Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bramer

Caixa p/ Over Sub 18-800

Recommended Posts

Então galera, depois de mto pensar acabei resolvendo que vou fazer o que é mais simples...um paredão hehe

Os equipamentos que possuo atualmente instalados são:

Pioneer 5080usb

T-2k

2 Over Sub 18-800

P.one

2 Hinor 12' 200rms

4 drives selenium

2 tw hinor

2 baterias 150a

Tenho um T-1.2k tambem que vai ser usado no novo setup

Dentro ta corsa tenho um Dub Mag 400rms ligado a um pioneer 307 atras do banco. Durante a semana ando com o trio desligado, apenas no som interno. Nesta parte não irei mecher...

O som está mto bom pra mim, porem, como é um vicio, temos que melhorar né?

Vou trocar os hinor 12' por uns falates mais fortes com bom pancadão (estou de olho nos protech 12' 500rms), vou trocar o power one por um módulo menor (ex: T-400, apenas p/ os drives e st), afinal espaço é complicado. Na caçamba vou fazer um mini paredão, não quero andar com caixas soltas.

A duvida é referente as caixas:

Para os 2 woofers 12' estava pensando em algo com 35L liquidos sintonizada em 75hz, isso me daria um pico por volta de 100hz, o que acham?

Para os meus 2 de 18', uso atualmente uma caixa camara unica de 240L brutos sintonizada em 45hz, tenho uma boa resposta em subgrave, desmonta meu carro mesmo, porem queria que tivesse mais SPL pra fora, estou pensando em usar uma Manifold com 90~100L brutos p/ cada um sintonizado em 50hz.

Alguem pode me ajudar na caixa dos over 18 ? :banghead

Apenas para ilustrar, video do setup atual tocando subgrave:

:legal:

Editado por bramer

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra a caixa dos over tu deixa com 70L (liquidos) e frequencia em 50hz mesmo.

Vai ficar muito bom teu som.

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando, tenho total interesse nesse projeto

=D

eu fiz um desenho no sketchup nesse estilo

se nao me engano tem 100x70x50 (larg X prof X alt) espaço entre falantes 35cm (2/3 do diametro), como vi no topico do guto

da em torno de 96L brutos cada camara, se puder ser menor a caixa melhor

=D

imagemguj.th.jpg

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando...

Tambem estou com a intençao de fazer uma manifold pra um par de over 18", só que do modelo Bruthus 1200.

Boa sorte no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

pretende fazer as manifold, originais, como a do guto, ou aquela com efeito manifold da snake? em V?

Compartilhar este post

Link para o post

Sb1000...

Eu vo colocar 2 over 800 na minha para ver como é que fica...

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Bramer, se for fazer uma manifold pode fazer com uma litragem menor, uns 80L pra cada deve ficar filé.

Abraços

Charle Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho interesse... vendi meus 2 Sub800 e quero comprar 4 Protech de 18" e pretendo utilizar esse tipo de caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera lembrando q o negocio é a litragem liquida n bruta.

A litragem dessas caixas para falante de 18" normalmente é de 60L a 70L "liquidos".

Compartilhar este post

Link para o post
  lilofsa disse:
Galera lembrando q o negocio é a litragem liquida n bruta.

A litragem dessas caixas para falante de 18" normalmente é de 60L a 70L "liquidos".

para subs/woofers 18" seria +/- qnto? uns 80-90L brutos?

sintonia dessas caixas pelo que vejo é sempre em torno de 50hz?

Compartilhar este post

Link para o post
  gboff disse:
para subs/woofers 18" seria +/- qnto? uns 80-90L brutos?

sintonia dessas caixas pelo que vejo é sempre em torno de 50hz?

Eu faria ela com no máximo 80L brutos pra cada, sintonia dá pra brincar um pouco até descobrir o ponto que mais te agrade, mais por exemplo pra forró creio eu que melhor é sintonizada em 60hz.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

pois eh, minha maior duvida eh na caixa dos over mesmo. To vendo que 100L brutos eh muito ainda.

Andei simulando umas caixas pros over 18' e nao fica uns grafico mto bom, F3 bem alta. A parte que me acalma eh que teoricamente minha caixa atual tambem nao seria mto eficiente em subgrave. E eh nisso que ela mais manda hehe

Alguem ai sabe dizer diferença no uso da manifold com abertura paralela ou abertura em V ?

Para ouvir eletronica, black...qual seria uma sintonia boa para acertar? por volta dos 50~55hz né?

E quanto a caixa dos woofers de 12? ta boa essa?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que andei lendo quanto mais paralelos o ganho se concentra em frequências mais baixas, fechando o angulo o ganho se concentra nas mais altas.

bramer disse:
pois eh, minha maior duvida eh na caixa dos over mesmo. To vendo que 100L brutos eh muito ainda.

Andei simulando umas caixas pros over 18' e nao fica uns grafico mto bom, F3 bem alta. A parte que me acalma eh que teoricamente minha caixa atual tambem nao seria mto eficiente em subgrave. E eh nisso que ela mais manda hehe

Alguem ai sabe dizer diferença no uso da manifold com abertura paralela ou abertura em V ?

