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Eduardo Tai

Gol 5cil. 2.1 10V Turbo (by Audi Quattro)

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Pessoal, posto aqui fotos do meu projeto que está parado há 6 anos... Por que parado ? GRANA, lógico !!! kkkkkk

 

Como todo bom assalariado, comecei meu projeto ainda solteiro, mas depois vem esposa, filhos, daí já viu.... como não nasci em berço de ouro......

 

A idéia era montar um AP 1.6 turbo. Gosto do 1.6 pq ele dá bastante giro e com um comandinho dá trabalho pra muita gente grande... rs... Mas daí tudo mudou quando encontrei este motor a venda, um 5cil. turbo do Audi Quattro. Estava sem os agregados, sem a turbina original e sem o distribuidor. O câmbio quattro tbm já não existia mais... uma pena...

 

Pistões pequenos, medida 79,5mm. Mesma medida do MD 1.6 do Passat. Talvez isso me ajude caso precise de pistões e anéis...

motor04.jpg

motor01.jpg

 

Depois de algumas pesquisas descobri que o câmbio do Gol GTi 16V serviria no meu motor SEM nenhuma adaptação. A explicação é que este câmbio é originário da Audi, e a furação seria a mesma. Comprei um novinho no Crestana aqui em SP, paguei na época R$ 800,00. Levei num torneiro para fazer uns adaptadores para os bolachões do câmbio, que do GTi 16V são diferentes do AP. Minha idéia é usar do AP, mais barato e fácil de encontrar:

motor03.jpg

 

Depois com muito custo (isso demorou muito mesmo) consegui encontrar o conjunto do acionamento hidráulico da embreagem deste câmbio. Já não bastasse a imensidão de adaptações no carro, não queria enfrentar mais esta. Achar este conjunto foi excelente. Paguei na época R$ 250,00:

DSCF0150.jpg

 

Uma procura que tbm me desgastou bastante foi encontrar o distribuidor deste motor. Foi gasto desnecessário (explicarei logo adiante). Acabei fazendo amizade com um português que vivia na Alemanha e tinha uma loja especializada em equipamentos de alta performance para a linha Audi. Ele encontrou o distribuidor para mim e me enviou. Na época foi outra facada, peguei em Euros uma quantia equivalente a R$ 600,00...

 

Agora a parte da injeção precisaria ser modificada. A injeção original, inclusive módulo, vieram com o motor, porém a injeção do tipo mecânica (década de 80) seria difícil ajustar e de difícil manutenção. Então, retirei os bicos originais e mandei adaptar uma flauta no cabeçote com 5 bicos Bosch e outra flauta com mais 5 bicos no coletor de admissão:

cabecote01.jpg

cabec_adm.jpg

DSCF0006.jpg

DSCF0005.jpg

DSCF0001.jpg

 

O módulo de injeção que escolhi foi a Fueltech Race-Pro1F+ e desde que comprei já fiz alguumas atualizações e nunca utilizei... rsrs... Por fim a Fueltech dispobilizou o sistema de controle da ignição através de bobinas diretas, sem a utilização de distribuidor, o que me deixou feliz por ser um sistema mais sofisticado e triste pq comprei um distribuidor sem necessidade !!

 

A correia dentada tbm precisou vir de fora. Mandei fabricar um junta de aço do cabeçote e a junta da tampa de válvulas:

DSCF0021.jpg

 

A adaptação do motor não foi tarefa difícil. Mandei num conhecido que sempre fez adaptações em carros e jipes. Ele que adaptava todos carros da Equipe Chicoloco de burnout com tração traseira, tbm fez um Fiat 147 com AP turbo e tração traseira. Seu único ponto fraco era o acabamento. Abaixo o motor instalado com o intercooler saradão no lugar:

DSCF0034.jpg

DSCF0135.jpg

DSCF0136.jpg

 

Um detalhe legal este motor é que já veio com um radiador de óleo, assim não precisarei adaptar. Um coisa interessante tbm é que este motor usa 2 filtros de óleo. OS filtros conseguui encontrar aqui num grande importador de filtros.

DSCF0137.jpg

DSCF0138.jpg

DSCF0140.jpg

DSCF0141.jpg

 

 

 

Abaixo fotos diversas:

 

Rodas aro 15 modelo Califórnia. Hoje em dia são raras mas acho muito lindas. Quero pintá-las de dourado com a borda diamantada:

DSCF0004.jpg

 

Shift light:

shift.gif

 

Painel do Gol quadrado com volante do GIII. Manômetros já no lugar e molde para instalação da Fueltech.

DSCF0142.jpg

 

Turbina Garret .50

DSCF0069.jpg

 

Laterais de porta confeccionadas em Alucobond (material de alumínio utilizado em fachadas de prédios)

DSCF0068.jpg

 

Detalhe do coletor de admissão:

DSCF0058.jpg

 

Abraços a todos. Espero num futuro próximo terminar este meu brinquedinho. rsrsrs

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Guest rodriguinhow

lembro dessas fotos no clube do gol quadrado há uns anos atrás...

é uma pena esse projeto estar parado..

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Coragem, hein? E a perspectiva? Quais os próximos passos?

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Oloco, que projeto da hora... E diferente...

 

Espero que consiga tirar do papel seu projeto, já que hoje em dia estamos com mais facilidades de encontrar pelas para carros mexidos do que a 6 anos atrás...

 

Boa sorte, e se mudar alguma coisa atualiza o tópico ai...

