Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Caixa tipo LT para leigos [Novidade no 2º post!]

Recommended Posts

Sub, tô lendo aqui o tópico e tenho uma pergunta, a LT só pode ser usada em subs?

Pq tô com dois mids black panther de 6" e quero fazer uma caixa pra eles :legal:

E parabéns pelo tópico! [-]

LT pode ser feito até com full range de 2"

só uma pergunta, isso fica bom?

Bom, eu acho que depende do seu intuito, mas pelo que eu sei das LT's são excelentes !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li todo o topico das LTs , parabéns sub!! Mais como eu nunca escutei uma LT com sub para carro na vida estou com algumas dividas!! pode me dar uma ajuda no projeto de uma caixa LT para sub JL 8w3v3??? Nao sei se e como uma selada ou dutada que você muda totalmente o som através de litragem e duto e tal!! Pois gosto de sub descendo muito, com bom SPL e bem linear!!! E agora tendo que ser nao tao grande pois o carrinho do meu filho e monstro!!! Será que ela será uma boa pedida? Desde já obrigado!!!

Segue os parametros de meu sub!

Continuous Power Handling (RMS) 250 W

Recommended RMS Amplifier Power 75- 250 W

Nominal Impedance (Znom) 4 Ω

Free Air Resonance (Fs) 35.14 Hz

Electrical “Q” (Qes) 0.501

Mechanical “Q” (Qms) 7.071

Total Speaker “Q” (Qts) 0.467

Equivalent Compliance (Vas) 0.54 cu ft / 15.29 L

One-Way Linear Excursion (Xmax)* 0.375 in / 10.0 mm

Reference Efficiency (no) 0.127%

Efficiency (1 W / 1 m)** 83.24 dB SPL

Effective Piston Area (Sd) 32.02 sq in / 0.021 sq m

DC Resistance (Re)

Aqui quando calculei deu o seguinte!!

2.42m no comprimento da linha de transmicao

25,616 cmno final da linha

E 38,412 cm no inicio da linha!!

Porém viagei com esse inicio e final da linha!!! E simplesmente ima no inicio perto do falante e outra no fim onde acaba o duto? Se for e dividido meio a meio? isso e em cm3? Eu terei que fazer o calculo para saber como aplicar a profundidade e altura ou simplismente usar a altura do falante e esta medidas calculadas e de "profundidade " da linha!! Isso visualizando um corte " da frente " da caixa!!!

Desculpe o transtorno ! E desde já obrigado!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Li todo o topico das LTs , parabéns sub!! Mais como eu nunca escutei uma LT com sub para carro na vida estou com algumas dividas!! pode me dar uma ajuda no projeto de uma caixa LT para sub JL 8w3v3??? Nao sei se e como uma selada ou dutada que você muda totalmente o som através de litragem e duto e tal!! Pois gosto de sub descendo muito, com bom SPL e bem linear!!! E agora tendo que ser nao tao grande pois o carrinho do meu filho e monstro!!! Será que ela será uma boa pedida? Desde já obrigado!!!

Pô Moacyr, só falta você também pedir para a caixa bater 180 dB, moer café com a pressão e esquentar a água com o calor dissipado, para já passar um pingado.

Aliás Moacyr, no fim, você sacaneou seu filho chamando ele de Moacyr também?

Compartilhar este post

Link para o post

Pô Moacyr, só falta você também pedir para a caixa bater 180 dB, moer café com a pressão e esquentar a água com o calor dissipado, para já passar um pingado.

Aliás Moacyr, no fim, você sacaneou seu filho chamando ele de Moacyr também?

Nao!! Hahha e nickolas!!!!

Mais sobre a caixa você nao acha que e plausível nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como são os w3, mas dei uma olhadinha nos w1 para caixas similares e os parâmetros não animaram. Mas isso exclusivamente no w1, a construção dos w3 é bastante diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, estou pensando em fazer outra LT pra outro UXP!

Precisa caber no porta malas de um Polo.. Minha duvida é:

Posso fazer uma parte da linha normal e outra parte triangular? (respeitando a dimensao da area)

Na "transiçao" da parte retangular para a parte triangular pode gerar algum ruido quando estiver tocando? Tipo um barulho de "sopro"?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

Esse tópico é show de bola, gosto tanto que já li umas 3x, parabéns ao subsonic !

Tava vendo aqui, queria construir um LT pra ver do que realmente ela é capaz ! Meu projeto é um Som de Qualidade básico bem CxB mesmo ! No caso o subwoofer que irei utilizar é um Bomber Upgrade 10" S4 (queria um questo :rolleyes: mas não da$$$) !

Quando eu começar o projeto vou fazer uma dutada mesmo de começo, por ser mais fácil e prático além de ocupar bem menos espaço mas gostaria de um pouco mais pra frente construir uma LT pra ele !

