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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Tiago­

Como obter 9V

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Olá pessoal!

É a primeira vez que posto no fórum, acabei de conhece-lo o/

-

Bom, eu quero deixar claro que não manjo nada de carros. Eu disse nada.

-

A cobaia será um UNO Mille eletronic.

A minha dúvida é, como faço para conseguir 9V no porta malas?

Os 9V é para alimentar um circuito que irá consumir uns 500mA no máximo.

-

Não sei se ja tem fiação, nem sei por onde ela passa...

Não sei se devo ligar direto na bateria ou em algum outro lugar...

Talvez tenha até algum fio no próprio porta malas que ofereça essa tensão e corrente, sei la.

Não sei nada de carros... mas tenho algum conhecimento em elétrica e eletrônica em geral.

-

Alguem toparia me ajudar? Porfavor *.*

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

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porque precisamente ou necessariamente 9v?

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Primeiramente, obrigados a todos pela colaboração =D

-

Rvc,

Porque o circuito que estou projetando necessita de 9V para funcionar.

Mais que isso, mudanças teriam de ser feitas no esquema elétrico. E isso ja não da mais para fazer pois as placas ja estão feitas.

-

João Guilherme,

Uma fonte simples, sim, pensei nisso. Mas onde eu ligaria a fonte?

Pilhas não dariam conta. Teria que troca-las com frequencia.

-

sepacheco,

Sim sim, eu até pensei em reguladores de tensão da familia 78xx, mas não sabia se seria necessário pois não conheço a as tensões que o carro pode ofercer...

Se for necessário causar uma queda de tensão, regular, retificar, essa parte eu manjo, o problema é que eu não conheço a parte elétrica de carros. Se ja tem esses 9V no porta malas, se eu tenho que passar fios por algum lugar, não sei.

-

Aguardando, obrigado.

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-

Tiago.

Editado por Tiago­

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Gabriel Arthur,

Bom, isso quer dizer que a tensão de entrada realmente é maior que 9V.

O problema, é que eu não sei onde pegar essa tensão, saco?

Eu andei pesquisando aqui e vi que o carro tem uma bateria de 12V.

Só que a bateria está na frente. Minha dúvida é como usar a tensão dessa bateria lá atrás, no porta malas.

-

Tenho que puxar um fio desde os pólos da bateria? Ou já existe algum fio no porta malas que eu posso usar?

Por onde passam esses fios? Quanto de corrente eles conseguem fornecer?

A minha dificuldade está no carro. Não conheço carros. Não sei como funciona a parte elétrica de um carro.

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

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Pra 500mA, se você tiver aquelas luzes de cortesiaa no porta-malas, já tem um ponto de 12V disponível.

 

Mas duvido que tenha, então passe um fio de 1mm até o porta-malas. É fácil, só soltar os acabamentos laterais e ir passando pelo canto.

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Tiago, o carro, no geral, fornece 12V somente. ( No geral )

 

Não existe uma "tomada" 9V ...

 

 

O mais correto seria você puxar um fio direto da bateria até o porta malas.

Diametro do fio ? vai da sua necessidade.

 

Por onde passar ?

Menos próximo aos fios/cabos dos alto falantes. Da uma olhada na lateral do passageiro.. ve se os fios/cabos dos falantes não estão passando por ali... se não estiver, problema solucionado

 

Abraços

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No Porta malas não vai achar nenhum 12 V aproveitavel.

 

Passe um cabo de 2 x 1,5mm2 até a parte da frente, ai tem que ver se quer pos chave (só funciona com a cheve ligada), com os farois (só funciona com farol ligado) comandado pelo rádio (só funciona com farol ligado).

Compre tambem um fusivel e porta fusivel de 1 A para instalar ANTES do regulador. Os capacitores são dispensáveis, mas ajudam .

 

[]

 

Sandro

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Kleberlpa, Santana Executivo e sepacheco, obrigado pela força.

-

Com base na resposta dos três concluo:

Não há como obter os 9V prontos, realmente será necessáio causar uma queda de tensão.

Blz, essa parte eu manjo.

Realmente será necessário passar um fio desde a bateria até o porta malas. O diametro eu tenho um noção. Tranquilo.

Não terei problemas de ruídos no que dis respeito a fios de alimentação passar próximos de fios de falantes, afial, o carro não possui sistema de audio.

Terei opções de como ativar os 9V. (O lance da chave)

Terei de usar fusível.

-

Bom, com as conclusões, vem as dúvidas.

