Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Essa MTL-4 nunca vi ninguem fazendo nem utilizando...

 

mtl4.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Eu já tive 4 W-HORN cornetadas... cortei as cornetas e utilizei apenas elas, as mesmas usavam gabinete selado!!! eu gostava do punch delas... usei com 4 woofers NOVIK P500.

 

whorn.gif

 

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também apesar de ter ouvido poucas, já estava com vontade de montar uma dessas manifold...

 

Principalmente por falta de espaço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa MTL-4 nunca vi ninguem fazendo nem utilizando...

 

mtl4.jpg

 

 

Essa é fácil de saber pq nunca visse ngm usando.. Imagina só a trabalheira pra parafusar os 4 subs nessa tranqueira de espaço aí? :vts

 

 

 

Tenho curiosidade de fazer uma caixa diferente, mas ainda nao me decidi o que farei da vida :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou um dos que iria comprar o projeto do diogenes e não usaria muito pra forro mas sim pra rap e bastante grave

queria saber se ela se indica pra mim

usarei 2x sds 800 de 18 ou 15 dependendo do que ficar melhor no meu carro (celta)

vo fica de olho no topico pra aprender mais sobre a caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca!!! o tópico que eu estava esperando faz tempo!

Valeu Marcelo.

 

Posso adicionar uma dúvida?

Alguém a nos informar um comparativo sobre a mesma e uma dutada comum (quais são os verdadeiros ganhos e perdas).

 

Eu tinha esse gráfico em algum lugar... preciso procurar.

 

Mas tenha SEMPRE uma coisa em mente: Pra se ganhar alguma coisa, sempre se perde em outra. Ou seja, você pode ganhar em SPL, mas perde banda passante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou um dos que iria comprar o projeto do diogenes e não usaria muito pra forro mas sim pra rap e bastante grave

queria saber se ela se indica pra mim

usarei 2x sds 800 de 18 ou 15 dependendo do que ficar melhor no meu carro (celta)

vo fica de olho no topico pra aprender mais sobre a caixa

 

Esquece. A não ser que você parta pra 2, 3x a medida dele.

 

Agora vou te contar um segredo:

 

Manifold é o efeito de acoplamento entre duas caixas.

 

Você pode fazer duas dutadas com o falante que quiser, e alinhar em manifold.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas sera q com 2 sds de 15 eu nao consigo um bom resultado

agora fikei meio desanimado pois contava com ela no meu projeto mas pelo visto vai ter que ser a boa e velha dutada mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acertando o volume das câmaras pra elas, fica bom sim.

 

Pra fora... pra dentro, não faz a menor diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acertando o volume das câmaras pra elas, fica bom sim.

 

Pra fora... pra dentro, não faz a menor diferença.

 

Kleber,

 

eu tava olhando o projeto snake de SB1000 que por sinal eles copiara o original da EAW... a caixa tem 106cm de profundidade... ou seja... tem volume de sobra para os subwoofers renderem... rsrs

 

Como a gente consegue sintonizar uma manifold dentro de uma mala ??? Pelo que ando visto nas fotos... o povo deixa somente o espaco para os subs entrarem... e tira-se o maximo de proveito na litragem...

 

É por ai mesmo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o pessoal de alagoas ta usando as W-HORN

 

ogaaanrl7zmto93qfcz9njg.jpg

 

A mtl-2, tambem em alagoas:

 

ogaaao8arahpye8jrlbogew.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, eu tenho as manifold em V tbm!

Confesso que fiquei MUITO curioso pra ver ao vivo, a do Guto de Almeida, com os falantes em paralelo.. porém, ele nao quis disponibilizar o projeto.

 

Uma coisa eu digo, nao recomendo o projeto das manifold do Diogenes pra ninguém... nem as dutas. Calma, auheuahe, o Diógenes faz um grande trabalho.. sou fã dos serviços dele. Porém, eles ouvem Forró no nordeste. Quase todo projeto é visando isso, caixas com sintonia mais alta e tal.

Vejo as vezes gente aqui procurando gravao em carro pequeno, como o palio e o gol, e pessoal indica as manifold e postam topicos do Diogenes. Deve ser uma frustraçao meio grande.

Agora, pra quem curte eletronica, pancadao, house, forró... ae pode ir tranquilo.