Fui ver o Bomber Upgrade 10" não é ruim, além de que é bem elogiado aqui no fórum, tem uns parametros legais, no caso:

Tem uma fs baixa, de 28hz, tem um qts dentre do recomendado que é de 0,43, tem um BL bonzinho de 11,6tm, um Xmax razoável de 8,5mm !

Acho que não preciso me preocupar tanto na parte de força motora e excursão pois além de ser razoável vou aplicar potência abaixo da nominal que no caso é 250w de uma SD250.2 !

Meu intuito é qualidade e força, tocar apenas subgrave mesmo, sou louco por subgrave, quero que desça bem (uns 25hz já ficaria bom pra mim) curto bastante hiphop, mais curto também outros estilo de músicas e queria ouvir com qualidade (rock, pop) gosto muito de ouvir música ! Subindo até 50hz ta ótimo, pois a parti dai vai ficar por conta do meu kit 3 vias, no caso os mids gradiente 6,5" em books ! Em termo de musicalidade, velocidade, eu não sou exigente pois além de que não tenho referência em qualidade, meu set não é Puro SQ, só queria uma musicalidade boa pra ouvir música com qualidade, além de quero ganhar mais experiência em som, ouvindo de verdade o que é musicalidade, e também no caso da velocidade, sendo um pouco mais rápido que uma dutada já ficaria muito satisfeito !

Então no meu caso será o upgrade daria certo em uma LT ?

Bom, vamos aos cálculos:

Comprimento da Linha: 340/4.FS = 340/4.28 = 340/112 = 3,03m - Arredondando pra 3m

Largura e Altura da Linha: essa é a parte que eu tenho um pouco de dúvidas assim, em relação ao S0 e S1, como tenho uma força motora e excursão razoável, além de que vou aplicar potência abaixo da nominal, posso ter um maior estreitamento da linha, que o nome é o tapering, claro que sem ficar muito boomy, outra coisa que vi no tópico da LT pros questo, um post do kleber que por experiencias dele prefere o início da linha não tão alta aqui:

Eu não gosto de Sd inicial tão alta.

Acima de 1 a tendência é amortecer o efeito da LT, mas sem adicionar carga acústica. Aí vc tem que ENCHER a primeira parte da linha de fono absorvente, mantendo uma densidade alta, pra conseguir alguma carga.

Eu faria com menos, no máximo 1Sd inicial. 1-1, ou 1-0,7.

Depois de muito pesquisar e pensar, pensei em algo assim: S0: 1~1,1sd - S1: 0,6~0,7sd, como pensei no futuro em aplicar um pouco mais de potência e talz, e fiquei com medo do upgrade mentir um pouco em algum parametro, projetei em S0: 1sd e S1: 0,6sd:

Então ficou assim:

Largura e Altura da Linha: S0: 1.346(sd do up) = 346cm² - S1: 0,6.346 = 207,6cm²

Largura e Altura da Linha: Como quero que o sub fique bem estreito a LT sobrando apenas uns 0,5~1cm de cada lado, projetei com 26cm de largura, agora calculando a altura:

S0: 346/26 = 13,3cm (arredonda pra 13cm) - 207/26 = 7,96cm (arredonda pra 8cm)

Pronto, Linha já calculada:

Comprimento da Linha: 3m

Largura da Linha: 26cm

Altura da Linha: S0: 13cm e S1: 8cm

projeto.jpg

Nossa, sempre se assusto com o tamanho que fica principalmente quando você vai projetar a linha no sketchup, fica enorme !

Agora as dobras:

Nessa parte, demorei um pouco pois é a primeira vez que projeto as dobras pra uma LT, no meu caso é o seguinte, meu quarto não é grande, e tem bastante coisa, mas tem um espaço que acho muito bom pra por uma LT ali, fica na esquina de duas paredes um pouco "escondido" e debaixo de uma prateleira, o lugar tem cerca de 1,60m de altura e largura tem uns 30cm, com isso a linha precisaria apenas de uma dobra pra se acomodar lá, e olha como ficou:

projeto2.jpg

projeto3.jpg

Obs: As medidas não são 100% exatas coisa de 0,5cm de erro pois unidade de medida do sketchup é em metros !

Aqui LT já projetada sem as medidas e laterais pra ver como ficou a linha:

projeto4.jpg

projeto5.jpg

projeto6.jpg

projeto%25207.jpg

Olhando assim, não ficou com um estreitamento muito grande não, acho que é por causa do sketchup mesmo que tem o 3D não muito realístico !

