Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Spoock

Estanhar cabos de bitola grande

Recommended Posts

Pessoal,

 

Como voces fazem para estanhar a ponta dos cabos de bitola grande como 21mm²?

 

Pra não ter que gastar comprando um cadinho de solda ou algo do tipo eu improvisei um terminador de tubulação de cobre (para agua quente), aqueço ela no fogão com a solda dentro segurando com uma alicate e depois coloco o cabo na solda liquida.

Facil, pratico e barato! hehe

 

Vai estanho pra caramba pra fazer uma ponta, porque tem que preencher o terminador quase até transbordar.. mas fica bom.

 

E voces como fazem?

 

Abraços

Editado por Spoock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem mais facil esse seu jeito UHAUHAHUA

Costumava usar 3, 4 ferros de solda e demorava :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha solar o cabo e 50mm foi um daqueles maçarico pra arguile...paquei R$15...Uma outra pessoa ficou segurando o cabo com alicate e eu estanhei faci facil...

Igual a este

2226023516_76d071d47d.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cabo fica com um acabamento melhor, a ponta fica mais rigida e da contato melhor nos terminais do amp ou de bateria...

Corre menos risco de quebrar as malhas do cabo...

 

Não botava muita fé nisso, mas depois que fiz vi que fica MUITO, MAS MUITO melhor do que sem estanho.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O cabo fica com um acabamento melhor, a ponta fica mais rigida e da contato melhor nos terminais do amp ou de bateria...Corre menos risco de quebrar as malhas do cabo...

 

Não botava muita fé nisso, mas depois que fiz vi que fica MUITO, MAS MUITO melhor do que sem estanho.

 

[]'s

Ahh assim sim.....eu estanhei o rerminal da bateria por saber que era bom nao exatamente o pq hehehe :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendo a foto que o Beto postou, acho que o jeito que faço fica um pouco mais grosso a cobertura de estanho.

É como molhar um biscoito num pote de chocolate derretido.. hahahaha essa ficou soda!

Algumas pontas de cabo que fiz eu tive que esmerilhar para diminuir a espessura e entrar no terminal... é uma arte, fica lindo de ver! hehe

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não estanho cabos pra alta corrente... dependendo do serviço, fica até pior, pois o cabo só fará contato em pequenos pontos que estejam mais altos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não estanho cabos pra alta corrente... dependendo do serviço, fica até pior, pois o cabo só fará contato em pequenos pontos que estejam mais altos.

Exatamente... por isso que uso o esmeril pra deixar ele o mais justo o possivel dentro do terminal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho nesse caso não adianta nada, ele quebra com o tempo e vira solda fria. Pro contato ficar bom, o segredo é usar conectores BONS e usar um alicate igualmente bom para apertar bem. Quanto mais apertado melhor.

 

Se estanho fosse bom, você ia ver isso em conectores originais, e não é bem isso que acontece...

 

Se vc quer algo realmente bom, gasta uma fortuna em um desses:

http://www.panduit.com/Products/ProductOve...recName=CT-2930

 

Aplica 14 toneladas de pressão no conector. O cabo fica preso e nunca mais sai do conector. [¨]

 

Ok, viajei um pouco, mas podemos comprar esses:

http://www.menortec.com.br/produtos/04_ali...rimpagem/05.jpg

 

Custa uns 50 reais (parece um alicate de crimpar cabo de rede), e o acabamento e qualidade da conexão fica muuuuito melhor do que apertar com alicate universal. Melhor do que qualquer solda em um conector mal apertado.

Editado por ffugita

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não estanho cabos pra alta corrente... dependendo do serviço, fica até pior, pois o cabo só fará contato em pequenos pontos que estejam mais altos.

 

Além da perda de potência devido à pouca área de contato, ainda gera pontos quentes, podendo até incendiar a instalação... a melhor opção seria o uso de conectores bem preparados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dada a minha necessidade, a melhor solução para deixar os cabos firmes nos terminais foi estanhar...

