Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
savfff

inversão de fase? desnecessario?

Recommended Posts

ontem conversando com um tecnico de um trio eletrico daqui (OSPAL), ele viu meu som, com os fios do grave invertidos,

positivo no negativo e negativo no positivo, imã pra fora..

e disse q era totalmente desnecessario!

explicou q a fase é somente pra mudar o "tempo", pq o falante vai se deslocar igual, inverter a fase so vai mudar o ponto de partida..

nao sei se tou sabendo explicar, mas acho q entendi oq ele falou..

 

ai eu falei, rpz.. é, tem logica, mas nao é melhorar deixar o falante começando tocando pra fora ou batendo pra fora sei la ? todo mundo usa assim e fala q é melhor..

ele flw q nao, q nao muda nada... q aposta o carro dele kk entao fiquei queto.. pq eu acho q é mesmo..

mas pq todo mundo inverte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilho da ideia tambem que nao muda nada.. Tanto que uso o sub invertido mas nao inverti a fase.. E pra mim, ta tocando igual..

 

Enviado de meu GT-P7510 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocar o falante tocando normal ou com os polos invertidos não vai mudar absolutamente nada, a inversão de fase é feita para se ter um melhor acoplamento com a via superior ou inferior quando necessário!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara só nun intendi o que é fase que vcs estão falando pois fase que conheço é linguagem de eletrecista industrial e cocessionarias de energia que meche com energia continua. pode explicar direito essa história ae estão falando de alimentação + e gnd ou de + e - de drivers????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tocando só o seu carro, sem problemas, mas se colocar com outro com os woofers normais e ligados da mesma forma vai dar um cancelamento.

 

Isso você já vivenciou com a pratica. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ontem conversando com um tecnico de um trio eletrico daqui (OSPAL), ele viu meu som, com os fios do grave invertidos,

positivo no negativo e negativo no positivo, imã pra fora..

e disse q era totalmente desnecessario!

explicou q a fase é somente pra mudar o "tempo", pq o falante vai se deslocar igual, inverter a fase so vai mudar o ponto de partida..

nao sei se tou sabendo explicar, mas acho q entendi oq ele falou..

 

ai eu falei, rpz.. é, tem logica, mas nao é melhorar deixar o falante começando tocando pra fora ou batendo pra fora sei la ? todo mundo usa assim e fala q é melhor..

ele flw q nao, q nao muda nada... q aposta o carro dele kk entao fiquei queto.. pq eu acho q é mesmo..

mas pq todo mundo inverte?

 

No seu sistema tocando sozinho não muda nada. Não existe "batendo pra dentro" ou "batendo pra fora", o alto-falante se move para os dois lados.

 

Só haverá problema se você colocar seu carro "linkado" a outro. Aí haverá cancelamentos se a fase não estiver correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao muda nada tambem se mudar no cd player a opção reverse,normal ou off ?

 

Se você for muito exigente, vai mudar apenas no ponto de corte entre a via de graves e a de médio-graves, uma faixa muito estreita.

 

Mas não existe esta de "presta de um jeito, não presta de outro".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza, mas acho que inversão de fase e de polaridade da bob do falante são coisas diferentes.

SNEG tem um topico muito explicativo sobre.

 

Achei!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=140286

 

É a mesma coisa sim. Invertendo a fase elétrica do sinal, ou invertendo a ligação elétrica da bobina, o efeito é o mesmo.

 

Aliás, este tópico citado é um tanto bizarro, pois o argumento é exatamente que o sub vai "bater pra dentro da caixa e gerar problemas". Isto não existe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda mer** nenhuma agora se tiver outros falante trocados ai da cancelamento.

O pessoal costuma mudar quando bota o conjunto magnetico pra fora da caixa mas eu ja fiz alguns testes de ouvido e não notei nenhuma diferença...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Efeito placebo, se o falante tá virado ele toca melhor com a polaridade virada... [¨]

 

Sério gente... Tenho 8 T18 e não muda naaada, mas naaaaaaaaaaaaaaaaaada mesmo usar eles normais ou com fase invertida, seja no amplificador ou no processador...

Editado por Som Center

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso foi comentado aqui:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=181603

 

Como o KLB falou, só faz diferença MESMO se tiver outro som pra tocar junto! Se os dois estiverem na mesma fase, acopla certinho! Se um dos dois tiver em fase diferente, dá a sensação que o grave "some" após certa distância! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou postar aquela duvida hein... la vai...

