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Beto TunningWay®

PAMPAS, PORCOS E PORSCHES

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Belo texto...

 

 

Talvez seja o fato de que finalmente estou ficando mais lento que o tempo, e ele estar inexoravelmente me alcançando, reduzindo minha velocidade como uma bola acorrentada aos meus pés, mas a realidade é que ando extremamente cínico e desinteressado pelo estado atual de todas as coisas automotivas.

 

Vejam por exemplo a contínua e inexorável fixação da indústria por peruas off-road altas, que hoje atendem pelo pomposo e ridiculamente incompreensível nome de Sport Utility Vehicles, ou SUVs. Hoje em dia esta moda se expandiu a tal ponto que se pode comprar uma dúzia dessas peruas com motores de mais de 400 cv, e que prometem ser excelentes também em asfalto. Existem até algumas delas misturadas com cupês e hatches, em uma aberração genética que seria repelida como grotesca demais até pelo famoso Dr. Moreau.

 

Nunca tive a vida "ativa" apregoada pelos marketeiros que tentam vender estes carros. Nunca pulei de paraquedas de um penhasco, nunca fiz bungee jump, não ando em trilhas de bicicleta desde que saí da adolescência, e também parei de ir a praia com pranchas e/ou equipamento de mergulho quando fiz 18 anos. Mas já fui fazendeiro, tipo de pessoa que supostamente originou o gênero quando pediu à Willys americana uma perua baseada no Jeep que conhecemos como Rural, no pós-guerra americano. E desta bucólica aventura rural do MAO vem uma história automotiva bem interessante e reveladora, que gostaria de dividir com vocês.

 

Minha família produziu leite com vacas holandesas "breeded" lá mesmo em nossa fazenda perto de Juiz de Fora, por 15 anos. Meu pai na realidade ainda mora lá, mas a fazenda não produz mais e foi arrendada, já faz alguns anos, restando apenas os troféus de produção de leite expostos com orgulho pelo velho na sala. Durante o tempo que ela estava ativa, utilizávamos para trabalhos gerais uma Pampa 1,8-litro a álcool, produzida em 1992 e comprada zero-km para este fim. A Pampa foi na realidade meu único carro por alguns anos, quando estava às voltas com aquele empreendimento.

 

Em todo esse tempo, mesmo estando então a fazenda a 40 km do asfalto mais próximo, e em uma região montanhosa e molhada, nunca precisei de nada mais do que aquela picape de tração dianteira e radiais Pirelli M+S. Carregando de tudo em estradas frequentemente enlameadas, ou com grossa camada de areia, subindo morros sem estrada, atravessando córregos e subindo terrenos pedregosos de algumas propriedades próximas, aquela Pampa nunca me deixou parado. É impressionante a capacidade de tração de um motor bem em cima das rodas motrizes, sejam elas dianteiras como a Pampa, ou traseiras nos leves Fuscas que dominavam a região. Picapes de tração traseira como F-1000 e D-20 atoladas eram cena comum e corriqueira, e por vezes ajudei-as a sair de seus imbróglios. Nelas, tração total devia ser item de série...

 

Uma vez, no Natal, fui até um chiqueiro no fundo de um morro enlameado para buscar nossa ceia (dois leitões e um porco adulto de mais de 100 kg), em que pensei não fosse possível sair novamente, mas consegui. Meu primo, homem de cidade, ficou impressionado com a valentia da picape e com o fato de que não foi necessária tração total para entrar e sair dali. Uma coisa me deixava tranquilo ao ir naquele chiqueiro: o dono dele tinha um Fusca, com o qual fazia entregas de porcos na região. Not a pretty sight...

 

Houve situações em que sabia que a Pampa não poderia se safar. Eram raras, mas existiram. Nessas situações, em que de qualquer forma nenhuma pessoa normal entraria com um automóvel, apelava para aquele acessório indispensável em toda propriedade rural: nosso velho trator Massey-Ferguson. Mas só para coisa braba, como ajudar vaca atolada a sair da lama ou coisa assim.