Todos os terminais do meu sistema não aceitam conectores, exceto o aterramento e o terminal positivo da bateria do cofre.

O resto são todos fixos por parafuso allen (porta fusiveis, amps, terminal da bateria auxiliar, megacapacitor, etc)

Como disse, a camada de estanho é grossa e depois uso o esmeril pra deixar ela bem justa ao terminal.. tentando maximizar o possivel a superficie de contato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal...aproveitando o topico.....

 

Existe variação de estanho? como marca melhor que a outra, ou ate mesmo estanho especifico pra determinado tipo de solda?

 

Pq tem vezes que vou estanhar/soldar algo nao pega de jeito nenhum..isso seria o estanho mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é o tipo de de assunto que um vai falar que assim é bom e o outro vai falar que assim nao é.

É o tipo de coisa que quando feita com capricho tanto faz, e ninguém vai me convencer do contrário. Gostei muito da idéia do tubinho preenchido com estanho, se o preenchimento for bom e conseguir eliminar as tensoes de contato entre o tubinho e o estanho fica bom e bem acabado né, gostei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu quando uso conectores de gripagem tipo esse da foto

enfio o cabo dentro dele

pego uma marreta

vou pro asfalto da rua

e martelo ele ate n sair mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um alicate específico, usava quando fazia instalação industrial de nobreaks...ele faz uma marca redonda com uma cruz no centro...fica show...e mesmo depois de crimpado jogo um estanho pra não criar zinabre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou contra estanho, até por que usa CHUMBO em sua composição que é um péssimo condutor de eletricidade...

 

E não acho que ninguém aqui esteja usando solda com prata né?!

 

Mas, meus cabos estão todos estanhados. Meu instalador preferiu assim... Mas de vez em quando tem que reapertar os parafusos, pois a solda vai amassando e ficando mais froxo.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não estanho cabos pra alta corrente... dependendo do serviço, fica até pior, pois o cabo só fará contato em pequenos pontos que estejam mais altos.

 

 

mas se for o caso é só inverte os papeis, inves de esquenta o estanho numa caneca esquenta destro do proprio terminal e enfia o cabo dentro depois, dae fica 100% preenchido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por isso que eu comprei um ferro de solda BOM :rolleyes:

 

http://www.fame.com.br/fameWeb/ProdProduto...02d55347ed8d246

 

Já soldei 16, 21, 35, 50 e 70mm com ele e todos ficaram muito bem soldados e pra estanhar a ponta do cabo, a ponta fica 100% com estanho, não fica com pontas mais altas e lugares sem estanho igual quando se solda com ferros pequenos...

 

E não é tão caro, o meu eu paguei 150.

 

Fica a dica :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consegui abrir o link acima...

 

Mas tbm irei dar uma dica pra estanhar fios de bitola grande para finalidade de colocalos no amp por exemplo, ou simplesmente soldar uma conexão...

 

Existe um tipo de soldador chamado machadinha... procurem no google por machadinha fame... soldei meus fios com um desse hj, de 200w... o negocio fica perfeito!

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o melhor que eu conheço pra estanhar facilmente é a "machadinha" muito forte msm, meus cabos foram estanhados com ela.. Tbm recomendo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu aperto com um alicate desse o conector....

 

produto_12564_01_00040_detail.jpg?r=667582507

 

 

Depois esquento o conetor e ele esquenta a ponta do cabo com um maçarico desse

 

img1_ferramentas.jpg

 

Depois coloco o estanho pelo buraquinho do conetor... ele suga tudo .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu aperto com um alicate desse o conector....

 

produto_12564_01_00040_detail.jpg?r=667582507

 

 

Depois esquento o conetor e ele esquenta a ponta do cabo com um maçarico desse

 

img1_ferramentas.jpg

 

Depois coloco o estanho pelo buraquinho do conetor... ele suga tudo .

 

 

Nos de 50mm do meu o moica fez isso com os conectores, o cara pra mostrar que o negocio é bom colocou num prego e se pendurou no cabo, realmente fica bom! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...