Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

blOom

Liberdade de expressão zero? Quando iniciou isso?

Recommended Posts

Postado em

Bom, não vou citar sobre o tópico, pois deve ter incomodado alguém!

Mas quando eu era moderador saiba ouvir não só elogios, mas MUITAS criticas e sugestões.

Hoje a coisa tá um pouco diferente! QUeria saber ao menos o motivo!

Antes ao trancar um tópico a gente citava o motivo e talz.. hoje ele é simplesmente jogado pra debaixo do tapete?

A qualidade do fórum eu já nem questiono mais, pois ainda é útil pra quem acabou de chegar! Enfim, ainda bem que tem o coffee! :legal:

• Upvote 1
Postado em

esse é o motivo deu esta "afastado"... hj me reservo ao direito de ler e fazer raras mençoes em alguns topicos de amigos...

Infelizmente ta assim = / ja foi bom..hj so é bom pra quem nao conhece!

Postado em

esse é o motivo deu esta "afastado"... hj me reservo ao direito de ler e fazer raras mençoes em alguns topicos de amigos...

Infelizmente ta assim = / ja foi bom..hj so é bom pra quem nao conhece!

Já to nesse esquema faz tempo! Postando cada vez menos! E a tendência é piorar!

Fiz um tópico comentando a falha da moderação e eles "apagaram" meu tópico sem mais nem menos!

Quando era moderador, tinha que rolar no mínimo uma justificativa! E mesmo assim, eu NUNCA apagava a não ser que tivesse muita necessidade! O lance de apagar eu deixava à cargo do Moti!

Inclusive, não foi o Moti quem apagou esse último meu ;)

...mas é de boas, deixa rolar! Fosse outros tempos, eu faria de tudo pra tentar melhorar esse ambiente! rsrs

Postado em

estou postando raramente no SPL e Trio agora, não sei porque mais o forum num ta como a 1 ano atrais, ja mudo bastante

Se tu percebeu que mudou, imagina quem já acompanha ele ha vários anos! Tá tenso, cada vez caindo mais!

Postado em

Bloom, eu não concordo com tópicos serem apagados sem mais nem menos, mas seu tópico não tinha nada a ver, cara.

Você falando que o tópico do Viepper (esse: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=176826) tinha que ser trancado pois havia mais de 5040 tópicos que continham o assunto, sendo que na verdade nenhum tópico que apareceu na pesquisa do moderador tinha a ver com o assunto de usar ou não distorção.

Vejam com seus próprios olhos:

"Tem só 5040 resultados que podem ajudar a chegar em alguma conclusão

http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=subgrave+com+distor%E7%E3o+ou+sem+#gsc.tab=0&gsc.q=sub%20grave%20com%20distor%C3%A7%C3%A3o%20ou%20sem"

Olha os resultados da pesquisa:

- Amp p/ DD 3515 - Subgrave

- Sub de 10 polegadas pode estar afetando os graves?

- Dúvida escolher SUB (Urgente)

- Mudança - woofer para subwoofer

- Taramps 1600 + 2 Selenium Extreme

- Subwoofer Mandando Em Full

- OVER SUB 800 4 ou 8 ohms?

e etc e etc.

Me fala um tópico aí que tem a ver com esse assunto??? Imagina só 5040 resultados tudo nesses estilo aí, nada a ver com a dúvida do Viepper. Ultimamente não tem um tópico descente no fórum e quando a parece uma dúvida interessante os caras querem trancar... pasmafaute

Postado em

Bom, o forum mudou faz muito tempo pra pior, apesar de minha assinatura ser nova eu acompanho o forúm a mais tempo, e além dos topicos serem de maior nivel os usuarios "comuns" também eram diferentes...

Consegui meus 2mil e poucos posts somente fazendo um comentario aqui e outro ali, tem gente que parece mulher fofoqueira, quer falar e falar, mas sem conteúdo nenhum, aliás, o unico conteúdo que o camarada pensa é em aumentar o nº de posts na assinatura como se isso fizesse ele ter melhor conhecimento que os outros.

