Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

[Bomber Speakers] - "Paredão" Acoplamento Vertical

Recommended Posts

Valeu pelos esclarecimentos! Acredito que tenha entendido a logica que você usou, não vou ficar te amolando muito aqui. Por acaso conhece algum white paper na web que comente à respeito?

Pad,

Fique a vontade pra perguntar!

Tenho, em casa, alguns mais básicos e outros bastante complexos. Porém todos em inglês.

Se tiveres facilidade com o idioma me passa teu e-mail que envio.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fico feliz pelas empresas que ainda estão "lúcidas" e pesquisam para lançar produtos de outros nichos.

Mais uma boa opção de falantes de 8". Estava realmente escasso nessa área e um belo concorrente para o Snake ESX 608.

Já estou meio enjoado do lançamento desses MB e desses falantes "devoradores de potência".

Quanto aos line, não me aventuro a comentar pelo fato de não ter tempo de estudar.

Quanto ao vídeo é interessante e bastante ilustrativo e didático acima de tudo. Ele mostra bem o que acontece, mas aos desavisados, prestem atenção pois ele só faz referência à dispersão vertical (por isso os Guias de Onda tem Ângulo de Dispersão baixo). Nos Guias de Onda a Dispersão Horizontal é alta.

Falo isso porque alguém pode pensar em usar em Trio, mais de um Guia de onda na mesma linha. Até pode, mas requer cuidados.

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo o video do guia de ondas.. tirei uma conclusao e gostaria de saber se essa eh certa..

Aquilo eh como se fosse algo usando o efeito manifold? nao digo o manifold das caixas que a gnt ta acostumado a ver, como uma SB1000, VSA ou demais, mas sim o efeito usado , ou pretendido, nos coletores de escape de carros. ALinham tudo , pra sair numa mesma velocidade, sintonia e tal.

Eh isso ou eu viajei demais? :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Fico feliz pelas empresas que ainda estão "lúcidas" e pesquisam para lançar produtos de outros nichos.

Mais uma boa opção de falantes de 8". Estava realmente escasso nessa área e um belo concorrente para o Snake ESX 608.

Já estou meio enjoado do lançamento desses MB e desses falantes "devoradores de potência".

Quanto aos line, não me aventuro a comentar pelo fato de não ter tempo de estudar.

Quanto ao vídeo é interessante e bastante ilustrativo e didático acima de tudo. Ele mostra bem o que acontece, mas aos desavisados, prestem atenção pois ele só faz referência à dispersão vertical (por isso os Guias de Onda tem Ângulo de Dispersão baixo). Nos Guias de Onda a Dispersão Horizontal é alta.

Falo isso porque alguém pode pensar em usar em Trio, mais de um Guia de onda na mesma linha. Até pode, mas requer cuidados.

fcoelhogomes,

Complementando tuas observações:

- No caso do Guia Bomber, a dispersão é de 90°;

- È inaceitável alinhar os guias na horizontal (Independente da posição - "em pé", ou "deitado"). deve-se empilhar apenas na vertical e "em pé"!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo o video do guia de ondas.. tirei uma conclusao e gostaria de saber se essa eh certa..

Aquilo eh como se fosse algo usando o efeito manifold? nao digo o manifold das caixas que a gnt ta acostumado a ver, como uma SB1000, VSA ou demais, mas sim o efeito usado , ou pretendido, nos coletores de escape de carros. ALinham tudo , pra sair numa mesma velocidade, sintonia e tal.

Eh isso ou eu viajei demais? :banghead

Miranda,

Não viajou tanto assim:

As caixas com coletores realmente Manifold (SB1000 por exemplo) quando empilhadas em grandes quantidades, começam se comportar como line array e tornando-se direcional, ou seja, emissão de onda cilíndrica.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Subsonic,

Primeiramente muito obrigado pelas colocações, fico lisonjeado!

Ainda não temos pretenção de vender o plug de fase, pois não é conhecido seu principio de aplicação, o que pode resultar em uma baixa venda. Fazendo com que torne-se inviável o custo do processo de fabricação.

O falante de 8" consegue um amortecimento Butterworth (Qtc - 0,707) com caixa selada de 8L e F3 em 145Hz. Acredito que ideal para tua aplicação.

Para conseguir boa sensibilidade, precisamos deixar o conjunto móvel leve, o que acarreta em alta Fs, para reduzir a Fs acabamos mexendo na compliancia, deixando-a "mole" o que resulta em alto VAS.

É um cobertor curto... se cobrirmos o peito, deixamos os pés descoberto, e vice-versa. No caso do SWPT15-800, ele tem alto BL e consequentemente baixo Qts (0,45), assim até conseguimos uma boa resposta com volume pequeno. Mas, claro, não a ideal..

