está sabendo trabalhar com o compressor ligado. Pode ser o caso de um ar não original ou mal instalado, um chicote defeituoso, ou defeito no próprio módulo, que passa a ignorar a temperatura com o compressor ligado.

 

Outra possibilidade é que, ao ligar o compressor, o sensor de temperatura perca leitura, podendo ser culpa de um aterramento ruim, por exemplo.

 

Sem scanner nem adianta ficar futricando.

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Possibilidades: Ventoinha montada invertida. Sim... tem chance, mas isto só prejudicará o carro quando estiver em movimento, pois perde o fluxo de ar na colméia do radiador. Com o carro parado não faz sentido.

 

Mete o scanner uma vez com o ar desligado, até acionar a ventoinha. Anote os valores de ponto e temperatura.

 

Espere um tempo com ele desligado, ligue, ligue o ar e veja se a injeção acusa o ar ligado, se o ponto se altera (sempre altera, mas é coisa pouca, uns 3 graus dependendo do motor), e se as indicações de temperatura vão mudar.

 

O que eu acredito aí é que sua injeção não está sabendo trabalhar com o compressor ligado. Pode ser o caso de um ar não original ou mal instalado, um chicote defeituoso, ou defeito no próprio módulo, que passa a ignorar a temperatura com o compressor ligado.

 

Outra possibilidade é que, ao ligar o compressor, o sensor de temperatura perca leitura, podendo ser culpa de um aterramento ruim, por exemplo.

 

Sem scanner nem adianta ficar futricando.

 

Aterramento creio q não é pq foi colocado no Scanner já e realmente a temperatura aumenta e se deixar ferve.

 

A ventoinha coitada trabalha como louca e não está invertida.

 

Porém qto a injeção eu não entendi a ligação com o sistema de arrefecimento. Esse sistema é independente da injeção e trabalha apenas pelo sensor e pela vávula termostática não é?????

 

Vc fala da injeção e do módulo se caso a temperatura não estivesse realmente aumentando e apresentasse alteração apenas no painel é isso?????

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Troca a ventoinha! E a tampa do reservatorio de agua.

 

Ventoinha trabalha feito louca e a tampa troquei faz pouco tempo pq tinha perdido pressão.

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Aterramento creio q não é pq foi colocado no Scanner já e realmente a temperatura aumenta e se deixar ferve.

 

É isto que tem que ser verificado!

 

Porém qto a injeção eu não entendi a ligação com o sistema de arrefecimento. Esse sistema é independente da injeção e trabalha apenas pelo sensor e pela vávula termostática não é?????

 

Não. Em carros carburados e em alguns injetados (os primeiros, apenas) existia o famoso Cebolão. Ele acionava diretamente a ventoinha, e ia no bloco. Um carro que eu tive e que tinha cebolão era o Corsa GL 1.4 94. Mas é um raro caso.

 

A injeção depende da temperatura do bloco para calcular o avanço do ponto e compensar o tempo de injeção, caso exista uma curva mais rica para motor quente. Então ela mesma aciona o eletroventilador. No Endura de 95 do Fiesta já era assim.

 

Por isto que eu te disse, tem que observar como a injeção vai compensar a nova carga do motor (e qual a influência dela no ponto) e se a injeção não está acionando a ventoinha muito tarde.

 

Muita coisa pode influenciar, mas eu apostaria que sua injeção é quem não está sabendo trabalhar com o ar.

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Ventoinha trabalha feito louca e a tampa troquei faz pouco tempo pq tinha perdido pressão.

 

Se me lembro bem, a ventoinha do ar liga, e a do motor aciona um segundo estágio... veja se existe esse segundo estágio e se ele aciona...

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Juro q já vi problema igual, mas faz muito tempo e ñ lembro o q era. :banghead

Vc tá tentando resolver com um mecânico... leva numa auto-elétrica! ;)

Veja tb se ñ instalou a válvula errada e qual a temperatura do cebolão.

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Se me lembro bem, a ventoinha do ar liga, e a do motor aciona um segundo estágio... veja se existe esse segundo estágio e se ele aciona...