 

Como posso eu então levar a sério toda esta horda de aventureiros do asfalto, de adoradores de falsos ídolos, que rodam por aí aboletados em suas peruas sobre o asfalto liso? Para mim simplesmente não existe utilidade alguma para um SUV moderno. Meu pai neste tempo morava no Rio e ia todo fim de semana para o sítio. No início usou uma Blazer, mas estupefato com o desconforto dela nas estradas ruins (principalmente se comparada à minha genial Pampinha) acabou por trocá-la por uma Scénic, e ficar infinitamente mais satisfeito. A Scénic era mais confortável, econômica, veloz, espaçosa, durável...

 

Estas grandes peruas são apenas promessa. São a venda de uma ideia de mobilidade e liberdade que na realidade tem muito pouca utilidade, se não nula. Talvez se você quiser atravessar o Saara, ou as florestas da Papua-Nova Guiné com sua mulher e seus filhos, elas sejam úteis. Como se isso fosse acontecer de verdade... De novo, acho que é a idade, mas as coisas costumavam ser deliciosamente mais simples, e as pessoas não costumavam a sentir a necessidade repentina de andar por aí carregando 4 toneladas de perua preparada para situações que nunca irá enfrentar.

 

Existe gente para quem tração 4x4 tem utilidade, mas por necessidade profissional, coisa como busca e salvamento, militares, mineradores. E existe gente que, por esporte e diversão, se embrenha em caminhos impossíveis com seus jipes, e então precisam de sua extrema capacidade para tal coisa. São como meus amigos que participam de track-days: esportistas, gente com um hobby movido a motor. Nada contra eles, mas seus carros são como track-weapons: muito bons para a função que se destinam, mas quase sempre tem seu uso reservado aos tais eventos de fim de semana.

 

A Pampa, ainda por cima, se comportava muito bem no asfalto. O AP 1,8 a álcool era forte, e ela era extremamente rápida para a sua época, me dando alegria por ter escolhido esta versão porque, como já expliquei, nunca precisei do 4x4 (que era oferecido como opcional na época, com motor CHT 1,6-litro). Os excepcionais pneus Pirelli M+S eram realmente de uso misto, e faziam o máximo para dar aderência suficiente no asfalto, algo surpreendente mesmo. Certa vez, descendo para o Rio pela BR 040, tive um embate memorável com um XR3, seu piloto incrédulo que aquela picape toda suja de barro pudesse acompanhá-lo. Dentro da Pampa o jovem MAO, faca entre os dentes, se divertia horrores apesar da horrível posição de dirigir, muito próxima do volante.

 

E hoje penso, lembrando disso: quem precisa de um Cayenne? O enorme Porsche é infinitamente melhor no asfalto, mas duvido que mais divertido que aquela Pampinha. E não seria a melhor escolha para carregar enormes porcos abatidos para fora de chiqueiros de difícil acesso...

 

MAO

 

http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/09/pampas-porcos-e-porsches.html

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bão, mais meio revoltado o MAO h

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Legal... mas ele diz isso por nãoter grana para um Cayenne né heheheh

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Legal o texto... é uma boa reflexão.

 

Muita gente critica alguns carros por não serem 4x4... mas vai contar quantos desses REALMENTE já acionaram o 4x4 alguma vez que não fosse em um test drive?

 

Quantas pajeros rodam por aí cujas alavancas do diferencial nunca foram tocadas?

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Sim, a maioria de SUVs e 4x4 nunca pegaram lama.

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Além de tudo isso, de um carro ter seu propósito, gosto e sonho de ter um carro, cada um tem o seu.

 

Não é pq eu não me enfio na lama, não trabalho no campo que não posso chegar na nissan e comprar uma frontier 4x4. Se gosto de pickup mesmo sendo "bicho urbano", eu gosto, tenho grana e vou comprar. Assim como eu compraria uma Santafé se pudesse. Só pq moro na cidade, não sou obrigado a andar de celta 1.0 pq é carro feito pra cidade e o seguro é barato.

 

Agora inverta os papeis... um cara do campo que gosta de carro baixo... ele gosta, queria muito, mais não pode ter pq não passa nas estradas de terra. A ae? Ele citou o pessoal de track day... pow, que seja carro de FDS e dae? Quem mora na cidade, a maioria das pessoas trabalham em escritorio e não com o proprio carro, fora que temos transporte publico quase eficiente (pelo menos aqui em SP no centro expandido).

