Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Hellmind

Carro sem conteúdo nacional pode pagar 37% de IPI

Recommended Posts

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/carro-sem-conteudo-nacional-pode-pagar-37-de-ipi/n1597212586476.html

 

E a palhaçada da industrial automotiva nacional não para.

 

 

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

 

 

Ministro Guido Mantega anunciou aumento de 30 pontos percentuais no imposto para veículos automotores de baixa cilindrada

 

Valor Online | 15/09/2011 19:14

 

Notícia anterior Por menos custos, maioria dos consumidores quer carro elétrico

Próxima notícia Carro sem conteúdo nacional pode pagar 37% de IPI

 

Texto:

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acaba de anunciar um aumento 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos automotores de baixa cilindrada.

 

Estarão livres deste aumento os veículos com conteúdo nacional e regional (fabricados na Argentina) acima de 65%, para quem mantém centros de desenvolvimento tecnológico no Brasil e aqueles que atendem ao menos seis de 11 requisitos para fabricação interna de veículos. "Haverá um desconto de 30 pontos no IPI", disse Mantega.

 

"A medida valerá até dezembro 2012". O governo decidiu, segundo ele, elevar em 30 pontos percentuais o imposto sobre automóveis leves até 1.000 cilindradas, que até então era de 7%. O Brasil é o 5º maior produtor e o 7º maior mercado mundial automotivo. No novo regime, passará a pagar 37%.

 

"É uma complementação do programa Brasil Maior para competir em condições mais sólidas com a importação por meio de estímulos para a indústria brasileira, aquela que produz veículos no Brasil e na Argentina", afirmou Mantega. "Tem acontecido que o mercado tem escasseado, a crise tem diminuído o consumo. Há capacidade ociosa e uma disputa maior pelos mercados. O Brasil tem mantido elevadas as vendas, restabelecemos depois da crise de 2008 a produção e o consumo. Mas há uma apropriação disso pelos fabricantes internacionais", disse.

 

O ministro afirmou que o objetivo é evitar a exportação de empregos industriais: "Corremos o risco de estarmos exportando empregos para outros países. Ficamos preocupados com aumento de veículos nos pátios e férias coletivas. Indústria faz inovação, gera emprego e o mercado deve ser usufruído pela indústria interna", disse Mantega.

 

Parte das informações havia sido antecipada hoje pelo portal do Valor. A medida deve auxiliar toda a cadeia industrial, de carros leves a caminhões. O novo regime será encaminhada à Casa Civil da Presidência da República.As negociações do novo regime, que já duravam quatro meses, tiveram divergências entre o Ministério da Fazenda e as montadoras, representadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Uma longa reunião ocorrida na noite de ontem havia terminado novamente sem consenso.

 

O governo informou que a mudança do IPI não tem como objetivo diminuir os preços dos automóveis ao consumidor. Tampouco tem como alvo combater eventuais pressões sobre a inflação. Na verdade, é uma medida de política industrial para estimular a cadeia produtiva ligada à indústria automobilística. O governo avalia que o país é competitivo na produção de automóveis, mas ainda precisa de incentivos para desenvolver o segmento de autopeças, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma palavra: retrocesso!

 

Mas também pode ser: safadeza!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazia tempo que uma notícia não me deixava nervoso. PQP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O lobby das montadoras é forte... Se, em conjunto com isso, o governo obrigasse as montadoras a passar o desconto pro consumidor e a nova lei fosse um pouco mais rígida (em vez de AB2+ABS, obriga logo o ESP também pra todos os carros!), poderia ser razoável. Mas do jeito que está, é só dinheiro pro bolso dos que tem o poder mesmo, seja político ou financeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcas premium devem estar dando pulos de alegria. Agora que elas conseguiram um bom mercado na faixa dos R$100000.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque nao deixam ele anunciar isso NO MEIO DO POVO, na praça...

 

Meu que mer** de pais que eu vivo, nunca fiquei puto com noticia, mas essa me tirou do sério...

