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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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A diferença é que o Fire tem potência menor, porém tem CURVA de torque... torque em faixa útil.

 

Já a GM optou por transformar a curva de torque em um PICO de torque pra conseguir potência maior, botou um câmbio curto pra compensar a falta de força... resultado: Até assusta, mas a dirigibilidade é péssima e o consumo é alto.

 

Ou seja, fico mais feliz com meu 1.4 de 82cv, e de poder trafegar por aí a 1500RPM.

 

 

A verdade é que o fire só presta no uno mesmo (pq é leve). No palio, que nem é mt pesado ele já se arrasta.

Já usei uno e celta por longos períodos. Na cidade o uno é melhor, anda menos preso, menos trocas de marcha. N

a estrada não tem comparação, o celta é muito melhor (vhc-e). Dá pra andar a 140-150 a estrada inteira em 5ª, inclusive em subidas ele mantém. No uno tinha que ficar usando 4ª e 3ª direto, ficando bem cansativo.

Fora que, por causa do câmbio longo tem que ficar pisando fundo a estrada inteira, o sistema entende que vc está ultrapassando e corta o ar condicionado, que já é uma bosta! Foi o pior carro que já viajei na minha vida.

Até os palio 1.4 são mancos. Já andei na frente de um fácil na estrada (com o celta), empurrando em tds ultrapassagens.

 

Quanto a curva de torque do vhc-e, vale lembrar que ele tem um pico entre 2000 e 3000 rpm (que atende ao uso urbano) e outro mais em alta, que é o maior.

Sobre consumo, andando a essa velocidade que citei direto (4 pessoas + bagagem) faz 10,5 km/l no álcool. Considero excelente!

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A diferença pro palio não é apenas peso... Palio pesa uns 100kg a mais, apenas. Eu chuto câmbio mal dimensionado, pq no uno rende bem, e sem câmbio curto.

 

Quanto ao celta, claro que na estrada vc segura a quinta... o câmbio é bem mais curto...

 

Já o pico de torque... não deveria existir pico de torque... isso é deficiência de projeto.

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A diferença pro palio não é apenas peso... Palio pesa uns 100kg a mais, apenas. Eu chuto câmbio mal dimensionado, pq no uno rende bem, e sem câmbio curto.

 

Quanto ao celta, claro que na estrada vc segura a quinta... o câmbio é bem mais curto...

 

Já o pico de torque... não deveria existir pico de torque... isso é deficiência de projeto.

 

 

Não sei o problema do palio. Mas fiquei nervoso dirigindo um na cidade, imagina estrada...

E concordo que não deveria existir pico de torque.

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Palio 1.4 dar osadia pra Celta VHC na estrada? Possível, só depende dos mortoristas hehehe

 

Uno fire flex na estrada não da trela pra celta vhc nenhum, eles andam muito próximo. A vantagem do Celta são as marchas curtas nas ultrapassagens, mas sabendo usar o uninho, eh junto direto.

 

Onde Celta vhc dá susto em Palio 1.4 é na arrancada!! O celta pula na frente até o final da 3a marcha dele (100km/h), depois tchau.

 

Punto 1.4 é que leva susto até do Palio economy novo...

 

Abraços

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Punto 1.4 é que leva susto até do Palio economy novo...

 

Fato. Minha mãe tem um e o carrinho é manco mesmo.

 

Agora, para o uso dela, tá mais do que bom...

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E esse 1.8 no Palio? Alguém já experimentou? Deve ficar interessante hein?

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E esse 1.8 no Palio? Alguém já experimentou? Deve ficar interessante hein?

O 1.8 GM ?

 

Se for, não é muito interessante não.

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Pois é, GM 1.8 atual só dirigi esse Astra só alcool que nunca tinha ouvido nem falar, não posso defender os flex então pasmafaute , os 1.4(prisma) eu gostei, torque em alta, achei parecido com o meu 16v.

