Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luiz Henrique

Esclarecimentos

Recommended Posts

Se essa parte aqui do forum, o SPL, for pra quem tem som que toque subgrave FORTE.... acho que 75% dos que postam aqui vao ter que arrumar outro lugar pra postar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se essa parte aqui do forum, o SPL, for pra quem tem som que toque subgrave FORTE.... acho que 75% dos que postam aqui vao ter que arrumar outro lugar pra postar!

 

Exatamente isso que quiz dizer ..

pois o nome ta errado e ''me enganaram'' hehehe !!

Por isso que tinha que ser SPL em Grave e Spl em Subgrave .

Tem extrema diferença !

 

Como o post do moica.

Um gosta de SPL de Grave .. que espalha, escuta .. (exemplo: Eu)

ja o outro prefere no subgrave .. so descer e talz

e quem é leigo, assim como eu, acaba caindo sempre no subgrave, pq é o que o pessoal aqui + curte e acaba confundindo com a descrição e nome do forum !

 

O nome do forum é: SPL - Sound Pressure Level e muito grave . e a descrição: Aqui, os topicos para quem quer aumentar o desempenho dos GRAVES. Maníacos por subwoofer. Campeonatos de SPL e afins.

 

Deveria ser assim então - SPL - Sound Pressure Level e muito SUBGRAVE ! hehe !

''E previa descrição'': Maniacos por subgrave, SPL em Baixa frequencia, excursionamentos, musicas em Slow !

 

Sei la, é minha humilde opinião .. =/

 

Eu tinha vindo procurar ajuda em Graves como dizia a descrição do topico e leigo como sou, fui indicado ao Subgrave ..

Depois de pesquizas que descobri a enorme diferença entre eles, e hoje to feliz ! hehe !

 

=/

Editado por Gabitow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa confusão que o pessoal insiste em fazer entre grave e subgrave chega a me irritar.

Me lembro de pelo menos uns 3 tópicos falando sobre o assunto específico e o pessoal não entende que tudo que envolve som interno com graves acentuados se enquadra no SPL(falando na categoria e não na unidade de medida).

 

 

 

 

É engraçado que volta e meia aparece um maluco perguntando qual a diferença seguido de outros 20(com sangue de barata) respondendo:

SPL = sound pressure level que vai do Subwoofer até o ST mas também é usado pra definir a categoria som pra dentro com grave forte.

:banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente seis tao complicando ¬¬"

 

 

Resumindo...galera do TRIO tava postando aqui so pq tinha grave forte...

 

a intençao é fazer o trio postar no trio.... e postar aqui stes dedicados pra grave/subgrave SOMENTE ISSO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe se encomodei ou irritei alguem.. não era essa a intenção..

 

x.x.x

Editado por Gabitow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos deixar claro que SPL não é "unidade de medida" assim como dB também não.

dB é apenas uma referência para Pa que este sim é a unidade utilizada para representar pressão.

 

A pressão atmosférica é aproximadamente 100.000 Pa, é a variação nessa pressão é que é detectada pelonosso ouvido. Vamos nos referir a essa variação de pressão como Nível de pressão sonora. A menor variação de pressão que somos capazes de detectar é de 20.10^-6 Pa (20 micro Pa) e é chamada de limiar da audição. Uma variação de pressão de 100 Pa é o chamado limiar da dor, e provoca danos irreversíveis no nosso equipamento auditivo. O uso de uma escala logarítimica facilita a visualização dos níveis de pressão, mas não nossa compreensão,desse modo utilizamos uma conversão de nível de pressão em Pa para dB (decibel). A escala em dB também é uma escala logarítmica.

 

 

erro de digitação

Editado por Fretta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe se encomodei ou irritei alguem.. não era essa a intenção..

 

x.x.x

 

Ao meu ver nao encomodou ninguem Oo

 

DESNECESSÁRIO!!!

 

Oq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo Isso!

 

Se voce nao acha nessaio nao participe!

 

Eu acho necessario...e vim mostra oq acho..e pelo visto nao é so eu que acha isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

objetivo nao é dividir o SPL em setores...e sim esclarecer oq é um spl! fazer com que pessoas que tem como objetivo tocar pra fora postem em locais adequados =) mesmo sendo grave...tipo funk... é um SPL...

 

Concordo.

 

Isso organizaria mais o forum e facilitaria tanto a busca quanto postagem de tópicos. Entender conceitualmente o que seria as diferentes vertentes do som automotivo é importante para ajudar na elaboração do projeto.