Att,

RenanLopes

compreendo perfeitamente a situação! realmente é um grande desafio adequar resposta, sensibilidade e Vas em um falante! Estava brincando com os parametros dos Alpine Type X esses dias, e consegue-se f3 em 22Hz com um par de subs em míseros 30L, Vas de 18L num falante de 1000RMS e 10"! só que é um falante com 80 e poucos de sensibilidade, mesmo tendo um BL altissimo e custando centenas de dólares cada unidade!

Vou apresentar o falantinho para esse amigo e ver se ele aceita experimentar! se eu estivesse em condições compraria eu mesmo e testaria antes de passar pra ele, caso ele não quisesse eu faria 2 MTM (no caso seria mais WDW) para sonorizar a varanda aqui de casa!

quanto ao alinhamento de tempo nesse paredão seria para colocar todos os falantes alinhados em profundidade, correto? por exemplo, o driver fica uns 20cm ou mais de profundidade (por causa do guia de onda) enquanto que os woofers de 8" estão com o cjt motor a menos de 10cm da borda... seria isso? algo como a mesma intenção de se colocar um tweeter com a bobina alinhada com o mid em uma bookshelf?

já fiz testes nesse sentido e senti uma diferença bem perceptível quando se alinha a fase dos falantes de medio-agudos!

Compartilhar este post

Link para o post

compreendo perfeitamente a situação! realmente é um grande desafio adequar resposta, sensibilidade e Vas em um falante! Estava brincando com os parametros dos Alpine Type X esses dias, e consegue-se f3 em 22Hz com um par de subs em míseros 30L, Vas de 18L num falante de 1000RMS e 10"! só que é um falante com 80 e poucos de sensibilidade, mesmo tendo um BL altissimo e custando centenas de dólares cada unidade!

Vou apresentar o falantinho para esse amigo e ver se ele aceita experimentar! se eu estivesse em condições compraria eu mesmo e testaria antes de passar pra ele, caso ele não quisesse eu faria 2 MTM (no caso seria mais WDW) para sonorizar a varanda aqui de casa!

quanto ao alinhamento de tempo nesse paredão seria para colocar todos os falantes alinhados em profundidade, correto? por exemplo, o driver fica uns 20cm ou mais de profundidade (por causa do guia de onda) enquanto que os woofers de 8" estão com o cjt motor a menos de 10cm da borda... seria isso? algo como a mesma intenção de se colocar um tweeter com a bobina alinhada com o mid em uma bookshelf?

já fiz testes nesse sentido e senti uma diferença bem perceptível quando se alinha a fase dos falantes de medio-agudos!

SubSonic,

Se precisar de qualquer suporte técnico em relaçao a esse mid fique a vontade pra perguntar.

O alinhamento é exatamente isso que vc comentou. Mas as vezes se da a sorte de não ter esses problemas de fase.

Já montei Floorstandes e inclusive Books que não fiz alinhamento mecânico e muito menos elétrico e ficaram boas, pelo menos na curva de resposta, não tive oportunidade de ver fase.

Isso é dado devido ao filtro utilizado. Por exemplo o Butterworth inverte a fase em 180°, já em algumas plataformas L-R a fase não é invertida.

Hoje vejo que é muito mais importante alinhar um sistema em fase que em resposta. Mas isso é subjetivo ainda.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa que bom que tópico está rendendo ... fico feliz com isso !!! Tive que ficar o dia todo fora e não consegui acompanhar pela tarde !

Agora que o Renan deu um Verdadeira AULA , vocês conseguem entender porque tem nego que não sabe nem o que tá fazendo e usa Guia de Onda em paredão uma do lado da outra ??? (vi uma foto assim uma vez rsrsrs)

Acredito que não dê para fazer esse tipo de acoplamento em um Porta-malas , mas em um paredão igual desses doido ae que tira racha ... até dá ... e o melhor , teriam bem mais rendimento com menos equipamento !

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa que bom que tópico está rendendo ... fico feliz com isso !!! Tive que ficar o dia todo fora e não consegui acompanhar pela tarde !

Agora que o Renan deu um Verdadeira AULA , vocês conseguem entender porque tem nego que não sabe nem o que tá fazendo e usa Guia de Onda em paredão uma do lado da outra ??? (vi uma foto assim uma vez rsrsrs)

Acredito que não dê para fazer esse tipo de acoplamento em um Porta-malas , mas em um paredão igual desses doido ae que tira racha ... até dá ... e o melhor , teriam bem mais rendimento com menos equipamento !

pelo meu entendimento o guia de onda é utilizavel sim em sistemas pequenos (claro, sempre alinhado verticalmente), mas não é vantajoso, uma vez que o ganho obtido com o guia é menor que com cornetas comuns! agora em sistemas com vários drivers o acoplamento obtido pelo guia é indiscutívelmente melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas temos um problema SubSonic ... Como Renan disse , para se ter um acoplamento , não se tem que colocar uma em cima da outra ??? Verticalmente ?