 

 

Sobre a minha:

Eu gostava mais da minha dutada do qeu da minha manifold ouvindo hiphop. Mas deve ser questao de sintonia. JÁ pra house, eletronicas, sertanejo, funk... a manifold se sai MUITO bem.

Meus alto falantes são os Protech SUB600 18"...

O que eu achei estranho na manifold, é que mesmo ouvindo dance.. eu nao sentia a batida no peito, aquele impacto. Mas a 30~40.. 50 passos da caminhonete, na fazenda.. eu sentia as batidas no chao. Foi algo estranho .. que eu comentei aqui quando testei.

 

Agora nao sei se o problema sao os Protech ou a caixa. Pq ja vi alguns relatos sobre acharem o Protech fraco..a 5 metros do carro ja nao sentir mais a batida.. enfim.

 

 

Edit: o video do meu som quando tava montado

 

 

Ouvir o GRAVE mais presente distante da fonte emissora é uma das principais caracteristicas da manifold.

No inicio eu tentava regular o som ao maximo e ficava a uns 10 mts dele e não achava legal, porém o cara que tava com o som dele ligado a uns 50mts ficava puto da vida... [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvir o GRAVE mais presente distante da fonte emissora é uma das principais caracteristicas da manifold.

No inicio eu tentava regular o som ao maximo e ficava a uns 10 mts dele e não achava legal, porém o cara que tava com o som dele ligado a uns 50mts ficava puto da vida... [¨]

 

a maior vantagem da manifold, é o que o amigo citou ai em cima... "Jogar o grave longe"

 

Em PA... usam as manifold com subwoofer mesmo, no centro do palco. nas laterais de palco se usam as SB850. com as KF850 ou com line! isso ai eh a receita de bolo dos PAZEIROS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvir o GRAVE mais presente distante da fonte emissora é uma das principais caracteristicas da manifold.

No inicio eu tentava regular o som ao maximo e ficava a uns 10 mts dele e não achava legal, porém o cara que tava com o som dele ligado a uns 50mts ficava puto da vida... [¨]

seguindo este comentário

 

eu imagino um som com 4 woofers de 15 ou 18", um par em dutada (graves mais proximos) e um par em manifold (graves mais longes).

 

estaria correto? teria realmente este resultado?

 

pelo menos na teoria parece que sim. pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seguindo este comentário

 

eu imagino um som com 4 woofers de 15 ou 18", um par em dutada (graves mais proximos) e um par em manifold (graves mais longes).

 

estaria correto? teria realmente este resultado?

 

pelo menos na teoria parece que sim. pasmafaute

 

'Ю€åÐ!* XD *!',

 

Esse conceito eh aplicado nos PA! O povo gosta de meter 8 SB850 por lado, com mais umas 6 kf850 e umas 12 sb1000 no centro do palco, no chão! É lapada no peito!!!!

 

Em carro seria +/- isso! ainda podendo variar o seguinte: par de 15" em dutada para perto e par de 18" em manifold pra longe... a unica bronca eh o tal do cancelamento... esse seria dificil de resolver...

 

 

 

 

 

Sobre a SB1000 da snake. Fiz uns calculos rápidos de sua litragem, deu 385 litros de volume total...

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber,

 

eu tava olhando o projeto snake de SB1000 que por sinal eles copiara o original da EAW... a caixa tem 106cm de profundidade... ou seja... tem volume de sobra para os subwoofers renderem... rsrs

 

Como a gente consegue sintonizar uma manifold dentro de uma mala ??? Pelo que ando visto nas fotos... o povo deixa somente o espaco para os subs entrarem... e tira-se o maximo de proveito na litragem...

 

É por ai mesmo ?

 

Marcelo, o grosso do acerto da manifold é duto mesmo. O perímetro da boca também tem forte influência, por isto com uma caixa apenas não dá pra querer tirar subgrave não... Eu não faria apenas uma pra nada abaixo de 70Hz. Abaixo disto, só com empilhamentos... A bass reflex vai te dar uma resposta mais ampla, porém com SPL menor... aí é que está a questão "ganha-se e perde-se".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo, o grosso do acerto da manifold é duto mesmo. O perímetro da boca também tem forte influência, por isto com uma caixa apenas não dá pra querer tirar subgrave não... Eu não faria apenas uma pra nada abaixo de 70Hz. Abaixo disto, só com empilhamentos... A bass reflex vai te dar uma resposta mais ampla, porém com SPL menor... aí é que está a questão "ganha-se e perde-se".

