Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

renault-fluence-1291416040150_560x400.jpg

Um dia depois da apresentação técnica e de mercado do sedã médio Fluence, a Renault promoveu nesta sexta-feira (3) um test-drive do modelo -- de curta extensão, mas alternando trechos urbanos de trânsito intenso a outros de estrada livre; divididos em trios, os jornalistas puderam experimentar as sensações de ocupar o volante, o banco do passageiro dianteiro e o banco traseiro. Oportuno, já que se trata de um carro que pode ter uso familiar e/ou executivo.

O Fluence, como dissemos, chega ao Brasil para aposentar o Mégane e tentar desbancar o Chevrolet Vectra do terceiro lugar nas vendas de sedãs médios, e ao menos incomodar a dupla japonesa de líderes no segmento, Toyota Corolla (atual campeão) e Honda Civic (o vice).

renault-fluence-1291416407788_560x400.jpg

O carro da Renault sai em vantagem contra os três quando visto por fora. Seu design é o de um produto a ser vendido em mais de 80 países: não é ousado, nem é banal. Devido ao posicionamento dos faróis (olhos), ao diamante da Renault no centro (nariz) e à diminuta grade frontal superior (boca), a dianteira ganha uma "cara" quase amistosa.

A depressão ao centro do capô, delimitada por ressaltos que acompanham a altura dos paralamas, destaca a área envidraçada. A linha de cintura ascende suavemente, desembocando numa traseira alta e volumosa, não muito curta (o Fluence não é um "sedã acupezado") e arrematada por lanternas horizontalizadas -- tendência de estilo verificada nos sedãs mais modernos.

O tempo passa, e um dia a esportividade do Civic, o bom-mocismo do Corolla e a sobriedade do Vectra só podiam mesmo cansar. Eis aí a brecha para o Fluence se impor.

INTERIOR ESPAÇOSO

Por dentro da cabine encontramos um ambiente agradável, com materiais e acabamento compatíveis com o segmento. A unidade que testamos era uma Privilège, topo da gama, dotada de revestimento de couro em tom de cinza -- bom de olhar, fácil de sujar. O painel de instrumentos é ligeiramente inclinado para trás, "fugindo" do motorista, mas isso não chega a atrapalhar sua leitura. Os comandos do bom ar-condicionado digital dual zone são de fácil manuseio, mas os do sistema de som e do navegador GPS (de série nessa versão) ficam misturados ao centro, acima da alavanca do câmbio, e nos pareceram um tanto confusos. Não conseguimos desligar o GPS sem desligar também o rádio, por exemplo.

Alguns detalhes poderiam ter sido mais bem cuidados pela Renault -- por exemplo, o uso de plásticos com pintura imitando metal em certas peças. Como a maçaneta das portas dianteiras é mesmo de metal cromado, o contraste fica constrangedor de tão evidente. Mas o cuidado na montagem das partes da cabine é notável, sem rebarbas ou frestas, e o conjunto acaba agradando.

Um ponto alto do Fluence é o espaço interno. O passageiro dianteiro tem ampla área livre para as pernas, garantida pela concavidade do painel frontal; os dois passageiros traseiros (três é demais, lembre-se) também podem se acomodar com muito conforto. São as vantagens do entre-eixos generoso, de 2,7 metros, e do teto arqueado.

O motorista do sedã da Renault certamente vai achar uma boa posição de dirigir. O assento tem regulagem de altura feita manualmente, assim como os ajustes da coluna de direção. O volante tem boa empunhadura, com revestimento em couro -- mas deveria incorporar alguns comandos do rádio e do computador de bordo, os quais ficam numa alavanca específica e na do comando dos limpadores, respectivamente (ambas à direita).

renault-fluence-1291416629890_560x400.jpg

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

O Fluence é uma evolução do Mégane, e isso fica patente desde a hora de ligar o motor. O antigo sedã já oferecia chave-cartão, mas ela precisava ser enfiada num nicho no painel para que a ignição, acionada por botão, funcionasse. O novo sedã tem chave-cartão presencial: basta chegar perto do carro para que as portas se destravem, e basta sentar-se ao volante e pressionar "Start" para que o bloco bicombustível de 2 litros, 16 válvulas e 146 cavalos de potência (com etanol), herdado do Nissan Sentra, entre em funcionamento.

