Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Projeto amplia exigências para quem vai dirigir carros de 300 ou mais

Recommended Posts

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2332/11, que prevê a carteira de habilitação do tipo C (exigida para condutores de veículos de carga) para que uma pessoa possa dirigir veículos com potência acima de 300 cavalos. Essa potência é restrita, em geral, a carros de luxo, como o Chevrolet Camaro e alguns modelos de Porshe e Ferrari.

 

“Veículos com 300 ou mais cavalos são, para um motorista ousado e entusiasmado, inclusive os que dirigem sob a influência do álcool, um convite ao teste de suas capacidades e ao excesso de velocidade, com consequente descontrole do condutor no trânsito e acréscimo das possibilidades de ocorrências de acidentes fatais”, afirma o autor do projeto, deputado Paulo Foletto (PSB-ES). Um carro de motor 1.0 possui por volta de 65 a 75 cavalos de potência.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), os interessados em tirar carteira do tipo C, para direção de veículos de carga com peso maior que 3,5 toneladas, deverão estar habilitados há pelo menos um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os 12 meses anteriores.

A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: pensecarros.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que tem haver categoria C com carro de maior potência??? Em tese, a C autoriza o condutor a dirigir veículo maior e mais pesado... e bem menos veloz que automóveis pequenos!!!

Se fosse uma designação tipo B2, ou BS, ou sei lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que não vinga não, totalmente nada a ver misturar carros pesados com carros esportivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é pela mistura em si, acho que é mais a ver com 12 meses sem infrações.... Mostrando prudência suficiente para ser permitida a concessão.

 

Absurdo, na minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um excelente projeto. Alguns Estados dos EUA adotam um sistema semelhante e funciona muito bem, lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada haver veículo pesado com veículo esportivo.

 

Mas se for pra fazer, que faça direito. Então deveria criar a obrigatoriedade de se fazer um curso de pilotagem para conduzir um veículo com mais de 300cv.

 

Desses que vc dirige dentro de um autódromo e aprederá tecnicas de pilotagem e de direção defensiva.

 

Tem muitos proprietarios de veículos de 300cv que não sabe nem o que é ABS ou EBD, como funciona, pra que serve, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A IDÉIA principal é boa... mas o projeto em si é uma cagada total.... vc tira uma carteira para dirigir um veículo lento, pesado e usado em serviço, para poder dirigir um veículo leve, rápido que é usado para lazer.... parece piada...

 

 

Como já disseram, se querem corrigir essa lacuna, que faça as auto escolas ensinarem com um carro mais rápido, andando rápido em algumas vias restritas...

 

Certa vez vi num documentário uma menina tirando carta na Alemanha, era obrigado a andar a 160km/h (SNME) num trecho da autobahn...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for feito da forma correta, acho válido sim, exatamente porquê não é qualquer um que está, de fato, habilitado a dirigir um carro potente, e a lei não cria uma restrição ou um imposto, apenas uma exigência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo e descordo.

 

A ideia de uma CNH diferenciada para carros mais potêntes até pode ser uma boa. Mas não da forma como está no projeto. Teria sim que haver aulas de pilotagem e coisas do tipo. E o cara ter consciência que caso ele se envolva em um acidente causado pelo próprio a punição seria maior.

 

Porém alguns parenteses...

 

Quem definiu 300 cavalos como uma potência que pede uma atenção diferenciada? Um carro mais leve de 200 cavalos pode ser mais rápido e "arisco" que um de 300 mais pesado, só como exemplo... Sendo assim, houve algum estudo pra deselvolver esse projeto? Ou o infeliz só pensou, "há bota aí 300 que é bastante..."

 

Outro detalhe, carros de menor potência causam milhares de acidentes todos os mêses, será que não é o caso de formar melhores condutores em geral, do que ficar criando restrições (ao meu ponto de vista, da forma que foi colocado no projeto) absurdas?

 

Na Finlândia o curso de formação de condutores leva 3 anos, o motorista/piloto aprende inclusive a recuperar o carro em caso de derrapagem no gelo ou aquaplanagem. Aprende a guiar em velocidades inimagináveis para as auto escolas brasileiras hehe, e inclusive a fazer manobras tipo o "pendulo" pra contoranar curvas de lado caso perca a traseira do carro. Igualzinho no Brasil né hehe?

