Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

manogoi

A1 Sport, DS3 e Punto T-Jet: hot hatches do momento

Recommended Posts

Postado em

a porsche cayenne no modo sport te cola no banco BUNITO.. sem ser a versao bi-turbo ainda..

quem diz que nao dá frio na espinha um bom AT é pq nunca andou..

ai sim, bom AT, um porsche tem ótima caixa, e precisa de uma caixa desse nível, porque é bem mais rápida de bruta que um cambio manual...

mas isso é outro nível, não se compara a um carrinho de ~150cv tração dianteira.

Postado em

Então, não tenha marcelo! uhehuehuehueuh posso dizer que é tão bom quanto DH... lembro que muita gente falava: "eu nao gosto de DH", hj tem e? não abre mão! hehehehe

A comodidade é uma coisa absurda... é a mesma coisa de carro sem DH, sem AC, sem vidro elétrico, trava e alarme, hj vc não consegue comprar um sem isso...

ai tu falou o meu ponto de vista, comodidade, concordo 100%, alias, não tem oque discutir.

mas agora em carro esportivo, onde você quer diversão, pelo menos pra mim é muito divertido trocar de marcha como, quando, e do jeito que eu quero uhasuhsauhsa

Postado em

Falaram de cambio At de muscles americanos .

Os outros podem ser bons pois não conheço , mais posso afirmar por ter um na garagem o do Camaro é Péssimo , muito lento mesmo usando os padle shift é uma bosta , soca o pé passou os 3k rpm entra os outros 4cil você já sente a derrapada do cambio ,carca o dedo no padle demora tanto a atender que as vezes eu penso que não apertei direito.

Reduções a mais de 140km/h ? desisto de entender o que aquela powrra pensa o que estou fazendo ,ele pode pensar em tudo menos que eu quero reduzir marcha.

Para uma tocada sem compromisso vai bem , mais quem procura performance tenho certeza que incomoda bastante.

Postado em

Falaram de cambio At de muscles americanos .

Os outros podem ser bons pois não conheço , mais posso afirmar por ter um na garagem o do Camaro é Péssimo , muito lento mesmo usando os padle shift é uma bosta , soca o pé passou os 3k rpm entra os outros 4cil você já sente a derrapada do cambio ,carca o dedo no padle demora tanto a atender que as vezes eu penso que não apertei direito.

Reduções a mais de 140km/h ? desisto de entender o que aquela powrra pensa o que estou fazendo ,ele pode pensar em tudo menos que eu quero reduzir marcha.

Para uma tocada sem compromisso vai bem , mais quem procura performance tenho certeza que incomoda bastante.

foi oque eu disse, esses muscle cars tem um cambio ruim, por ser um carro barato.

tanto é que o camaro com cambio manual é mais potente.

Postado em (editado)

foi oque eu disse, esses muscle cars tem um cambio ruim, por ser um carro barato.

tanto é que o camaro com cambio manual é mais potente.

Não que seja Tão ruim , é so que em um carro de "pedigree" eu esperava algo muito melhor , andei num TT08-09 e o cambio da um banho no do Camaro.

Não é que o manual seja mais potente, é apenas que a perda de Hps entre motor e roda é menor no manual , mais a potencia no motor é a mesma nos dois sendo o modelo SS2 v8 que é o modelo "oficial" .

Quando o coroa estava na caça de comprar o dele eu Fiz TD num conversível Manual "importação não oficial" e a tocada é no mínimo 30% mais rápida mesmo o conversível sendo alguns quilinhos mais pesado que o com teto.

Editado por artsompb
Postado em

Perde de HP? Manual mais potente?

Eh... Minha participacao neste topico acabou!

Vc's entendem p caramba, hein?!

relendo oque eu disse eu fui pouco explicativo, quis dizer a potência na roda...

rapha sua biba, o problema é que tu quer falar que tal cambio é o melhor, sendo que não da pra generalizar, cada caso é um caso, público, propostas diferentes, e carros diferentes.