Postado em

Não reclamei do tópico do Viepper... falei que o moderador foi ignorado, e de fato foi! ;)

Isso é inquestionável!

Quanto à pesquisa, é só aprender a usar!

Tem comentários aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=36380

http://www.google.com/url?q=http://autoforum.com.br/index.php%3Fshowtopic%3D124639&sa=U&ei=mGh7T9f_CYPq0gGrzqynBg&ved=0CA0QFjAE&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNEPHfg4vZNsZ7BYfic5rWQthHAXmw

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=108868

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=166467

...todos citando isso! Os reflexos da distorção no SPL final!

Daí não adianta vc vir e citar os três primeiros tópicos da pesquisa. O nome é PESQUISA, e não "Resposta mastigada" :legal:

Postado em

Me fala um tópico aí que tem a ver com esse assunto??? Imagina só 5040 resultados tudo nesses estilo aí, nada a ver com a dúvida do Viepper. Ultimamente não tem um tópico descente no fórum e quando a parece uma dúvida interessante os caras querem trancar... pasmafaute

Tem hora que tranca e algum fala ha XXXX post sobre esse assunto

se vai procura apareçe coisa nada a ve, quem não sabe pesquisa nunca vai acha nada

Tem hora que eu apanho pra procura alguma coisa, eu jogo no google dai apareçe la Autosom-

o google que eu uso como pesquisa do forum

Postado em

Se tu percebeu que mudou, imagina quem já acompanha ele ha vários anos! Tá tenso, cada vez caindo mais!

era um usuario bem ativo..fazia pastas com musica..tirava duvida de usuarios sempre postando..sempre ajudando o forum...mas faz um ano que me afastei..pq "vi" que minha ajuda minhas certa experiencia minhas "dicas" afetava pessoas e marcas..pq a verdade querendo ou nao incomodava = /

e o forum saiu de um AMPLO lugar de conversa e compartilhamento de experiencias(isso é a FINALIDADE DE UM FORUM) virou uma "ringue" onde marcas disputavam a preferencia e FAN BOYS surgiam e "boicotavam" opinioes divergentes as suas = /

e NINGUEM..absolutamente NINGUEEEEEEEEEEEEEM falava nada... ate virar a "SHIT" que virou = /

infelizmente ta assim...gostarai muito de dar dicas ainda....de passar aquilo que eu sei...de fazer com que os novatos nao errem onde eu errei...mas se voce nao pode falar oq voce acha fica dificil = /

Postado em (editado)

Já to nesse esquema faz tempo! Postando cada vez menos! E a tendência é piorar!

Fiz um tópico comentando a falha da moderação e eles "apagaram" meu tópico sem mais nem menos!

Quando era moderador, tinha que rolar no mínimo uma justificativa! E mesmo assim, eu NUNCA apagava a não ser que tivesse muita necessidade! O lance de apagar eu deixava à cargo do Moti!

Inclusive, não foi o Moti quem apagou esse último meu ;)

...mas é de boas, deixa rolar! Fosse outros tempos, eu faria de tudo pra tentar melhorar esse ambiente! rsrs

Fui EU que movi seu tópico para o backup ,

após receber uma penca de MPs reclamando sobre a possível falta de ética na postagem do mesmo.

Movi o tópico e comuniquei o ocorrido ao Moti para que ele venha a julgar dentro dos critérios dele, se ele achar conveniente , traremos de volta o seu tópico de reclamação da atuação da moderação.

Isso foi feito SOMENTE no intuíto de EVITARMOS disse me disse e outros comentários que poderiam incitar atritos e confusões, e isso já estava acontecendo , pois tinha gente participando e gostando do tópico da distorção e também favorável à voce na crítica a moderação.

Como alguém pode ser 100% favorável ao mesmo tempo a duas situações opostas ? Não pode ! Só queria jogar gasolina na fogueira.

Não fui eu o moderador que deixou o tópico do Viepper aberto e mesmo que tivesse sido , NÃO consigo ver que falha mortal teria sido essa por parte do moderador.