Outra evolução está na transmissão. O Mégane automático oferecia quatro velocidades, com trocas sequenciais. O Fluence automático possui o câmbio CVT (continuamente variável, ou seja, de "marchas infinitas") XTronic, também desenvolvido pela Nissan. Ao contrário de outras opções CVT, essa transmissão permite que o motorista intervenha por meio de trocas sequenciais de até seis velocidades, feitas manualmente na alavanca (não há aletas atrás do volante nem como opcional).

Com o Fluence em movimento, a primeira boa impressão é causada pela direção de assistência elétrica: levíssima com o carro parado e em baixa velocidade, adequadamente firme na rodagem mais rápida.

A segunda boa impressão, no entanto, teve de esperar um pouco. Cruzou o caminho dela o funcionamento algo indeciso do câmbio CVT, que algumas (poucas) vezes permitiu que o motor chegasse a quase 6.000 giros, por volta de 90 km/h, e nesses 6.000 giros permanecesse por longos segundos, "gritando" de modo irritante e pouco eficiente -- até o motorista perder a paciência e ascender a marcha manualmente. Passados esses momentos, o Fluence voltava a entregar um ambiente de relativa calma aos ocupantes -- e é esta a segunda boa impressão. O isolamento acústico é competente, e a suspensão acertada para o conforto filtra eventuais sacolejos, que não chegam à cabine.

Quanto à performance, o sedã médio chegou com naturalidade a velocidades de cruzeiro interessantes (perto de 120 km/h na estrada), e mostrou-se suficientemente esperto nas retomadas -- embora seja recomendável reduzir as marchas manualmente em ultrapassagens arrojadas.

O trajeto escolhido pela Renault praticamente não tinha curvas, e por isso ficamos devendo uma apreciação sobre a estabilidade do Fluence. E como sofremos com uma parte dos 242 km de lentidão no trânsito de São Paulo, registrados por uma emissora de rádio especializada no início da tarde de sexta, a marcação do consumo ficou prejudicada. De qualquer modo, nosso primeiro contato com o Fluence deixou claro que o modelo tem méritos para despachar o Vectra para fora do pódio dos sedãs médios. E Corolla e Civic não podem dormir no ponto também.

FONTE: carros.uol.com

Até que ficou ajeitado,lembra de longe um Aston Martin, só não sei se está a altura de City, Cerato e cia.

Postado em

Com certeza está acima de City, Cerato e cia! Ele vem pra buscar a terceira posição, e quem sabe ameaçar Civic e Corolla.

Se o preço for o que está sendo divulgado, tem tudo pra vender absurdos:

O Fluence chega com um preço bastante competitivo, a versão de entrada Dynamique custará R$ 59.990, enquanto a opção intermediária terá preço de R$ 64.990, esta trará um moderno câmbio automático sequencial CVT X Tronic de seis velocidades, enquanto a opção completa Privilège custará R$ 75.990, e também virá com este câmbio CVT X Tronic.

A Renault aposta alto neste modelo, por isto agregará a ele um bom e atual conjunto de equipamentos de série, desde a versão mais barata Dynamique, o Fluence trará ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, direção elétrica com assistência variável, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, sistema de som de 140 watts com conexão USB, /iPod e Bluetooth, sistema de partida sem chave através de um cartão, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga leve, faróis de neblina.

Opcionalmente o modelo de entrada poderá trazer ainda teto solar elétrico e bancos em couro.

Na parte da segurança o Fluente também agrada bastante, trazendo em todas as suas duas versões: seis airbags, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) além de auxílio de frenagem de urgência (AFU).

A versão top de linha Privilège, além dos itens da versão Dynamique trará sistema de navegação por satélite com tela de LCD 5 polegadas, desenvolvido pela Renault em parceria com a TomTom empresa líder mundial neste tipo de equipamento (foto acima). Há ainda sensor de estacionamento, bancos em couro, controle eletrônico de estabilidade ESP, controle de tração TCS, rodas de alumínio aro 17, sistema de som Premium (3D sound by Arkamys). Como opcionais o Fluence Privilège terá a disposição faróis de xenon e teto solar elétrico, que custarão R$ 4 mil.

http://www.encontracarros.com/renault-fluence-e-lancado-no-brasil-por-r-59-990/

Sério, 60mil por tudo isso? Imbatível, nenhum concorrente chega nem perto! Nem Corolla e Civic de 85mil reais oferecem AB6, e o Renôzinho de 60mil já tem! Aliás, Renôzinho vírgula, Renôzão, porque ele é maior que todos os concorrentes, é quase do tamanho de um Fusion.

Postado em

Ficou muito bonito o carro, agora vamos ver se tira a zica da Renault nesse seguimento...

Cambio CVT é bem legal, gostei disso...

