Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

STET

Ganho não regula potência!!!

Recommended Posts

Postado em

Acabei de ligar para a assistência da bravox para falar sobre meu UXP que está com problemas.

O atendente me falou que o problema é que meu AMP é de 1000w e o UXP suporta até 500w. Falei que o ganho do player e do meu Pile Drive 2813 estavam bem baixos. Em resposta ele me disse que ganho não regula a potência e apenas a sensibilidade do AMP.

Disse que a única solução é comprar outro UXP ou adquirir um E2Q

É impressão minha ou estão me enrolando??

Postado em (editado)

enrrolador mode on

ps.: se fosse assim eu ja tinha fritado meu w307 na minha power one...

Editado por Kbsa
Postado em

qtos ohms o UXP? o 2813 é 2x 1 ohm e 1 de 2 ohms ou 2 de 2 ohms e 1 de 4 ohms? não to lembrando agora.

Meu UXP é o bobina dupla de 4ohms e o bridge do pile drive fornece 1000w em 2ohms.

liguei as bobinas em paralelo e joguei no amp. Nada de errado...

Postado em

Em termos se seu AMP é de 1000wrms e o SUB suporta 500wrms, mesmo com o ganho no minimo qualquer distorção o sub vai para o saco, ainda mais UXP que tem baixo BL.

Postado em

O que o cara da bravox falou está correto, o ganho regula a sensibilidade de voltagem entre amp e HU...

Se você, mesmo com ganho baixo, aumenta no talo o volume na HU, você mandou mais potência da mesma forma...

porémmm... isso se você tivesse 100ah de bateria pro módulo... você tem?

Se não, o mais provável de você ter zuado o sub mandando distorção... e se for bem novo, pode ser defeito de fábrica...

Mas isso chutando alto, pode tbm ser várias outras coisas...

Só entenda que utilizar um módulo de 1000rms com ganho baixo, num sub de falcon de 100 rms, só aumentar um pouco mais o volume que o sub irá pro saco...

Fala com o pessoal da bravox e diz que tá ligado com dobro de impedância, dando 600rms sei lá heeheh

Postado em (editado)

eh mas esses "1000rms" eh em 14,4v. e eu DUVIDO que em 12,alguma coisa de os 1000.

edit:

Potência por Canal - 2813

2 canais 4 ohms 250W RMS

2 canais 2 ohms 340W RMS

2 canais 1 ohms 500W RMS

Potência por Bridged

1 canal 4 ohms 680W RMS

1 canal 2 ohms 1.000W RMS

pode usar em 2 canais de 250w

Editado por cjainf
Postado em

Se você, mesmo com ganho baixo, aumenta no talo o volume na HU, você mandou mais potência da mesma forma...

porémmm... isso se você tivesse 100ah de bateria pro módulo... você tem?

cara, o ganho do player estava baixo tbm.

o Sub foi usado pela primeira vez quando apresentou problema.

Minha bateria é de 55ah

Vou ligar mais tarde torcer para outro cara atende e dizer que estava usando um AMP mais fraco.

Se não conseguir acionar a garantia vou pegar outro SUB usado, 210 reais para consertar ele é muita grana.

Postado em

eh mas esses "1000rms" eh em 14,4v. e eu DUVIDO que em 12,alguma coisa de os 1000.

edit:

Potência por Canal - 2813

2 canais 4 ohms 250W RMS

2 canais 2 ohms 340W RMS

2 canais 1 ohms 500W RMS

Potência por Bridged

1 canal 4 ohms 680W RMS

1 canal 2 ohms 1.000W RMS

pode usar em 2 canais de 250w

vou dizer que tava uma bobina ligada em cada canal.

Então caso conserte o meu UXP é melhor ligar uma bobina em cada canal?

Postado em

55ah deve ser a bateria do carro, certo.

coloca mais 100ah de auxiliar q dai ele toca.

blz, vou tentar trocar o pile drive por um amp digital, mesmo que seje mais fraco...