Motor do astra não é o mesmo dos corsas.

 

1.8 do astra é diferente dos 1.8 da fiat.

 

Sobre flex ou não...

 

Basicamente, como o drifter falou, taxa de compressão....

 

Tem também umas brincadeiras com a própria injeção, que não sei por que, não é tão inteligente assim não...

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O 1.8 GM ?

 

Se for, não é muito interessante não.

 

 

Esse 1.8 8V não é o que equipa o novo Palio ELX 1.8? O mesmo do Stilo? Ou esse é outro motor?

 

Pq o torque declarado do Palio ELX 1.8 Dualogic (fui ver o preço dele com aquela isenção de IP e ICMS e tal, pra mim fica 31.000,00 completo + AC e 33.200 + Airbag Duplo e ABS, com roda de aço 15", milhas,etc, só não vem com couro e roda de liga, que é opcional) é de 18,5 no álcool, achei BEM fortinho, quinta-feira vou fazer um test drive... ahuahuahuah

Olhando somente potência em CV, parece manco, mas olhando torque a coisa muda hein? O vendedor me disse que "esse Dualogic no modo esportivo usando o "tip tronic" canta pneu fácil", kkkkk

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Na verdade, é um excelente motor, com boa faixa de torque, na minha opinião.

 

Claro que o KLEBI acha anêmico e prefere o 1.4 manco de PSA dele....

 

Mas, todo mundo que já dirigiu de fato um 1.8 GM faz elogios em todos os sentidos, exceto no consumo (que é alto, mas não absurdo comparado a FORD)

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O 1.8 que equipava o Astra é F2, o do Corsa, Montana, Fiat e cia. é o 1.8 F1, não são o mesmo motor...

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Aproveitando o tópico...

 

Me surgiu uma dúvida...

 

Diferença do 1.4 e do 1.8 GM é só a manivela e o vira? Ou o tem mais?

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Mas, todo mundo que já dirigiu de fato um 1.8 GM faz elogios em todos os sentidos, exceto no consumo (que é alto, mas não absurdo comparado a FORD)

 

Nunca dirigi, mas já andei de carona. Achei bem torcudo mas ele é realmente áspero em alta, não tem como negar Jão da Montana ( Com gostos próximos ao do Ronaldo o-o- )

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IhiehauiHeuhUEhuhe

 

Se você dirigiu no árcoor, não vou negar. Mas na gasosa é bem mais liso.

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Palio 1.4 dar osadia pra Celta VHC na estrada? Possível, só depende dos mortoristas hehehe

 

Uno fire flex na estrada não da trela pra celta vhc nenhum, eles andam muito próximo. A vantagem do Celta são as marchas curtas nas ultrapassagens, mas sabendo usar o uninho, eh junto direto.

 

Onde Celta vhc dá susto em Palio 1.4 é na arrancada!! O celta pula na frente até o final da 3a marcha dele (100km/h), depois tchau.

 

Punto 1.4 é que leva susto até do Palio economy novo...

 

Abraços

 

Não é bem depois tchau não.. O palio em questão era de um parente meu, 1.4, 81cv no alcool. Não andou junto com o celta vhc-e quando testamos. Na gasolina, ou carregado, já não sei!

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O 1.8 GM ?

 

Se for, não é muito interessante não.

 

Eu gostava muito do corsa 1.8 que tinha aqui. Era um pouco beberrão na cidade mas na estrada era muito bom! Muito torque, cantava pneu fácil facil.

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Esse 1.8 8V não é o que equipa o novo Palio ELX 1.8? O mesmo do Stilo? Ou esse é outro motor?