E aqui a LT já fechada toda pronto do jeito que eu queria que ficasse:

projeto8.jpg

Preenchimento:

Nessa parte acho que vou deixar mesmo pra testar pelo o ouvido mesmo, mas de primeira, quero forrar todas as paredes da LT com feltro betumado (cobertor de mendigo) meu pai tinha um rolo grande dele ! E preencher com plumante que é barato, com mais densidade no começo da LT, e ir diminuindo até deixar no finalzinho com nada !

Eae pessoal, o que acharam ? Será que ficaria bom ? começando em 1sd e terminando em 0,6sd ? ta certo as dobras ? tudo correto ? e o que acharam do projeto ?

Vou deixar salvo aqui e guardado esse projeto pra quando eu for construir uma LT já ta aqui !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Só acho que ficaria melhor virada pra baixo. Como o pessoal recomendou lá no tópico da LT da Questo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deve ter dadores trabalho fazer esse 3D que cortar a Madeira e ver qual e !!!! Hahahahhahaah

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deve ter dadores trabalho fazer esse 3D que cortar a Madeira e ver qual e !!!! Hahahahhahaah

Corretor ortográfico? kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Só acho que ficaria melhor virada pra baixo. Como o pessoal recomendou lá no tópico da LT da Questo.

Hum, tendi vou deixar ela virada pra baixo então vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

uahsuahsua

Compartilhar este post

Link para o post

po e o iphone mae de ná!!! que quer adivinhar o que eu quero escrever!!!! ahhahahah

o correto era o seguinte!

Acho que deve ter dado mais trabalho fazer esse 3D, que cortar a Madeira e ver qual e !!!! Hahahahhahaah

Editado por cy777

Compartilhar este post

Link para o post

Eu imaginei, kkkkk o meu tbm fazia isso. Tem um tweak no Cydia caso vc use jailbreak que se chama manual correct.

Compartilhar este post

Link para o post

bem querido SubSonic, você acha que uma LT pra um sub de 15", jbl GTO1514, fs 25,1hz, xmax 14,5mm, BL 17Tm, SD 830cm², 350wrms e pretendo aplicar 210wrms de AB. por isso que pensei na LT, como tenho pouca potência disponivel, e quero subgrave, mas um pouco de grave também, tem que suber bem até 60hz pelo menos.

isso é pra usar no CARRO, oque você acha? compensa o trabalho? ou não vou ter grande diferença pra uma dutada?

queria surpreender com 1x15" e pouquíssima potência. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

isso é pra usar no CARRO

Desculpa a intromissão, mas que carro gigante é esse?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a intromissão, mas que carro gigante é esse?

nem fica tão grande a caixa, cabe de boa abaixo do tampão, e sobra ainda pra por a bateria no porta malas. vai ficar + ou - do tamanho de uma que eu usava pra 2x15".

palio weekend.

Compartilhar este post

Link para o post

nem fica tão grande a caixa

Gigantesca não vai ser, mas vai ser Grande:

Imagina:

Uma LT de 3 metros e constante em 1Sd (pra facilitar a vida):

Iria ter +ou- 250 litros...

PS: Lembrando que o forte de LT não é o SPL e sim a resposta

Compartilhar este post

Link para o post

LT com 1sd constante so em SUB BRUTU... Melhor fazer com 0,6 a 0,8sd para melhorar o controle do cone.

Compartilhar este post

Link para o post

LT com 1sd constante so em SUB BRUTU

Eu acho que o sub dele se enquadra nessa categoria, mas eu falei de 1sd constante pra facilitar o cálculo.

Compartilhar este post

Link para o post

espaço eu tenho gente, porta malas abaixo do tampão e usando a bateria e modulo atraz do banco, me sobra pelo menos 80cm com folga pro sub não ficar colado na tampa do porta malas, depois é 108cm de largura por 42cm de altura, isso abaixo do tampão.

eu fiz uns calculos usando as fórmulas que o SubSonic postou, de começar com 1,2SD e terminar com 0,8SD, e seria cerca de 3,30 metros o comprimento total da LT, mas o meu grande problema ta sendo em fazer o "projeto" pro duto final sai no mesmo lado, plano da caixa, onde estará o sub...

mas agora não sei se isso é indicado pro meu caso..

e primeiro vou estudar mais sobre LT's, sempre tive curiosidade, mas nunca tempo pra me aprofundar no assunto. oque esta sendo um problema agora também tempo pra ler.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz uns calculos usando as fórmulas que o SubSonic postou, de começar com 1,2SD e terminar com 0,8SD, e seria cerca de 3,30 metros o comprimento total da LT

Se tu for usar forração interna você diminuir a linha um pouco (já ouvi alguém falando de diminuir 15%)

Compartilhar este post

Link para o post

Excelento tópico deveri esta fixo obrigado pelo iniciativa.

Com certeza tio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...