 

No caso da caixa estar com litragem incorreta, ou mesmo o controle do cone não estar aquelas coisas... por vários fatores...

 

A inversão de polaridade não pode fazer com que a bobina bata no fundo da calota? famoso poc... poc... poc...

 

Aquela perguntinha que o cara tava afim de fazer mas faltou coragem...rss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou postar aquela duvida hein... la vai...

 

No caso da caixa estar com litragem incorreta, ou mesmo o controle do cone não estar aquelas coisas... por vários fatores...

 

A inversão de polaridade não pode fazer com que a bobina bata no fundo da calota? famoso poc... poc... poc...

 

Aquela perguntinha que o cara tava afim de fazer mas faltou coragem...rss

 

normalmente pra isso vc precisa de uma boa quantidade de volume a mais do que diz no manual..

nao seria 5L a mais ou a menos o responsavel por isso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho um sub ativo pioneer s-w700 com dois sub 6,5"polegadas, um invertido e outro normal em uma camara unica de volume 21,3 l em sistema push-pull ... Nao sei vem ao caso aqui mas ,certa vez fiquei curioso em inverte o sub que estava virado colocando ele normal com o cone pra frente, e ai veio a surpresa , Cancelou geral ! so via o cone escursionando e nada mais. Inverti a polaridade e desliguei a phase e continuou , liguei a phase e nada. Outra vez deu na telha de fazer uma caixa com amaras unicas para cada falantes e continuou sem resultados. No final das contas vi que nao adiantava nada inverter polaridades e nem desligar phase ou simplesmente liga-la pq o pequeno sub vem de fabrica com polaridades da bobina invertidas. Final das contas uso 2subs 10" padrao e funcionam perfeitamente no ampli do subwoofer ativo sem precisar li/des nada .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou postar aquela duvida hein... la vai...

 

No caso da caixa estar com litragem incorreta, ou mesmo o controle do cone não estar aquelas coisas... por vários fatores...

 

A inversão de polaridade não pode fazer com que a bobina bata no fundo da calota? famoso poc... poc... poc...

 

Aquela perguntinha que o cara tava afim de fazer mas faltou coragem...rss

 

Não.. não tem nada a ver!

 

Quando fala "50hz", significa que ele "vai e volta" 50 vezes por segundo.

 

Ou seja, tudo que ele faz "Pra frente", faz "Pra trás".

 

E porque ele bate no fundo? Porque o final do "gap" fica no fundo. Além dele tem o X-lim.. que é onde.. se o alto falante chegar nele, adeus! Ou papoca a bobina no fundo do gap de vez.. ou rasga toda a suspensão, dando a impressão que a bobina foi atirada pra fora do cone!

 

 

 

 

Na prática, inverter ou não só colabora pra casar vias principalmente com outros graves! (leia o link que postei acima)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.. não tem nada a ver!

 

Quando fala "50hz", significa que ele "vai e volta" 50 vezes por segundo.

 

Ou seja, tudo que ele faz "Pra frente", faz "Pra trás".

 

E porque ele bate no fundo? Porque o final do "gap" fica no fundo. Além dele tem o X-lim.. que é onde.. se o alto falante chegar nele, adeus! Ou papoca a bobina no fundo do gap de vez.. ou rasga toda a suspensão, dando a impressão que a bobina foi atirada pra fora do cone!

 

 

 

 

Na prática, inverter ou não só colabora pra casar vias principalmente com outros graves! (leia o link que postei acima)

 

Concordo e não sou tão leigo assim...rs

 

Mas a pergunta é para este cenário...

 

 

 

No caso da caixa estar com litragem incorreta, ou mesmo o controle do cone não estar aquelas coisas... por vários fatores...

 

 

E lógico... ficá aqui no post para futuras pesquisas...

 

Quem sabe eliminamos novos posts sobre o mesmo assunto... colocando vários níveis de duvida..

 

pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso tomar outro "nada a ver" mas vamos lá...

 

penso que se aplicar potência excessiva em uma bobina... ela pode ser capaz de ganhar a "briga" com o imã e ultrapassar limites de curso? caso a suspensão e aranha não consigam limitar?

 

Sei que há um limite (eletro-imã) que a bobina pode ter de "força"... em função da qtde e tipo de material que a compõem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...