Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

BLOOM,

vc citou: Na verdade os projetos q ele faz são por encomenda pro gosto do cliente. Já troquei com ele, e tem como fazer uma mani com frequencia beeem mais baixa! Mas a galera do RN especificamente ADORA um forró, então pq não focar 60~80hz?

Creio eu, na minha experiencia... que a unica variável que temos para mudar a sintonia seja o duto. pois eu acho que na construcão de uma caixa dessa dentro de um porta malas veicular, as medidas são as máximas possiveis para se obter a maior litragem para as camaras...

intão o segredo da coisa seria apenas o duto ? Estou errado ?

Creio eu que na construção dessas caixas em carroçinhas... o projeto seja mais elaborado... mas em veiculo, as dimençoes sao bastante reduzidas!

No carro sim! Mas uma mani com maior litragem e dutos mais longos conseguiriam melhor resultado!

Fora que as manifold dele tiram 100% da mala.. mas geralmente são usadas em palio, uno.. se botar num carro maior, dá pra fazer algo beem maiorzinho!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No carro sim! Mas uma mani com maior litragem e dutos mais longos conseguiriam melhor resultado!

Fora que as manifold dele tiram 100% da mala.. mas geralmente são usadas em palio, uno.. se botar num carro maior, dá pra fazer algo beem maiorzinho!

Pois é BLOOM,

Acho que a caixa tipo manifold combina mais com carros de medio/grande volume, carroçeria das pickups em geral e as carroças... para mala de uno, palio, fiesta, gol, celta, corsa entre outros... a dutada (bass reflex) seria a melhor opcão pela litragem!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é BLOOM,

Acho que a caixa tipo manifold combina mais com carros de medio/grande volume, carroçeria das pickups em geral e as carroças... para mala de uno, palio, fiesta, gol, celta, corsa entre outros... a dutada (bass reflex) seria a melhor opcão pela litragem!!!

Isso depende do estilo de musica.. pro Diógenes por exemplo, que acho que 90% dos sistemas sao voltados pra Forró.. a Manifold se sai muito bem, pois a sintonia fica mais alta .. e da uma batida bem firme, aliado ao manifold, consegue mandar esse grave bem longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Um comentário bem interessante que copiei la da audiolist:

Vale o mesmo que disse antes sobre as MTL1 e SB1000. Sonoridades parecidas, mais adequadas a "batidão" que música de verdade. Mas enfim...

Um problema comum tanto às T-18 quanto às MTL-1 (que são como duas T18 juntas), é o deslocamento do cone com o tempo e uso. Graças à posição inclinada, eles tendem a descentralizar, e a bobina raspa nas peças metálicas do conjunto magnético. Uma solução seria guardar as caixas "de cabeça para baixo" (ou "de ponta-cabeça", como dizem os paulistas...). Ou seja, invertidas em relação à posição em que trabalham. Se ficarem muito tempo sem uso, devem ser invertidas de vez em quando.

O fabricante alega que pode funcionar até 250 Hz, mas acima de 100 Hz já não soa bem. O corte então deve estar por aí (100 Hz) ou menos, o que indica tops de 15" para acompanhar. Se usar tops de 12", terá de cruzar mais alto e trabalhar bastante a equalização para cortar o pico em torno de 150 Hz.

A grande vantagem da T18 em relação à SB1000 e outras semelhantes de outros fabricantes é o fato do falante estar no lado de fora. Não influi no som, mas a refrigeração é perfeita. E faz diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

Outra dica que peguei la audiolist, essa nunca tinha pensado:

Mesmo assim, é preciso tomar a providência bem conhecida dos PAzeiros aqui da Audio List, de tanto que já falei: use falantes com suspensão reforçada (verdadeiros subwoofers) e desparafuse-os umas 2 a 4 vezes ao ano, gire 1/4 de volta e reponha no lugar. Assim, o desgaste será regular, uma vez que a área mais afetada é a mais próxima do vértice do "V", onde a pressão é maior. Mas isso só funciona para as caixas em V, e não para as MTL2 e 4

Compartilhar este post

Link para o post

Achei essas fotos na net da construção de uma SB1000:

dsc02310c.th.jpg

dsc02311i.th.jpg

dsc02324x.th.jpg

dsc02328.th.jpg

Vou deixar uma enquete no ar:

Como as SB1000 apresentam uma maior potencia em relação ao m² de frente... e maior profundidade... Será que num seria mais vantagem em as utilizar na contrucao das carroçinhas ??????? pois a profundidade nao seria problema nesse caso! Eis a questão!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha esse gráfico em algum lugar... preciso procurar.

