Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Bomber UPgrade e subgrave

Recommended Posts

Galera, um amigo meu tem um gol bola, e tem um bomber Upgrade de 12"

Pedi para ele me mostrar o som dele. e fiquei impressionado, com o subgrave que o sub dava.

Nas musicas de reggae então. o grave era bem intenso, porem mesmo em volume alto, não agredia os ouvidos. E se estendia bem.

Seria uma boa um sub desse para subgrave ? Para um som de qualidade básico ?

Obrigado.

 

 

olha sou bem intimos dos upgrade..tanto os velhos quanto os novos... ele ta longe de ser um sub BOM...e longe de ser um sub RUIM..ele é um EXCELENTE CUSTO/BENEFICIO

 

ele atende a uma gama de musicas muito alta... basta cacular uma boa caixa que ele vai te atender..

 

quanto ao subgrave PODE BOTAR que ele viatocar... MAAAAAAAAAAS o foco do upgrade é tocar FUNK AXÈ musicas que TENDEM a frequencias mais altas... mas nem por isso vai fazer feio no subgrave =)

 

 

caixa um pouco maior..um bom duto sintonizado pouco mais baixo vai da pra ouvir subgrave tranquilamente =)

 

se tiver um modulo de maior qualidade isso vai ajudar E MUITO!

 

vlw amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e quanto as caixas estreitas/ largas?

 

Muda muito o som ou tanto faz na verdade? Queria fazer uma no estilo da caixa atual do meu excursion, com pouco comprimento e larga. Como a mala tem 103,5cm de largura, ficaria bem fina (18 a 25cm no máximo).

 

alias, eu creio que quem opte pelo upgrade não busca tanto assim subgrave, já que ele é um sub pra tocar todos os estilos de musica, principalmente as com frequencias mais altas e que rendem bem pra fora.

Editado por 307z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha caixa é bem rasa na profundidade 1 e 2 , e está tocando muito bem.

 

Quero deixar BEM CLARO que quando digo que o upgrade é um sub EXCELENTE , é pelo fato de que ele oferece MUITO pelo que se paga (custo benefício incontestável ).

 

Volto a repetir que o 12" não desce tão bem quanto o 10" .(ou talvez a Fp do 12 encubra mais , aumentando essa impressão)

 

Encontra-se no Upgrade 10 uma linearidade não presente em subs até mesmo bem mais caros, o sub começa a tocar muito cedo com pouca potência aplicada .

 

E o mais interessante dele é justamente a versatilidade musical , toca muito bem a maioria dos gêneros musicais, é musical... NÃO é mononota. Tem timbre encorpado , macio , agradável .

 

Eu não seria um imbecil de vir aqui elogiar um sub de R$ 150,00 em média , e muito menos comparar o mesmo com produtos top destinados a low bass ou hi-fi.

 

É só a minha opinião .

 

Abraço a todos

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha caixa é bem rasa na profundidade 1 e 2 , e está tocando muito bem.

 

Quero deixar BEM CLARO que quando digo que o upgrade é um sub EXCELENTE , é pelo fato de que ele oferece MUITO pelo que se paga (custo benefício incontestável ).

 

Volto a repetir que o 12" não desce tão bem quanto o 10" .(ou talvez a Fp do 12 encubra mais , aumentando essa impressão)

 

Encontra-se no Upgrade 10 uma linearidade não presente em subs até mesmo bem mais caros, o sub começa a tocar muito cedo com pouca potência aplicada .

 

E o mais interessante dele é justamente a versatilidade musical , toca muito bem a maioria dos gêneros musicais, é musical... NÃO é mononota. Tem timbre encorpado , macio , agradável .

 

Eu não seria um imbecil de vir aqui elogiar um sub de R$ 150,00 em média , e muito menos comparar o mesmo com produtos top destinados a low bass ou hi-fi.

 

É só a minha opinião .

 

Abraço a todos

 

:legal:

 

Mostrando que nem sempre o mais caro é o melhor. Pena que tive que montar alguns sets pra descobrir isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha caixa é bem rasa na profundidade 1 e 2 , e está tocando muito bem.

 

Quero deixar BEM CLARO que quando digo que o upgrade é um sub EXCELENTE , é pelo fato de que ele oferece MUITO pelo que se paga (custo benefício incontestável ).

 

Volto a repetir que o 12" não desce tão bem quanto o 10" .(ou talvez a Fp do 12 encubra mais , aumentando essa impressão)

 

Encontra-se no Upgrade 10 uma linearidade não presente em subs até mesmo bem mais caros, o sub começa a tocar muito cedo com pouca potência aplicada .