 

Ao ligar o ar, a ventoinha liga no primeiro estagio (como vc disse), dps, entra o 2° estagio (barulhento p caramba) para refrigerar o motor. Poremmmmmmmmm!!!! Isso so ocorre em carro com ar de fabrica! (que o radiador, alternador e ventoinhas sao bem mais dimensionados), esse eh o problema de se instalar fora! O sistema de arrefecimento nao eh alterado! Ai da mer**!

Edited by Rapha_4_bass

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Não. Em carros carburados e em alguns injetados (os primeiros, apenas) existia o famoso Cebolão. Ele acionava diretamente a ventoinha, e ia no bloco. Um carro que eu tive e que tinha cebolão era o Corsa GL 1.4 94. Mas é um raro caso.

 

A injeção depende da temperatura do bloco para calcular o avanço do ponto e compensar o tempo de injeção, caso exista uma curva mais rica para motor quente. Então ela mesma aciona o eletroventilador. No Endura de 95 do Fiesta já era assim.

 

Por isto que eu te disse, tem que observar como a injeção vai compensar a nova carga do motor (e qual a influência dela no ponto) e se a injeção não está acionando a ventoinha muito tarde.

 

Muita coisa pode influenciar, mas eu apostaria que sua injeção é quem não está sabendo trabalhar com o ar.

 

Hum entendi. Boa dica Kleber não sei se isso foi verificado, vou questionar com o mecânico.

 

Se me lembro bem, a ventoinha do ar liga, e a do motor aciona um segundo estágio... veja se existe esse segundo estágio e se ele aciona...

 

Nem sabia q existia duas ventoinhas hehehe. Tem certeza??? Eu sei q qdo liga o ar a ventoinha do radiador liga junto sempre com a mesma intensidade pelo q reparei.

 

Juro q já vi problema igual, mas faz muito tempo e ñ lembro o q era. :banghead

Vc tá tentando resolver com um mecânico... leva numa auto-elétrica! ;)

Veja tb se ñ instalou a válvula errada e qual a temperatura do cebolão.

 

Tanto o cebolão como a válvula foram colocadas novas, se não me engano estava escrito na cebola 95-102º.

 

Ao ligar o ar, a ventoinha liga no primeiro estagio (como vc disse), dps, entra o 2° estagio (barulhento p caramba) para refrigerar o motor. Poremmmmmmmmm!!!! Isso so ocorre em carro com ar de fabrica! (que o radiador, alternador e ventoinhas sao bem mais dimensionados), esse eh o problema de se instalar fora! O sistema de arrefecimento nao eh alterado! Ai da mer**!

 

Esse gol é uma versão comemorativa Rapha é o Atlanta 1996. Vinha de fábrica com, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, espelhos elétricos, trava e alarme, luz interna com temporizador, ajuste de altura do banco do motorista, interior com forração do gol GLI, antena no teto, desembaçador e limpador traseiro, rodas 14' e faróis de gol GTI.

 

Como falei acima nunca percebi esse 2º estágio pra mim a ventoinha se mantém sempre com a mesma intensidade.

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Ja descobriu o possivel problema , não esta acionando o 2º estagio da ventoinha . pode ser a resistencia do 2º que queimou ou ventoinha de carro sem ar .

 

Teu carro é 1bico ou 4bico já? se for monoponto injeção rochester usa cebolão para acionamento a injeção faz correção de ponto por sensor mais não controla o arrefecimento ,se for multi ponto Mi bosch a temperatura é controlada pela central de injeção "ai entra o que o kebler falou"

 

Outra coisa cebolão 95º-102º ?? isso é para carro carburado a alcool . pode ser esse o problema quando a ventoinha ativa ja esta muito quente e não da mais jeito isso junto a ventoinha sem 2º estagio faz ferver.

 

Testa ai liga o carro , liga o ar acionou o 1º estagio , espera o motor esquentar até acionar o 2º estagio e fica de olho , se passar dos 100º e não almentar o barulho "2º estagio" ja matou a charada.

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Ja descobriu o possivel problema , não esta acionando o 2º estagio da ventoinha . pode ser a resistencia do 2º que queimou ou ventoinha de carro sem ar .

