Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[ARTIGO] Potência nominal x potência APLICÁVEL

Recommended Posts

Bom, por ver a quantidade de gente falando em aplicar 2, 3x a potência em um falante, e pela quantidade de gente QUEIMANDO esses falantes, resolvi escrever um artigo...

Potência nominal dos falantes e potência aplicável

Hoje é bem comum as pessoas falarem em aplicar o dobro ou mesmo o triplo da potência em um falante, sob o argumento que "o fabricante disse que suporta", ou que "é bem comum no mercado de PA os profissionais trabalharem com headroom", ou sobra de potência.

Sim, é até recomendável trabalhar com sobra de potência, pois o nível de distorção é bem menor em altas potências. MAS não é assim tão simples.

No meio automotivo, é comum os usuários utilizarem o volume no máximo, equalização no máquimo, bass boost no máximo, e ainda acharem que a luz de clip tem que ficar piscando. Caso você seja um destes, NÃO APLIQUE MAIS POTÊNCIA QUE O ESPECIFICADO NO FALANTE.

Não, não aplique. Não importa se o instalador fala que precisa, não importa se o fabricante colocou um vídeo de um sub de 1000W RMS tocando com 5000W RMS. Se o tal alto-falante fosse REALMENTE capaz de operar a 5000W RMS, ele não seria um falante de 1000W RMS.

Portanto, usar potência extra é aalgo para POUCOS, quase ninguém. Não se iluda com o que você vê na internet, ou o que o vendedor diz que o falante suporta: Ambos querem apenas o seu dinheiro. O fabricante não vai te dar garantia por bobina queimada. Não seja trouxa!

SEGUNDO: Aplicar potência extra exige um sistema EXTREMAMENTE bem acertado. Caixa perfeitamente projetada e construída, subsônico perfeitamente regulado, e nada de excessos por parte do proprietário.

Vamos a um exemplo prático:

art1c.jpg

Este é o gráfico do deslocamento do cone de um subwoofer qualquer, em caixa sintonizada em 45Hz (comum em caixas destinadas a grande SPL). A parte em vermelho escuro é a parte onde ele já está EXCEDENDO o deslocamento máximo (x-máx), ou seja, por volta de 30Hz. Isto com a potência correta aplicada.

E se aplicarmos o DOBRO da potência?

art2.jpg

Como se pode ver, além do sub extrapolar o deslocamento por volta dos 30Hz, você ainda vai extrapolar o deslocamento entre 60 e 80Hz!

E o que isto significa?

Significa que seu falante vai sofrer maior desgaste mecânico, com SÉRIOS riscos de danos durante o uso. Portanto, não adianta simplesmente pegar a caixa padrão e aplicar muito mais potência, você vai precisar de outra caixa, e esta caixa vai ter uma resposta totalmente diferente da caixa padrão. Seria necessário reduzir a caixa, muitas vezes à metade de seu tamanho, o que vai te dar menos subgrave e graves mais secos, duros.

Além disto, o ajuste do subsônico, quando errado (ou quando não existir, situação em que o sub FATALMENTE vai queimar), também vai fazer seu subwoofer deslocar em excesso, danificando-o.

Portanto, aplicar o dobro da potência é sim possível, mas quem aplica o dobro da potência NÃO USA o dobro da potência, ou quando usa, o faz por períodos CURTOS de tempo. Quem aplica tanta potência de forma irresponsável, só vai servir pra engordar o bolso dos reparadores de falantes e dos vendedores.

Portanto, seja sensato e não acredite em modinhas.

• Upvote 16

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa blz Brother... eu já não fazia isso, ainda mais de agora de ver a sua exemplificação a respeito do assunto, já vi muito amigos aplicando 2k em 2 pioneer 308, coisa absurda, até começava a levantar um cheiro de queimado....Muito bom esse topico... Parabens...

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, seja sensato e não acredite em modinhas.

Por isso que eu não acredito mais em Pyramid, Roadstar e cara-pretas! São tudo modinhas :vts

É este tópico abriu meus olhos para o próximo projeto! [^]

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como o bom e velho Bassbox para ilustrar... hehehe

Boa KLB!!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

subsonico... pra que? :vts

Para não exceder (algumas vezes ainda mais) o X-max do falante, pois isso tende a aumentar quanto mais a frequência desce...

(se falei M...., alguém corrija por gentileza) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Para não exceder (algumas vezes ainda mais) o X-max do falante, pois isso tende a aumentar quanto mais a frequência desce...