 

Bota uma mer** de uma roda ou parachoque nacional e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior que os Chineses devem se dar bem... Provavelmente os carros são fabricados com aço brasileiro... :vts

 

Isto sem falar que podem vir pra cá com pneus nacionais, já que são tropicalizados ainda na China.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que desta vez não vai ficar elas por elas não, é só contar o número de fabricantes que serão afetadas diretamente. Lembrando por cima Kia, Hyundai, BMW, Mercedes, Audi, Volvo, Mini, Suzuki, Subaru e Mitsubishi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, fodeu. Voltamos a era dos nacionais vagabundos, quando parecia que a competição ia melhorar.

Editado por Pad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest rodriguinhow

Jaca botando terror no mercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po a peugeot e a citroen vao se dar bem pois a montadora e aqui vem varias peças de fora mais uma grande parte e aqui mesmo!!

 

e entre os "nacionais" estao ate que bem!

 

agora faland se chines:

 

esses caras vao comprar o brasil!!!!! de pouquinho em pouquinho ja estao comprando! pois sou corretor comercial, e eles estao comprando tudo que esta parado e velho terreno casa galpao sitio etc etc etc!!!! e os caras tem tipo um grupo fechado! eles pra comprar perto de outro eles pedem autorizaçao, ligao pra china, a base e em SP e tipo uma macionaria forte mais sem envolver religiao!!! eles sao bem organizados.

 

a agora esta vindo um banco chines hahahhahahahha!!! o bradesco e itau que se cuidem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O governo sempre pensando só nele, ao invés de retirar cargas tributárias de quem produz aqui, taxa estratosfericamente os importados para não diminuir a arrecadação e ainda abre margem para um aumento dos nacionais.

 

Lamentável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estão fechando o mercado de novo, é um retrocesso de 20 anos. Porque antes da abertura do mercado os carros eram carroças? Porque o impostos era altíssimo, de tal modo que não era interessante importar carros, o que diminuia a concorrência para as montadoras "nacionalizadas" (porque nacional era o Gurgel, e o governo não moveu uma palha pra ajudá-lo!). E aí, resolveu o problema do Brasil? Não, só piorou, sem concorrência elas faziam o que quiserem com os preços, a qualidade dos carros era baixíssima. Agora, com a concorrência, estavamos assistindo a uma melhora no mercado, Fiat 500 caiu de 60mil para R$ 39.900 com ESP, equipamento até então inexistente no segmento!

 

A realidade? Não estão beneficiando o país, estão fechando o mercado novamente para assegurar às montadoras o lucro absurdo que elas tem por aqui. Políticos de mer** para um país de mer** (e quem me conhece sabe o quanto amo esse lugar).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De certa forma, eu acho certo..

naquelas idéias imagináriass do tipo e se...

 

 

se eu fosse presidente, faria isso

MASSSSSSSSSSSSSSS

de outra forma

 

iria tirar impostos sobre produtos e construção

tipo, construção civil, compra de casa propria, moveis para casa, eletrodomesticos..

tiraria esses impostos e jogaria nos carros

 

cara, tem mto carro na rua!!

e nao eh pela camada de ozonio,e sim pq é um caos sempre, qndo chove pior ainda..

vejo na tv povo pegando 2hrs por dia d engarrafamento só pra voltar pra casa dpois do trabalho

véio, fico puto se pego sinal fechado...imagina 2hrs..

peguei um engarrafamento na vida, 6hs pra anda 17km na br101.. tomar no cù!

iria por impostos tdo nos carros pra diminuir a quantidade, melhorar a qualidade, isso sim

mas não só aplicar + impostos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempos que estávamos vendo as tradicionais incluirem mais itens de série nos veículos bara brigarem em menos desvantagem pelo mercado, diminuição de preços e ate uma pequena melhora no pós venda, vem o governo e faz um mer** dessa, nao tem outro nome não, foi uma tremenda sacanagem. Semana passada troquei o ultimo carro mais antigo aqui de casa, o próprio vendedor na concessionária de uma marca tradicional admitiu que estavam perdendo vendas com a chegada de Jac e cia...

Lamentável :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De certa forma, eu acho certo..

naquelas idéias imagináriass do tipo e se...