 

No Brasil as auto escolas ensinam a passar no exame, não a dirigir... ;)

 

PS. Alguém diz pra esses energumenos da imprensa, que Camaro, Ferrari, etc, são esportivos, e não carros de luxo...

Editado por Beto TunningWay®
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que 300 cavalos seja por que caminhões tem potência assim...

 

Dessa forma cria-se apenas mais um item na restrição

 

Carteira C para veículos com mais de 3500kg, mais de 300 cv ou mais de X metros. Por exemplo.

 

Edit: Aliás, uma dodge ram 2500 precisa de carteira C para dirigir... Muitos acham um absurdo, outros não... A história de 300 cv acho que entra nisso....

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que 300 cavalos seja por que caminhões tem potência assim...

 

Dessa forma cria-se apenas mais um item na restrição

 

Carteira C para veículos com mais de 3500kg, mais de 300 cv ou mais de X metros. Por exemplo.

 

Edit: Aliás, uma dodge ram 2500 precisa de carteira C para dirigir... Muitos acham um absurdo, outros não... A história de 300 cv acho que entra nisso....

 

Tipo, fizeram pra "poupar" linhas e trabalho né, típico...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

300cv eu acho que foi tirado em cima de mostra do mercado, verificando o desempenho de carros acima e abaixo desta potência.

 

Uma coisa eu acho muito válida: Só vai poder dirigir quem tiver mais de 1 ano de carteira, e elimina-se os infratores crônicos. Vai tirar a arma da mão de muita gente irresponsável, sem punir quem não tem nada a dever.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E caso esses carros virem classe C não poderão rodar no centro expandido de sp (local onde moro) em determinado horario, pois meu pai tomou uma multa pois estava de DODGE RAM DUPLA que é caracterizada como classe C. Fiquei besta mais fazer o que.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente, por preguiça de criarem uma lei decente, continuam com essas cagadas..

 

 

até concordo com isso, ter algum curso, ou permissão diferente pra um super esportivo, e tbm pra motos acima de sei lá, 600cc..

 

mas agora misturar categoria de caminhão com carro, pqp...

 

 

sobre RAM 2500, F250 dupla.. tem q ter C mesmo ué, o treco é um caminhãozinho rsrs, ai não é culpa do governo, e sim de quem compra algo desse porte, sabendo q é considerado como um caminhão, até pq leva tanta carga quanto um..

 

 

 

 

só q tem uma coisinha, quantos morrem com carros acima de 300cv, e quantos morrem com um popular 1.0 por semana?

 

eu sei q tem q proporção... mas mesmo o carro sendo mais potente, é bem mais seguro.

 

 

se querem fazer algo realmente bom, obrigar as montadoras a ter um minimo de segurança, ABS, air bag, de série desde o modelo de entrada, entre outras coisas.. e sem preço abusivo. (eu sei q o "certo" é sempre mais dificil).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão de enquadrar na classe C eu não vejo problema.

 

As leis de trânsito são as mesmas, o esportivo terá que se comportar da mesma forma. Nem tem pq exigir formação especial, né?

 

A questão é que a C tem exigências maiores que a B. Se fosse pra criar uma categoria especial com curso especial, tava todo mundo aí chorando que o governo tá querendo arrecadar...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, a idéia é válida, só que deveria haver um estudo mais profundo sobre a faixa de potência e quem sabe alguma aula diferenciada na auto escola. Dessa forma estão igualando motoristas de carros lentos e pesados com carros rápidos e bem mais leves, a forma de condução é totalmente diferente. Nesse caso a unica aplicação prática seria de poder migrar pra categoria "C" após um ano de CHN somente se não tiver infrações.

 

até concordo com isso, ter algum curso, ou permissão diferente pra um super esportivo, e tbm pra motos acima de sei lá, 600cc..

 

Antigamente existiam categorias distintas para motos, "A1" e "A2", a segunda para motos mais potentes. Depois, com o novo código de trânsito passou a existir somente a categoria "A", então hoje quem tem CNH categoria "A" pode dirigir qualquer coisa sobre 2 rodas, desde uma Biz até uma Hayabusa. Um absurdo.

