Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

praia2009

so 0.1

Recommended Posts

Postado em

Mortais gostaria aqui de compartilhar um pouquinho que sei com vcs....

Quando se ganha 0.1 db em um sistema de som , pra quem não entende , parece não ser nada, mais pra quem entende sabe que e muita coisa, na minha convivencia com audio , sei que e muitaaaa , mais muitaaaaa coisa mesmo ! as vezes parece que estou exagerando , mais não estou!

0.1db e tanta coisa , que não se ganha isso do dia pra noite , nem em som de de carro , nem som profissional , nem SQ , nem hi end , nem hi fi , nem falante ,nem driver , nem tweeter , sub , muito menos em competicao !!!

Eu poderia citar muitos outros ex aqui , mais prefiro ser breve , quando estamos desenvolvendo um produto , pensamos em varias coisas ao mesmo tempo , qd esse produto realmente nasce , e toma forma , e que comecamos ver onde estao os erros e os acertos , depois de acertado , vem a questao do 0.1 !!!

Sera que não poderiamos ganhar mais 0.1 db em 1khz ??? o que temos que fazer ?? um eng. Pergunta pro outro , e com muita convicacao depois de anos de experiencia ele responde claro vamos mudar essa cola... feitas as mudancas testamos de novo ! pronto ganhamos 0,1 em khz , e essa mesma pessoa que sugeriu tal mudanca olha e ve que perdeu 0.2 db em 550hz...

Ou seja perdeu de um lado e ganhou pro outro !!!! mais como fazer o falante perfeito ??? eu respondo !!!!nao tem como ser perfeito , pode muito bom , mais perfeito ao pé da letra acho muito pouco provavel !!!!

Mais gracas a engenharia temos processadores e muitos outros recursos que conseguem minimizar as perdas e optimizar o sistema , fazendo com que o som seja o mais agradavel possivel !!

Em sistemas de baixa frequencia , como cxs de sub , temos tanta coisa envolvida que muitos projetistas não atetam para certos detalhes , como um exempo que peguei esses dias de um grande amigo meu

: meu sub esta de 25hz ate 120hz...uso um filtro do tipo butterworth 4°ordem e trabalho com limiter.....ou seja o falante não queima e rende muito bem ! eu uso uma cx selada , e o grave e muito agradevel....

Consegue ganhar 0.1 no sistema sem mudar o amplificador ???? Ele disse acho que sim , vou tentar....2 dias dp , ele voltou e realizamos o teste , e adivinha 0.1 a mais...eu disse vá e ganhe mais 0.1 e 3 dias dp ele voltou medimos e 0.1 a mais..... eu disse se tu e homi msm ganhe mais 0,1....e qd foi no ultimo sabado testamos , e advinha 0,1 a mais....ou seja apenas em pequenos detalhes como vedacao , travamento , e uma mudanca no corte , lhe renderam 0.3 dbs a mais...

Eu propus pra ele fazermos um filtro subsonico , ele não entendeu muito bem!!!!!!! pra sub praia??eu disse sim!!!!!!!

Claro!!!!!!!! fazemos ele em 4°ordem , e cortamos de 25hz pra baixo!!! Assim vamos tentar diminuir o efeito da variacao de impedancia nas baixas frequencias , e consequentemente abaixar a indutancia nas frequencias sub sonicas , traduzindo pro portugues vamos eliminar uma tensao que o amplificador dispeja e que não vira musica , como a cx e selada o falante trabalha bastante quente , variando muito seu QTS,como QMS , QES são derivados a propria resistencia tende a subir , ocasionando asssim perdas....intao fizemos !!!! pois usamos fio grosso um capacitores grandes , já que em baixas frequencias os filtros precisam ser parrudos , caros pra po***...montamos o circuito e ligamos!! Adivinha!!!!o bom e velho 0.1db....eu disse 0.1 !!! pois e 0.1db...

Ou seja dp de tanta conta e mais de 12 dias ganhamos 0,1....muito trabalho pra ganhar 0,1....intao mortais , sempre que verem um falante ou driver ou um sistema onde se ganhou 0.1 depois de dias de trabalho não ache que foi milagre....pois não e milagre , não se tira potencia da cartola....se caso vcs verem um falante que esteja escrito 97db e outro 97,1 não pense que isso e pouca coisa , pq não e.....audio parece ser muito facil , mais na verdade não e.....faça vc mesmo o seu som render 0,1....e publique o que vc fez.....audio parece ser pra todos mais na verdade não e!!! abraco a todos.... :mac1:legal:

Postado em

EEEeee praia :vts

Mais um tópico filosófico!

