Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Xan_

Triste: Kia Optima muito provavelmente terá preço igual ao Sonata

Recommended Posts

Postado em

Teste da Quatro Rodas do Kia Optima 2.4 16V

613_optima_abre.jpg

Confesso que precisei recorrer aos arquivos de QUATRO RODAS para me recordar do Magentis, afinal seria estranho falar de um modelo que está se despedindo do mercado sem ao menos me lembrar de suas formas – se você está na mesma, a gente ajuda. Circulando por aqui desde 2007, o Magentis nunca caiu nas graças do público brasileiro, que comprou apenas 1710 unidades ao longo desses quatro anos de estrada. Agora ele sai de cena para dar lugar a um sedã de design muito mais empolgante e chamativo – até no nome –, o Optima.

A sensação de déjà vu é justificada: o Optima carrega formas idênticas às do Sonata, sedã que a Hyundai lançou no Brasil em novembro e cuja fila de espera é de pelo menos 60 dias. Apesar de nascidos da mesma mãe – Hyundai e Kia pertencem à Hyundai Motor Company –, Optima e Sonata são gêmeos de personalidade parecida, mas que têm lá seus traços peculiares.

Show de luzes

As duas pequenas barras de leds acima dos faróis de neblina funcionam como luz diurna e cumprem a missão de chamar atenção. Nem precisaria: a carroceria tem, por si só, um alto poder de atração. O conjunto ótico segue o estilo radical e tem faróis e lanternas grandes, que invadem o perfil da carroceria. Na frente, destaque para o canhão de xenônio e quatro elementos translúcidos sem função, assim como as imitações de saída de ar nos paralamas, que sequer são vazadas. Na traseira, os leds (nas luzes de lanterna e freio) conferem um ar de requinte e modernidade, ainda que a iluminação dos piscas e de ré seja feita por lâmpadas convencionais. E há ainda detalhes mais marcantes e exclusivos, como o recorte superior do para-brisa, remetendo ao formato da grade que equipa todos os Kia.

Por dentro, o Optima se mantém igualmente impactante. A parte do console central que abriga os comandos do rádio e do ar-condicionado é voltada para o motorista em 9,6 graus em relação à linha frontal do painel. É pouco, mas suficiente para dar ao piloto uma sensação de cockpit. O clima envolvente se completa com o correto posicionamento das alavancas e botões de acionamento dos equipamentos e, principalmente, com as borboletas de trocas de marcha no volante, que abriga também os controles de piloto automático e rádio.

Pacote surpresa

O presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, antecipou alguns itens do sedã: “Nessa categoria, ABS, ar digital e airbags são obrigatórios. Mas ele também virá com xenônio, Bluetooth, chave presencial e camera de ré”. Gandini também revelou que a empresa continua em dúvida com relação às rodas que equiparão o Optima. “As de aro 18 com pneus de perfil baixo combinam mais com o visual esportivo, mas não com nossas ruas esburacadas”, afirma. Com previsão de estreia para abril e preço estimado em 105000 reais – exatamente o mesmo valor do Sonata –, o Optima chegará em versão única, mas o teto solar duplo, com abertura elétrica da folha dianteira, será opcional. “Esse equipamento pode representar um custo extra para quem vai blindar o carro. Mas, como opcional, acontece o contrário. Ou seja, o consumidor ainda economiza uns 5000 reais”, diz Gandini.

A unidade cedida para nossa avaliação foi a mesma que a Kia utilizou para os ensaios de homologação no Brasil. Na pista de testes, o Optima registrou tempos ligeiramente inferiores aos do Hyundai Sonata. Ambos os carros são idênticos também no conjunto mecânico: motor 2.4 16V e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais. Com 180 cv de potência e 23,6 mkgf de torque, o quatro-cilindros tem suas virtudes realçadas pelo excelente trabalho da transmissão. Rápida, silenciosa e muito bem escalonada, é da caixa de marchas a maior parte dos méritos da boa dirigibilidade do sedã, principalmente nas retomadas. Nas curvas, o controle de estabilidade entra em ação ao primeiro sinal de apetite exagerado do piloto, freando o carro (e o ímpeto do piloto) de maneira equilibrada, mas um tanto ruidosa em função das “mordidas” sequenciais das pinças nos discos de freio.

Com 4,85 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, o Optima reserva bastante espaço para a família. Atrás, onde o piso central é semiplano e há boa distância em relação aos bancos da frente, os convidados viajam confortavelmente – há, inclusive, saídas de ventilação dedicadas no console central.