 

Direto observo pessoas postarem pedidos de ajuda sobre o futuro som, mas no fundo não sabem o que querem. Simplesmente confundem as coisas e postam no primeiro subforum que acham mais adequado. Quando percebe o erro logo, refaz o projeto, mas tem casos que o sujeito monta conforme as dicas passadas e depois se frustra.

 

Abraço

Editado por fencsantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo.

 

Isso organizaria mais o forum e facilitaria tanto a busca quanto postagem de tópicos. Entender conceitualmente o que seria as diferentes vertentes do som automotivo é importante para ajudar na elaboração do projeto.

 

Direto observo pessoas postarem pedidos de ajuda sobre o futuro som, mas no fundo não sabem o que querem. Simplesmente confundem as coisas e postam no primeiro subforum que acham mais adequado. Quando percebe o erro logo, refaz o projeto, mas tem casos que o sujeito monta conforme as dicas passadas e depois se frustra.

 

Abraço

 

Um dos motivos da criaçao desse topico... uma melhor orientaçao e uma pesquisa mais focada...nao postando algo em um setor que meia duzia pode ajudar...e sim postando o som num setor onde a maioria que frequenta e é ativo tenha uma bom conhecimento da area...

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como sou novato em som, não entendo direito alguns conceitos.

 

Fiz uma pergunta no subforum de qualidade e quase não tive respostas. Hoje entendo que o que eu quero se enquadra nesse tal de SQPL e deveria ter postado aqui. Eu confundia SPL com o tal do trio goiano e esses que fazem projeto para disparar alarmes na rua.

Editado por Silvio Silva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe se encomodei ou irritei alguem.. não era essa a intenção..

 

x.x.x

Cara que que é isso... estamos aqui pra debater e aprender!

Só digo que me irrita porque nego faz confusão e sai criando tópicos do tipo "qual a diferença entre SPL e sub-grave" que é um assunto já bastante discutido aqui.

 

 

Na verdade a confusão maior começou no momento em que a galera passou a definir SPL como um set com graves fortes(na casa dos 60) e set de Sub-grave quando se usam subões que tocam de 40hz pra baixo. Isso acabou confundindo as idéias dos novatos.

 

É simples... são diferentes sets, ambos na categoria SPL mas com pico em frequencias diferentes sendo que um foca GRAVE e outro SUBGRAVE(um tópico fixo explicando bem essa diferença seria bastante útil).

 

 

Quanto ao foco do tópico... nem lembro da ultima vez que vi um "triozeiro" postando aqui na seção SPL mas já vi alguns casos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Quanto ao foco do tópico... nem lembro da ultima vez que vi um "triozeiro" postando aqui na seção SPL mas já vi alguns casos.

 

eu tava trabalhando ento fiquei um bom tem off do topico..mas de boa TODA semana tinha uns 2 ou 3 que postavam sei la algum som com corneta... ou um paredoa de 6x9 na ala do SPL..

 

sempre tinha algquem que botava extreme ou tornado e perguntava se o grave acompanhava as cornetas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou a favor de uma mudança pelos seguintes conceitos:

 

1° Com certeza esse tipo de mudança facilita e muito o tipo de pesquisa que realmente o user do forum procura porque de boa ta virando bagunça isso aqui cara.

2° Esse papo sobre grave e subgrave "TEM QUE SER ANEXADO LOGO NO INICIO DO SUBFORUM "NOSSO" UMA NOTA SOBRE SUAS DIFERENÇAS" para que não exista mais casos iguais o do amigo acima.

3° Que papo é esse de SQPL? Poh já tão inventando uma nova categoria de som automotivo? Pelo que sei SQ "som de qualidade" e SPL "sound pressure level" são totalmente diferentes. Tanto que no mercado de SQ fabricantes famosos (não irei citar nomes) fabricam equipamentos voltados a bom equilibrio de todo palco.

 

Agora fica a pergunta:

 

Aonde um subwoofer de 1500 rms toca em harmonia junto com um kit 2/3 vias de SQ sendo que SPL como dizem aqui e enfase a graves/subgraves ao extremo?

Sempre me perguntei de onde saiu essa linguagem...

:banghead

Editado por Al!son

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se voce nao acha nessaio nao participe!

 

Eu acho necessario...e vim mostra oq acho..e pelo visto nao é so eu que acha isso...

 

Uhnnnnnnnnnnnnnnnn, calma luiz! fica nervoso não!