Para ouvir eletronica, black...qual seria uma sintonia boa para acertar? por volta dos 50~55hz né?

E quanto a caixa dos woofers de 12? ta boa essa?

Compartilhar este post

Link para o post

Desistiu dos sub entao biba?

E aquele adesivo do corsa club lá, tá pra rolo? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

subs?? 307/ pelo que intendi ele ja não tem a um tempão!

alias, caro bramer, pra que fique relatado aqui tambem, e pra proprio tira teima de quem teve 4x12 307, faz um comparativo ai, de sub graves, graves e medio grave, ente a epoca dos subwoofers, e essa agora com woofers "subão".

seria bem interesante ouvir de alguem que teve os dois!

Compartilhar este post

Link para o post

bah cara, comparar meus antigos 4 307 com os atuais 2 de 18' é injusto pq nunca tive o t-2k empurrando os 307. Usava o coastar cpa-2000d (mto bom módulo!)

mais comparando mesmo assim, os 2 de 18' atropela os 307 FACIL, tanto em termos de SPL, subgrave, grave pra fora...depois que montei os 2 de 18' foi que meu carro começou a se rachar todo..

se fosse uns 8 307 em um sd-3k por exemplo, dai sim os 18' ia passa vergonha creio eu suaehauehua

Compartilhar este post

Link para o post
  ARMartins disse:
Pelo que andei lendo quanto mais paralelos o ganho se concentra em frequências mais baixas, fechando o angulo o ganho se concentra nas mais altas.

MUITO interessante saber disto.

O negócio é paredes paralelas então hehe, fica até + facil pra fazer...vou tentar seguir o que o amigo falou nos post la encima, que a abertura deve ser 2/3 do diametro do falante..

Compartilhar este post

Link para o post

caixa18.jpg

Acabei de desenhar (no paint) um projeto que eu tava rabiscando aqui.

Ficou com 80L BRUTOS por camara, vale lembrar que essa caixa vai deitada na caçamba, por isso a altura é maior que a profundidade. Ela vai ser parte do paredão hehe

O duto a principio tera (medidas INTERNAS):

62cm (altura)

5 cm (largura)

15~22 cm (profundidade) o que equivale a sintonia de 60~55 hz respectivamente

Ps. No WinISD simulei com uma caixa de 65L (afinal são 80 brutos).

O que me dizem?

Compartilhar este post

Link para o post

pq vicar virada pra cima?, pq ja não faz pra ficar na posição correta?

O Sub Sonic tinha falado em outros topicos, de aredondar essa quina, dA camara do meio. não me lembro o pq, mas ele preferia assim!.

procura ele, ela vai gostar de ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa vai ficar deitada pois vai fazer parte do paredão entende?

no dia a dia todo o setup fica deitado na caçamba, quando for pra fazer festa é que a parede vai ser erguida.

encima dessa caixa vai ter os woofers de 12' + drives e st. Vai ser tudo na verdade uma UNICA peça.

Compartilhar este post

Link para o post
  bramer disse:
a caixa vai ficar deitada pois vai fazer parte do paredão entende?

no dia a dia todo o setup fica deitado na caçamba, quando for pra fazer festa é que a parede vai ser erguida.

encima dessa caixa vai ter os woofers de 12' + drives e st. Vai ser tudo na verdade uma UNICA peça.

vao ser cada falante sua camara, somente as caixas presas umas nas outras

só tem um porem de usar a caixa mais alta do que profunda, nessas caixas o que faz render mesmo é o comprimento da camara central, no teu caso vai fica bem curtinha e alta, pelo menos foi isso que eu intendi lendo por ae

PS: se eu estiver errado me corrijam

boa sorte no projeto

Compartilhar este post

Link para o post
  asneto_3 disse:
pretende fazer as manifold, originais, como a do guto, ou aquela com efeito manifold da snake? em V?

Caixa em "V" tem seu risco... a parte onde os falantes ficam mais próximos tendem a se danificar mais facilmente!

Tanto que recomendam (pra quem abusa das SB1000) ir girando o falante de tempos em tempos! (desparafusa e recoloca 45º inclinado)

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer a caixa Bramer, só dou uma dica, faça ela com dutos redondos porque você pode ir testando outras sintonias, e a abertura frontal o bom seria faze-la de modo que caso fique tocando muito subgrave, você possa colocar uma outra chapa de madeira ali na frente apenas pra diminuir a abertura da parte central, frontal da caixa.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
  gboff disse:
vao ser cada falante sua camara, somente as caixas presas umas nas outras

só tem um porem de usar a caixa mais alta do que profunda, nessas caixas o que faz render mesmo é o comprimento da camara central, no teu caso vai fica bem curtinha e alta, pelo menos foi isso que eu intendi lendo por ae

PS: se eu estiver errado me corrijam

boa sorte no projeto

hum..será mesmo?

bah =(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...