(se falei M...., alguém corrija por gentileza) :legal:

subsonico só em woofer :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Muito simples e bom.

Mas se voces quiserem compra um T9 e mandar ver um SD5000 nele com bateria original pra toca igual um MTX de 1500W nao to nem ai vai em frente HUAhauaUHhauuhauh

Compartilhar este post

Link para o post

Muito simples e bom.

Mas se voces quiserem compra um T9 e mandar ver um SD5000 nele com bateria original pra toca igual um MTX de 1500W nao to nem ai vai em frente HUAhauaUHhauuhauh

simples até de mais, pq isso varia muito de sub, caixa, bla bla.

enfim, como só poucos aqui no forum sabe usar haerdroom, nem vou perder meu tempo aqui com leigos... :rolleyes:

e T9 é 1000w hehe

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, tem que saber usar.

Mas tem falante parrudo. Quando eu tinha meu precision power antigo, cheguei a tocar com 2,5x potência nominal, em full, sem nenhum cross mesmo, e... nada. Nunca deu problema nenhum. E nao foi por uns minutos, foram meses.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema da maioria q queima sub (ou woofer, ou drive - aqui a galera queima + drive) eh exatamente o "saber usar".

eu toco meus tornadinho com sd5k a quase 1 ano e ateh agora nada. manifold projetada pelo diogenes, bundinha pra fora ventilando...

se ta no talo, a cada 10/15 min. passa a mao pra sentir se ta esquentando. subsonico regulado, cross regulado, ganho no minimo praticamente.

led clip? ... o q eh um led clip?... ele tem q acender, piscar?...

o meu soh pisco poucas vezes no dia q eu regulei o cross, depois disso nunca + (isso eh lah pelo 42, uso no max. no vol. 35).

Compartilhar este post

Link para o post

mt bom o artigo, deveria fikar fixo !!

existe realmente alguns subs se vc pesquisar bemmmm e entender seus limites q da pra aplicar mais potencia q a nominal de boas mas tem q manjar bem hehe

abras

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom viu Kleber, artigo importante e essencial de ser divulgado, pois sabemos como "divulgam" o headroom aqui no forum.

Tenho material salvo da Selenium aqui, de mili Duques, que aborda isso e recomenda amplificador acima da nominal do AF, mas o engraçado é que ele pára por aí, como se o importante fosse somente enviar sinal limpo, mesmo que com o dobro da nominal do AF, sem levar em consideração a frequência, caixa, xmax, etc.

Qual software vc usa que considera XMAX (seu uso efetivo) no projeto de caixas? Se,mpre que uso o WinISD eu fico de olho na resposta mas nem tchum pro XMAX, só depois que me lembram que eu me toco, eu queria fazer uma selada de 25L pro Panther de 8", aí não sei quem me lembrou num tópico por aí: "Cuidado pro cone não sair voando", aí que me toquei.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, tem que saber usar.

Mas tem falante parrudo. Quando eu tinha meu precision power antigo, cheguei a tocar com 2,5x potência nominal, em full, sem nenhum cross mesmo, e... nada. Nunca deu problema nenhum. E nao foi por uns minutos, foram meses.

Aí está a diferença BRUTAL.

Uma coisa é ligar um falante de 200W num amp de 400W e usar apenas em volumes NORMAIS, ou altos, mas nunca ABSURDOS. Volumes onde você sabe que seu sub trabalha limpo.

Outra é o caso comum e recorrente do pessoal do trio, que tá sempre querendo tirar um tequinho a mais de SPL. Enquanto o sub não tá fazendo barulho mecânico ou soltando muita fumaça, nego tá atochando volume e bass boost.

Desse jeito, aplicando a potência nominal, o falante sobrevive tempo X. Aplicando o dobro, sobrevive tempo X/10.

Sendo bem realistas, praticamente inexiste gente qualificada pra montar um set digno de SPL. Nego regula de ouvido, sintonizando Rádio, ou com o CD de funk... Pelo amor de Deus, olha a magnitude do que falamos... Falamos em milhares de watts! O mercado já deveria ter deixado de ser tão amador e tosco faz tempo.

Nego não percebe que paga caro em falantes exatamente pq o fabricante tem que arcar com um RISCO absurdo. Nego torra o falante, o fabricante fica com medo de negar garantia, aó repassa a conta pro consumidor... o tal consumidor que queima falante paga a conta 2, 3, 4x... O fabricante HONESTO que se nega a isto, ainda fica queimado em fóruns pq não deu garantia por bobina queimada.