Hoje discute-se muito essa questão de trancar ou não tópicos , pois o argumento é que os "novatos" também querem discutir novamente assuntos já discutidos no passado.

E não blOom, o nível técnico do forum não caiu por conta da moderação não.

Abraço :legal:

EDIT: Em tempo.......Quando voce fez algum elogio aos novos moderadores ? Nunca né ? Mas este é o 3º tópico que abre pra meter o pau .

Editado por rick demolidor
Postado em

Bloom, cara, de boa, eu não consegui visualisar o real propósito construtivo do teu tópico.

Vou ser bem sincero: A primeira coisa que pensei quando li o teu tópico: Pq será que o cara que era moderador (e sabe como deve ser difícil ser) tá fazendo um tópico para desabonar a conduta de outro(s) colega(s) moderador(es) sendo que era muito mais fácil se reportar diretamente a ele ou ao admin do fórum, já que ele é pessoa de confiança?

A primeira vista, para quem não sabe da sua história, num primeiro momento parece até dor de cotovelo...

Mas aí, quem conhece tua história na moderação, sabe que você foi um bom moderador, que no meu ponto de vista, recebia até um elevado grau de críticas sem fundamento e necessidade, lembra que você pediu para sair da moderação, acho eu, de tanto se incomodar, pois afinal uma hora qualquer um cansa. ( foi essa a impressão que eu tive).

Fica um negócio estranho, soa como se fosse você apontando o erro dos outros, para mostrar, olha só, quando era comigo isso não acontecia e todos me criticavam...

Pode e deve ter sido outro seu propósito, mas que fica uma coisa estranha no ar, fica.

Postado em

Fui EU que movi seu tópico para o backup ,

após receber uma penca de MPs reclamando sobre a possível falta de ética na postagem do mesmo.

Uma penca? Duvido que tenha sido mais do que uma ou duas! Até pq não deu tempo de muita gente enviar MP!

Movi o tópico e comuniquei o ocorrido ao Moti para que ele venha a julgar dentro dos critérios dele, se ele achar conveniente , traremos de volta o seu tópico de reclamação da atuação da moderação.

Isso foi feito SOMENTE no intuíto de EVITARMOS disse me disse e outros comentários que poderiam incitar atritos e confusões, e isso já estava acontecendo , pois tinha gente participando e gostando do tópico da distorção e também favorável à voce na crítica a moderação.

Como alguém pode ser 100% favorável ao mesmo tempo a duas situações opostas ? Não pode ! Só queria jogar gasolina na fogueira.

Favorável e contra? Seja mais claro, não sei se to ficando velho ou burro! rs

Não fui eu o moderador que deixou o tópico do Viepper aberto e mesmo que tivesse sido , NÃO consigo ver que falha mortal teria sido essa por parte do moderador.

Hoje discute-se muito essa questão de trancar ou não tópicos , pois o argumento é que os "novatos" também querem discutir novamente assuntos já discutidos no passado.

A questão nem era o tópico em si.. mas dia após dia a moderação tava exercendo um papel de, o que aqui na cidade, seria "SMTT", que é quem dá advertências mas as multas são bobas, qualquer um tira!

Daí, blitz da SMTT ninguém liga.. ignora MESMO! Tanto que eles deixaram de fazer!

Mesma coisa tá acontecendo com a moderação! Tá tão mansa que hoje ninguém liga pro que um moderador fala/pede/aconselha! Tanto que só "deixaram de ignorar" após o meu comentário sobre tal fato.

E não blOom, o nível técnico do forum não caiu por conta da moderação não.

Diretamente, não mesmo! Afinal, os moderadores sem sombra de dúvidas estão entre os que tem mais conhecimento do fórum! E tô sendo sincero! Conheço cada um a anos, pelo menos via internet (alguns de msn, face, outros pessoalmente).

O lance é que.. por exemplo... o guarda de transito não é o responsável pelos acidentes, ele não bate o carro dos outros!

Mas ele tá ali pra tentar reduzir a quantidade de acidentes, organizar o transito! Sacou?