No início do ano, a Kia chegou a anunciar que criaria uma tabela de preços de revisões e das principais peças de manutenção, a fim de evitar os valores abusivos cobrados por algumas de suas concessionárias. No entanto, 2010 acabou e nada mudou. Agora o presidente da marca garante: “A estratégia de trabalharmos com revisões e peças com preços fixos será colocada em prática nos primeiros meses de 2011”. A se confirmar, será mais um forte argumento para não sentir saudade do velho Magentis.

-------------------------

Erraram na estréia, mas duvido muito que não acertem o preço... Sinto muito mas, por mais bonito que o carro seja, 105mil não dá.

Postado em

Ué, mas já se sabia que ele vinha pra competir com o Sonata.

Se o sonata baixar de preco (que é o que eu acho que vai acontecer), ele também vai.

Postado em

Embora sejam "irmãos" a receita de design do Sonata e do Optima são bem diferentes.

O Sonata passa a sensação de carro de luxo, superior, estilo MB CLS. Mas bem tiozão.

Já o Optima tem muitos detalhes que garantem um visual mais esportivo, grades tipo colmédia, para-choques e vincos laterais.

Com valor sugerido de R$ 105 mil eu chuto que não se encontre para vender por menos de R$ 115 mil de início.

Nesse caso é C180 CGI na cabeça.

Postado em (editado)

kralho o antigo optima era feio que dá dó....

esse tá bunito, mas R$105 mil? pqp! nego ta perdendo a noçao! quem vai dar R$105 mil num KIA?! ai é fo**!

Edit: o carro nem tanto... mas o preço tá pica das galáxias! uhehuehuehuehu :vts

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

Pra mim é um baita carro e prefiro ele ao sonata.

E posso te dizer q vai vender bem tb. Os caras tão pagando 82.000 em corolla top pq não 105.000 em um desses. Põe o optima ao lado de um corolla ninguém nem percebe q o toyota existe.

E pra quem veio há algum tempo atrás em tópicos anteriores com o blábláblá de q achavam o máximo a invasão dos orientais pra quebrar com as 4 grandes acho q já estão revendo seus conceitos.

Filosofia oriental diferente o ca*****. Lei da oferta e procura da mais pura.

Pra mim era questão de tempo pra isso acontecer.

Postado em

Ué, mas já se sabia que ele vinha pra competir com o Sonata.

Se o sonata baixar de preco (que é o que eu acho que vai acontecer), ele também vai.

Já se sabia que ele vinha competir no segmento de sedans médio-grandes, com alguma possibilidade de arriscar um pé nos médios com motor 2.0 (foi o que o Gandini soltou a algum tempo). Como virá apenas o 2.4 de 180cv (sem injeção direta ainda por cima), imagino que o Cerato vá ganhar um 2.0 (quem sabe até Flex já) por aqui, já disponível lá fora...

kralho o antigo optima era feio que dá dó....

esse tá bunito, mas R$105 mil? pqp! nego ta perdendo a noçao! quem vai dar R$105 mil num KIA?! ai é fo**!

Edit: o carro nem tanto... mas o preço tá pica das galáxias! uhehuehuehuehu :vts

O problema não é a marca Rapha, e pra ser sincero, também não é o carro. Um Optima com o 2.0T GDI de 274cv, eu compraria FÁCIL por esse preço! É unanimidade lá fora ao dizer que o carro é excelente, tem acerto digno de alemão, ótimo acabamento e construção, sem falar que é absurdamente lindo (o carro mais bonito lançado nos últimos tempos, em minha opinião). O problema é que a concorrência oferece coisa parecida por muito menos! O Fusion não é tão bonito nem esportivo, mas ainda é muito bonito, e bem mais barato. Não tem lógica pagar 30mil a mais no Kia (ou no Hyundai).

Então, se o carro fosse COMPLETÃO, com motorzão melhor e tudo mais, 105mil seria um preço excelente pro carro que é. Mas no pacote atual, é piada de mau gosto...

Postado em

Falou tudo Xan !

Os coreanos estão perdendo a noção , estão fumando erva estragada !

Vai la´ver Sorento mais caro do que Cherokee limited, mais caro que Dodge Journey R/T top de linha, mais caro que Mitsu e outros mais......

Sportage PELADÃO de entrada mais cara do que Captiva completa !

Hyundai/KIA estão é com o cu dando bote !

PS: Quem falou que Kia é inferior a Hyundai também fumou da mesma erva estragada......O foco da Hyundai seria passar a imagem de sofisticação , enquanto a Kia de esportividade.