 

Teu carro é 1bico ou 4bico já? se for monoponto injeção rochester usa cebolão para acionamento a injeção faz correção de ponto por sensor mais não controla o arrefecimento ,se for multi ponto Mi bosch a temperatura é controlada pela central de injeção "ai entra o que o kebler falou"

 

Outra coisa cebolão 95º-102º ?? isso é para carro carburado a alcool . pode ser esse o problema quando a ventoinha ativa ja esta muito quente e não da mais jeito isso junto a ventoinha sem 2º estagio faz ferver.

 

Testa ai liga o carro , liga o ar acionou o 1º estagio , espera o motor esquentar até acionar o 2º estagio e fica de olho , se passar dos 100º e não almentar o barulho "2º estagio" ja matou a charada.

 

É de 1 bico só. Tem mta lógica mesmo. O cebolão normal pra esse motor (Ap 1.6 gasolina) seria de qto???

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Tentou ver a válvula termostática? Se ela tiver emperrada, não resolve MESMO! Ela fecha e não deixa a água quente do cabeçote passar pro radiador!

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Tentou ver a válvula termostática? Se ela tiver emperrada, não resolve MESMO! Ela fecha e não deixa a água quente do cabeçote passar pro radiador!

 

Não eh a valvula pq o carro sem ar não aquece.

 

Eh quase certo que eh a ventoinha ou o que faz com q ela não ligue o 2° estágio.

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Tentou ver a válvula termostática? Se ela tiver emperrada, não resolve MESMO! Ela fecha e não deixa a água quente do cabeçote passar pro radiador!

 

Sim foi testado. Inclusive colocado uma nova. Valew......

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Não eh a valvula pq o carro sem ar não aquece.

 

Eh quase certo que eh a ventoinha ou o que faz com q ela não ligue o 2° estágio.

 

É... acho que deve concentrar os esforços ai mesmo... e levar numa elétrica... se tiver um ventilador desses BEM fortes, dá para fazer um teste simples...

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Problema resolvido graças a Deus.

 

Segunda encostei o carro na oficina novamente e foi feito o teste na última possibilidade = entupimento de algum duto do bloco do motor.

 

Os caras meteram ar comprimido em alta pressão (600 libras) nos dutos e o bloco guspiu porcaria que a gente nem imaginava q poderia exitir dentro do bloco de um motor. Parecia aqueles cano de esgoto entupido.

 

O bloco do motor como é de ferro e ao longo do tempo foi soltando um pó de ferrugem q foi acumulando nos dutos.

 

Ar gelando pacas e motor em temperatura normal. Amem.

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Se não tiver ar comprimido nesse caso é só esgotar toda a agua e meter Coca cola e funcionar 3vezes até acionar a ventuinha , depois esgota a coca e coloca depois esgota 2 aguas pra limpar a coca..

 

Fica NOVO ,esse po*** de coca come tudo .

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Fica NOVO ,esse po*** de coca come tudo .

 

 

Imagina nosso estomago!

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imagina o meu que tomo mais essa po*** do que agua.

 

 

Gastrites cabulosas...

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Imagina nosso estomago!

 

Engracado que coca eh bom pra tudo! Limpar marmore, motor, dor de barriga, etc, so nao faz bem pra gente! Hehehehhe

 

To comecando a achar que coca tem mais utilidade que bombril e wd! Hehehehhee

 

 

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Problema resolvido graças a Deus.

 

Segunda encostei o carro na oficina novamente e foi feito o teste na última possibilidade = entupimento de algum duto do bloco do motor.

 

Os caras meteram ar comprimido em alta pressão (600 libras) nos dutos e o bloco guspiu porcaria que a gente nem imaginava q poderia exitir dentro do bloco de um motor. Parecia aqueles cano de esgoto entupido.

 

O bloco do motor como é de ferro e ao longo do tempo foi soltando um pó de ferrugem q foi acumulando nos dutos.

 

Ar gelando pacas e motor em temperatura normal. Amem.

 

Amém.

 

Aleluia.

 

Uhuuuuu....

 

Isso aí, o importante é que resolveu, esses problemas que não se sabe porque raios acontecem nos tiram o sono.

 

Pior é quando é aquele problema aleatório, quando você deixa com o mecânico nunca aparece. Você pega o carro e roda um pouco, pronto, lá está ele.

Edited by avukte

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