Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Luiz Henrique

Enrrolaçao de fonte!

Recommended Posts

Postado em

Bom dia amigos...procurei na pesquisa..procurei no Mr. Google...e nada achei = /

a minha duvida é o seguinte:

Tenho visto e reparado fontes de amps 12v ultimamante...e venho reparando a densidade da malha enrrolada...amps gringos normalmente vem com uma malha MUITO densa..fios finos com muitas voltas e uma fonte bem volumosa..ja os nacinais tendem a usar fios mais groços e com menos inrrolaçao...

No que isso implica na eletronica do amplificador?

vlw galera!

Postado em (editado)

Bom, a quantidade de voltas da bobina e a bitola do fio, varia MUITO conforme o projeto.

De Acordo com a quantidade de voltas e a bitola do fio, você gera diferentes tensões e correntes.

Se quiser dar uma estudada melhor no assunto, procura algum livro de Eletronica Analógica.

Abç!

(Editado! *livro)

Editado por Diogo Moré
Postado em

Bom, a quantidade de voltas da bobina e a bitola do fio, varia MUITO conforme o projeto.

De Acordo com a quantidade de voltas e a bitola do fio, você gera diferentes tensões e correntes.

Se quiser dar uma estudada melhor no assunto, procura algum livre de Eletronica Analógica.

Abç!

blz vou da uma estudadinha nisso...ve se me aprofundo mais na area da eletronica!

Postado em

Luiz fonte chaveada é um negocio milindroso hehehe cheio de 9 hora... cada projeto exije algo que o atenda....

procure por boas literaturas sobre fontes ch. e conversores DC/DC pois na net ainda é meio vago oque se tem a respeito..

eu te digo que é muito interessante e um bom projeto com otima efciencia se resume as veses em poucos componentes mesmo,

poucos toroides e espiras.. etc. maior parte da evolução devida ao melhor conhecimento e aproveitamento dos nucleos de ferrite,

estabilização de tensão o famoso PWM... fet's , diodos de recuperação mais rapida ainda.. até o layout de Pci julga muito !

pois essas fontes ou conversores trabalham em alta frequencia.. etc

Postado em

Luiz fonte chaveada é um negocio milindroso hehehe cheio de 9 hora... cada projeto exije algo que o atenda....

procure por boas literaturas sobre fontes ch. e conversores DC/DC pois na net ainda é meio vago oque se tem a respeito..

eu te digo que é muito interessante e um bom projeto com otima efciencia se resume as veses em poucos componentes mesmo,

poucos toroides e espiras.. etc. maior parte da evolução devida ao melhor conhecimento e aproveitamento dos nucleos de ferrite,

estabilização de tensão o famoso PWM... fet's , diodos de recuperação mais rapida ainda.. até o layout de Pci julga muito !

pois essas fontes ou conversores trabalham em alta frequencia.. etc

hj tive um pouco de tempo e dei uma lida sobre isso...so de conversores simples ac/dc ja deu pra abri MUITO minha mente...

mas espero aprofundar... = )

vlw :legal:

Postado em

uma boa parte dos amplificadores mesmo sendo classe D tem uma boa parte do seu dissipador dedicado a fonte chaveada ! visto que a mesma tem la suas perdas....

fontes chaveadas sao feitas de componentes modernos sendo esses componentes super eficientes , agora quando se trata de grandes potencias começamos a ter seus problemas ...

existem uma variedades de circuitos dedicados ao uso de fonte cheavadas , sendo esses o principal componente de todos pois o msm cuida da geraçao dos sinais necessarios para a fonte funcionar ...

fonte sempre seram um problema na eletronica , mais devagar o uso e a melhoria dos componentes sao fundamentais para que as perdas sejam minimizadas conforme dito pelo irmao ai anteriormente.....

vlw ai :legal:

Postado em

Não sei se é isso que está falando:

Quando você trabalha em altas frequencias, ocorre o efeito skin, que faz com que a corrente

circule somente pela area externa do fio.

Para contornar esse problema, substitui-se um fio grosso por dezenas de fios finos, de forma a

ampliar a area externa do fio.

Eu vejo que muitos amplificadores brasileiros usam um só fio nos trafos da fonte, o que ao meu

ver é muito errado e contribui para diminuição do rendimento.

-----------------

• Upvote 1
Postado em

Não sei se é isso que está falando:

Quando você trabalha em altas frequencias, ocorre o efeito skin, que faz com que a corrente

circule somente pela area externa do fio.

Para contornar esse problema, substitui-se um fio grosso por dezenas de fios finos, de forma a

ampliar a area externa do fio.

Eu vejo que muitos amplificadores brasileiros usam um só fio nos trafos da fonte, o que ao meu

ver é muito errado e contribui para diminuição do rendimento.

-----------------

tambem percebi isso e pesquisei a respeito...

ma é interessante isso.. vejo alguns projetos nacionais MUITO ruins...e ineficientes... = /

mas faz parte!

Postado em

É, infelizmente, os que todos dizem ser os melhores, usam trafos com um unico fio rígido na sua construção.

Pode observar, taramps, soundigital, banda, e etc, a maioria comete esse erro em sua construção.

Postado em

Corrigindo minha colocação acima.

Taramps%204%2C2K.jpg

Esse taramps, aparentemente um T4.5, usa 4 enrolamentos em paralelo para refuzir o efeito skin.

Agora compare com um amplificador JBL:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHP6ToN-whwMFCoywcqOdJkB9k9Jy9yvYMAZ78ApjLU59F4S3FAfTkTy_8-cGeV1_Qh_45fsLUSoEjXcgFXvjEsAm1T1UOPGUvG6VM8gUWI8LazRJLlimSgk.jpg

Se observar, o transformador usa muitos muitos fios finos no lugar de um só.