EDIT: Em tempo.......Quando voce fez algum elogio aos novos moderadores ? Nunca né ? Mas este é o 3º tópico que abre pra meter o pau .

Elogio não é apenas algo direto e claro! Cada um tem sua forma de se expressar!

No começo eu citei por diversas vezes que o fórum tava precisando disso, de um moderador mais paciente e tal! Isso É um elogio! Só não sei se citei palavras do tipo "Parabéns" ou coisa assim, mas não deixa de ser um elogio!

Só que aos poucos fui vendo que a moderação tá "café-com-leite" demais, demais mesmo!

Digo isso não criticando vcs como pessoas! Mas a própria atitude dos foristas!

Quanto tinha um moderador mais "firme", todo mundo reclamava.. e agora, a coisa desandou de vez.. enfim.. os mais experientes, os veteranos.. raramente vão perder tempo argumentando aqui! Mas novato, tá doido pra ganhar post!

Prefira uma crítica a um elogio, pois o elogio te acomoda e a crítica te faz melhorar!

Pense nisso! :legal:

ps.: Apenas pra deixar claro pros mais novos (que chegaram recentemente).. nada contra nenhum dos moderadores ou coisa parecida! Os caras já são brothers faz tempo! Estamos só vendo essa forma de lidar com os tópicos e os demais foristas... que ao meu ver (e de alguns outros) tá muito "branda"! :legal:

Postado em

Bloom, cara, de boa, eu não consegui visualisar o real propósito construtivo do teu tópico.

Felizmente respondi no tópico acima! Espero que tenha entendido!

Mas caso não tenha entendido, não tem problemas, vou escrever de outra forma!

Quem quiser ler a explicaçaõ clica no botão abaixo! (É LONGA!) Quem não quiser, passa direto! rsrs

Eu frequento de forma passiva a lista/fórum desde 2003~2005.. sendo que antigamente vc podia postar como "anonimo". Não lembro quando, mas certa feita, proibiram isso! Achei de boas, pois o conteúdo continuava visível, e continuei acompanhando, lendo!

Então em ~2006 cansei de ficar apenas lendo e me cadastrei! Onde quero chegar com isso?

Cara, isso aqui pra mim é praticamente uma segunda família! Tem gente aqui que quando eu comecei a frequentar, era garotão.. hoje casou e tem filho! E um dia, também vão falar isso de mim!

Queira ou não.. com o tempo tu começa a conhecer a pessoa.. mesmo que não fisicamente, mas tu conhece o jeito, a forma de pensar dela!

E eu vi épocas "áureas" do autosom.. quando o yamane postava aqui, Paulo Duto, Trovac dentre MUITOS outros.. o fórum era referencia NA AUDIOLIST!! Tu tem noção do que é isso? O maior fórum sobre sonorização e etc citava "autosom" vez ou outra, mesmo que como indicação ou referência.

Só que em meados de 2009 pra 2010, conforme a internet ia se popularizando (digo: qualquer casa tinha computador com internet), começou a surgir uma leva de sanguessugas da informação... que se cadastravam, postavam suas dúvidas e sumiam!

Até aí tudo bem, afinal, o fórum é pra isso! Só que depois desses, começaram a surgir novos outros, com as mesmas dúvidas dos primeiros! E outros com as dúvidas dos primeiros e dos segundos... e as mesmas dúvidas foram sendo repetidas, e respondidas.. repetidas, e respondidas! Com isso a galera começou a entrar numa mesmice indescritível.. e paramos de raciocinar de forma construtiva pra ficar debatendo "caixa pra pioneer 306", da época! (apenas como exemplo)

Foi aí que, eu já tava na moderação a algum pouco tempo, dei a ideia de agir como na audiolist: Se é duvida repetida, posta link pro cara pesquisar e fecha. Se é algo que foi pouco comentado, mantém aberto e indica pesquisa (pra aprofundar o assunto) e se é algo novo, fica!

