Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

GIII lêndea_sc

Ford Ecosport Freestyle 1.6 X VW CrossFox 1.6

Recommended Posts

Postado em

Fevereiro 2010

Ford Ecosport Freestyle 1.6 X CrossFox 1.6

Eles compartilham a ideologia, mas têm armas e métodos próprios para conquistar seguidores

601_cross_abre.jpg

A história desses dois espécimes é muito parecida. Ambos estão em sua primeira geração, mas já passaram por uma grande virada para corrigir defeitos que poderiam levá-los à extinção. Acabamento interno simplório e barulhento e uma lista de equipamentos pobre, felizmente, ficaram no primeiro capítulo de suas vidas. Hoje, EcoSport e CrossFox têm mais a oferecer a quem não abre mão de um urbano aventureiro.

601_cross_01.jpg

Atenta às mudanças aplicadas no Fox no fim do ano passado, a Ford deu um tapinha no Eco: 2010 mal começou e o pequeno SUV já estreia como modelo 2011. Externamente, as principais mudanças estão na grade (com três barras horizontais em vez de uma), nos frisos de porta e no rack de teto (agora com barras longitudinais em substituição ao par transversal). Ah, claro, tem também o nome EcoSport no capô, no melhor estilo Land Rover – foi raro encontrar alguém que aprovasse a ideia aqui na redação. Enfim, o pacote de alterações do modelo 2011 é uma simples “manutenção” da grande virada aplicada no fim de 2007. Como no caso do CrossFox essa grande virada foi justamente a promovida no fim do ano passado, cabe a ele a maior dose de efeito novidade.

601_cross_06.jpg

O EcoSport Freestyle, que nasceu como uma série limitada, em 2005, agradou em cheio. Com visual mais aventureiro e os itens básicos para o segmento (ar, direção e trio elétrico), a versão especial se tornou definitiva. Adriana Carradori, gerente de marketing da Ford, diz: “Hoje, a versão Freestyle 1.6 corresponde, sozinha, a mais de 50% do mix de vendas”. Com o concorrente acontece algo semelhante. Vende-se muito mais CrossFox que Fox com motor 1.6.

601_cross_05.jpg

Lado a lado na garagem, o Eco se vale da frente alta e dos 21 cm a mais de comprimento total (incluindo o estepe) para reforçar seu estilo SUV. Não se iluda: as medidas internas, fornecidas pelas fábricas, revelam que o espaço na cabine é muito parelho. A diferença mais significativa está na capacidade de porta-malas, de 296 litros do Eco contra 260 do Cross. O SUV tem boas surpresas, como o compartimento refrigerado sobre o portaluvas e o enorme porta-objetos camuflado sob o banco do passageiro, mas o hatch contra-ataca com um acabamento indiscutivelmente superior, com banco traseiro com regulagem de distância e encostos de cabeça tipo vírgula. Por fora, o CrossFox tem um estilo aventureiro mais discreto que o EcoSport Freestyle, mas, de novo, exibe mais refinamento. Só a Volkswagen providenciou uma colmeia de radiador preta, evitando que ela aparecesse demais por trás da grade, como acontece com a peça prateada do Eco.

601_cross_02.jpg

Como os dois modelos carregam o estepe nas costas, cabe um olhar mais atento aos suportes. O facelift do CrossFox deu a ele um sistema de transporte do estepe muito mais “inteligente”, similar ao aplicado na Idea Adventure, com dobradiças fixadas na barra do para-choque – antes eram fixadas na coluna C. Para chegar ao porta-malas, basta acionar um botão no painel ou na chave tipo canivete e dar um leve toque no puxador do suporte. Auxiliado por uma mola a gás, o conjunto se move com suavidade e destrava automaticamente a tampa traseira. No Eco, o conjunto que sustenta a roda extra vai preso à própria tampa, que também é auxiliada por uma mola a gás. Porém, nem as pesadas dobradiças aparentes nem os aperfeiçoamentos aplicados pela Ford são suficientes para evitar que o peso excessivo se traduza em barulho ao rodar sobre piso irregular.

