Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thales godoy

D.I.Y - Retocando arranhões.

Recommended Posts

Olá galera. Primeiro gostaria de ressaltar que peguei esse tuto do suzukionline, do usuário Deanzaumm, e gostaria de compartilhar pq já me salvou de vários riscos feios.

 

Antes de tudo quero ressaltar que é preciso uma mínima noção, ou então CORAGEM! Rsrsrs. No mais podem ir na fé que fica muito bom, e realmente muito dificil alguem perceber o retoque. A nao ser aquele garageiro com 10000 anos de carro ngm percebe. E se perceber verá que é um mínimo retoque, muito melhor que pintar a peça toda e acharem que seu carro foi batido. Eu fiz algumas vezes em cantinhos escondidos do carro e dps que peguei a manha já consigo fazer rapidão. Segue o tuto:

"

 

Fui na concessionária e paguei R$300,00 para pintarem um arranhão no meu carro de aproximadamente 5 centímetros. Não amassou nada, só a pintura que arranhou e chegou no fundo branco.

Após o procedimento todo, ninguém mais tinha nem ideia onde é que estava o arranhão. Coisa cabulosa!!!!

Vi o cara fazendo tudo e pensei... Opaaaaa.... isso dá samba! icon_lol.gif

 

 

Cheguei em casa e vi um velho arranhão no tanque da minha SRAD... logo pensei: VOU FAZER IGUAL icon_twisted.gif .

 

Segue o passo-a-passo. Recomendo d+ para quem tem esse problema.

As vezes são arranhões pequenos que mais incomodam a gente do que qualquer coisa... mas o resultado é tão incrível que sinto-me na obrigação de partilhar! Vejo as vezes carros pretos com um arranhão na lateral que dá dó... icon_evil.gif

Serve também para pequenos "quebradinhos" na pintura...

 

Vamos lá!! icon_cheers.png

 

Ideia a seguir

 

 

Expandir esta imagem

001wc.jpg

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Resultados.jpg

 

O meu tanque:

 

Identificar o arranhão:

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

11168200.jpg

 

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

79869024.jpg

 

(arranhão fundo, ultrapassando a camada de tinta e chegando a um fundo de cor branca)

 

 

 

Lixar com lixa 1.200 (utilizada normalmente para polimento completo e profundo de carros.

 

 

Usar água para lixar e sempre observar para não forçar d+

 

 

Expandir esta imagem

25136611.jpg

 

O verniz que tem na pintura é mais duro que a tinta... então vc com essa lixada irá apenas remover ceras, gorduras, oleosidades e uma fina camada de verniz, para que a tinta a ser aplicada grude bem firme. Dependendo do arranhão, se tiver deixado "rebarbas" tem que ser devidamente desbastada.

 

 

Expandir esta imagem

79327674.jpg

 

 

Após isso lave bem para retirar a camada de substância lixada (sujeira), bem como qualquer dedo sujo que tenha ficado.

 

 

depois deixe secar bem.

 

No sol é melhor para se observar todo o procedimento

 

Após isso, pode aplicar com o pincel de "liquid paper" (O que eu tinha a disposição. Bem lavado, pois é à base d'água e sai fácil. Deixe secar bem) aplique quantos demãos achar suficientes, com intervalo de 3 a 5 minutos entre demãos. No meu caso com 3 demãos estava perfeito.

 

 

71980757.jpg

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

30332301.jpg

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

34024725.jpg

 

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

32894628.jpg

 

 

Deixe secar bem. Ao toque é 15 minutos. Para procedimento na tinta é 6hs

 

..... 6hs depois fresse.png

 

Bom, agora é hora de lixar novamente com a lixa 1.200.

 

recomendo aos inexperientes como eu que utilize o mesmo pedaço de lixa utilizado no inicio, para não correr o risco de uma lixa nova você sair detonando demais o retoque. com a lixa mais usada... qualquer exagero é mais facilmente evitado. Melhor passar mais vezes do que passar poucas e furar seu retoque. Mas se você tiver uma boa observação e uma sensibilidade boa. Pode ser lixa nova também... sem problemas.

 

Vai lixando o observando para não exagerar.

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

90314412.jpg

 

 

 

O objetivo é desbastar os cantos e igualar a tinta à outra superficie. O verniz é mais duro que a tinta, então não se preocupe d+ em furar o verniz original (mas isso também não quer dizer que ele é indestrutível e pode sair lixando pra sempre. Por isso é melhor passar uma camada de retoque fina, para não precisar depois lixar d+). De qualquer forma, o verniz não irá furar. Não se preocupe.

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

54840910.jpg

 

 

 

Expandir esta imagem

25136611.jpg

 

 

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

24558856.jpg

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

45259416.jpg

 

Depois que estiver quase invisível... é hora de polir com a MASSA DE POLIR Nº 2 (Vá para a sombra... é melhor!)

Seque bem...

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

15075366.jpg

 

Passe a massa e esfregue com força para dar brilho! (não use máquinas de polir... vá na mão que é mais seguro! em cantos tome cuidado para não "furar" o retoque.

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

57024171.jpg

 

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

84548736.jpg

 

Resultado após massa de polir

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

29421472.jpg

 

Depois encerar...

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

55669305.jpg

 

Depois da cera

 

 

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

69971325.jpg

 

Prontinho... nem você mesmo saberá onde estava o arranhão!!!!

 

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

27770611.jpg

 

 

Expandir esta imagemVer em tamanho real

43966235.jpg

 

 

 

 

Simplesmente fantástico.

 

Se eu fosse pintar todo o tanque por conta de 1 arranhão, alguém poderia até pensar que eu destruí a moto em alguma eventualidade.

Já um retoque desses, se eventualmente você não fizer 100%... mesmo assim todo mundo verá que foi apenas um retoquezinho... e que tudo permanece original.

 

 

 

No meu caso só faltava a tinta.

 

Descolei da azul original e da dourada para alguns "machucadinhos" na roda que fiz também!

 

 

No meu caso em especial eu faço SEM LIXA, só na massa 2. É necessário um pouquinho mais de paciência mas a chance de fazer caca é bem menor. Gostaria de pedir ao moderador mover pro DIY por favor.

 

Creditos: suzukionline.org e Deanzaumm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OBS: A tinta da cor do seu carro vc faz em qualquer loja de tinta automotiva, é só passar o ano e modelo dele. E mais uma vez eu recomendo fazer na massa 2, que é mais fácil não dar caca! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendo lixar antes não.

 

Lava com muito detergente, seca direitinho, e, se o arranhão for fino, passa a tinta com a ponta de um palito de dente, até encher o arranhão (tem que encher e ficar mais alto). Depois de TOTALMENTE seco, lixa com lixa 600 com água corrente, taqueada, até ficar LISO. E aí faz o polimento com massa e depois cera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual é a quantidade mínima que dá para comprar de tinta e quanto custa em média?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendo lixar antes não.

 

Lava com muito detergente, seca direitinho, e, se o arranhão for fino, passa a tinta com a ponta de um palito de dente, até encher o arranhão (tem que encher e ficar mais alto). Depois de TOTALMENTE seco, lixa com lixa 600 com água corrente, taqueada, até ficar LISO. E aí faz o polimento com massa e depois cera.

 

Exato, se não só vai desgastando a tinta... Lixa uma vez só, pro final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato, se não só vai desgastando a tinta... Lixa uma vez só, pro final.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...