Pois é, vejo em SPL que a galera tenta de tudo para ganhar 0.1dB....

Mas diz ae, audivelmente, 0,1dB é perceptível?

Postado em

EEEeee praia :vts

Mais um tópico filosófico!

Pois é, vejo em SPL que a galera tenta de tudo para ganhar 0.1dB....

Mas diz ae, audivelmente, 0,1dB é perceptível?

sim sim jao !!!! se 3 dbs e o dobro 10% seria 0,3 .... intao 0,1 com certeza ja se percebe....!!! vlw ai jaooo :legal:

Postado em (editado)

Normalmente quanto maior a frequencia e nível de pressao sonora mais fácil de se notar diferenças, mas o mínimo detectável seria por volta de 0.25dB em alto SPL (e isto num ambiente favorável à audição).

Editado por muriloalvares
Postado em (editado)

Gostei muito do topico...

sempre dava valor pra 1db 0,5db mas agora vejo que todo db ganhado e 2 perdido... e pra mantar uma "linearlidade"é muito dificil... entao bons subs levam muitas horas de tarbalho...

Como dito anteriormente as vezes ganhando 1 db vc perde 2 em outra frequencia... eu simulando percebo isso... fica akele raxa POTENCIA X MUSICALIDADE... as vezes uma musicalidade te da uma resposta melhor que um sub picodo mono nota... isso é bem nitodo pra quem ja tem um ouvido aguçado... coias de 0.2 db ja da uma diferença notavel...

obrigado por compartilhar seu conhecimento

vlw praia ^^ :legal:

Editado por Luiz Henrique
Postado em

pra ganhar 0,1 dB eu tomo uma cerveja

e vou la no som e aumento mais um poquim

[]-[]

Perco mais de 3 db depois de uma caipira c/ abacaxi, e depois perco mais 1 ou 2 db com compressão de potência.

mais é possivel ganhar alguns db s facilmente usando usando cornetas em subgrave, medio grave e medios. especificas para cada aplicação, sei também que perdemos definição, criam se picos e vales mais tb ganha-se; E se 0,1 db é muito , o ganho de algumas corneta é otimo e pode facilmete chegar a mais de 1,5 db.

Postado em

enquanto tava lendo o post, tomei uma ceva não muito gelada e perdi 0,1 dB da minha audição... devo me preocupar? PS: não usei frequencia fixa e a ceva era Schin

Postado em

enquanto tava lendo o post, tomei uma ceva não muito gelada e perdi 0,1 dB da minha audição... devo me preocupar? PS: não usei frequencia fixa e a ceva era Schin

rsrs e so nao dirigir.....!!!vlw ai :mac1

Postado em

em um nível de audição normal e em frequências médias é preciso variar 2 a 3 dBSPL para se notar algo.

3dbs? certeza? 3dbs = dobro! =S Já seria variação demais! rsrsrs

Praias, que falante é esse? 25 a 125hz?!

Postado em

3dbs? certeza? 3dbs = dobro! =S Já seria variação demais! rsrsrs

Praias, que falante é esse? 25 a 125hz?!

Sim, 3dB é o dobro de potência... percepção auditiva depende de muitos fatores.

Tenho outra aqui: 35Hz, volume bem baixo: 9dB são necessários para se notar uma diferença de nível.

• Upvote 1
Postado em (editado)

realmente ganhar 0.1 0.2 0.3 nao e facil nao ! seja em uma competicao , ou em qualidade de som.... som e dificil pra caramba...

Editado por praia2009
Postado em

Ganhar 0,1dB só é difícil quando se chega ao limite... limite mecânico mesmo.

Fora isto, ganhar 0,1dB não tem nada demais.

Se um fabricante abaixa algumas gramas no conjunto cone/suspensão, já ganha muito mais de 0,1dB.

Aliás, há muitas formas de ganhar 0,1dB, infelizmente a maior parte delas envolve admitir erros de projeto e refazê-lo do zero, atentando a eles.

Coisa que ninguém quer...