Postado em

cara, o ganho do player estava baixo tbm.

o Sub foi usado pela primeira vez quando apresentou problema.

Minha bateria é de 55ah

Vou ligar mais tarde torcer para outro cara atende e dizer que estava usando um AMP mais fraco.

Se não conseguir acionar a garantia vou pegar outro SUB usado, 210 reais para consertar ele é muita grana.

XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...

Já tive este amplificador nesta configuração: 2813 empurrando um par de Protech Light de 12" com bateria original do carro de 55A/h!

Não deu outra, a bateria foi pro saco rapidão e se aumentasse muito o volume do som, os subs fediam a queimado e o amplificador super-aquecia! Mesmo com o ganho baixinho!

Amplificadores Classe AB com 1000Wrms chupa uma bateria que não é brincadeira!

Outra, seu amplificador mal alimentado vai consumir mais e como não tem bateria para o porte de consumo do mesmo, o amplificador vai trabalhar sempre clipado!

Eu digo, o Pile Driver 2813 é um canhão! Mas desde que tenha no mínimo 100A de bateria só para ele! O consumo máximo deste amplificador é de 130A!

Postado em

XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...

Já tive este amplificador nesta configuração: 2813 empurrando um par de Protech Light de 12" com bateria original do carro de 55A/h!

Não deu outra, a bateria foi pro saco rapidão e se aumentasse muito o volume do som, os subs fediam a queimado e o amplificador super-aquecia! Mesmo com o ganho baixinho!

Amplificadores Classe AB com 1000Wrms chupa uma bateria que não é brincadeira!

Outra, seu amplificador mal alimentado vai consumir mais e como não tem bateria para o porte de consumo do mesmo, o amplificador vai trabalhar sempre clipado!

Eu digo, o Pile Driver 2813 é um canhão! Mas desde que tenha no mínimo 100A de bateria só para ele! O consumo máximo deste amplificador é de 130A!

Cara, vou jogar uma bateria de 90ah no cofre e usa-lo apenas com o carro ligado, num vai fazer milagre mas é melhor que essa de 55ah...

agora estou na dúvida: se reformo o UXP ou compro um pioneer 308, é o mesmo preço da reforma.

Postado em

dúvida que me surgiu hoje.

ligo o pile drive em ponte 1000w em 2ohms.

deixo o ganho baixo teoricamente em 50%, ele irá consumir metade do consumo máximo dele que é 130A?? Essa proporção é valida?

Postado em

Para evitar que esse tipo de problema e conseguir a garantia sempre diga que estava utilizando um amplificador com potência abaixo da nominal do falante e bastante bateria, senão eles sempre vão arrumar desculpas para não dar a garantia.

Abraço!

Postado em

dúvida que me surgiu hoje.

ligo o pile drive em ponte 1000w em 2ohms.

deixo o ganho baixo teoricamente em 50%, ele irá consumir metade do consumo máximo dele que é 130A?? Essa proporção é valida?

Boa tarde !!!

A função do ganho não é dar mais potência e nem diminuir potência, a função dele é equalizar o range do volume do CD entre dois Amplificadores !!!

O ideal é sempre trabalhar com o ganho do Amplificador no mínimo para aumentar o giro do volume do CD !!!

Uma Bateria de 55A/H usada é muito pouco para 1000Wrms !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

Boa tarde !!!

A função do ganho não é dar mais potência e nem diminuir potência, a função dele é equalizar o range do volume do CD entre dois Amplificadores !!!

O ideal é sempre trabalhar com o ganho do Amplificador no mínimo para aumentar o giro do volume do CD !!!

Uma Bateria de 55A/H usada é muito pouco para 1000Wrms !!!

Abraço !!!

João Otávio

Pode não ser a função, mas ele regula potência sim.

Postado em (editado)

regula ou não regula??? Estão me confundindo. hehehe

Sim, regula.

E não, não regula.