 

Anos 90 já passou e faz tempo, qdo quem podia ter uma pampa 0km eram poucos. Estamos em outra realidade hj em dia. A realidade é de quem pode, compra o que quer e ninguem tem nada haver com isso.

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utilitario no Brasil é simbolo de status, tem nego que mora no aluguel, tem suv e nunca encarou uma lama, isso tem demais...

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Acho que tudo é uma opção de vida.... até mesmo morar de aluguel...

 

 

Se o cara mora de aluguel e faz o dinheiro girar e pagar o carro e o aluguel.... tá ótimo....

 

 

 

 

O texto é meio saudosista demais....

 

Eu lembro com saudade da época que usava Kichute de 10 conto, todo alegre, com cadarço amarrado na canela.... mas prefiro andar com meu Adidas de 400 conto mesmo huahuahuahuahua (guardada as devidas proporções).

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utilitario no Brasil é simbolo de status, tem nego que mora no aluguel, tem suv e nunca encarou uma lama, isso tem demais...

 

Numa sociedade de consumo (como quaalquer sociedade), o que não é símbolo de status?

 

Carro caro é status.

 

Carro zero é status

 

Carro velho é status pra quem não tem

 

Casa é status

 

Mulher é status... roupa é status... ccelular é status...

 

Quantas coisas nós não desejamos comprar por status, mesmo que de forma inconsicente, ou que neguemos isto?

 

Cada um ganha o seu dinheiro e decide o que fazer dele. Errado seria se o cara deixasse de te pagar uma dívida pra comprar o tal carro.

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Eu trabalho em fazenda, enfrento estradas terríveis, 80 km de terra que em dias de chuva alguns trechos se tornam praticamente intransitáveis; sim ja passei em atoleiros onde f250, f1000, d20, f350 e carretas estavam atoladas, alguma das vezes com 700 kg de carga. Tenho uma fiorino, apesar do desconforto nunca me deixou na mão.

 

Porem, só tenho esse carro porque não tenho condição de ter um SUV ou uma caminhonete 4x4, pq com certeza teria.

 

O texto é bom, mas o cara é meio revoltado, creio que se ele tivesse um 4x4 teria facilitado bastante a vida dele!

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mas prefiro andar com meu Adidas de 400 conto mesmo huahuahuahuahua (guardada as devidas proporções).

 

Eu já sou do tipo que não dou 400 reais num tênis nem fodendo. Mas dou 800 num terno, se ele for de qualidade.

 

Ou seja, cada um tem seu juízo de valores, e cada um se vira pra mantê-lo... não prejudicando a ninguém, tanto faz se o cara comprou por status ou não. Se ele pode, parabéns pra ele. Caixão não tem gaveta...

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Eu já sou do tipo que não dou 400 reais num tênis nem fodendo. Mas dou 800 num terno, se ele for de qualidade.

 

Ou seja, cada um tem seu juízo de valores, e cada um se vira pra mantê-lo... não prejudicando a ninguém, tanto faz se o cara comprou por status ou não. Se ele pode, parabéns pra ele. Caixão não tem gaveta...

 

 

É bem isso mesmo....

 

Que nem pessoal que compra uns relógios caros aqui... EU não compro, olho as horas no celular, mas pq vou criticar quem quer usar.... se não for roubado, ta valendo....

 

Ainda mais para quem já foi bem mais pobre, como eu.... tem coisa que é sonho de pobre memso e fo**-se.... quando eu era criança eu não podia ter um New Balance, agora eu posso não vou comprar pq é "simbolo de status de uma sociedade capitalist"????? F O D A _ S E...... hauhauhauhau

 

E sim, eu compraria uma cayenne turbo se pudesse.... e não colocaria ela nem perto do barro hauhauhauahu

 

 

 

A única coisa que realmente me deixa puto nessas coisas... é cara que gasta com CERVEJA, CIGARRO, e acha caro ir no shopping e comprar um balão de 10 pila para o filho.... acha "caro por uma coisa que vai durar um dia"... isso me deixa puto mesmo.... e se o cara acha que o filho não vai lembrar uma dia.... a vai.... pode esperar que um dia isso volta-se contra vc...