Postado em (editado)

esse tipo de topico não e muito visto nesse forum pq poucas pessoas que detem o conhecimento, e a grande maioria que não sabe de nada do que esta sendo dito, ou faz uma brincadeira uma xacota do tema e o pior alguns comentam sem saber e escrevem informações erradas, e como eu disce poucas pessoas que realmente sabem oq esta falando posta uma vez com conteudos serios, mais quando ve o rumo que o topico esta tomando simplesmente desiste de postar novamente.

eu NÃO tenho um conteudo grande o bastante para discutir esse assunto, o pouco conteudo que eu tenho sobre som profissional e automotivo, eu sei que 0,1 db e coisa pra ca*****.. eu vi 4 de 18. tocar igual a 12 de 18, isso msm 4 de 18 tocando igual se brincar ate mais do que 12 de 18. pq pq o cara que monto os 4 de 18, se preocupo com os detalhes do projeto ganhando 0,1 db aonde foçe possivel. começando com as caixas 4 w-horns, contra bass-reflex. uma w-horn tem um ganho de 6 db's em relação a uma bass-reflex(dutada comum), são os detalhes que fazem a diferença no projeto final,

eu vi uma discurçao num forum de som profisional um cara pergunto para o outro que sabia muito de som, ele pergunto asim, cara qual autofalante eu uso nas L60, o outro respondeu cara o autofalante não importa, pegue um com as caracteristicas que a caixa recomente e pronto.

quer dizer que as caixas e os detalhes do projeto são mais importantes do que os prorpios autofalantes usados no msm.

Editado por Emmanuel - Natal/RN
Postado em

:banghead

Ganhar 0,1dB só é difícil quando se chega ao limite... limite mecânico mesmo.

Fora isto, ganhar 0,1dB não tem nada demais.

Se um fabricante abaixa algumas gramas no conjunto cone/suspensão, já ganha muito mais de 0,1dB.

Aliás, há muitas formas de ganhar 0,1dB, infelizmente a maior parte delas envolve admitir erros de projeto e refazê-lo do zero, atentando a eles.

Coisa que ninguém quer...

parece ser facil , mais nao e kleber....na vida real mecher numa grama e a coisa mais dificil do mundo....nos hj somos 2 aqui , um faz o desenvolvimento e outro pesquisa , sendo que usamos uma pá de coisas que ninguem mais usa...vou citar um exemplo...usamos uma centragem extremamente firme , dura e grossa...em alguns modelos.... e isso vem apresentantando problema...mais se nao for assim a coisa piora....o mais engrassado e que em regios mais quente isso e mais propicio , mais o que realmente esta danificando a centragem....depois de varios testes pegamos ela colocamos no microscopio e vimos que a fibra em si esta tricanda, ou seja o problema sao 8 graus que precisava diminiur no forno para que nao ressecasse tanto... foi simples falar aqui, mais ate eu achar esses 8 graus OpO ...meu irmao vo dizer pra ti...sofri pra po***...

eu nao gosto de mecher no cone , so mecho quando necessita , casao contrario deixe como esta , pq qualque mudanca no cone,o som muda...rapadura e doce mais nao e mole nao :banghead

Postado em

:banghead

parece ser facil , mais nao e kleber....na vida real mecher numa grama e a coisa mais dificil do mundo....nos hj somos 2 aqui , um faz o desenvolvimento e outro pesquisa , sendo que usamos uma pá de coisas que ninguem mais usa...vou citar um exemplo...usamos uma centragem extremamente firme , dura e grossa...em alguns modelos.... e isso vem apresentantando problema...mais se nao for assim a coisa piora....o mais engrassado e que em regios mais quente isso e mais propicio , mais o que realmente esta danificando a centragem....depois de varios testes pegamos ela colocamos no microscopio e vimos que a fibra em si esta tricanda, ou seja o problema sao 8 graus que precisava diminiur no forno para que nao ressecasse tanto... foi simples falar aqui, mais ate eu achar esses 8 graus OpO ...meu irmao vo dizer pra ti...sofri pra po***...

eu nao gosto de mecher no cone , so mecho quando necessita , casao contrario deixe como esta , pq qualque mudanca no cone,o som muda...rapadura e doce mais nao e mole nao :banghead

Se for pra mexxer em uma coisa apenas, realmente, complica.

mas se for pra mexer em várias, após isolar as deficiências e trabalhar em formas de contornáa-las, aí sim, chega-se a 0,2, 0,3, 1dB, 3dB...

Quer prova maior que isto que a imensa variação de sensibilidade em subwoofers no mercado? Se a coisa fosse assim "tão complicada" não teríamos variações de mais de 6dB em modelos do mesmo tamanho. Hoje teríamos todo mundo praticamente na mesma sensibilidade.

Devemos lembrar que os falantes que usamos hoje são exatamente os mesmos, desde que foram inventados... e já fazem muitas décadas, falamos em 1924... 86 anos!

Há 86 anos que ninguém trabalha pra corrigir o enorme DEFEITO de projeto de todo falante de bobina móvel... jogar 97% da energia fora, em calor, é o que eu falo.

Enquanto esse defeito existir, de fato, 0,1dB vira mito, coisa intangível...

Mas repito... se você não chegou ao limite mecânico, evoluir de 0,1 em 0,1dB é perda de tempo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...