 

Pq o torque declarado do Palio ELX 1.8 Dualogic (fui ver o preço dele com aquela isenção de IP e ICMS e tal, pra mim fica 31.000,00 completo + AC e 33.200 + Airbag Duplo e ABS, com roda de aço 15", milhas,etc, só não vem com couro e roda de liga, que é opcional) é de 18,5 no álcool, achei BEM fortinho, quinta-feira vou fazer um test drive... ahuahuahuah

Olhando somente potência em CV, parece manco, mas olhando torque a coisa muda hein? O vendedor me disse que "esse Dualogic no modo esportivo usando o "tip tronic" canta pneu fácil", kkkkk

Então, ele tem muito torque mesmo, cantar 3ª com ele é facinho no mecânico, mas em giro alto que eu não gosto, não rende muito não...na cidade é gostoso de dirigir, não precisa ficar reduzindo marcha, tuchar o pé toda hora, mas acelerando mesmo não tem um desempenho excepcional.

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humm foi o que eu imaginei mesmo!! taxa e injeção né!!

éééééé aquela coisa neh... comparação com um profissional... o cara é Pedreiro/Eletricista/azulegista/encanador e pintor!! mais nao faz nenhuma das atividades tao bem feita como um cara Especializado na sua area!!

 

acho que ainda tem o que evoluir neh! mais hoje ter um carro nao Flex eh pedir pra ter trabalho pra vender! alem do que cá entre nós é uma maravilha poder olhar o preço no posto e decidir o que compensa mais... chegar naquele dia de frio e colocar gasolina pro carro pegar melhor de manha! e essas coisas! eu pelo menos... nao compro um carro nao Flex nao... só se for pra segundo carro e olhe lá!

 

sim os primeiros lineas ficaram com motores diferentes sim.. o que acho que nem vai fazer com que o carro se torne um Mico nao... pq nego nem se liga nessas coisas ao comprar carro!! e nossa dirigi um punto 1.4 de uma amiga AFF manco eh pouco... rs

 

 

 

Creio que sim, um carro exclusivamente a álcool terá a taxa de compressão otimizada apenas para o álcool. É capaz de até ter pistões específicos para a versão.

 

Mas dai só um especialista para falar... mas creio que sim.

 

Quanto aos novos motores da FPT, realmente vieram em boa hora. Ainda não entendi porque a BMW trocou o 1.6 Tritec/FPT pelos PSA. Embora os novos PSA estão rendendo bem lá fora, o 1.6 turbo rende 180cv...

 

De qualquer forma, mesmo sendo admirador de Fiat, reconheço a cagada da marca em matar os carros. O Linea 1.9 mal chegou no mercado e já está morrendo. Isso é mancada. Mas hoje em dia todas fazem isso, vide a Ford com o Focus sem motor Flex, etc... quem compra as primeiras versões, toma fumo... infelizmente.

 

Que venham os FPT. Tenho certeza que serão divertidos. E irá salvar o Punto, é um BELO carro, porém o 1.4 é completamente insuficiente, e o 1.8 tem bom torque mas é áspero. Não soa nem um pouco italiano...

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Na verdade, é um excelente motor, com boa faixa de torque, na minha opinião.

 

Claro que o KLEBI acha anêmico e prefere o 1.4 manco de PSA dele....

 

Mas, todo mundo que já dirigiu de fato um 1.8 GM faz elogios em todos os sentidos, exceto no consumo (que é alto, mas não absurdo comparado a FORD)

 

Jão, já dirigi tanto o 1.8 FI, assim como tive um 1.8 FII.

 

Quando eu digo que é o PIOR motor nacional, é pq a coisa é feia pra ele MESMO. Perto do 1.8 FII aquilo é um motor de enceradeira. O FII tem ótimo torque em baixa (tanto que o câmbio é longo... esticar a terceira até 120 num Kadett não faz ele nem chegar perto de cortar, e isso, na época, era o que eu mais fazia).

 

A única razão pro 1.8 ter sofrido este downgrade foi o custo, já que é o mesmo motor 1.0/1.4/1.6 esticado acima do limite pra 1.8. Tanto é que o limite do projeto do FI é 1.6, foi feito pra ser até 1.6, e isto é fato.