 

Essa altura do campeonato, o forum ja foi muito mais movimentado e muito mais confundido os conceitos, e agora vem se falar nisso! Acho realmente desnecessário... vai fica uma guerra de conceitos atraz de uma coisa que não vai dar em nada!

 

Mas como fui indicado ai, To FORA! Não vo participar não! Nem sei o que é SPL!

 

Abraços meus caros amigos foristas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que realmente o pessoal por inexperiencia pode ter confundido as coisas. SPL realmente pode ser medido em qualquer frequencia mas em termos uso em som automotivos, é usado para uma categoria que pode ser usada frequencias até este valor já referido. claro que um trio pode ter um spl muito alto, e este valor é medido em sua categoria que se chamam de pancadão etc,etc,etc... mas como falei, não se encaixa na categoria SPL. acho que fui sussinto. espero ter me feito entender.

 

obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou a favor de uma mudança pelos seguintes conceitos:

 

1° Com certeza esse tipo de mudança facilita e muito o tipo de pesquisa que realmente o user do forum procura porque de boa ta virando bagunça isso aqui cara.

2° Esse papo sobre grave e subgrave "TEM QUE SER ANEXADO LOGO NO INICIO DO SUBFORUM "NOSSO" UMA NOTA SOBRE SUAS DIFERENÇAS" para que não exista mais casos iguais o do amigo acima.

3° Que papo é esse de SQPL? Poh já tão inventando uma nova categoria de som automotivo? Pelo que sei SQ "som de qualidade" e SPL "sound pressure level" são totalmente diferentes. Tanto que no mercado de SQ fabricantes famosos (não irei citar nomes) fabricam equipamentos voltados a bom equilibrio de todo palco.

 

Agora fica a pergunta:

 

Aonde um subwoofer de 1500 rms toca em harmonia junto com um kit 2/3 vias de SQ sendo que SPL como dizem aqui e enfase a graves/subgraves ao extremo?

Sempre me perguntei de onde saiu essa linguagem...

:banghead

 

 

SQPL resumisse a um conjunto frontal com a proposta de ter uma qualidade superior em reprodução sonora, e na parte de subgraves ter um potencial um pouco mais alto que o normal para esta categoria, não necessariamemte que tenho o desempenho de um SPL legitimo e nem o desempenho de um SQ nato, meu set por exemplo é um SQPL legitimo com a qualidade de um SQ e subgraves mais fortes que deveriam, sendo diminuidos em eventos pelo controle do painel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SQPL resumisse a um conjunto frontal com a proposta de ter uma qualidade superior em reprodução sonora, e na parte de subgraves ter um potencial um pouco mais alto que o normal para esta categoria, não necessariamemte que tenho o desempenho de um SPL legitimo e nem o desempenho de um SQ nato, meu set por exemplo é um SQPL legitimo com a qualidade de um SQ e subgraves mais fortes que deveriam, sendo diminuidos em eventos pelo controle do painel.

Então amigo o que eu não entendo e exatamente isso esse conceito, se você tem qualidade SQ em stereo, você com equipamentos voltados ao setor do proprio SQ consegue extrair graves mais acentuados se tem que recorrer ao SPL (que é onde se dá o limite do subwoofer).

Mais não vamos desvirtuar o assunto/topico :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uhnnnnnnnnnnnnnnnn, calma luiz! fica nervoso não!

 

Essa altura do campeonato, o forum ja foi muito mais movimentado e muito mais confundido os conceitos, e agora vem se falar nisso! Acho realmente desnecessário... vai fica uma guerra de conceitos atraz de uma coisa que não vai dar em nada!

 

Mas como fui indicado ai, To FORA! Não vo participar não! Nem sei o que é SPL!

 

Abraços meus caros amigos foristas!

 

Se é necessario pq nao fazer? eu sou um amante desse forum...sou muito grato por ele e por todos que frequentam e faço de tudo pra melhorar...

 

prefiro evoluir vagarosamente do que permanecer estagnado...

 

se é uma melhoria pq nao?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é necessario pq nao fazer? eu sou um amante desse forum...sou muito grato por ele e por todos que frequentam e faço de tudo pra melhorar...

 

prefiro evoluir vagarosamente do que permanecer estagnado...

 

se é uma melhoria pq nao?!

 

Concordo com você Luiz, se a alteração for para melhor devemos ir em busca disso.

 

É natural de qualquer pessoa sempre querer melhorar e evoluir mas tem alguns que preferem ficar no comodismo.

Editado por Fretta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...