601_cross_09.jpg

Na tabela, o Volkswagen é muito mais barato (46 090 contra 57 190 reais), mas é preciso considerar que ele vem menos equipado. Com esses 11 100 reais de diferença, é possível colocar tudo que o Eco oferece de série (rodas de liga leve, pneus Scorpion ATR, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável, acendedor de cigarros e rádio completo, com comandos de som no volante) e ainda sobram 6 072 reais, suficientes para adquirir airbag duplo, ABS, teto solar e sensor de estacionamento, coisas indisponíveis no modelo da Ford. Questionado sobre a falta de opção de itens de segurança do Freestyle, Antônio Baltar, gerente de marketing da Ford, diz: “O consumidor de EcoSport encontra ABS e airbag nas versões XLT, mas, de fato, precisa abrir mão do visual Freestyle. Em todo caso, vamos encarar essa crítica como sugestão”. Para o bem de quem vai comprar um Eco Freestyle, esperamos que a ideia vingue. E, já que é para opinar: alô, Volkswagen, que tal colocar o ar-condicionado de série no CrossFox? Forçar a barra para ter um preço de tabela baixo tem limite e, entre os aventureiros, apenas o Sandero Stepway adota a mesma estratégia.

601_cross_04.jpg

Na pista, detectamos outro “truque” do SUV. Para apresentar números de consumo de combustível contidos, sobretudo na estrada, o modelo se vale de uma relação de câmbio longa nas marchas mais altas. A estratégia deu ao Eco vitória nos consumos urbano e rodoviário (6,9 e 9,5 km/l contra 6,4 e 8,8 km/l), mas comprometeu todas as provas de aceleração e retomada. No mundo real, isso significa viagens mais econômicas – desde que a estrada não seja repleta de altos e baixos. Suspensão elevada é sinônimo de perda de esportividade, mas há que se ressaltar o ótimo acerto obtido pela VW: o CrossFox, apesar de alto, vai melhor em curvas que seu concorrente.

601_cross_08.jpg

Dessa vez, o CrossFox não teve tanto trabalho para provar sua superioridade, mas é bom a Volkswagen não dormir sobre os louros da vitória, pois essa vantagem pode desaparecer feito mágica quando a segunda geração do EcoSport chegar, no fim de 2011.

--------------------------------------------------------------------------------

ECOSPORT

601_cross_03.jpg

DIREÇÃO, FREIOE SUSPENSÃO

Sem ABS, os freios tendem a travar. A suspensão não funciona tão bem quanto a do CrossFox, mas tem bom curso e não sofre com os buracos.

★★★

MOTOR E CÂMBIO

A Ford optou por um câmbio de relações longas para deixar seu EcoSport econômico. Deu certo, mas a medida sacrificou o desempenho, principalmente as acelerações e retomadas.

★★★

CARROCERIA

As recentes alterações deram uma renovada no Eco, mas não escondem algumas rugas do projeto, como as dobradiças aparentes da tampa traseira.

★★★★

VIDA A BORDO

A vida é fácil dentro de um Freestyle: tem som completo, trio, ar e direção. Na linha 2011, ganhou um novo porta-objetos entre os bancos e manteve o compartimento refrigerado acima do porta-luvas.

★★★★

SEGURANÇA

A Ford diz que há a possibilidade de oferecer ABS e airbag como opcional. Deveriam ter feito isso na estreia dessa linha 2011.

★★★

SEU BOLSO

A boa novidade é a garantia, que passou de um para três anos. A má é que o Eco ainda é muito mais caro que o CrossFox.

★★★

--------------------------------------------------------------------------------

CROSSFOX

601_cross_07.jpg

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Apesar de alto, o CrossFox se manteve equilibrado nas curvas e frenagens, mesmo com os pneus de uso misto, opcionais.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

Um casamento perfeito. Os engates precisos da caixa MQ 200 instigam a uma tocada esportiva.