 

perimetro de q boca ? do duto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a maior vantagem da manifold, é o que o amigo citou ai em cima... "Jogar o grave longe"

 

Em PA... usam as manifold com subwoofer mesmo, no centro do palco. nas laterais de palco se usam as SB850. com as KF850 ou com line! isso ai eh a receita de bolo dos PAZEIROS.

 

A EAW 1000 é quase uma corneta...

 

A MTL2 dá um bom grave próximo sim. Certa vez aluguei um PA pra show... o cara chega com 2 MTL2 + 2 vias de médio grave + médio + agudo (os PAzeiros chamam de 3way mesmo). Botou uma MTL + 3way de cada lado... vou te dizer que, a 1 metro e meio do palco, cada batida no bumbo era um soco no peito...

 

Tesão demais... mas claro, era um arranjo pra grave com muito punch, não pra subgrave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

'Ю€åÐ!* XD *!',

 

Esse conceito eh aplicado nos PA! O povo gosta de meter 8 SB850 por lado, com mais umas 6 kf850 e umas 12 sb1000 no centro do palco, no chão! É lapada no peito!!!!

 

Em carro seria +/- isso! ainda podendo variar o seguinte: par de 15" em dutada para perto e par de 18" em manifold pra longe... a unica bronca eh o tal do cancelamento... esse seria dificil de resolver...

 

 

 

 

 

Sobre a SB1000 da snake. Fiz uns calculos rápidos de sua litragem, deu 385 litros de volume total...

 

marcelo,

 

vamos considerar que estamos usando 4 falantes iguals exemplo 4 x 18" um par em dutada e outro em manifold. os 4 ligados em apenas um módulo. utilizando um bom cross, com os cortes corretos e etc.

 

 

mesmo assim ainda teria os cancelamentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marcelo,

 

vamos considerar que estamos usando 4 falantes iguals exemplo 4 x 18" um par em dutada e outro em manifold. os 4 ligados em apenas um módulo. utilizando um bom cross, com os cortes corretos e etc.

 

 

mesmo assim ainda teria os cancelamentos?

 

Não sou a pessoa mais experiente pra explanar isso... pelo que eu entendo... um possivel cancelamento vira da proximidade de 2 caixas distintas... cada uma com sua sintonia, spl e resposta... Qnd se misturam caixas assim em PA. a distancia entre elas eh grande... coisa de uns 8 a 12 metros...

 

num carro... funcionando como caixa unica, o principio seria esse... mas isso eh especulacao!!!! so fazendo e testando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível sim acoplar manifold e dutada, sem grandes problemas... só tomar cuidado com as distâncias.

 

Cancelamentos só ocorrem quando há problemas com comprimentos de ondas. Ou seja, pra algo funcionando entre 60 a 150Hz, o limite de distanciamento entre falantes é de 1,14m.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, a camara dutada da minha manifold tem 75L, pra cada falante de 18".

Eu posso fazer duas camaras com 100L e uni-las em manifold? será que desceria mais e ainda continuaria a mandar mais longe?

 

Uma coisa que eu observei na manifold foi o controle de cone, melhora muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível sim acoplar manifold e dutada, sem grandes problemas... só tomar cuidado com as distâncias.

 

Cancelamentos só ocorrem quando há problemas com comprimentos de ondas. Ou seja, pra algo funcionando entre 60 a 150Hz, o limite de distanciamento entre falantes é de 1,14m.

 

 

Eu mesmo uso 2 falantes em manifold e os outros 2 em dutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível sim acoplar manifold e dutada, sem grandes problemas... só tomar cuidado com as distâncias.

 

Cancelamentos só ocorrem quando há problemas com comprimentos de ondas. Ou seja, pra algo funcionando entre 60 a 150Hz, o limite de distanciamento entre falantes é de 1,14m.

deixa eu ver se eu intendi.

 

a distância maxima entre os falantes da manifold pra dutada deverá ser de 1,14m?

 

acima disso haveria a possibilidade de cancelamentos?

 

 

é isso mesmo? ou intendi errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...