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Quantas pajeros rodam por aí cujas alavancas do diferencial nunca foram tocadas?

Já vi uma atolada (sentada na areia) numa beira de praia e o cara ñ sabia nem o q era redução!

Depois q conseguiram tirar a pajero do buraco, passou uma mulher num vitara 5p (dos antigos), andando na boa, c/AC ligado e ouvindo rádio... o carro deu só uma sambadinha e foi embora. o-o-

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Putz, sinceramente, achei o texto legal, mas uma porcaria a comparação !!

 

NÃO EXISTE COMO COMPARAR ESSE QUESITO DE CARRO x UTILIDADE !!

 

Então eu tenho 100k na conta, quero comprar uma Santa Fé ( 10 air bags, 280 cv, todo conforto do mundo ) e não posso pq nao vo usar o 4x4 dela??? VPPQP !!!

 

Nego viaja nesse quesito, ou então a Caynee só pode ter quem tem propriedade no Mato Grosso!!

 

Quem nem Kleber disse, o que vc faz com seu dinheiro é PROBLEMA SEU! ! !

 

Quem tem mtas pessoas que jamais iram usar toda a tecnologia é verdade, mas até ae????

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A questão é que SUV e Adventure, Cross, etc. é moda.

 

Se a pessoa gosta e tem grana, tudo bem, tem mais é que comprar mesmo. Não da pra acreditar que muita gente compra porque o vizinho também tem.

Editado por avukte

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A questão é que SUV e Adventure, Cross, etc. é moda.

 

Se a pessoa gosta e tem grana, tudo bem, tem mais é que comprar mesmo. Não da pra acreditar que muita gente compra porque o vizinho também tem.

 

 

 

Vc nunca comprou NADA pq o visinho tem??????

 

 

Isso é instintivo no ser humano cara... não é a toa que é amplamente utilizado em campnhas de marketing....

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Legal o texto...

Uma ótima reflexão mesmo...

 

PS.: realmente revoltado o rapaz que o escreveu, heheh...

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Putz, sinceramente, achei o texto legal, mas uma porcaria a comparação !!

 

NÃO EXISTE COMO COMPARAR ESSE QUESITO DE CARRO x UTILIDADE !!

 

Então eu tenho 100k na conta, quero comprar uma Santa Fé ( 10 air bags, 280 cv, todo conforto do mundo ) e não posso pq nao vo usar o 4x4 dela??? VPPQP !!!

 

Nego viaja nesse quesito, ou então a Caynee só pode ter quem tem propriedade no Mato Grosso!!

 

Quem nem Kleber disse, o que vc faz com seu dinheiro é PROBLEMA SEU! ! !

 

Quem tem mtas pessoas que jamais iram usar toda a tecnologia é verdade, mas até ae????

 

O que eu acho é o seguinte, é que se você vai usar o carro só no asfalto e quer potência, luxo, etc, tem opções de carros muito melhores e mais eficientes do que as SUVs vendidas por aí... Sem contar o tanto de espaço que esses veículos ocupam, e ainda o fato de que normalmente quem dirige essas encrencas acham que podem mais que os outros no trânsito só porque estão e um carro maior e que impoem mais...

 

Isso é um outro problema aliás, as pessoas que buscam se impor no trânsito pelo carro que tem, ao inves de usar da educação...

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legal o texto

 

mas como o próprio autor disse tem que ver para que finalidade o veiculo foi projetado...

 

uma Pajero por exemplo, é muito utilizada na rua mas enfrenta com tranquilidade a terra e alguns obstáculos...

 

uma Cayenne não tem vocação alguma pra terra, ta na cara desde que vc compra que é um "esportivo" que leva mais pessoas...

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legal o texto

 

mas como o próprio autor disse tem que ver para que finalidade o veiculo foi projetado...

 

uma Pajero por exemplo, é muito utilizada na rua mas enfrenta com tranquilidade a terra e alguns obstáculos...

 

uma Cayenne não tem vocação alguma pra terra, ta na cara desde que vc compra que é um "esportivo" que leva mais pessoas...