Se vier nessa faixa de preço, vai deixar Honda e Toyota bem preocupadas...

Abraços

Postado em

Nem li tudu, mais se começar por 59k não vai ameaçar civic e corrola nemm ferra***

Civic sempre tem umas promoções do nada ai que sai por 59k..

Vectra e linea sai por 50k e nem vende tanto..

Acho que vai vira mico..

Postado em

Nem li tudu, mais se começar por 59k não vai ameaçar civic e corrola nemm ferra***

Civic sempre tem umas promoções do nada ai que sai por 59k..

Vectra e linea sai por 50k e nem vende tanto..

Acho que vai vira mico..

Compara só:

Fluence:

A/C Digital Dual Zone

6 Airbags

ABS + EBD + AFU

Direção Elétrica

Computador de Bordo

Som com USB/iPod/BT

Sistema de partida e travas presencial (não precisa travar o carro, se você se afasta alguns metros dele, ele trava automaticamente)

Tudo isso por R$ 59.990

Civic:

Ar Condicionado Manual

2 Airbags

ABS + EBD

Direção Elétrica

Não tem computador de bordo

Som com entrada auxiliar apenas

Boa e velha chave e controle sem nem abertura do porta-malas

Tudo isso por R$ 66.660

Isso considerando preço de tabela dos dois. O mínimo que vi promoção de Civic aqui nos últimos tempos foi 62mil na versão básica. Sem falar na superioridade mecânica do Fluence, o excepcional 2.0 Nissan com câmbio manual de 6 marchas, ou por R$ 64.990, o CVT X-Tronic com modo sequencial, contra o automático de 5 velocidades do Civic.

Sério, carro por carro, não tem nem o que falar né. Agora se o mercado vai absorver um Renault, isso eu não sei. Espero que sim.

Postado em

E desde quando carro se compara apenas por opcionais?

Isso é verdade.

E o duro é, que estão cada vez mais maqueando os carros.

AI quando vc compra e poem na pista haha a verdade é outra.

Postado em

E desde quando carro se compara apenas por opcionais?

Não apenas por opcionais, por isso eu citei também a superioridade mecânica do Fluence, com um motor e um câmbio mais do que renomados, bastante duráveis e de ótimo desempenho.

Também dizem que a dirigibilidade do Fluence é boa, não tão macia quanto o Corolla, nem tão dura quanto o Civic.

Óbvio que cabe um test-drive antes de comprar o carro, mas pelos detalhes técnicos e equipamentos, o Fluence é muito superior.

Postado em

Mas é francês, só por ae já perdeu 50% do mercado :vts

Hashaushuashuas Pois é, foi o que eu disse, se o mercado vai absorver um Renault, eu não sei... Méritos o carro tem, só falta um T ou um H incrustado na grade pra vender :P

Postado em

O design é estranho, ficou uma mistura de linhas arredondadas do anos 90 com vincos da última década. Não é lindo nem feio, sem sal.

Evoluiu muito em motor e câmbio, ainda bem quer abandonaram o conjunto Renault. Ponto pros franceses.

Postado em

Acabei de receber um convite da Renault pra fazer TD no Fluence no autódromo de interlagos. Mas infelizmente não poderei ir...

isso é transferivel? :vts

Postado em (editado)

carrão, bonito e me parece um carro macio;

sei lá, não sei se apenas eu tenho essa visão para carros.

Exemplo: Olho para um Ford Fiesta, e logo penso: Puta carro escroto e duro;

Olho para um Fiat Siena, e penso, caraio esse carro deve ser gostoso pra caraio de dirigir.

acho que sou louco! UAHAIUAIUHAIAHIUAHAI

Editado por MACACO ARMADO
Postado em

carrão, bonito e me parece um carro macio;

sei lá, não sei se apenas eu tenho essa visão para carros.

Exemplo: Olho para um Ford Fiesta, e logo penso: Puta carro escroto e duro;

Olho para um Fiat Siena, e penso, caraio esse carro deve ser gostoso pra caraio de dirigir.

acho que sou louco! UAHAIUAIUHAIAHIUAHAI

Com certeza, achar o siena gostoso pra ca*****...

Postado em (editado)

UIAHAIUHAIUHAIUHAIUA

não acontece só com o siena não

olha só

Accord

Captiva

Corolla

Fusion

Ka

Astra

Crossfox

SpaceFox

Corsa Hatch

Montana (versão antiga)

esses ai, eu penso da mesma forma

AUIHAUIA

Editado por MACACO ARMADO

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...