★★★★

CARROCERIA

A cara de Polo europeu rejuvenesceu o Fox. O novo suporte de estepe, fixado a uma parte rígida da carroceria (o para-choque traseiro), faz menos barulho que o anterior, preso à coluna C.

★★★★

VIDA A BORDO

Se você investir na compra de equipamentos para deixar o CrossFox tão equipado quanto um EcoSport, terá um pacote mais interessante: a coluna de direção é regulável em profundidade e altura (no Eco, só em altura) e os comandos do som estão nos raios do volante (no rival, ficam na coluna).

★★★★

SEGURANÇA

A Volkswagen está de parabéns: oferece airbag e ABS num pacote que custa excelentes 2 000 reais.

★★★★

SEU BOLSO

Elogiada em segurança, criticada em garantia: a VW poderia oferecer um prazo mais elástico para seus carros. Um ano, hoje, é pouco.

★★★

VEREDICTO

O EcoSport pode ser mais indicado para quem está sempre na estrada com a família, pois carrega mais bagagem e bebe menos que o CrossFox. Entretanto, como o “normal” é rodar a maior parte do tempo vazio e na cidade, o hatch ágil, confortável, espaçoso e mais barato é a melhor opção.

P.S: Mais um ano deu crossfox hehehehehe ..... já sei, já sei, a 4 rodas recebeu jabá.

P.S2: Acho ambos extremamente afeminados. Não me vejo dono de um crossfox mto menos de uma ecosport qualquer versão q seja.

Postado em

Cara, a ecosport antiga não é tão afeminada assim :vts

A nova ficou com mais cara de mocinha, mas mesmo assim...

E eu entrei no tópico já sabendo do resultado... Não tem nem mais graça!

Vou esperar o flame do KLB...

Postado em

Que ideologia eles compartilham?

Para mim os dois modelos não compartilham absolutamente nada.

A Ecosport so fica rancheira pondo foto dela na terra. Mesma coisa se fosse falar que um Tucson era offroad. Não tem apelo nenhum. Ja o crossfox é um wannabe. Acho um comparativo totalmente futil, só para o melhor carro do mundo ganhar mais uma vez.

Daqui a pouco vão comparar VW Golf "O Melhor Velocista Nacional" contra Bugatti Veyron ou Apollo Gumpert "O Melhor Velocista Mundial" dizendo que eles tem a mesma ideologia.

Postado em

Eu ainda perco meu tempo lendo esses comparativos.

Pelo menos esse ano não foi nada tão tosco quanto o comparativo anterior.

Bem, só um ponto: O Fox custa 27 mil. Ganhou motor 1.6, suporte de estepe, adesivos e suspensão mais alta, e foi pra incríveis 46 mil.

É algo a se pensar, não?

Ainda mais surpreendente, é a VW alegar que o fox é mais ágil na cidade. CLARO QUE É. É um Hatch com suspensão elevada, menor e mais leve que a Eco. Dãããããã

Postado em

VEREDICTO

O EcoSport pode ser mais indicado para quem está sempre na estrada com a família, pois carrega mais bagagem e bebe menos que o CrossFox. Entretanto, como o “normal” é rodar a maior parte do tempo vazio e na cidade, o hatch ágil, confortável, espaçoso e mais barato é a melhor opção.

Pq não afzem um crossfox de um lugar só então, e sem porta malas....

eles é quem decidem o que é normal????

Dos dois, eu prefiro nenhum....

Postado em

fico com um Suzuki SX4... pelo menos é AWD de verdade!

Nessa mesma faixa de preço?

Sem falar que Suzuki é carro pra japa anão. Qualquer um com mais de 1,70 já não cabe dentro. E se couber, não tem espaço no porta-malas, pq tem que recuar todos os bancos.

Mesma coisa pro TR4.

Postado em

Nessa mesma faixa de preço?