 

Não diga que o carro não faz.... diga que o DONO não faz....

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=Viuefldk2cA

 

http://www.youtube.com/watch?v=VbetkMgQJC8

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O que eu acho é o seguinte, é que se você vai usar o carro só no asfalto e quer potência, luxo, etc, tem opções de carros muito melhores e mais eficientes do que as SUVs vendidas por aí... Sem contar o tanto de espaço que esses veículos ocupam, e ainda o fato de que normalmente quem dirige essas encrencas acham que podem mais que os outros no trânsito só porque estão e um carro maior e que impoem mais...

 

Isso é um outro problema aliás, as pessoas que buscam se impor no trânsito pelo carro que tem, ao inves de usar da educação...

 

 

É pode até ser, mas por exemplo eu prefiro carro sedan e tals do que uma SUV, porem meu tio não !! é TOTALMENTE QUESTÃO DE GOSTO ao meu ver!!

 

Tem nego que adora pickup e tals, eu acho nada haver saveiro, montana, etc !!!!

 

GOSTO é GOSTO!!!

 

UMA SUV tende a ser mais confortavel e espacoso neh!!! não é so pra terra!

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Não diga que o carro não faz.... diga que o DONO não faz....

 

 

 

nunca disse que Cayenne não anda na terra... mas sua vocação é muito mais pro asfalto...

 

e acho que esse texto é muito mais aplicável a linha "adventure" crossfox, escapade e afins...

esses sim são carros que de lameiro tem apenas uma vaga lembrança visual...

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Não diga que o carro não faz.... diga que o DONO não faz....

 

 

É nítido o fato que ela está fora do habitat natural.

 

Suspensão muito travada, pneu on-road total, rodas muito grande (pneu fino).

 

É um utilitário esportivo. Utilitário pois é um pouco mais alto, mas tem vocação esportiva pura.

 

Aliás, nenhuma SUV no mercado atual é realmente um 4x4, um jipe. São carros que encaram um offroad mas não nasceram para isso, salvo poucas exceções. Uma f250 é feita para andar na terra, na lama, para trabalho... Os SUVS que se vende por ae são muito mais pela segurança de se andar com um carro pesado (não preciso nem lembrar o conceito de colisões para vocês...), com espaço interno generoso e bom porta malas. É uma solução excelente para muitas famílias viajar.

 

Em casa temos uma RAV4. Bom, já tivemos Suzuki Samurai, Toyota Bandeirantes, Defender, Pajero, Jeep Willys... Digo, sabemos o que é um JIPE. Rav4 passa bem longe, é um carro toda mocinha, nasceu para cidade. CLARO que aguenta um off-road leve, mas nem reduzida tem! É um carro que dá para passar por estradas de terra, mas tem o 4x4 muito mais pela segurança do estilo de tração do que para andar no barro. Um carro que não tem reduzida, tem só 4 marchas, não tem blocante de diferencial, tem bastante eletrônica embarcada, não tem saída para snorkel (tem que cortar a lataria) entre outros NÃO PODE ser considerado OFF-ROAD.

 

Digo isso pois sei o que é um Jipe (sou campeão inclusive em alguns raids em Curitiba) e sei o que é um SUV. SUV é carro de família, para viagem e até algumas aventuras (eu NUNCA faria uma viagem para Bariloche, de carro, com um Azera por exemplo). JIPE é um carro desconfortável, com o mínimo de eletrônica embarcada possível (menos coisa para dar problema), alto, bom curso de suspensão, reduzida, bloqueio de diferencial entre outros pequenos detalhes.

 

Quem fala que dono de SUV esta errado em nem saber usar o 4x4.... Pois bem, o carro foi concebido prevendo tais donos, não podemos critica-lo. Claro que seria muito interessante todos saberem as capacidades do carro, mas quem quer um carro off-road compra um Troller, um Jimny, uma Defender, um Wrangler e não uma Captiva, Tuckson, Rav4, Pajero, SW4 ou outras. Dentre essas, a SW4 e a Pajero ainda encara alguma coisa, mas não nasceram para isso. Não exclusivamente.

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