 

E o mais interessante dele é justamente a versatilidade musical , toca muito bem a maioria dos gêneros musicais, é musical... NÃO é mononota. Tem timbre encorpado , macio , agradável .

 

Eu não seria um imbecil de vir aqui elogiar um sub de R$ 150,00 em média , e muito menos comparar o mesmo com produtos top destinados a low bass ou hi-fi.

 

É só a minha opinião .

 

Abraço a todos

e na pressão interna o de 12'' leva ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leva na frequencia de pico ......mas não é tudo isso a mais não....

 

Ainda continuo preferindo o 10".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal leva como guia de regra..

15 toca mais que 12..

12 toca mais que 10..

10 toca mais que 8..

e nem sempre é bem assim.. isso vai muito do projeto e do gosto musical do cidadão..

como disse mesmo o Rick, ele prefere o de 10.. mas nao quer dizer que o 12 nao seja bom para o que foi feito tambem..

ate mesmo citando o exemplo do Guto..

ele tinha um sub de 12 e trocou por um de 15.. que tocou "menos" que o 12 que ele tinha..

resposta? as musicas que ele ouvia tinham picos nas frequencia onde o falante de 12 se sobressaia.. dando essa impressão..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

35 litros BRUTOS e o duto pode ser 3" x 22~23 cm (o diâmetro REAL do cano branco PVC de 75mm é de 72 mm e é este que considero para cálculo).

 

Pode ir tranquilo em 3" QUE NÃO sopra (soprar vai soprar em qualquer duto kkkkk - NÃO faz ruído de vento kkkkk)

 

EDIT: De acordo com o manual da Bomber , o volume ocupado pelo 10" é de apenas 1,5 l

Editado por rick demolidor
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho uma pergunta talvez meio obvia, há alguma diferença de frequência entre o duto de 4'' e o duto de 3" ? ou ambos mantem a mesma frequência fs da caixa ?

se não porque essa diferença tão grande de comprimento do duto de 4" para o 3"?

Quanto maior a área frontal do duto melhor, pois você vai diminuir a velocidade do ar que sai dos dutos e assim você diminui perda por atrito.

 

Porém quando se aumenta a área frontal o duto vai precisar ser mais longo (comparado a um duto de área frontal menor) pra que ele possa sintonizar a caixa em frequências mais baixas, logo quando se aumenta a área frontal o duto vai precisar ser mais curto (comparado a um duto de área frontal menor) pra que ele possa sintonizar a caixa em frequências mais altas.

 

De maneira simplicista:

 

Maior área frontal = tendência a sintonizar a caixa em frequência mais alta.

 

Menor área frontal = tendência a sintonizar a caixa em frequência mais baixa.

 

Duto mais longo = sintonia mais baixa.

 

Duto mais curto = sintonia mais alta.

 

PS: Caixas com dutos de baixa área frontal fazem o ar sair dos duto em alta velocidade fazendo assim com que hajam perdas no rendimento e efeitos nocivos ao alto falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o aumento do comprimento do duto (no caso do de 4") é mais para poder se "igualar" a frequências mais baixas proporcionadas pelo duto de 3" sem que haja perda no rendimento é isso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o aumento do comprimento do duto (no caso do de 4") é mais para poder se "igualar" a frequências mais baixas proporcionadas pelo duto de 3" sem que haja perda no rendimento é isso ?

Sim, o som só tende a melhorar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só observando que a questão de diâmetro de duto , tem que levar em consideração também a potência aplicada ao falante ,

 

pois em determinadas situações ( no caso o upgrade 10" caixa 35 litros brutos duto 3" x 23 Cm com 350 rms aplicados) dificilmente o ´duto irá emitir ruído de "sopro" notório.

 

E neste caso , teríamos de utilizar um duto de 4" x 42 cm para obtermos a mesma teórica sintonia da caixa, sim teórica , pois o duto nestas medidas ocupará muito mais espaço dentro da caixa com consequente diminuição de volume livre e com isso o aumento da Fs da caixa.

 

Enfim , teríamos que aumentar mais ainda o comprimento deste duto de 4" para chegar na mesma sintonia do 3" x 23 cm.

 

No meu ponto de vista, e na aplicação descrita acima para uso diário , não vejo menor necessidade da aplicação do 4".

 

É só a minha opinião.

 

 

EDIT: Aqui um excelente tópico sobre considerações a respeito de caixas acústicas.