Sem falar que Suzuki é carro pra japa anão. Qualquer um com mais de 1,70 já não cabe dentro. E se couber, não tem espaço no porta-malas, pq tem que recuar todos os bancos.

Mesma coisa pro TR4.

Na faixa de preço do Crossfox, eu compraria qualquer carro q nao seja o próprio.

Postado em

Na faixa de preço do Crossfox, eu compraria qualquer carro q nao seja o próprio.

E na faixa de preço do Tucson?

Sempre tem opções de outros segmntos oferecendo mais acessórios por preços menores ou iguais, porém com características diferentes.

Por isto que é burrice comparar Ecosport com Crossfox. Quer fazer jabá com o Fox, vão atrás de comparar com o Sandero Stepway, por exemplo.

Postado em (editado)

E na faixa de preço do Tucson?

Sempre tem opções de outros segmntos oferecendo mais acessórios por preços menores ou iguais, porém com características diferentes.

Por isto que é burrice comparar Ecosport com Crossfox. Quer fazer jabá com o Fox, vão atrás de comparar com o Sandero Stepway, por exemplo.

Pra mim stepway, crossfox, freestyle e adventure competem sim entre sí, pois são cheios de futilidades com preço exagerado. Ambos combinam mto mais com uma baita gata metida a radical do que com um "barbudo".

Editado por GIII lêndea_sc
Postado em

Se a ecosport fosse um Fiesta, realmente, eu até concordaria, porém o segmento dele é diferente. Ele oferece o que concorrentes como Tucson e Captiva fornecem, porém se posiciona como o modelo "popular" entre eles.

O que um Tucson e uma Captiva oferecem? Posição elevada de dirigir, maior altura do chão, mais espaço interno/bagagem... e só. De diferente da Ecosport, podem oferecer motor mais potente (V6 no Tucson e na Captiva, 2.0 nos três, 1.6 na Eco) e mais ítens de conforto e acabamento (o que não vêm de graça). Nada mais.

Não adianta querer pensar no custo benefício de um SUV, e isto é um tanto óbvio, pois qualquer sedã é mais barato que um SUV equivalente. Por isto que eu não concordo em dizer que a Eco é cara pq dá pra comprar hatch tal ou sedã tal... Com a grana dela se compra QUAL SUV? Nenhum...

Aí vai de cada um saber se quer/precisa de um SUV, ou se quer apenas um carro. Quem quer apenas um carro jamais deve comprar um SUV, pois o custo é sempre maior.

Postado em

Qualquer coisa é melhor uma Ecosport, porta-malas minúsculo, espaço interno também. Estabilidade zero, não sei como colocam um motor 2.0 nesse pseudo-SUV.

Postado em

Se a ecosport fosse um Fiesta, realmente, eu até concordaria, porém o segmento dele é diferente. Ele oferece o que concorrentes como Tucson e Captiva fornecem, porém se posiciona como o modelo "popular" entre eles.

O que um Tucson e uma Captiva oferecem? Posição elevada de dirigir, maior altura do chão, mais espaço interno/bagagem... e só. De diferente da Ecosport, podem oferecer motor mais potente (V6 no Tucson e na Captiva, 2.0 nos três, 1.6 na Eco) e mais ítens de conforto e acabamento (o que não vêm de graça). Nada mais.

Não adianta querer pensar no custo benefício de um SUV, e isto é um tanto óbvio, pois qualquer sedã é mais barato que um SUV equivalente. Por isto que eu não concordo em dizer que a Eco é cara pq dá pra comprar hatch tal ou sedã tal... Com a grana dela se compra QUAL SUV? Nenhum...

Aí vai de cada um saber se quer/precisa de um SUV, ou se quer apenas um carro. Quem quer apenas um carro jamais deve comprar um SUV, pois o custo é sempre maior.

Tucson V6 e Captiva V6 e CRV top tem tração AWD.

Postado em

Se fosse pra escolher entre apenas os dois iria de CrossFox sem dúvida.