Postado em (editado)

Quem está perdendo a noção não é o coreano, e sim o brasileiro que está pagando!! Oferta X Demanda. Quem faz o preço desses carros é o consumidor.

Editado por MoparTruck
Postado em (editado)

Quem está perdendo a noção não é o coreano, e sim o brasileiro que está pagando!! Procura X Demanda. Quem faz o preço desses carros é o consumidor.

Que o consumidor brasileiro é otário , isso não é nenhuma novidade.......

PS: Seu chato (2) :rolleyes:

EDIT: Não seria Demanda x Oferta ? DEMANDA = PROCURA

Editado por rick demolidor
Postado em

105 por isso tá dificil em...

E eu achando Jetta por 90k caro, C180 por 120k carinha até...

Depois que vi pagarem 60k pau numa Ecosport completa e 55k num fox completo é o que o MOPAR disse... Quem faz o preço é o consumidor!

Postado em (editado)

Faz até certo ponto.....

Aí entra a questão da inteligência ou não de um importador desejar consolidar (consagrar MESMO) de fato uma marca no mercado

EDIT: Acho interessante que a Hyundai e KIA tem bola de cristal ....eles são muito fodas mesmo ! conseguem determinar a demanda e oferta de um veículo que NEM foi lançado kkkkk

aliás , TODOS os preços da linha nova da KIA já vieram estabelecidos assim....de onde eles determinaram qual seria a demanda do público ???????????

Postado em

Faz até certo ponto.....

Aí entra a questão da inteligência ou não de um importador desejar consolidar (consagrar MESMO) de fato uma marca no mercado

EDIT: Acho interessante que a Hyundai e KIA tem bola de cristal ....eles são muito fodas mesmo ! conseguem determinar a demanda e oferta de um veículo que NEM foi lançado kkkkk

aliás , TODOS os preços da linha nova da KIA já vieram estabelecidos assim....de onde eles determinaram qual seria a demanda do público ???????????

A lei de oferta e procura seria mais qto a marca e não ao modelo em si. Vide os carros VW q geralmente possuem preço um pouco mais salgado.

Hyundai praticamente já se consolidou no mercado e cresceu o olho pra cima do anal do brasileiro assim como as outras já vem fazendo.

Próximos: Chineses.

Postado em (editado)

105 por isso tá dificil em...

E eu achando Jetta por 90k caro, C180 por 120k carinha até...

Depois que vi pagarem 60k pau numa Ecosport completa e 55k num fox completo é o que o MOPAR disse... Quem faz o preço é o consumidor!

A Mercedes eu não acho cara, mas o Jetta é um pouco... Com um acabamento condizente, seria justo :)

Faz até certo ponto.....

O lance é que a Hyundai e a Kia (e seus devidos representantes) entenderam muito bem o mercado brasileiro. Sabiam que tinham bons produtos na mão, então problema de mico, como o Megane e o Peugeot 206 que tiveram problemas iniciais, eles não teriam. Feito isso, criaram uma aura em torno dos carros (principalmente a Hyundai), hoje Kia e Hyundai são os carros da moda. Isso somado a um design diferenciado (e bota diferenciado nisso, Sonata e Optima dão uma surra em Fusion, Passat, Camry, Accord, Malibu...), conseguiram atribuir os preços absurdos a seus carros. Primeiro conquistaram os clientes para fazer fama de carro bom, para depois gerar status e vender seus carros com sobrepreço. É o sonho de toda empresa, criar status e gerar maiores lucros!

O negócio é que eles não estão determinando a demanda... Kia e Hyundai não estão dando conta de produzir para os países desenvolvidos, quanto mais fazê-lo e ainda abastecer o mercado brasileiro, que compra muito menos carros dessas categorias! Só ver que o Nissan Altima vende 32mil unidades por mês nos EUA, e o Sonata já está vendendo 23mil! Então eles mandam algumas unidades para criar imagem por aqui, e vendem pelo preço que pagam. Como a procura é maior que a oferta, eles chegam num preço limite, que é baixo o suficiente pra vender todas as unidades, mas é o máximo que as pessoas vão pagar pelo produto.

É economia básica, e olha que eu faço Direito ashuashuhasuhasuhasuhasu

Editado por Xan_
Postado em (editado)

Engraçado é que falam em 90 dias de espera pra um sportage.....aqui na ccs tem uns 6~8 lá sem dono....

Cadenza tinha dois, cerato uma porrada , sorento contei 5 deles, Soul ? outra porrada !

Na hyundai daqui é parecido....então não creio muito nas noticias que vagam pela web sobre a demanda "monstro" .....

E são ccs que vendem muito aqui no sul fluminense.