Daí, de meados de 2010 até o final do ano passado, pelo menos pelo que pude ver (e vários outros), o fórum ficou MUITO mais dinâmico e aproveitável! Vc não via 50 tópicos novos todo dia, só via 2 ou 3... mas esses 2 ou 3 era algo novo, interessante, instigante!

Só que com o tempo isso me cansou... vc tentava ajudar e os novatos te apurrinhando! Daí, cansei disso! De forma tranquila e gradativa fui saindo da moderação até deixar na mão do pessoal que modera hoje!

Mas não é porque saí da moderação que vou achar que o fórum não presta, que o fórum deve se lascar! Continuo sendo um entusiasta dessa ideia, querendo ele cada vez melhor, cada vez dinâmico!

Só que contra isso, temos a correnteza dos novatos cheios de preguiça que são maioria! Entram, perguntam e vazam! E 90% das perguntas já foi postada!

E daí vem minha relativa "insatisfação": A atual moderação tá SUAVE demais com isso.. deixando MUITO tópico aberto (Não falo apenas do citado como exemplo, do Vipper).. e com isso a coisa tá ficando novamente chata e repetitiva!

Enfim, creio que resumi a situação do começo, pra quem quiser entender de fato o que tá rolando!

Vou ser bem sincero: A primeira coisa que pensei quando li o teu tópico: Pq será que o cara que era moderador (e sabe como deve ser difícil ser) tá fazendo um tópico para desabonar a conduta de outro(s) colega(s) moderador(es) sendo que era muito mais fácil se reportar diretamente a ele ou ao admin do fórum, já que ele é pessoa de confiança?

A primeira vista, para quem não sabe da sua história, num primeiro momento parece até dor de cotovelo...

Pode até parecer mesmo, de boas! Mas quem ler acima vai ver que não é! Não tenho muito saco pra voltar pra moderação.. tow velho, impaciente, reclamão... e os atuais moderadores tão fazendo o trabalho de boas! Como citei, só tão pegando MUITO leve com tudo e com todos! Não sei se é opinião isolada, mas tá dita!

Mas aí, quem conhece tua história na moderação, sabe que você foi um bom moderador, que no meu ponto de vista, recebia até um elevado grau de críticas sem fundamento e necessidade, lembra que você pediu para sair da moderação, acho eu, de tanto se incomodar, pois afinal uma hora qualquer um cansa. ( foi essa a impressão que eu tive).

Mas foi mais ou menos o que rolou!

O trabalho da moderação é CANSATIVO! Só quem já foi da moderação de um fórum desse porte sabe o que to dizendo, acreditem!

E como se isso não bastasse, além de fazer o meu trabalho, tinha que sair justificando meus atos repetidamente a cada novato que aparecia "cheio de razão". Os primeiros meses até foi de boas, mas com o tempo o cara CANSA!

Fica um negócio estranho, soa como se fosse você apontando o erro dos outros, para mostrar, olha só, quando era comigo isso não acontecia e todos me criticavam...

Pode e deve ter sido outro seu propósito, mas que fica uma coisa estranha no ar, fica.

Creio que agora não esteja mais tanto no ar!

E to apontando não os erros, mas citando minha opinião em busca duma melhora no fórum!

Se o Moti junto com a moderação achar q falei babozeira, de boas! Sem bronca nenhuma, afinal, até na família a gente acaba se xingando e se desentendendo de vez em quandO!

Mas pegando a analogia dessa "família"... é nesses momentos (quando os desentendimentos não são resolvidos) que muito cara sái de casa e vai morar sozinho!

Não to querendo dizer que vou sair do fórum, sumir tipo "Paulo Duto"... mas aos poucos, os bons e antigos membros vão perdendo a paciência e postando cada vez menos! E é isso que quero dizer quando falo que o nível do fórum tá caindo, sacou?

Postado em (editado)

EDIT: Putz... no costume de pastas.. dei dois cliques no "Postar", o fórum postou duas vezes! rsrsrs -mybad! :(

Editado por blOom
Postado em

Creio que agora não esteja mais tanto no ar!