Estamos numa época tão ridícula, que as pessoas acham engraçado quando sai fumaça da bobina. Dizem que é o cabacinho do sub. Gente, isto é MUITO imbecil. Como diz um conhecido meu, "Playboy se fode e ainda acha graça". Tão danificando o equipamento e achando engraçado, isto não me entra na cabeça como sendo algo digno nem de uma pessoa com retardo mental.

Muito bom viu Kleber, artigo importante e essencial de ser divulgado, pois sabemos como "divulgam" o headroom aqui no forum.

Tenho material salvo da Selenium aqui, de mili Duques, que aborda isso e recomenda amplificador acima da nominal do AF, mas o engraçado é que ele pára por aí, como se o importante fosse somente enviar sinal limpo, mesmo que com o dobro da nominal do AF, sem levar em consideração a frequência, caixa, xmax, etc.

Qual software vc usa que considera XMAX (seu uso efetivo) no projeto de caixas? Se,mpre que uso o WinISD eu fico de olho na resposta mas nem tchum pro XMAX, só depois que me lembram que eu me toco, eu queria fazer uma selada de 25L pro Panther de 8", aí não sei quem me lembrou num tópico por aí: "Cuidado pro cone não sair voando", aí que me toquei.

Miashiro, em PA a situação é OUTRA. Imagine que você tem uns 150 mil empilhados, ligados a amplificadores, e que aquilo é seu ganha-pão. O que você recebe pra colocar seus 150k em uso não chega a 1% do valor, depois de descontado pessoal, combustivel, transporte e estrutura física.

Se você queima algo, VAI SAIR DO SEU LUCRO. O que você faz? Deixa de achar engraçado fumacinha saindo do duto!

A questão é que o cara SABE qual é o rendimento do sistema dele, e sabe que tem que usar ABAIXO do rendimento máximo pra maximizar a vida útil. Sendo assim, ele JAMAIS vai extrapolar qualquer especificação. Vai ligar um amp de 2000W num falante de 800W pra ter CERTEZA que aqueles 800W jamais estarão distorcidos, mesmo que a tensão da rede elétrica despenque, mesmo que o amp esquente e mude algum de seus parâmetros...

Além disto, vai ligar num amp de 2000W pra evitar que ele trabalhe forçado, que tenha vida útil maior...

Existe uma razão REAL pra isto. Não é questão de enfiar o dobro de potência num falante pra tirar 3dB a mais de SPL sem mexer nas caixas...

Eu tô cansado de aplicar 30-50W em falantes de 3W RMS. Mas pra isto há todo um estudo sobre crossover, além de N cuidados pra que nada possa danificá-lo.

Quem não se liga nesses detalhes, só vai queimar dinheiro e dar risada da fumaça que sai das notas.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos pontos está na forma com que o excesso de potência é usado. Aquele arquivo pdf simplezao da selenium sobre amplificadores explica bem para quem quer comecar a entender. A questao do som automotivo: sempre usamos no máximo e a potencia aplicada a proposital para gerar mais SPL, aplicamos mais potência porque queremos mais SPL, porque o sub é parrudo e tem refrigeracao boa e aguenta etc etc etc e nao para suprir os picos das músicas.

Se regulamos um som pra tocar no volume 40 sempre o usamos no volume 40, seja com carga alta ou baixa nas baterias, seja com sertanejo, pagode, opera, axé ou gravao, seja com alguma falta de revisao nas conexoes do sistema ou seja com a mae na zona ou a mulher dormindo de calca jeans todo dia. Ai está a causa das queimas e da diminuicao da vida util de tantos falantes por excesso de potência. O Ernany, o Kleber (que as vezes fala coisa errada rs), o Mauro, o Sandro, o Renan (o cara mais sóbrio daqui) e todos outros mais experientes do forum sao pessoas que saberiam muito bem conversar sobre isso.

Eu por exemplo ja me considero com experiencia bastante no uso de som, uso mids de 30W e kickbass de 40W aplicando 105W reais. Tudo como o Kleber disse, cortes, regulagens, instalacao e modo de usar, o qual que ja deixei barbeiragens propositais ou nao acontecer em alguns churrasquinhos da vida com meu 3 vias. Estao lá vivos, fortes e saudáveis.

esse http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

abs

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...