Como fazer isso em um simples Posta-Malas ?

Dá pra fazer se você usar "1" drive no seu sistema ... Coloque um drive no meio , e os médios graves do lado ... Mas me diz quem vai querer "1" único Drive no seu sistema (eu sei que eu e vc poderiamos até usar , mas não estou falando da gente em especifico rsrsrs)

PS: Até dá pra forçar e colocar 2 drives , um em cima do outro ... Mas Fica estranho ...

Compartilhar este post

Link para o post

A dispersão vertical é baixa mesmo... o ideal é se ela fosse até nula, pois a função do guia de onda é permitir o acoplamento de vários drivers sem que a dispersão vertical de um deles cubra a do outro. É isso que cria o comb filter.

Mas em trios comuns, o uso de guias da bomber é possível sim... basta transformar a dispersão horizontal em vertical, e acoplar várias guias.

Como?

Girando 90 graus o guia de onda. Assim os guias são montados lado-a-lado, com alguma angulação enrte eles pra aumentar a cobertura lateral.

Em outras palavras... vai-se ter um line-array deitado.

Compartilhar este post

Link para o post

óia ae Klebito Calango do Deserto !

fcoelhogomes,

Complementando tuas observações:

- No caso do Guia Bomber, a dispersão é de 90°;

- È inaceitável alinhar os guias na horizontal (Independente da posição - "em pé", ou "deitado"). deve-se empilhar apenas na vertical e "em pé"!

Att,

RenanLopes

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post

Link para o post

Há controvérsias, e há objetivos.

Pra um line array, não faz sentido mesmo alinhar lateralmente, por conta da necessidade de cobrir distâncias diferentes com SPL diferente (menor à frente, maior atrás).

Mas em trio automotivo, não... o guia de onda entra (neste caso) apenas para permitir o correto acoplamento entre drivers, sem interferências mútuas. Neste caso, a dispersão (que fica vertical) permite alinhar vários drivers lado-a lado.

É claro, o ideal é jamais "perder" som pro alto e para baixo, mas em caso de trio automotivo, com a impossibilidade de deixar as vias em uma altura útil, até que não é um grande absurdo não.

Até pq todos os modelos famosos em trio não tem qualquer diferença entre dispersão horizontal e vertical.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faria pq?

O ar por acaso muda da vertical para a horizontal?

O funcionamento não se altera. O que altera são os parâmetros do projeto.

Ouse Guto... ouse!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Mas temos um problema SubSonic ... Como Renan disse , para se ter um acoplamento , não se tem que colocar uma em cima da outra ??? Verticalmente ?

Como fazer isso em um simples Posta-Malas ?

Dá pra fazer se você usar "1" drive no seu sistema ... Coloque um drive no meio , e os médios graves do lado ... Mas me diz quem vai querer "1" único Drive no seu sistema (eu sei que eu e vc poderiamos até usar , mas não estou falando da gente em especifico rsrsrs)

PS: Até dá pra forçar e colocar 2 drives , um em cima do outro ... Mas Fica estranho ...

guto, me diga 1 trio de CARRO mesmo, hatch, que REALMENTE PRECISE de mais de 2 drivers? acima da caixa de graves é quase certo de caberem 2 guias um em cima do outro e os MG dos lados!

a dispersão de 90° é suficiente na maioria dos casos, e ter-se ia BEM menos comb filtering que com 2 drivers em corneta redonda a 60cm um do outro como na maioria dos trios!

eu só não usaria essa opção se fosse usar cornetas de mais de 90° de dispersão (que geralmente são ENORMES e inviáveis pra traseira de um hatch!)

em pickup nem precisa dizer que em 95% dos casos é viável usar guia de onda!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sem falar que, se alguma empresa (Bomber, que tal) desenvolvesse uma corneta com guia de onda para 2 drivers de 1", dispersão horizontal de 90 graus e vertical de 45 graus, mesmo que com tamanho relativamente grande, COM CERTEZA pegaria um nicho de mercado absurdamente mal atendido. De PAzeiros ao povo do trio...

Se a aparência for boa, então...