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=157344

Editado por rick demolidor
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz um videozinho dos meus garotos tocando.. ainda estão amaciando! :legal:

 

Subgrave e SPL dele.. a primeira música é so subgrave e na segunda só SPL:

 

http://www.youtube.com/watch?v=PHMr1WdRj5c&feature=youtu.be

 

 

E agora tocando pra fora:

 

http://www.youtube.com/watch?v=JgogWGBm3go&feature=youtu.be

 

 

Pelo vídeo não dá pra ter noção muito bem como tá tocando pra fora, mas tá um grave até gordo! a camera não colabora muito tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

307z...

nao tente pegar tanto no subsonico.. ele pode exceder o xmax e vir a queimar..

mas ta muito legal seu som, parabens [-]

 

O subsonico ta em 35-40hz.. acho que tá de bom tamanho, não?! A fs do sub é mais baixa que isso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O subsonico ta em 35-40hz.. acho que tá de bom tamanho, não?! A fs do sub é mais baixa que isso..

 

entao esta otimo.. achei que estivesse aberto o subsonico..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o DAD tem um espaço muito grande entre o 35 e o 40hz no subsonico. deixei na metade que deve ser por volta dos 37,5hz. Como o amigo disse, ele é bom mas não faz milagre. tem uma estrutura aparentemente frágil. To esperando amaciar mais ou entrar mais cachaça na cabeça pra aumentar até clip piscar kkk :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

307z a sua caixa esta com quandos litros ? sera que eu nao consigo um subgrave forte com 4 upgrade de 10'' não ? :(

 

consegue um otimo subgrave com 4 de 10"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava dando uma olhada no site da bomber e vi que o upgrade de 10'' ocupa cerca de 3,5 litros, sera que se eu fizer uma caixa com 38,5 aproximadamente para deixar de 35 a 34 litros livre pro sub ele vai perder muito rendimento ? ou embolar na caixa ? quero extrair um bom subgrave dele ! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava dando uma olhada no site da bomber e vi que o upgrade de 10'' ocupa cerca de 3,5 litros, sera que se eu fizer uma caixa com 38,5 aproximadamente para deixar de 35 a 34 litros livre pro sub ele vai perder muito rendimento ? ou embolar na caixa ? quero extrair um bom subgrave dele ! ;)

 

Onde voce viu esses 3,5 litros ??????????

 

Ele , de acordo com o manual da bomber ocupa 1,5 l.

 

Basta ver na última coluna :

 

http://www.bomber.co...s_downloads.pdf

 

 

EDIT: Não invente moda , faça a caixa com no máximo 35 litros brutos .

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde voce viu esses 3,5 litros ??????????

 

Ele , de acordo com o manual da bomber ocupa 1,5 l.

 

Basta ver na última coluna :

 

http://www.bomber.co...s_downloads.pdf

 

 

EDIT: Não invente moda , faça a caixa com no máximo 35 litros brutos .

 

:+1

Baixar demais a sintonia da caixa, em certo ponto, faz o falante perder rendimento em vez de ganhar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

Baixar demais a sintonia da caixa, em certo ponto, faz o falante perder rendimento em vez de ganhar...

 

Bem lembrado, fora o lance de excursionamento excessivo por conta de frequencias que o sub NÃO conseguirá reproduzir e começará a ter "convulsões" de cone , sem controle algum.....ótimo pra bater bobina no fundo do gap e ferrar com seu sub.

 

Também terá de aplicar menos potência do que na caixa menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vieper,

 

A caixa de 35 litros para o 10" está longe de ser mista.

 

Quem é muito versátil nesta história é sub em si.

 

Caixa grande vai é gerar perdas sonoras do conjunto, controle de cone complicado e etc....

 

Com 35 brutos e low pass de 80 hz , voce obterá Fp 50 hz com ganho de 2,5 db , F3 a 34 hz e com Xmax de 9,7 mm a 50 Hz com 350 rms aplicados.

 

Voce está sendo extremista e pode se dar mal numa dessas.....

 

é só um toque de amigo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente estou usando um Upgrade 12¨ em meu sistema, e não tenho do que reclamar (Pelo preço dele, o sub rende demais).

 

Estou usando em uma caixa com as seguintes medidas: Altura: 36cm, comprimento: 54cm, Base menor: 22cm, base maior: 34cm, mdf 18mm, duto 30 cm. (caixa provisoria) já que vou comprar outro upgrade, farei uma caixa nova.

 

Vamos ver como irá ficar hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...