 

Quanto ao 1.4, me fala qual 1.4 faz 14km/l na cidade com desempenho decente? O 1.4 GM? Nem me faça rir... hauhauhauhauhauhau

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alem do que cá entre nós é uma maravilha poder olhar o preço no posto e decidir o que compensa mais... chegar naquele dia de frio e colocar gasolina pro carro pegar melhor de manha! e essas coisas! eu pelo menos... nao compro um carro nao Flex nao... só se for pra segundo carro e olhe lá!

 

Tirando SP e uma ou outra cidade no Br, álcool não vale a pena não.

 

Eu mesmo só meto cana muiiito raramente. Só quando tem promoção onde o álcool fique 40% abaixo da gasolina, pq aqui é estagnado em 27% mais barato. Ou seja, no meu caso, o custo/km é o mesmo, e a autonomia é menor, então uso gasola mesmo.

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Gosto bastante desse motor na minha Strada, bom torque, silencioso e aguenta pau. Acho mais gostoso dirigir ela do que o new civic que tinha em casa, que qualquer subidinha tinha que fazer o mortor gritar.

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entao mais eh exatamente isso que eh bom... carro só a alcool o cara passa raiva ao sair de SP e pagar mo Bica, só a gasolina o cara passa raiva ao ver o alcool a 1,25 enquanto ele paga pelo menos 1 real mais caro o litro... Flex vc faz o que eh melhor! hehehe

 

por sinal impressionante como eh caro combustivel em outros estados brasileiros... tudo bem dependendo o custo de transporte aumenta! mais ptz eh mta diferença nas minha ultimas ferias na Bahia aluguei um Bug... os passeios foram divertidos... bug + areia + roles noturnos [^] mais ao fazer as contas do que gastei de gasolina acho que teria sido melhor andar só de taxi por la! =S

 

 

 

Tirando SP e uma ou outra cidade no Br, álcool não vale a pena não.

 

Eu mesmo só meto cana muiiito raramente. Só quando tem promoção onde o álcool fique 40% abaixo da gasolina, pq aqui é estagnado em 27% mais barato. Ou seja, no meu caso, o custo/km é o mesmo, e a autonomia é menor, então uso gasola mesmo.

Editado por Rodrigo_KBLO

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Galera, andei pesquisando as fichas técnicas dos motores da GM, dos antigos e atuais e tô com augumas dúvidas. O 1.8 atual não é bom certo. E o 1.8 antigo era pior ainda? Por isso a GM trocou? Falaram que esse novo 1.8 é um 1.6 "estuprado" pra vira um 1.8, dá mesmo pra coloca um vira de 88.2 de curso num bloco onde tinha um vira de 81.5 de curso?

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KLB, na verdade F1 é melhor para carros de rua do que F2....

 

Apesar de F2 ser bem mais divertido para preparar....

 

O que você chama de falta de torque, na verdade sobra.

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Jão, já dirigi tanto o 1.8 FI, assim como tive um 1.8 FII.

 

Quando eu digo que é o PIOR motor nacional, é pq a coisa é feia pra ele MESMO. Perto do 1.8 FII aquilo é um motor de enceradeira. O FII tem ótimo torque em baixa (tanto que o câmbio é longo... esticar a terceira até 120 num Kadett não faz ele nem chegar perto de cortar, e isso, na época, era o que eu mais fazia).

 

A única razão pro 1.8 ter sofrido este downgrade foi o custo, já que é o mesmo motor 1.0/1.4/1.6 esticado acima do limite pra 1.8. Tanto é que o limite do projeto do FI é 1.6, foi feito pra ser até 1.6, e isto é fato.

 

Quanto ao 1.4, me fala qual 1.4 faz 14km/l na cidade com desempenho decente? O 1.4 GM? Nem me faça rir... hauhauhauhauhauhau

 

14 na cidade... me ensina como se faz? :rolleyes:

 

Nem com Mille Fire consigo.

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