Compartilhar este post

Link para o post

vocês conseguem entender porque tem nego que não sabe nem o que tá fazendo e usa Guia de Onda em paredão uma do lado da outra ??? (vi uma foto assim uma vez rsrsrs)

meu vizinho tá usando assim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

fica.. um guia de onda.. 2 x 12'... dps mais 2x12' já em outra caixa.. e o outro guia de ondas... ele diz q melhora o "estereo" se colocar eles nos cantos! Ah, e os dois ficam na "vertical" rssrrs (e não como o kleber citou)

tentei explicar a ele.. mas ele nem deu bola! Afinal, ele é o cara que mexe com P.A. a uns 20 anos... e eu sou o rapaz que fica apenas lendo sobre o assunto pra tentar entender algo! rsrssr

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

Até não teriamos grandes problemas em instalar os guias na horizontal, desde que todos os drivers tivessem a mesma construção e resposta. Para isso teriamos que selecionar os melhores em meio a muitos! Infelizmente qualquer processo produtivo não garante a repitibilidade sem uma variação mínima de pelos menos 10%. Sendo assim, os drivers não se comportam idênticos, e quando alinhados na horizontal, ao caminhar na frente do sistema, nota-se as variação e os comb-filters. Alinhados na vertical, o resultado final é a média de todos os pontos, já que caminhando horizontalmente na frente do sistema, ouve-se apenas num único ponto essa média citada.

Quando refere-se a um guia para 2 drivers, seria seguindo a ideias dos acoplamentos da JBL, Selenium.. Em colocar 2 drivers em linha (http://www.acusticafes.com/arq/img/Guia_de_ondas.jpg) ou como nos duplicadores da Snake (http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=112111612_8224.jpg&v=E)? Esse segundo eu fiz algumas curvas de resposta e tive sérios problemas de fase, além de atenuação nas frequências altas.

Bloom,

Stereo num trio automotivo? Complicado... a distância que geralmente estamos do sistema não permite uma separação ideal entre ambos os canais (L+R) capazes de provocar uma percepção por efeito Haas da stereofonia. E ao menos que ele tenha uma pilha na vertical muito grande de guias, ao utilizar pouca quantidade o Near field, onde a guia atua obtendo a onda cilíndrica, fica muito perto, inviabilizando a utilização de um sistema de line array. Se a quantidade é pouca de drivers para alinhamento, não vale a pena montar essa configuração.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Não faria pq?

O ar por acaso muda da vertical para a horizontal?

O funcionamento não se altera. O que altera são os parâmetros do projeto.

Ouse Guto... ouse!

Klebito ... Tu sabes que eu sou um dos que mais TESTA COISAS , certo ? Mas aprendi com o grande Prof. Homero que é ótimo testar , mas testa SABENDO o que tá fazendo ... e nesse caso ... Eu sei o que vai acontecer !!!

pense comigo ...

Guia de Onda cobre uma área cilíndrica certo ? Certo !

Quanto é a Altura e um porta malas ??? acho que num passa de 1,5 Metros

Eu ia perder a quase a METADE do rendimento do drive juntamente com a Guia , só no chão !!! Eu sabendo disso ... não teria coragem de gastar dinheiro com Guia de onda pra mandar quase 50% do som pro Chão ... sem falar que e acoplamento com os médios graves seriam OUTRA briga ! Para se ter o acoplamento certinho !!!

Deixa pros caras que o bloom disse que conhece fazer isso ... EU , não !

Aprendi muito em 3 Dias de Aula rsrsrs ... e o melhor , aprendi a economizar tempo e Trabalho rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

Klebito ... Tu sabes que eu sou um dos que mais TESTA COISAS , certo ? Mas aprendi com o grande Prof. Homero que é ótimo testar , mas testa SABENDO o que tá fazendo ... e nesse caso ... Eu sei o que vai acontecer !!!

Certo... eu sei TODOS os contras... porém vamos pensar:

Pra uso sério, de fato, não funfa.

Agora, pense o cara que tem 8 cornetas "tiro longo" lado a lado.

O que seria MENOS pior? As cornetas, ou os guias?

Por isto que eu sugeri à bomber lançar um guia de onda para 2 drivers juntos com 90/45... resolveria os problemas de muita gente no trio, e de muita gente no PA.

Compartilhar este post

Link para o post

Não na configuração exata, mas no mercado já existe uma corneta bem próximo desses valores:

Corneta Selenium HC-2325 com Cobertura angular de 100°(H) x 40°(V).

A grande maioria dos sistemas montados, são a partir dos "estaladores" e desses a teoria passa longe, mas não sei se conscientemente, mas todas as vezes que vi essa corneta num sistema, esse tinha apenas 01 Driver e dava um efeito fora do comum e bem melhor do que maior quantidade de Drivers e outro modelo de corneta.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...