Mas tenha SEMPRE uma coisa em mente: Pra se ganhar alguma coisa, sempre se perde em outra. Ou seja, você pode ganhar em SPL, mas perde banda passante.

se eu ganhar SPL em um pico desejável, compensa perder banda passante.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, esta é a lógica de qualquer caixa de alto desempenho...

Até as dutadas são assim. Você perde banda passante pra ganhar um pico. Cornetas, ídem... quanto maior o rendimento, menor a banda passante.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha esse gráfico em algum lugar... preciso procurar.

Mas tenha SEMPRE uma coisa em mente: Pra se ganhar alguma coisa, sempre se perde em outra. Ou seja, você pode ganhar em SPL, mas perde banda passante.

Por um acaso é esse Kleber?

resposta_mtl4_gde.gif

Gráficos comparativos de resposta em frequência:

Em verde, a resposta dos sonofletores de radiação direta lado a lado. Em vermelho, os mesmos sonofletores dispostos em manifold. Em laranja, a resposta do manifold corrigida pelo processamento (EQ + filtros).

Pode-se perceber que o desempenho do manifold é nitidamente superior até os 70Hz, e até os 100Hz ambos os sistemas são aproximadamente equivalentes. A partir daí o sistema de radiação direta leva vantagem, sendo que o manifold apresenta queda acentuada no rendimento após os 200Hz, com um profundo vale ente 300 e 400Hz. As razões estão detalhadas no texto.

Copiado de:

http://audiolist.org/siteantigo/artigos/manifold/index.htm

Compartilhar este post

Link para o post

se a informacao do grafico procede, blz

ou alguem tava pensando em faze manifold pra medio grave???

Compartilhar este post

Link para o post

Agora entendi pq eles usam a manifold para SUBGRAVE, associadas as SB850! Agora entendi !

Compartilhar este post

Link para o post

Agora entendi pq eles usam a manifold para SUBGRAVE, associadas as SB850! Agora entendi !

então essas SB850 são destinadas a médio-grave?

Compartilhar este post

Link para o post

então essas SB850 são destinadas a médio-grave?

a GRAVE ! pode pesquisar no google! eh uma bass reflex com dutos retangulares.

Compartilhar este post

Link para o post

o topico tá bom, mas uma parte indispensável ngm comentou ?

qual a forma correta de simular uma caixa dessa (mani) ?

a parte de tras ,camaras dutadas, pelo que consta nos foruns de som pro, sao calculadas como uma caixa dutada convencional.

e a parte da frente , camara em v, como é feito o calculo ?

seria calculada como uma band pass de 6 ordem , onde a abertura frontal seria o duto ?

Compartilhar este post

Link para o post

... e a parte da frente , camara em v, como é feito o calculo ?seria calculada como uma band pass de 6 ordem , onde a abertura frontal seria o duto ?

boa pergunta... li em algum lugar aqui no forum q ela deve ter angulo de 40º, mas qto as medidas...

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui nós costumamos usar muito a manifold no estilo que o Diógenes faz.

Ela é realmente uma caixa picuda, e deve ser bem sintonizada pra funcionar bem.

O cone é MUITO forçado na região do V, onde a pressão é bem mais forte, chegando a rasgar o cone.

Só pra ter uma ideia de como a pressão ali é grande, uma vez um autofalante meu queimou, e travou a bobina no GAP.

Passei dois dias tocando com o autofalante assim. (eram 4, só esse estava parado)

Quando fui olhar, a pressão tinha feito com que o cone descolasse da bobina, e estava funcionando como um radiador direto.

rsrs

Para a utilização daqui (grave de ataque, no forró, funk, etc), eu recomendo um corte subsonico bem alto. Diminui a sobre-excursão do autofalante, consequentemente o aquecimento, e diminui o esforço mecanico também.

Compartilhar este post

Link para o post

a GRAVE ! pode pesquisar no google! eh uma bass reflex com dutos retangulares.

vamos falar em frequência.

manifold até 100hz

e sb850 acima de 100hz

é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

a parte de tras ,camaras dutadas, pelo que consta nos foruns de som pro, sao calculadas como uma caixa dutada convencional.

seria calculada como uma band pass de 6 ordem , onde a abertura frontal seria o duto ?

