Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

murilloalanis

modificaçao de player

Recommended Posts

Postado em

ja vi muitas pessoas falando de player modificado etc e tal..

e é um ponto que tenhio muita curiosidade e pouco entendo..

o pessoal que modifica players, que componentes sao modificados, quais as vantagens?

estava conversando esses dias com um cara sobre players originais, pra puxar a pre, mas existe aquele problema da pre ser muito fraca, entao ele me disse que teria que fazer uma outra pre mais forte etc e tal..

ai depois comecei a pensar.. o que mais poderia ser alterado que melhorasse a qualidade do player? tanto em players OEM, quanto em player AFTERMARKET

Postado em

Sei de nada não...

O básico que ouço falar que trocam são os capacitores.... E ae vai ficando cada vez mais complexo, até o ponto de trocar os operacionais....

Mas vou acompanhar o tópico, me interesso =)

Postado em

Pelo que eu vejo o mais comum é trocar os capacitores da fonte, mantendo a capacitância e aumentando a tensão de operação. Alguns tipos de equipamentos são chatos se aumentar muito a capacitância da fonte.

Mas é aquela coisa que é bom ter conhecimento. Cada aplicação usa um tipo específico de capacitor, e mudar isso pode trazer consequênciais indesejáveis.

Agora quando chega o extremo de modificar capacitores, indutores, CI, resistores, alterar trilhas, adicionar outros componentes... Já chuto ser mais fácil pegar uma carcaça e construir um dispositivo próprio.

Postado em

Eu já tive uma experiência pra lá de desagradável com player oem....

Tentei com um delphi famar 2 din oem vw 2010 (controle ipod, usb, sd, br, comunicação com comp bord etc, etc,)

Levei até o cara que é referência no sul fluminense , Eng. Paulo Nogueira (o cara é fera !) e puxou as rcas , tudo bacana e tals.

Porém a tensão das mesmas com sinal senoidal puro , nem chegavam a 0,8 volts .

Tentei a utlização de um equalizador e line driver soundstream , melhorou muito , mas a baixa relação sinal ruido avacalhava muito no quesito "profundidade" do audio.

Foram vários problemas que tive , tão cansativos e frustrantes que achei bem mais tranquilo desistir da originalidade para poder ter algo de fato melhor.

Para quem se contenta com um set simples para o dia a dia , até era viável.

ABraço :legal:

Postado em (editado)

entao rick.. a ideia na verdade é como contornar problemas como esse que voce teve :)

Já vi casos em que foi utilizado somente o transporte do cd.

O problema maior hoje em dia , é que nas hus oem top existem tantas funções integradas ao comp de bordo .

Ao meu ver essa integração de funções que seria um dos maiores empecilhos.

Abraço

EDIT: fora ainda a questão de custos , que começavam a tomar uma proporção monstro sem valer a pena , pois com o mesmo valor gasto teria-se coisa muito mais elevada em qualidade.

Editado por rick demolidor
Postado em

nao espero que o negocio chegue ao nivel de um drz, mas se der pra melhorar eu acho valido

O problema é nem chegar ao nível de um pioneer mediano ao preço de Alpine e Clarion top....e olha que chega hehehe

Postado em

Trocar operacional ou operacionais por de melhor qualidade, trocar capacitores da fonte e até mesmo fazer uma espécie de megacap entre a bateria e o player são algumas das coisas que podem ser feitas.

Postado em

o pessoal que modifica players, que componentes sao modificados, quais as vantagens?

estava conversando esses dias com um cara sobre players originais, pra puxar a pre, mas existe aquele problema da pre ser muito fraca, entao ele me disse que teria que fazer uma outra pre mais forte etc e tal..

ai depois comecei a pensar.. o que mais poderia ser alterado que melhorasse a qualidade do player? tanto em players OEM, quanto em player AFTERMARKET

Modificar um player pode começar no nível simples (capacitores, conectores), ir pro nível intermediário (troca de operacional, bypass e etc) e pode chegar até mesmo ao nível "fo**", que envolve reclocking. Esta última é a mais complicada, possível em players residenciais. Em automotivos nunca vi.