E olhe que esse JBL é um simples amplificador de 600W.

Já o Taramps acima deve entregar 4500W.

Imagine as perdas causadas por efeito skin nesse transformador?

Observe um banda voxer 4.8:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAC0UfNb5YsxOqRDV_CZYAeRA1CYhiM-MQcYuW5CCQ5IPLfkzVSAelTlia_T93pJB_q3sWYKvDtZRaaF3PNSKQBUAm1T1UJ75X2NxrGFwrX_cQU-No9tj84bG.jpg

Agora um Alpine 3555, modulo de excelente qualidade:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMZUlLW72zlnVHRVOJm2z2FG_3iVNkBaJsEj6RltGj0ZNBXptnegBC3V_mXT2wk5DOGF0tKMxDtbQvrspwG9Pk0Am1T1UGOTaYbY9g8_Hd8fFIA0l1lAV4Di.jp

Pode observar. Os brazucas todos usam poucos enrolamentos, ja os gringos, usam vários fios em paralelo.

Será que os gringos são burros? Acho que não hein.

Postado em

Efeito Skin depende da frequência de operação.

Pra trabalhar a 20KHz ou a 30KHz, 4 fios já resolvem numa boa.

Pra trabalhar a 100KHz, como alguns equipos, aí só com mais vias.

Se o amplificador tá conseguindo atingir a potência máxima, não consome as picas e o trafo não derrete, então não tem problema com o transformador.

Só pra lembrar, se o trafo esquentar muito, ele deixa de funcionar. Ferrite é muito enjoado.

Postado em

Kleber,

Posso estar equivocado, mas ao meu ver, uma fonte decente para uso em audio, deveria trabalhar pelo menos acima de 20 Khz para minimizar a possibilidade de ruídos audíveis na saida, concorda?

Não sei exatamente a que frequencia trabalham esses amplificadores, mas deveriam trabalhar bem acima disso.

Postado em

Sim e não.

Se bem filtrado, não costuma induzir ruídos... assim como as fontes a 60Hz também podem induzir ruídos se o circuito for mal pensado.

Quanto maior a frequência, menor a capacitância necessária, porém os FETs começam a sofrer pra comutar, é preciso um circuito muito mais aprimorado!

Postado em

Outro problema de usar baixa frequencia de chaveamento,

é que perde-se velocidade no feedback da fonte, correto?

Bom, claro que esses amplificadores são para Trio, então

isso não é tão critico, mas isso impossibilita por exemplo

de utilizar um amplificador desses para SQ.

E ainda devemos considerar, que infelizmente os fabricantes

brasileiros sofrem demasiadamente com o fator CUSTO.

É uma questão dificil de se equilibrar, infelizmente.

Postado em (editado)

Outro problema de usar baixa frequencia de chaveamento,

é que perde-se velocidade no feedback da fonte, correto?

Bom, claro que esses amplificadores são para Trio, então

isso não é tão critico, mas isso impossibilita por exemplo

de utilizar um amplificador desses para SQ.

E ainda devemos considerar, que infelizmente os fabricantes

brasileiros sofrem demasiadamente com o fator CUSTO.

É uma questão dificil de se equilibrar, infelizmente.

Esse é o problema do brasil...modulos desse tipo sao DEDICADOS pra trio... nao so os de 5 10 20 mil rms..mas ja sofrem com isso com esse tipos de "moldes" os pequenos de 500rms que tendem a ir pra um som interno de qualidade na maioria das vezes... = /

ta ai a foto do meu kicker 160ss (18 anos de pura saúde)

320 rms

eu percebo que sao varios fios trançados ate vira um fio trançado e apartir disso ele começa a enrroçao...uma enrrolaçao MUITOOOO densa...

DSC01697.JPG

Editado por Luiz Henrique
Postado em

Observem a regra clara: Todo modulo considerado de boa qualidade, usa cordoalha com vários fios no enrolamento.

Não me venha com papo de que não tem necessidade.

A justificativa de que aumenta o custo, eu até acho válida, mas que não há necessidade, eu não concordo.

Acompanhei o desenvolvimento de um nobreak senoidal, que trabalha com frequencia de chaveamento não muito longe de 20Khz,

e foi notada através de experiementos, o quanto faz diferença quando consideramos o efeito skin.

E o pior, é que cria-se um efeito cascata.

Quando usa-se um só fio, o aquecimento é maior, consequentemente, a resistencia do fio aumenta devido ao calor, e aumentando

a resistencia do fio, o transformador esquenta mais ainda.

Postado em (editado)

isso que me entriga.... cara posso dizer que 99% dos amps gringos usam uma fonte BEEEM densa de cabos finos..seja ele comun outrnçados entre si....

e o melhor...o som deles sao no MINIMO bom...

e os nacinais usam uma tecnologia dita mais avançada..com equipamentos de ponta...e passam vergonha perto de amps gringos = /

sei la... sera que o projeto de nacionais é tao focado assim pra triou ou é tao ruim que nao se adapta em nada? acredito que se ja a primeira opçao..

a ambiçao detira mais e mais rms em pancadas sem fundamentos deixa qualidade e musicalidade e segundo plano!

ai a foto do meu Ex kicker ZX1000

DSC00047.JPG

DSC00048.JPG

Postado em (editado)

Esse capacitores do Clarion são rotulados a 85 Glaus ou a 105? Deu para ver se são Japoneses?

Do clarion nao sei..mas do me kicker sao japoneses

4 de 3300uf

DSC01700.JPG

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...