Postado em

Apesar do uso de palavras ter sido infeliz, o que eles estão falando tá certo, o conversor de torque gera uma considerável perda na potência que chega às rodas... Automáticos modernos, como o ZF que equipa as BMWs, diminuem essa perda, mas sempre existe uma perda.

Postado em (editado)

Rapha, fala mer** não carioca!

O conversor de torque dos ATs verdadeiros (não dos automatizados) é uma peça muito pesada, logo, há perda considerável nas rodas. Sem falar nos clássicos casos de esportivos que tiveram que oferecer versões automáticas para o mercado americano, com motores capadíssimos em torque pra não estuprar o câmbio.

Supra mesmo é um caso cômico.

Editado por Kleberlpa
Postado em

Não tem aT que se compare o tesão de espetar marcha com motor cheio!

:+1 até meu veio com seus quase 60 anos ta amarradão nesses esportivos e não dispensa o cambio manual
Postado em (editado)

Medidos na Roda que é o que importa? perde sim e em alguns casos não é pouco. O camaro que é automático mesmo "conversor de torque" percebe-se claramente a capada no folego.

Se medir o manual X automático no dino ,sim o manual é mais potente ."ou o automático menos fica a criterio"

Cambio automático é para conforto e só .

Cambio automatizado "pode" ser projetado para performance e neste caso custa caro e a maioria também visa economia e conforto.

EDIT; A propria GM declara duas "potencias" no caso do camaro "ss2 v8" com mesma motorização e diferentes cambios.

Editado por artsompb
Postado em

O Audi A7 que andei você gruda no banco sim, a troca de marchas é mais rápida que se estivesse fazendo a troca manualmente.

Mas uma coisa é certa, nada como poder fazer o que você quiser e no exato momento que achar melhor, nisso automáticos convencionais e automatizados ainda não transmitem aquele prazer pra quem gosta mesmo de dirigir e ter o máximo de controle sobre o carro.

Quando o MT não estiver disponível de maneira alguma (maioria dos casos em carros acima de R$ 100 mil) eu daria preferência aos automatizados de dupla embreagem, em seguida o AT com conversor de torque e por último o CVT, que ganha no quesito conforto mas acaba de vez com o prazer ao volante.

Ahh, o conversor de torque mata o desempenho sim, é o maior inimigo da eficiência podemos dizer.

Postado em

Brasileiro esta herdando muito a cultura do americano, não importa a tecnologia sendo automático esta ótimo.

Prefiro o lado europeu que somente agora esta se rendendo aos automáticos, e mesmo assim somente aos novos cambios com a tecnologia da dupla embreagem. É muito comum na europa Mercedes, BMW e etc novos com cambios manual. não troco um motor forte, tração traseira e cambio manual por nada....

Postado em

Brasileiro esta herdando muito a cultura do americano, não importa a tecnologia sendo automático esta ótimo.

Prefiro o lado europeu que somente agora esta se rendendo aos automáticos, e mesmo assim somente aos novos cambios com a tecnologia da dupla embreagem. É muito comum na europa Mercedes, BMW e etc novos com cambios manual. não troco um motor forte, tração traseira e cambio manual por nada....

Infelizmente, vc so encontra isso "velho", pq novo, tu n encontra nao! Alias, vai penar! Hj praticamente td eh AT!

Postado em

Hahaha a velha discucao de mesa de bar!

Eu tb tinha o opiniao erronia sobre carro at!

Cambio ruim sao os at antigos e comportados e ultrapassados... hj depois de andar com meu impreza...

vamos la meu cambio tem um erro pessimo 4 marchas o que deixa ele xoxo em certas faixas de giro... mais eh so questao de saber tocar ele na faixa de giro certa! Ahhhh perai nao precisa a versao S do cambio faz isso pra mim... em qlqr pisadinha mais forte no acelerador ele reduz marcha e estisca o giro no talooo... troca na faixa certa e em questao de segundos.. o tempo de pisar na embreagem engatar e soltar a embreagem eu ja estou com pelo menos ums 500 giros a mais! Bom tenho um subaru AT e um camarada um MT de primeira ele ate sai ma frente.. depois eu pego e passo ligeiramente mais passo! Hj eu penso que carro esportivo tem mais eh que ser AT mesmo!