Abraço...

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Caramba... vai ficar no minimo interessante... imagina o barulho desse motor =P

 

Parabens pela dedicação cara, espero ver esse carro montado e andando =D

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Valew amigos, obrigado pelos comentários !

 

Minha expectativa é atingir 400cv, potência esta que dizem ser suportada por este câmbio.

 

Espero que este ano eu consiga dar andamento neste projeto ! Sim, tinha postado no fórum do Clube dos Quadrados

 

Para dar sequencia agora, precisaria colocar um tanque de combustível, fazer a linha de combustível e de pressurização, instalar a Blow-Off (já tenho), fazer toda parte elétrica inclusive ignição, adaptar os sensores exigidos pela Fueltech, colocar uma embreagem de cerâmica (outro mico.... o miolo do disco tem estrias só usadas neste câmbio) - não é defícil conseguir, mas o preço é bem salgado, adaptar o pedal da embreagem, fazer freios nas rodas (linha de freio OK), colocar bancos concha e acho que aí já dá pra brincar... rsrss

 

Abraços a todos !

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ORRA...

 

coragem hein cara

vai andar somente na pista com o gol? ou vai ser de rua?

 

parabens pelo empenho e que todo o projeto se realize conforme programado

boa sorte

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ORRA...

 

coragem hein cara

vai andar somente na pista com o gol? ou vai ser de rua?

 

parabens pelo empenho e que todo o projeto se realize conforme programado

boa sorte

Obrigado gboff !! o carro vai ser pra pista, só que o pior de tudo é que com esta motorização, se for na arrancada, vai pegar força livre.. dai F***** tudo, pq lá o pessoal é tudo endinheirado... rsrsrs...

 

 

E eu meio desanimado já só de adaptar outra mecânica no Chevas, isso que já tem tudo pronto, é só comprar e jogar lá no cofre hehe... [^]:vts

Beto, nem me fale.... hahahahaha.... sei bem como é, às vezes a gente quer mexer um negocinho de nada no carro e já bate aquele desânimo! rsrsrs

 

Vc não acredita, mas faz 1 mês que preciso fazer o 1º rodízio de pneus do Taurus, mas se não tá sol demais, tá chovendo. Daí fui 2 vezes na loja onde comprei os pneus, os caras vêem que o trampo é mer** e nem falam pra esperar, já vão logo despachando... rsrsr

 

Abraços !

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olha... eu acho q ignorancia poka é bobagem... sempre ouvi falar dessa possivel adaptação, mas em se tratando de espaço, descrição é detalhe... num tem como disfarçar...pergunto-me num bola teria como manter o painel frontal???

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Isso já andou depois de montado, ou você nem botou pra girar?

 

Acho que a parte mais complicada ja passou, o resto você vai fazendo com o tempo. Bota pra rodar, fraco mesmo, isso anima muito a terminar. Quando fica parado é só tristeza.

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Isso já andou depois de montado, ou você nem botou pra girar?

 

Acho que a parte mais complicada ja passou, o resto você vai fazendo com o tempo. Bota pra rodar, fraco mesmo, isso anima muito a terminar. Quando fica parado é só tristeza.

más ogora tem que terminar haushauh já foi 80%..

 

motorzão top o 5 caneco.

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olha... eu acho q ignorancia poka é bobagem... sempre ouvi falar dessa possivel adaptação, mas em se tratando de espaço, descrição é detalhe... num tem como disfarçar...pergunto-me num bola teria como manter o painel frontal???

No meu caso, o que vai denunciar é o intercooler e uma bolha que tivemos que fazer no capô, por causa da polia do comando que impedia de fechar o capo. O gol bola tem a frente mais curta ? Por continuar com a tração dianteira, o motor deve ir pra frente. Se botar tração traseira, dá pra jogar o motor pra trás, porém parede corta-fogo vai pro espaço....

 

Isso já andou depois de montado, ou você nem botou pra girar?

 

Acho que a parte mais complicada ja passou, o resto você vai fazendo com o tempo. Bota pra rodar, fraco mesmo, isso anima muito a terminar. Quando fica parado é só tristeza.

 

Kleber, ainda estou na secura ! rsrsrs Tbm acho que o mais complicado (e dispendioso) já foi. Tm concordo que se botar pra funcionar vai dar uma animada !!

 

 

más ogora tem que terminar haushauh já foi 80%..

 

motorzão top o 5 caneco.

 

Esses 20% estão me matando !!! rsrsrs

 

Uma curiosidade: Entrei agora no site da Crestana&Crestana por curiosidade e vi que o câmbio do GTi bola que paguei R$ 800,00 na época, está agora R$ 3.500,00 !!

 

Abraços a todos !

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Uma curiosidade: Entrei agora no site da Crestana&Crestana por curiosidade e vi que o câmbio do GTi bola que paguei R$ 800,00 na época, está agora R$ 3.500,00 !!

Abraços a todos !

 

Um motivo a mais pra colocar pra rodar, fazer valer todo o seu investimento no carro e pra galera ver que da certo!

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Meu contínua com o projeto, tá sensacional e tí comprando peças firmex vai ter bons resultados, quero ver andando muito hein...

 

Boa sorte ae kra

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"Por que parado ? GRANA, lógico !!! kkkkkk"

 

Queria não ter grana que nem vc! KKKKK

 

INVEJA TOTAL!

 

Acompanhando sempre que tiver up's, parabéns por manter o projeto!

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