O DRZ mod que era do Ccunha teve alterações no conversor DC-DC, que é quem alimenta todas as etapas de áudio. ganhou capacitores escolhidos à dedo.

Num player OEM as limitações são muitas. O DAC é ruim (DAC bom custa caro), os estágios são ruins... o que dá pra fazer de melhor é o bypass, ou seja, tirar o áudio diretamente do DAC, pulando todos os controles de volume e etc, e jogando em um pré amplificador DIY. Outra opção é tirar o sinal S/PDIF e jogar num processador externo (operação mais complicada que parece, pois sem casamento de impedâncias a qualidade despenca).

Em ambos os casos você perde tudo que não seja o CD. Vai ter que controlar volume externamente. MAS é uma opção.

A opção mais simples é puxar o sinal que vai pro amplificador interno. Sim, é muito fraco, saída de altíssima impedância e baixo nível. tem que amplificar (um operacional simples, como o NE3552 faz). Neste caso a qualidade final será similar à de players simples.

Postado em

certo kleber.. bastante explicativo.. bom.. digamos que pra uma opçao mais comercial, que seja um requisito manter os controles de volume, radio fm etc, então tiramos fora a opçao do bypass (apesar se ser a melhor opçao pra fidelidade de audio)

entao, começa por pegar o sinal que vai pro amplificador interno e amplifica-lo para chegar num nivel que possa ser usado + troca de capacitores.

fora isso seria interessante mais alguma coisa como troca de alguns operacionais como vc disse?

a troca do DAC, é somente cara ou o problema é que é complicada mesmo?

Postado em

A troca do DAC é até possível... mas não é prática, visto que exigiria uma placa sepaarada, dentro do player... Isso sem falar no fato de praticamente todos os players terem DAC integrada ao Servo.

Cada plaayer é um player... só dá pra saber o que é possível com o bicho esticado em cima da mesa.

Postado em

Entendo exatamente o motivo desta preocupação, já que os players atuais não mais possuem componentes eletrônicos de primeira linha dado o que o mercado pode pagar. A grande massa preocupa-se com preço e estética. Nós nos preocupamos também com isso, porém muito mais com a fidelidade sonora.

É frustrante perceber que qualquer placa de som "on board" de PC supera em qualidade a grande maioria de HU's do mercado atual.

A esperança é que o mercado sinta falta de uma linha hi-end e comece a exigir de volta HU's deste nível para comercialização.

A tentação de upgrade nestas HU's é grande, porém exige certo cuidado e cautela, já que como dito pelo Kleber, envolve muitas vezes casamento de impedância.

Ótimo tópico!

Postado em

bom, eu tou no segundo C4, e em ambos tem bastante coisa atrelada ao HU original... minha dúvida hoje é mantê-lo pro BT (e controlar um alpine normal no painel), ou puxar RCAs e tentar algum line-driver (pensei em um EQ Clarion 746, 330 reais em média, com crossover para sub e 6 RCAs). No primeiro C4 cheguei a montar um LC8 audiocontrol, é bom e a qualidade próxima de um sony/pio comum... neste, queria algo diferente. Se eu tivesse mais facilidade com eletronica, talvez arriscasse 4 RCAs puxados antes do amplificador, na etapa de pré, e adicionaria um BOM par de opamps estéreo. Como não tenho esta facililidade (rs...), penso no RCA puxado e no EQ na saída como reforço...

vou seguindo o tópico aqui, pq. também 'muito me interessa'. :legal:

Postado em

o problema que eu vejo de apenas adicionar um processador externo, como um bit one por exemplo, é que ele corrige muita coisda, mas o que perdeu perdeu.. o processador nao conhece a musica pra por de volta..

mesmo usando um processador, acho valido melhorar o sinal antes dele..

Postado em

To acompanhando também, o problema seria o custo da transformaçao ficaria muito proximo do preco de um processador...

Só se o profissional quiser meter a faca.

Um pré FODINHA, 2 canais, vai custar uns 300 reais, usando ótimos componentes.

Um pré decente não vai custar 100 pra 4 canais.

Postado em
O DRZ mod que era do Ccunha teve alterações no conversor DC-DC, que é quem alimenta todas as etapas de áudio. ganhou capacitores escolhidos à dedo.