Mas no geral, não compraria NENHUM dos dois.

E se de repente o crossfox fosse da ford e a ecosport fosse da VW? Tenho certeza que sua opinião seria diferente.

Postado em

Tucson V6 e Captiva V6 e CRV top tem tração AWD.

... que não vêm de graça, e somente em versões TOP, segmento no qual a Ecosport não participa...

Mesma coisa de querer comparar o Palio e o Stilo...

Postado em

Entretanto, como o “normal” é rodar a maior parte do tempo vazio e na cidade, o hatch ágil, confortável, espaçoso e mais barato é a melhor opção.

Então compra uma moto e seja feliz com os outros 40 mil no bolso, se a linha de pensamento é ser agil e rodar vazio

Postado em

Jimny se subir meio fio, tomba! Hauhauhauhauhauhauhau

Não é a toa que quase não vendeu.

Samurai é um puta jipinho, mas tem que mexer no motor... aquele 1.3 não rola... :vts

A gente mecheu de levinho (mesmo!) e já ficou esperto! Para raid, não tem coisa melhor!

O jipe é MUITO leve... Enquanto os toyota bandeirantes (e outros) passavam os atoleiros na força bruta, voando lama para tudo que é lado, o samurai passava por cima, numa boa =P

E o jimmy não tomba fácil assim não :vts

Postado em

Fevereiro 2010

VEREDICTO

Entretanto, como o “normal” é rodar a maior parte do tempo vazio e na cidade, o hatch ágil, confortável, espaçoso e mais barato é a melhor opção.

Se anda vazio, pq fazer questão de espaço?

Se lançarem uma versão do Smart c/o pneu pendurado na bunda, ele ganha, ñ?

Postado em

A gente mecheu de levinho (mesmo!) e já ficou esperto! Para raid, não tem coisa melhor!

O jipe é MUITO leve... Enquanto os toyota bandeirantes (e outros) passavam os atoleiros na força bruta, voando lama para tudo que é lado, o samurai passava por cima, numa boa =P

E o jimmy não tomba fácil assim não :vts

Quando eu tinha 18 anos e vivia viajando por estradas de terra, quase vendei meu carro pra pegar um, por 13k, já com suspensão preparada (8 amortecedores, elevada), pneu lameiro aro 15", snorkel e guincho elétrico. Pronto pra socar na trilha, mas o motor ainda era original. Um turbinho, diziam, ia resolver, embora não confio muito em turbo pra trilha...

É um puta de um jipinho mesmo. Mas o fator que mais me fez desistir foi o espaço. Suzuki não é carro pra quem tem mais de 1,60 de altura. Na mesma época vi um Vitara V6, tesão demais, mas não é o tipo do carro que vai pra trilha... é carro pra cidade, suspensão mole e tudo mais.

Postado em

Se anda vazio, pq fazer questão de espaço?

Se lançarem uma versão do Smart c/o pneu pendurado na bunda, ele ganha, ñ?

No fox nem com 1,90m e 130kg vc não enrosca o cotovelo na porta, joelho no volante ou cabeça no teto. Isso é uma qualidade inegável no carrinho. Minha noiva tem um e já fizemos viajem de 4horas com o carrinho em 5 dentro sem desconforto.

Postado em

No fox nem com 1,90m e 130kg vc não enrosca o cotovelo na porta, joelho no volante ou cabeça no teto. Isso é uma qualidade inegável no carrinho. Minha noiva tem um e já fizemos viajem de 4horas com o carrinho em 5 dentro sem desconforto.

Isso, de fato, é um mérito.

Embora eu ande de 206 (só que o meu tem ajuste de altura do banco) e não me sinta nem um pouco mais folgado no Fox. Já Uno e Corsa é inegável, quando eu tinha um dos dois, minhas calças sociais pretas viviam com marca do volante (minha mão sua muito, o volante suja depressa e a calça era quem sofria).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...