 

 

se eu fosse presidente, faria isso

MASSSSSSSSSSSSSSS

de outra forma

 

iria tirar impostos sobre produtos e construção

tipo, construção civil, compra de casa propria, moveis para casa, eletrodomesticos..

tiraria esses impostos e jogaria nos carros

 

cara, tem mto carro na rua!!

e nao eh pela camada de ozonio,e sim pq é um caos sempre, qndo chove pior ainda..

vejo na tv povo pegando 2hrs por dia d engarrafamento só pra voltar pra casa dpois do trabalho

véio, fico puto se pego sinal fechado...imagina 2hrs..

peguei um engarrafamento na vida, 6hs pra anda 17km na br101.. tomar no cù!

iria por impostos tdo nos carros pra diminuir a quantidade, melhorar a qualidade, isso sim

mas não só aplicar + impostos...

 

Compre uma bicicleta e seja feliz.... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma das coisas que, me faz sentir vergonha dos nossos governantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eles só esqueceram de um detalhe: qtos componentes dos carros "nacionais" tem origem na china e cia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa medida vai afetar muito nacional ja fabricado por aqui.

 

Alguns exemplos. Fiat 500, Punto T-jet (diversos componentes são importados como motor e cambio), Honda Civic, FIT, e CIA, Toyota Corolla, Rav4, Hilux, carros da KIA e da Hiunday etc.

 

Quem trabalha com peça de fora vai se ferrar. Por um lado é bom, vai estimular em fazer as montadoras procurarem fornecedor de peça aqui dentro do Brasil e com isso vai melhorar o mercado de reposição de peças que na minha opnião é um fracasso e tbm irá gerar muitos empregos na area de auto peças.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De certa forma, eu acho certo..

naquelas idéias imagináriass do tipo e se...

 

 

se eu fosse presidente, faria isso

MASSSSSSSSSSSSSSS

de outra forma

 

iria tirar impostos sobre produtos e construção

tipo, construção civil, compra de casa propria, moveis para casa, eletrodomesticos..

tiraria esses impostos e jogaria nos carros

 

cara, tem mto carro na rua!!

e nao eh pela camada de ozonio,e sim pq é um caos sempre, qndo chove pior ainda..

vejo na tv povo pegando 2hrs por dia d engarrafamento só pra voltar pra casa dpois do trabalho

véio, fico puto se pego sinal fechado...imagina 2hrs..

peguei um engarrafamento na vida, 6hs pra anda 17km na br101.. tomar no cù!

iria por impostos tdo nos carros pra diminuir a quantidade, melhorar a qualidade, isso sim

mas não só aplicar + impostos...

A solução não é limitar a venda de carros, mas sim melhorar o transporte público! Um transporte público de qualidade é mais confortável, mais barato e mais eficiente para a maior parte da população, no entanto isso não existe no Brasil! Mais uma coisa pra lista, aliás...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho conhecimento profundo em economia não, mas se essa solução for por pouco prazo (perdurar somente até 2012, como diz a notícia) pode ser bom. Pensem pelo lado positivo: ninguém vai querer perder o nosso mercado (um dos maiores do mundo) assim tão facilmente. Creio que a imposição de restrições para a importação não é tão ruim. Não sei se a medida foi tomada da melhor forma, sei que pode existir um forte lobby por trás de tudo isso, mas tem também seu lado positivo.

No contexto geral, não sei avalaria se a medida foi BOA ou RUIM. Mas não acho mesmo que será o COMPLETO CAOS, o ABSOLUTO RETROCESSO. Sei da história do Brasil e das consequências - muitas vezes negativas - de uma economia fechada. Mas em plena "era digital" e com um processo de globalização tão intensificado, não acredito memso que nossos carros voltarão a ser "carroças".

Aposto que tem muita fábrica pensando em vir para o Brasil agora - o que pode ser bom.

Não estou defendendo o governo, só estou tentando ser racional (tentando) e pensar no país como um todo. Sei que existem estratégias melhores - principalmente com visões de longo prazo - mas no nosso contexto político, ainda consigo ver algo de bom na notícia. Agora se for fazer uma análise individualista, logicamente que eu acho uma merd*.

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiat 500 não vai afetar não, estão excluídos da medida os países que tem acordo comercial com o Brasil (países do mercosul e méxico).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...