E to apontando não os erros, mas citando minha opinião em busca duma melhora no fórum!

Se o Moti junto com a moderação achar q falei babozeira, de boas! Sem bronca nenhuma, afinal, até na família a gente acaba se xingando e se desentendendo de vez em quandO!

Mas pegando a analogia dessa "família"... é nesses momentos (quando os desentendimentos não são resolvidos) que muito cara sái de casa e vai morar sozinho!

Não to querendo dizer que vou sair do fórum, sumir tipo "Paulo Duto"... mas aos poucos, os bons e antigos membros vão perdendo a paciência e postando cada vez menos! E é isso que quero dizer quando falo que o nível do fórum tá caindo, sacou?

Foi justamente o que eu pensei.

Agora sim esse tópico ganhou alma, pois vai realmente discutir o cerne da questão.

Flooders e papagaios se proliferam tal qual bactérias...

Esse tipo de insatisfação eu já ouvi, li, de diversas pessoas.

Eu mesmo criei um tópico uma vez lá no coofee perguntando porque o pessoal preferia postar mais lá do que nos subforuns do AF, dizendo a mesma coisa.

E as coisas vão se repetindo, repetindo, como verdade absoluta, que depois de um tempo, não aceitam opiniões contrárias.

Esse é um dos motivos pelo qual eu mais leio o fórum e frequento o coffee, do que posto em qalquer outra parte. E olha que eu cheguei aqui ontem (2008) imagina quem frequentava isso aqui no tempo bom de verdade.

Postado em

Então o fato de existir uma "boa intenção" justifica vir publicamente apontar o que "voce" julga de errado ?

Por MPs ou e-mails para o Moti , ou mesmo para os moderadores não seria mais adequado ?

Voce pode saber como funciona "dentro" do forum pois já esteve na moderação, mas não tem como saber o que se passa neste exato momento.

Não vou dar sequencia a este tópico não, pois não considero que o propósito alegado justifique um erro formal na criação do mesmo .

Dar toque ? Pra mim isso aí como foi feito só serviu para desmoralizar a organização do forum e enfraquecer a moderação.

Sem mais . :legal:

Postado em

Então o fato de existir uma "boa intenção" justifica vir publicamente apontar o que "voce" julga de errado ?

Por MPs ou e-mails para o Moti , ou mesmo para os moderadores não seria mais adequado ?

Mas o tópico é justamente por isso! Não quero algo que funcione "ao meu gosto". Aqui sempre foi democrático, pq abrir mão disso agora?

Voce pode saber como funciona "dentro" do forum pois já esteve na moderação, mas não tem como saber o que se passa neste exato momento.

E o que espera? Adivinhações? Suposições?

Se eu não conto algo é porque não quero que saibam! Logo... (...)

Não vou dar sequencia a este tópico não, pois não considero que o propósito alegado justifique um erro formal na criação do mesmo .

Dar toque ? Pra mim isso aí como foi feito só serviu para desmoralizar a organização do forum e enfraquecer a moderação.

Sem mais . :legal:

Ah bicho... tranquilo! Moti também já deixou clara a posição dele... e.. de boas mesmo!

Esse é o último tópico que crio sobre isso, prometo!

:mac1

Postado em

po fiquei de cara quando tiraram o topico sobre a elevada voltagem q a soundigital teria. criticas tem q ter respostas e nao puxar sardinha p marca. p evita briga sobre isso nao estou dizendo que a marca e ruim so que quem stava postando era p haver em uma melhora no manual do produto. ai o que fizeram deletaram o topico.

desabafo

Postado em

po fiquei de cara quando tiraram o topico sobre a elevada voltagem q a soundigital teria. criticas tem q ter respostas e nao puxar sardinha p marca. p evita briga sobre isso nao estou dizendo que a marca e ruim so que quem stava postando era p haver em uma melhora no manual do produto. ai o que fizeram deletaram o topico.

desabafo

Deletaram ?????????????????????

Ou foi trancado a pedido do autor do tópico ????????????????????

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=176316&view=findpost&p=2761606

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...