 

Eu sou um exemplo desse absurdo, só andei com moto com embreagem na minha vida dentro de um pavilhão de auto escola, fora disso só andei com essas 100cc com embreagem semi-automática e legalmente eu posso pegar estrada com uma R1. De forma alguma eu me considero apto a pilotar uma superesportiva em rodovia. É morte na certa.

Editado por avukte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito boa a idéia, basta criar a carteira C-1 (já existe, veículos de carga) e C-2 veículos acima de 300cv, com os mesmos pré-requisitos (12 meses, etc)

 

ideal seria incluir todas as motos não populares (acima de determinada potencia, nao tenho conhecimento de quantos cv)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra motos existia até algum tempo A1 e A2 (qdo fiz minha 1ª habilitação em 19efaztempo), ou to enganado.

 

acho q a intenção da lei é válida, inclusive poderiam reduzir essa potencia de 300cv pra bem menos, algo perto de 150, 180cv já da um belo estrago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão de enquadrar na classe C eu não vejo problema.

 

As leis de trânsito são as mesmas, o esportivo terá que se comportar da mesma forma. Nem tem pq exigir formação especial, né?

 

A questão é que a C tem exigências maiores que a B. Se fosse pra criar uma categoria especial com curso especial, tava todo mundo aí chorando que o governo tá querendo arrecadar...

 

mas ai o cara tem q aprender a dirigir num caminhão, pra poder andar num esportivo, não tem logica rsrs.

 

tudo bem, tem o negocio dos 12 meses sem infração, mas ai é só criar algo pra isso especifico, sem cobrar nada a mais.

 

 

apesar q ainda acho q não é a solução pra acidente nenhum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas ai o cara tem q aprender a dirigir num caminhão, pra poder andar num esportivo, não tem logica rsrs.

 

tudo bem, tem o negocio dos 12 meses sem infração, mas ai é só criar algo pra isso especifico, sem cobrar nada a mais.

 

 

apesar q ainda acho q não é a solução pra acidente nenhum.

Do jeito que você fala, dirigir um caminhão chega a parecer difícil IheiUheiUEHiuHEiAHe

 

Só é mais trampo de estacionar, mas nada absurdamente difícil...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antigamente,

 

A carteira de moto, vc podia pilotar moto ate 300cc, dps de um tempo vc podia trocar para uma "maior", acho isso bem valido, para MOTO, carro, nao tem logica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do jeito que você fala, dirigir um caminhão chega a parecer difícil IheiUheiUEHiuHEiAHe

 

Só é mais trampo de estacionar, mas nada absurdamente difícil...

 

Não que seja difícil, mas é muito diferente a condução de um caminhão e de um superesportivo por exemplo.

 

 

Antigamente,

 

A carteira de moto, vc podia pilotar moto ate 300cc, dps de um tempo vc podia trocar para uma "maior", acho isso bem valido, para MOTO, carro, nao tem logica!

 

Será que não tem lógica? Nunca "pilotei" um, mas pisar fundo em um carro de 400 cv deve ser uma experiência totalmente diferente.

 

Bom, se for aprovada essa lei, ao passo que as coisas andam uma boa parte da população que comprar carros de luxo vai entrar nessa. Hyundai e Kia já tem SUV beirando os 300 cv, MB 350 e BMW 335i tem 306 cv.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não que seja difícil, mas é muito diferente a condução de um caminhão e de um superesportivo por exemplo.

 

...

 

Nunca "pilotei" um, mas pisar fundo em um carro de 400 cv deve ser uma experiência totalmente diferente.

 

Legalmente, não existe PISAR FUNDO em vias públicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legalmente, não existe PISAR FUNDO em vias públicas.

 

Como não? Se estou atrás de um caminhão a 40 km/h e o limite da via for 100 km/h, o código de trânsito não especifica em quantos segundos eu posso chegar a essa velocidade. E teoricamente quanto mais rápido fizermos a ultrapassagem menor o risco de "aperto". A diferença é "patada" de um V8 pra um motor 1.6 por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...