E falaram que o WRX Eh MT... blz mais o WRX STI o top dos tops do WRX eh AT!

O tempo de cambio manual acabou podem ter certezaa!

Palavras de um cara que sempre ODIOU CAMBIO AT! A ponto de ter pego um new focus Guia MT mesmo sabendo a treta que ia ser vender depois.. e so pegou o subaru AT porcausa do teto solar que so tem no AT... mais mordi a lingua At de verdade com s-tronic como o meu vc nem lembra que existe um tal cambio manual... digo pela troca rapida no modo sport ou pelo tip tronic... e ainda ter a vantagem no transito que eh mtoo melhor! Abs

Postado em

Mas uma coisa é certa, nada como poder fazer o que você quiser e no exato momento que achar melhor, nisso automáticos convencionais e automatizados ainda não transmitem aquele prazer pra quem gosta mesmo de dirigir e ter o máximo de controle sobre o carro.

pq nao geralmente so ando com o cambio no S, na hora que eu quiser faco o que quero... seja dando uma pisadinha a mais no pedal ou dando um simples toque no tip tronic em segundos assumindo o controle do carro e mais rapido do que eu manual... rs

Postado em

Eu devo discordar, viu... Eu acho que no futuro câmbio manual vai se tornar coisa de nicho, mas por enquanto, um automático convencional ainda não é a mesma coisa... Talvez um bom câmbio automatizado de dupla-embreagem seja o mais próximo da tocada manual hoje em dia. Não nego que seja confortável e até eficiente hoje em dia, mas se o foco é diversão e desempenho, o câmbio manual ainda manda.

Postado em

Bom xan eh so a minha opiniao... eu me divirto e mto...nao sinto a menor falta de uma embreagem...

meu sonho eh logico como ja esperava um WRX! O que me faz pensar o cambio e teto solar... juro.. nesse caso so o STI ai nao da neh $$$

Entao o sonho se torna mais viavel um wrx 2010 com teto mt... mais se pudesse escolher seria AT sim...

Postado em (editado)

Carro forte para dia a dia e manual é complicado..

Fiquei a quarta feira inteira com um Imprenza Wrx 360hp e não tinha achado a embreagem dura, pq eu so estava me divertindo haha

Fui inventar de ir para praia, deus me livre, 5hrs de transito e minha perna tremia pra apertar a embreagem.. Nunca mais eu invento uma dessa, voltei bem antes pra nem sonhar em pegar o mesmo transito para voltar..

Depois que uma pessoa dirige um bom At com paddle shift eu acho muito dificil ele querer voltar pro Manual.

Editado por Caiox
Postado em

Bom xan eh so a minha opiniao... eu me divirto e mto...nao sinto a menor falta de uma embreagem...

meu sonho eh logico como ja esperava um WRX! O que me faz pensar o cambio e teto solar... juro.. nesse caso so o STI ai nao da neh $$$

Entao o sonho se torna mais viavel um wrx 2010 com teto mt... mais se pudesse escolher seria AT sim...

Poxa xan entao estragaram a ferrari, porsches e afins?

Não é que seja ruim, Rodrigo, mas eu, particularmente, acho manual mais divertido, e olha que não tive a oportunidade de dirigir um carro motherfucker mesmo. Aí sim a diferença deve saltar aos olhos, baixar marcha pra deixar o motor cheio e já dar aquela puxada...

Não é que estragaram Porsches e Ferraris, é como eu disse, existem câmbios automáticos/automatizados muito bons, como é o caso desses carros. Até porque nesses casos extremos, deve precisar de MUITO braço pra tocar uma Ferrari manual auhshuasuhasuhas Mas Porsche, por exemplo, ainda sai em vários modelos manual :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...