Eu comprei esse player do Bijubalam e segundo ele o DRZ foi modificado no DC/DC, no DAC e no Volume Digital. Mas nem eu nem ele sabemos o que exatamente foi alterado. rsrs

O problema é nem chegar ao nível de um pioneer mediano ao preço de Alpine e Clarion top....e olha que chega hehehe

Eu nunca concordei em deixar o player original no carro só por estética. Nunca mesmo, é pouca coisa que você vai perder como um "visual bonitinho" pra ter uma qualidade melhor. Eu acho que vale a pena usar players bons no lugar dos originais.

Mas no dia que fiquei sabendo que as HU's mais novas vem com computador de bordo, algumas ar condicionado e outras coisas integradas complicou. Até que ví a opção mais simples de todas. Deixa o HU original quieto e coloca outro que seja melhor. A melhor solução que eu ví até hoje foi aquela foto que o Beraldo postou no tópico "parece que a onda de processadores veio pra ficar". Não sei como nunca tinha pensado numa solução tão simples. Visto que sempre achei que player no porta-luvas ficaria dificil pra trocar cd e controlar ela.

Abraços

Postado em

Eu comprei esse player do Bijubalam e segundo ele o DRZ foi modificado no DC/DC, no DAC e no Volume Digital. Mas nem eu nem ele sabemos o que exatamente foi alterado. rsrs

Eu nunca concordei em deixar o player original no carro só por estética. Nunca mesmo, é pouca coisa que você vai perder como um "visual bonitinho" pra ter uma qualidade melhor. Eu acho que vale a pena usar players bons no lugar dos originais.

Mas no dia que fiquei sabendo que as HU's mais novas vem com computador de bordo, algumas ar condicionado e outras coisas integradas complicou. Até que ví a opção mais simples de todas. Deixa o HU original quieto e coloca outro que seja melhor. A melhor solução que eu ví até hoje foi aquela foto que o Beraldo postou no tópico "parece que a onda de processadores veio pra ficar". Não sei como nunca tinha pensado numa solução tão simples. Visto que sempre achei que player no porta-luvas ficaria dificil pra trocar cd e controlar ela.

Abraços

pra que deixar a hu original??? entra no site da axxes e identifica o bypass correto pro carro.... eles fabricam o bypass pra quase todos carros q usam o comp de bordo por dentro da hu original, pra poder tirar a hu original e usar qualquer player no lugar... custa de 60 a 120 dolares a interface esta desde C4 até bmw m6...

eu vejo o mod de hu como uma alternativa para não ter q q se preocupar com moldura de painel, comp de bordo e cia... mas é complicado e a pessoa deve estar disposta a se incomodar um pouco até acertar....

Postado em

pra que deixar a hu original??? entra no site da axxes e identifica o bypass correto pro carro.... eles fabricam o bypass pra quase todos carros q usam o comp de bordo por dentro da hu original, pra poder tirar a hu original e usar qualquer player no lugar... custa de 60 a 120 dolares a interface esta desde C4 até bmw m6...

eu vejo o mod de hu como uma alternativa para não ter q q se preocupar com moldura de painel, comp de bordo e cia... mas é complicado e a pessoa deve estar disposta a se incomodar um pouco até acertar....

Legal, se funcionar em qualquer carro mesmo deve ser uma boa.

O user Abreu aqui do fórum abriu ontem um tópico no galeria de projetos falando em instalar um novo som no Fusion e parece que está com receio de tirar a HU original. Se esse negócio funcionar pode ser uma solução né.

Abraços []-[]

Postado em

Legal, se funcionar em qualquer carro mesmo deve ser uma boa.

O user Abreu aqui do fórum abriu ontem um tópico no galeria de projetos falando em instalar um novo som no Fusion e parece que está com receio de tirar a HU original. Se esse negócio funcionar pode ser uma solução né.

Abraços []-[]

no caso do abreu é o Axxess - FRST até onde eu entendi... eles fazem especifico para cada marca/modelo.

o site da fábrica é

http://www.axxessinterface.com

conheci o equipamento por causa da questão do comp de bordo do Nissan Sentra, já trouxe 2 pra amigos meus e no caso do sentra funciona perfeito

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...