Na verdade Kustella, essas caixas manifold são projetadas por fabricantes especificamente pra seus falantes e processadores, que por sua vez são projetados pra serem utilizados nessa caixa, hehehe...

E como aqui no Brasil qualquer coisa diferente vira modismo, aparece um monte de clonador inventando moda.

Projetar uma caixa dessas pra um falante qualquer não é coisa pra qualquer um não, e sim pra engenheiro de verdade. Na mão de clonador, o resultado de qualquer modificação é uma loteria. <_<

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em genero, numero e grau com o sandro café! O que sempre soube e vi, é que o FABRICANTE, simula/projeta e testa essa caixa para um subwoofer em especifico... de acordo com seus parametros!!! Essa historia que neguinho pega uma caixa manifold e coloca protech, eros, tomarock, tornado e tals... mudando so os dutos, eh gambiarra! nunca ouvi ninguem falando em projetar REALMENTE esse tipo de caixa... em simuladores e tals... O que eu me interesso em saber eh o seguinte: Como fazer uma caixa dessa, no olho, minimizando os erros! Tem "extaladô" que receita VITAMINA C pra dor de cabeça... kkkkk Outra coisa que estou vendo, eh o pessoal dutar caixa cornetada pra MG! nunca vi isso em PA. todas as caixas cornetadas são selada, com uma camara minima pros autos! projeto original homero sette!

Compartilhar este post

Link para o post

boa pergunta... li em algum lugar aqui no forum q ela deve ter angulo de 40º, mas qto as medidas...

Essa informação fui eu que postei, obtive esse valor pelo projeto original SNAKE da SB1000. acredito eu que essa angulacao a snake copiou do projeto original EAW. parece que outro fato curioso, eh que no projeto original EAW as camaras se comunicam no fundo da caixa, enquanto o SNAKE as camaras sao isoladas.

Eh tanta réplica, copia... que ficamos perdidos... kkkk

Outro exemplar de uma Manifold:

vl316.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Outro projeto:

4i85ts996caf472a3f0a7f4.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post

Link para o post

Mas enquanto os resultados práticos?

esse monte de gente aqui do fórum que utiliza manifold no que antes era uma dutada e afirma que as diferenças são significativas...

Principalmente a turma que escuta forró e pagodão.

Compartilhar este post

Link para o post

esse monte de gente aqui do fórum que utiliza manifold no que antes era uma dutada e afirma que as diferenças são significativas...

Resultado ???

Uma caixa mais picuda no forro, pancadão e funk! simples!!! Abre-se mão da sonoridade pelo pico!

Tendeu ? Pro uso do "metedor de som" a resposta dela tá melhor que a reflex!

Agora, o mito que ela serve pra todo aspecto musical, tá indo ladeira abaixo...

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta prática:

A caixa dutada de antes foi mal projetada, hehehe...

Na maioria das vezes uma manifold vai parecer tocar mais forte devido ao pico criado pela sintonia alta, câmara pequena ou ganho ocasionado pela câmara frontal, mas a curva dessa caixa é uma verdadeira "montanha russa", em detrimento da musicalidade e da durabilidade do alto falante, que sempre irá trabalhar além do seu limite mecânico.

Outra coisa: O fato do falante trabalhar em ângulo com relação às demais vias causa rotação de fase, sendo nescessário o uso de monstruosos processadores, capazes de corrigir esse giro de fase, o atrazo (Delay), atenuar os picos na resposta e corrigir os vales. Em geral, o preço de um processador desses custa mais caro que o PA inteiro, hehehehe...

Pra quem já viu um PA com manifold tocando forte, antes de prestar atenção nas caixas, dá uma olhada lá no rack de periféricos e veja certinho onde tá o "pulo do gato" na parada, hehehe... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma variaçao, dessa vez projetada pela snake, mas usada em tudo qt é falante

Vsa ???? Aqui !!!

Preste atenção no posicionamento do duto, que sai ali no início da corneta e não na frente da caixa como alguns gambiarreiros fazem, hehehe...

Se o fabricante recomenda essa caixa, não tem como questionar, mas leve em consideração o modelo do falante utilizado. A utilização de outra marca ou modelo é por pura experiência do estaladô e disponibilidade do cliente em ser cobaia, hehehe...

Obs.: Nem sempre a caixa recomendada pelo fabricante satisfaz o gosto do usuário, isso é fato... <_<

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...