EDIT: sou graduado em adm de empresas e graduando em direito...mas essa "idéia" que estão tentando incutir sobre como determinam os preços, estão faltando umas peças pra ter sentido.

Postado em (editado)

A Mercedes eu não acho cara, mas o Jetta é um pouco... Com um acabamento condizente, seria justo :)

O lance é que a Hyundai e a Kia (e seus devidos representantes) entenderam muito bem o mercado brasileiro. Sabiam que tinham bons produtos na mão, então problema de mico, como o Megane e o Peugeot 206 que tiveram problemas iniciais, eles não teriam. Feito isso, criaram uma aura em torno dos carros (principalmente a Hyundai), hoje Kia e Hyundai são os carros da moda. Isso somado a um design diferenciado (e bota diferenciado nisso, Sonata e Optima dão uma surra em Fusion, Passat, Camry, Accord, Malibu...), conseguiram atribuir os preços absurdos a seus carros. Primeiro conquistaram os clientes para fazer fama de carro bom, para depois gerar status e vender seus carros com sobrepreço. É o sonho de toda empresa, criar status e gerar maiores lucros!

O negócio é que eles não estão determinando a demanda... Kia e Hyundai não estão dando conta de produzir para os países desenvolvidos, quanto mais fazê-lo e ainda abastecer o mercado brasileiro, que compra muito menos carros dessas categorias! Só ver que o Nissan Altima vende 32mil unidades por mês nos EUA, e o Sonata já está vendendo 23mil! Então eles mandam algumas unidades para criar imagem por aqui, e vendem pelo preço que pagam. Como a procura é maior que a oferta, eles chegam num preço limite, que é baixo o suficiente pra vender todas as unidades, mas é o máximo que as pessoas vão pagar pelo produto.

É economia básica, e olha que eu faço Direito ashuashuhasuhasuhasuhasu

Tucson que o diga... mesmo fabricado aqui o preço nao mudou 1 centavo.

Ai me lançam a nova "tucson" com nome de IX-35 ... Não sei aonde vai parar, porque quando lançaram todo mundo tinha duvida, hoje em dia é "Hyundai é bom, eu gosto".

Uma duvida que sempre tive

PORQUE OS CARROS deles mesmo antes de lançar GANHAM tanto premios, e 1 ano depois continuam ganhando? Poxa so eles "acertam a mão" ?

Voce abre a veja "SONATA eleito o carro ... " e vem uns 10 icones de premios. Badge e conderações absurdas. Eu sempre paro e fico pensando...

obs: So eu acho o design deles meio "arrojado" demais?

Editado por H2o0
Postado em

Vcs não perceberam que a Hyundai já está anunciando o Elantra pra todo canto, mas ainda não tem preço definido? Vai depender de como será a aceitação e a procura pelo carro. Se os telefones bombarem, nego ir na ccs pedindo reserva e etc, obviamente que o carro virá com preço inflacionado.

Postado em

Criticar determinada empresa por vende seus carros caro importados é facil..

So quem ta do outro lado da moeda pra entender os impostos abusivos sobre tudu e os custos de cada coisa no brasil

O governo tem mais culpa nisso do que a propria revendedora..

Estamos vivendo em um mundo capitalista galera é cachorro matando cachorro, se determinada empresa não aproveita seu momento de gloria no mercado pra cobrar caro, vai cobrar quando?

Postado em

Mas Mopar a procura nos EUA é enorme e vendem pelo mesmo preço que o Fusuion.

O lance nao é so o consumidor brasileiro... É tambem o que o Xan falou no ultimo post. Eles nao tao dando conta da demanda nos paises desenvolvidos, dai estao "fazendo um gigantesco favor" de trazer algumas remessas das novidades pro Brasil a preço de ouro.

Mas mesmo assim, isso n é nem preço de ouro, é de diamante ja! Ta bizarro.

Postado em

Volto a repetir, com os preços praticados pelos concorrentes Corolla Altis, Civic EXS, Sonata e agora este Optima. Não vejo melhor opção que o Jetta TSI, não sei quanto estão cobrando nos outros estado, mais aqui no RJ por 88k vc compra um...

Para constar a informação o carro está tendo uma procura muito boa, uma concessionária aqui no RJ de médio porte tinha 07 Jettas no estoque e já foram vendidos 06 (uma semana).

Postado em

Com 90k compraria um Jetta T também.

Esse carro é lindo demais, mas ta caro, e o pior de tudo que vai continuar caro por que vai vender.

Alguem sabe quantos seg o Sonata leva de 0-100k/h?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...