Em relação a 2° conclusão. Poderiam, porfavor, dar-me mais detalhes de como passar os fios?

Por exemplo. Abro o capô, prendo os fio na bateria; Por onde eu passo os fios para sair dentro do carro?

Os fios, quando já estiverem dentro do carro, passam por baixo do carpete? õO

-

Dúvida da 4ª conclusão. Eu gostaria de usar os 9V tanto com a chave "na metade do giro", quanto com ela totalmente girada, ou seja, só com o painel ligado e com o motor ligado. É disso que você estava falando "sepacheco" ?

Como faço isso?

-

Da 5ª conclusão. O fusível seria desse modelo?:

fusivel[1].jpg

-

Sim, antes da regulagem. Posso coloca-lo no porta malas junto com o circuito que será alimentado pelos 9V? Ou mais próximo da bateria?

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Editado por Tiago­

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12V - 9V = 3V...

 

3v / 0,500mA = 6 ohms

 

p= V x I

 

p = 9 x 0,500

P = 4,5 W

 

use resistor de filme metalico, assossiação em serie ou paralelo q resulte de 6 a 7 ohm por 5 W ( valor comercial)...

 

 

oq vai ligar em 9V ?

Editado por ((thytoin.))

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Poderia eventualmente usar algum fio de alimentação das lanternas traseiras, tem um chicote de varios fios que passam pelo porta malas... mas daí só funcionaria quando acendesse a lanterna ou algo assim... acho mais jogo mesmo voce puxar diretamente da bateria ou da caixa de fusiveis(seria mais facil) ja que a corrente exigida é baixa...

 

[]-[]

Editado por Gabriel Arthur

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((thytoin.)),

Obrigado pela colaboração.

Apenas um detalhe...

A potência do resistor sugerida ta errado.

O correto seria:

P = 3 x 0,5

= 1,5W

Comercialmente = 2W

 

Isso porque deve-se considerar o valor de tensão dissipado pelo resistor e não o que passa por ele.

-

Gabriel Arthur,

Essa parada de usar algum fio de alimentação das lanternas traseiras muito me interessou de inicio. Não fosse o fato de só poder usá-la qdo as lanternas estiverem ligadas =/

 

Então, ja me confermei em puxar fios mesmo.

Qtos metros eu vou precisar, tem idéia?

-

Vc (ou alguém, é claro. Afinal, toda ajuda é bem vinda) )poderia me esplicar melhor sobre essa caixa de fusíveis? Onde fica, como usá-la, perigos, e etc.

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Editado por Tiago­

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Juriti ,

Puts ...

Antes de você responder eu comprei "no chute" 3m ...

Será que é suficiente? Ou tem que ser 5m mesmo? =/

-

muriloalvares,

Bom, em relação a queda de tensão, como ja dito anteriormente, não há problemas em relação a isso. Mas vlw pela força mesmo assim :)

-

Agora o que ta pegando mais, é sobre a caixa de fusíveis.

pelo que pude ver, essa caixa fica dentro do carro. Isso é bom, pois dai não precisaria puxar um fio desde a bateria...

Alguém pode dar uma força quanto a isso? Onde eu posso pegar os 12V nela ? (para depois causar a queda de tensão para 9V usando um 7809)

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

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teste com um multimetro qualquer mesmo.. pra encontar os 12V ( na escala de 2 a 20 V DC) .. pois pra ter serteza só medindo tudo sertinho.. se não me engano deve custar uns 20 reais um multimetro basico.. e é muito util..

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Bom dia!

 

Caro amigo, puxe direto da bateria, tem uma entrada com vedação atrás do volante que liga com o compartimento do motor. Instale um fusível destes de plástico automotivo de menor amperagem encontrado, acho que é de 5A, junto a bateria. Compra cinco metros de 2X1,0mm preto e vermelho ou aquele cabo PP 2X0,75 azul e branco (fica mais bonito esteticamente).

 

Para passar o cabo, vc tem que soltar as borrachas e uma pequena parte do carpete, que vai enbutido nos acabamentos laterais das borrachas de vedação.

 

Vai ficar show de bola, não precisa ligar o carro para funcionar e o fusível no compartimento do motor garante a segurança da instalação.

 

Aproveita e instala no porta-malas uma chave liga-desliga e um led, para evitar o risco de esquecer o equipamento ligado.

 

Com uma bateria convencional acho que o equipamentinho fica ligado uns doze dias huahauhauhau...

 

Abraços!!

 

:legal:[]-[]

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