Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Recommended Posts

Postado em

CVT é transmissão variável, só isso. Ao invés de colocarmos uma relação e variar a rotação do motor, depois colocar outra marcha (relação) e variar novamente a rotação do motor etc etc no caso do cvt colocamos o motor parado em uma rotação (ou não) e fazemos a variação na relação, ou seja, nas marchas.

Mas existem diversos modelos de cvt, existem de correia que funcionam semelhante a uma bicicleta de marchas, existe o uso de esferas em contato e suas relações de raios para fazer essa variação, cones e por assim vai.

O jeito mais fácil de entender um cvt é pensar no cambio de uma bicicleta, subindo e descendo a corrente tanto na coroa como no pinha temos marchas mais reduzidas ou mais longas. No cvt isto acontece do mesmo jeito, guardando as características físicas é claro, automaticamente por meio do projeto seja ele mecânico, eletrônico ou os dois. Assim mantendo o motor numa faixa de giro menor onde tenha uma relação boa de torque x potencia para cada situação.

Postado em (editado)

Muito legal, se eu entendesse o funcionamento intrínseco do câmbio CVT, seria mais legal ainda :vts

Pensa em dois chapeus chineses, com as pontas encostadas... Vai uma correia nesse "V" formado. Ae tem molas que forçam eles a ficar fechados, mas a medida que a rotação sobe existe pesos forçando-os a abrir.

Pronto, é mais ou menos isso... Se ele tiver bem fechado, é como se tivesse uma coroa grande. Se tiver bem aberto, é como se tivesse uma coroa pequena... E no equilibrio dessa questão de uma coisa tentando manter fechada, outra querendo abrir é que você vai tendo a variação das marchas.

Essa do lego ae não dá pra ver direitinhoooo o funcionamento, mas pode reparar naquela parte girando. Quanto mais rápido, a força centrífuga faz com que gire mais aberto, quando a velocidade de saída é diminuída a mola faz com que aquilo feche variando tudo...

Edit: As partes girando que dá pra ver são os pesos, repare que eles fazem alguma coisa subir e baixar, essa coisa é os chapéus que falei, fazendo com que a polie varie o caminho percorrido. Na verdade o princípio é bem simples....

Editado por John2012
Postado em

Então Fernando, o conceito eu até entendo, mas eu tenho dificuldade de entender como é que esse bixo funciona de fato, o que faz o que lá dentro!

Jão, os dois chapeus chineses não ficaria mais ou menos assim: >< ? Daí a correia vai onde? Na horizontal ou na vertical?

A questão da variação infinita e tudo mais eu entendo bem, o problema é que eu tenho uma burrice específica pra câmbio CVT, nunca consegui entender completamente :vts

Brigadão pelas informações, Autoforum também é cultura (automotiva, duh) :D

Postado em (editado)

Então Fernando, o conceito eu até entendo, mas eu tenho dificuldade de entender como é que esse bixo funciona de fato, o que faz o que lá dentro!

Jão, os dois chapeus chineses não ficaria mais ou menos assim: >< ? Daí a correia vai onde? Na horizontal ou na vertical?

A questão da variação infinita e tudo mais eu entendo bem, o problema é que eu tenho uma burrice específica pra câmbio CVT, nunca consegui entender completamente :vts

Brigadão pelas informações, Autoforum também é cultura (automotiva, duh) :D

Isso, tipo ><, a correia no meio.

BeltCVT.gif

Exatamente assim. Um eixo vai no motor, outro na saída... A medida que você acelera o motor OU meche no torque de saída, os pesos fazem esses cones abrir ou fechar e mudar a relação... A relação em si funciona como marcha de bicicleta, mas infinitas...

O movimento dos pesos é bem claro no vídeo, note que ele empurra alguma coisa para onde não se encherga, é exatamente um desses cones, mudando a relação...

A parte de equilibrio de forças, montagem e tal é complexa. As contas para fazer uma CVT funcionar perfeito em um motor são bem complexas... Mas o conceito básico acaba sendo simples. Até mais do que um sistema de troca de marchas por engrenagens.

Editado por John2012
Postado em (editado)
Então Fernando, o conceito eu até entendo, mas eu tenho dificuldade de entender como é que esse bixo funciona de fato, o que faz o que lá dentro!Jão, os dois chapeus chineses não ficaria mais ou menos assim: >< ? Daí a correia vai onde? Na horizontal ou na vertical?A questão da variação infinita e tudo mais eu entendo bem, o problema é que eu tenho uma burrice específica pra câmbio CVT, nunca consegui entender completamente :vtsBrigadão pelas informações, Autoforum também é cultura (automotiva, duh) :D

Sistema com polias:

http://www.youtube.com/watch?v=7ENOzVzfTOU

Sistema toroidal:

http://www.youtube.com/watch?v=MzCA0xPFB7I

Editado por avukte
Postado em

Agora entendi! A variação é no encontro dos cones, que daí quando abre mais, é como se fosse uma coroa menor, quando abre menos, uma coroa maior, certo?

Postado em

Quem tem um sistema antigo de CVT é aquelas mobiletes e as bicicletas motorizadas com motor 2T ,vendo uma em funcionamento da para entender legal o funcionamento.

Postado em

Agora entendi! A variação é no encontro dos cones, que daí quando abre mais, é como se fosse uma coroa menor, quando abre menos, uma coroa maior, certo?

Correto!

Postado em

Correto!

Na boa Jão, já poderia servir como atenuante de pena, né? Disseminando o conhecimento ashuuashuhasuhas :vts

que legal que o videozinho que postei trouxe conhecimento pra galera! :legal:

:legal:

Não só isso, como o vídeo por si só já é muito interessante. Eu não gosto de matemática, física e companhia, mas fico embasbacado com essas coisas asuhhusahusahusa :vts

Postado em

Na boa Jão, já poderia servir como atenuante de pena, né? Disseminando o conhecimento ashuuashuhasuhas :vts

Pena é só pra condenado iUAEHiuHEiuhe

Eu sou inocente, até que provem o contrário.

Mas em tremembé tem professores... Ganham um salário até que digno (principalmente considerando que não tem despesa nenhuma).

Postado em

Pena é só pra condenado iUAEHiuHEiuhe

Eu sou inocente, até que provem o contrário.

Mas em tremembé tem professores... Ganham um salário até que digno (principalmente considerando que não tem despesa nenhuma).

Hhuashuashuashuashuas Depois me manda uma MP contando essa história toda direito aí! Não quis mandar MP antes porque a galera deve ter pedido explicações em alta hasuhuashuashuashuashuas

Postado em

Muito interessante esse sistema, não conhecia. Acho que as colheitadeiras usam esse sistema.

Outro sistema de transmissão que acho muito interessante é o de maquinas de esteira, as de grande porte usam o sistema torque, assim como algumas pás carregadeiras e retro escavadeiras. As maquinas de esteira menores usam o sistema comum de embreagem, mas são acionadas em uma alavanca manual.

Postado em

Muito interessante esse sistema, não conhecia. Acho que as colheitadeiras usam esse sistema.

Outro sistema de transmissão que acho muito interessante é o de maquinas de esteira, as de grande porte usam o sistema torque, assim como algumas pás carregadeiras e retro escavadeiras. As maquinas de esteira menores usam o sistema comum de embreagem, mas são acionadas em uma alavanca manual.

CVT é, até onde eu sei, todo e qualquer sistema que é possível variar a velocidade de saída mantendo a velocidade de entrada constante...

Ou seja, manter o motor em uma mesma velocidade e aumentar a velocidade do objeto...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...