Ganho serve para acertar a saída do player com a entrada do ampli. Se seu player manda, por exemplo, 2V rms e você regula o ampli para 2V rms, no volume máximo do player tirará o máximo de potência.

Agora se você regular o ampli para 4Vrms, então no máximo do player estará apenas na metade do amplificador (não sei se é linear, acredito que seja exponencial... Mas para explicar tanto faz), então acaba limitando a potência do amplificador. Não que limite, é que a potência máxima não chega a ser atingida.

É quase como se você falar que um carro tem potência de 150 cv a 8000rpm, mas chega apenas a 6000rpm. Ou seja, você não vai extrair tudo que o amplificador pode oferecer, limitando a potência dele.

A função do ganho não é regular potência, mas acaba regulando de forma indireta, assim como o volume do player, exatamente a mesma coisa.

Edit: Corrigindo o que o João da Banda falou... O ideal é usar o ganho na medida certa para o player, não no mínimo. Temos players que mandam 1V, 2V, 4V, 6V.... Ganho serve para que um mesmo amplificador sirva para vários players. O ganho do amplificador para um player alpine é diferente do de um player pioneer, simplesmente pois a voltagem de saída é diferente. Não existe essa de "o ideal é usar na metade" ou "o ideal é o mínimo" ou "joga no máximo e regula no volume". Cada caso é um caso e um bom instalador (ou um osciloscópio) consegue deixar tudo perfeito.

Editado por João Guilherme
Postado em

Agora se você regular o ampli para 4Vrms, então no máximo do player estará apenas na metade do amplificador (não sei se é linear, acredito que seja exponencial... Mas para explicar tanto faz), então acaba limitando a potência do amplificador. Não que limite, é que a potência máxima não chega a ser atingida.

Isso aqui está certo??

Não seria justamente o contrário?

Se seu player tem saída de 2v e voce regula pra 4v, no maximo do volume do player o amp vai estar mandando distorcao pro falante, visto que voce estara elevando a voltagem necessária para se chegar a potência máxima.

Postado em

Agora se você regular o ampli para 4Vrms, então no máximo do player estará apenas na metade do amplificador (não sei se é linear, acredito que seja exponencial... Mas para explicar tanto faz),

Este é o futuro da engenharia... não sabe nem usar a lei de Ohm... :vts

P=V²/R

Logo, se você dobra V, você quadruplica a potência.

Postado em

Isso aqui está certo??

Não seria justamente o contrário?

Se seu player tem saída de 2v e voce regula pra 4v, no maximo do volume do player o amp vai estar mandando distorcao pro falante, visto que voce estara elevando a voltagem necessária para se chegar a potência máxima.

Regular para 4V significa atingir a máxima potência em 4V, se o player não chega a isso, o ampli não mandará distorção. Está correto lá em cima.

Este é o futuro da engenharia... não sabe nem usar a lei de Ohm... :vts

P=V²/R

Logo, se você dobra V, você quadruplica a potência.

Ahh... Sei lá tio ó uhaeiuhaeuihae

Esqueci que a impedância de entrada é constante, e eu serei engenheiro mecânico. Lei de Ohm serve pra po*** nenhuma

Postado em (editado)

Agora tudo está fazendo sentido. Entendi!!!

Agora gostaria de tirar uma dúvida na parte de consumo.

Se meu amp no BRIDGE: 1) fornece 1000w em 2ohms 1 canal total 1000w

2) fornece 350w em 4ohms 2 canais total 700w

mesmo a soma das potências sendo diferente teremos o mesmo consumo que no caso do pile drive é de 130A?

se estivéssemos falando de uma coisa ideal P=I.U

1) 1000= I x 12,6 I= 79,36

2) 700= I x 12,6 I= 55,55

SEI QUE O CONSUMO É BEM MAIOR PORQUE ESTAMOS FALANDO DE UM AMPLIFICADOR COM 50% DE EFICIÊNCIA.

os valores são só para exemplificar.

Editado por STET

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...