Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

bramer

Caixa p/ Over Sub 18-800

Recommended Posts

Postado em
Pode fazer a caixa Bramer, só dou uma dica, faça ela com dutos redondos porque você pode ir testando outras sintonias, e a abertura frontal o bom seria faze-la de modo que caso fique tocando muito subgrave, você possa colocar uma outra chapa de madeira ali na frente apenas pra diminuir a abertura da parte central, frontal da caixa.

Abraços

Charles Rafael

certo, a idéia de usar dutos redondos é valida sim e posso usar.

Eu tinha optado por dutos retangulares pois eu acho que toca melhor, pq se vc colocar as cantoneiras internas (matando o angulo de 90º) e usar dutos retangulares, não sei pq, mais da a impressão de que o grave rende bem mais, que ele vai seguindo a parede da caixa e sai facilmente pelo duto, se é que vc me intende..

não entendi a parte que vc falou sobre ir tampado a abertura central

sebre o post acima, vc sabe dizer algo?

Postado em

ele quis dizer ir tampando a frente da caixa, transforamando a caixa em uma BP6, se eu entendi bem, foi isso!

é bem valido, pelomenos pra teste do seu gosto!

Postado em (editado)

Eu tinha optado por dutos retangulares pois eu acho que toca melhor, pq se vc colocar as cantoneiras internas (matando o angulo de 90º) e usar dutos retangulares, não sei pq, mais da a impressão de que o grave rende bem mais, que ele vai seguindo a parede da caixa e sai facilmente pelo duto, se é que vc me intende..

pois é, pensei nisso tambem, a camara central ficaria com 85L

poderia ser uma tri bp4 ou tri bp6

caixak.jpg

Só que dai eu não sei simular mto bem essas caixas...

Editado por bramer
Postado em

Tô ligado que os retangulares dá mais grave, mais o lance é a sintonia tá ligado? Vai que tu faz retangular e não fica bom, aí pra mecher dá muito trabalho, ah não ser que você só use uns parafusos para segurar o duto e aí ir brincanco com a sintonia dele, é uma boa idéia também.

É +ou- como o amigo abaixo falou, mais você só iria diminuindo a área frontal de abertura bramer, sem ter a tese de querer transforma-la numa Band-Pass dá vida, mais sim fazendo ela ter o pico numa frequência maior, mais isso é pra teste, no caso você poderia ir usando pedaçõs de madeira e ir colocando lá com 1 ou 2 pregos só pra diminuir a área e ver qual te agrada mais.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

rs , vou trocar de caixa ... tá virando moda já ... ae perde a total graça rsrsrs !!!

Mas pra não dizer que sou um Belo FDP (mesmo muitos achando que sou) , vou tentar ajudar !!!

as caixas do TICO SOM (que usa muito esse tipo de caixa) usa litragem MINÚSCULA para os 18" ... e dizem tocar muito bem ... EU tenho minhas dúvidas ...

Então , o que eu fiz na minha ??? Fiz uma litragem na qual eu respeitasse o limite de meu falante (no caso , isso não vem ao caso rs) , e sintonizei de uma forma que meu falante ficasse com uma curva de resposta aceitável , e que ficasse controlado (pq meu tipo de som que escuto é forçaaado no sub grave) , e fiz a camara central da forma que DEU (sim , dei sorte !!!) , pois queria uma caixa quadrada , e o que sobrou de espaço eu deixei aberto rsrsrs

agora que sei algumas coisas à mais desse tipo de acoplamento , vou projetar outra caixa que é um CLONE de um MTL-2 ... Tudo isso buscando deixar a caixa MENOR e mais baixa !!!

é isso ae ... boa sorte na empreitada !

Postado em

Bramer,

Não consegui ler todo tópico em função do tempo.

Mas teoricamente esse tipo de caixa nada mais é do que uma band pass dupla de 6ª ordem com o duto da câmara central equivalente as dimensões totais da câmara, ou seja, com uma das laterais totalmente aberta. Para simular use essas caracteristicas.

O efeito Manifold gerado na câmara que é dividida por ambos falantes é apenas uma caracteristica da caixa, uma câmara de compressão dupla com as funções integradas do coletor manifold, e independente do ângulo de inclunação entre os falantes o resultado será o mesmo, desde que essa inclinação não altere o volume da câmara e a dimensão do suposto "duto".

No caso da caixa com efeito manifold MTL-2 da EV, essa tem uma caracterista um tanto quanto peculiar por se tratar de uma band pass única de 6º ordem com uma câmara de compressão dupla! Pois na MTL-2 tanto a câmara coletora (manifold) quanto a traseira são em comum para ambos falantes. Esta caixa tem um resultado interessante, pois tem-se a extensão da câmara dutada e o punch do efeito manifold, porém falantes com Qts muito alto constumam não dar bons resultados nesta caixa, pois esses por sua vez não tem uma boa resposta a transiente e acabam tendo graves retumbantes.. o que não combinaria nada bem com a câmara ressonante do sistema! Ou seja, vc teria um grave com muito punch e uma retumbância elevadissima que incomodaria muito na audição, além de não ter inteligibilidade alguma.

A principio é isso... o assunto é um tanto quanto complexo, mas se tiveres mais dúvidas me chama no MSN e vamos nos falando.

Grande abraço!

Att,

RenanLopes

Postado em

Renan meu queridão ,d esculpa discordar de vc quanto a angulação cara ... FAZ DIFERENÇA SIM bicho ... e isso veio por meio de TESTES aqui em casa ... Eu estava esperando uma hora boa pra falar sobre isso ! rsrsrsrs

e tenho que dizer que um falante de frente pro outro acopla mais Sub Grave que elas angulados tipo uma SB1000 ...

Acho que a teoria num casou muito bem com a prática nesse caso rsrsrs !

Postado em
Renan meu queridão ,d esculpa discordar de vc quanto a angulação cara ... FAZ DIFERENÇA SIM bicho ... e isso veio por meio de TESTES aqui em casa ... Eu estava esperando uma hora boa pra falar sobre isso ! rsrsrsrs

e tenho que dizer que um falante de frente pro outro acopla mais Sub Grave que elas angulados tipo uma SB1000 ...

bom saber :legal:

Postado em
bom saber :legal:

:+1

Tava curisoso sobre esse assunto. Mais no caso Guto a com o falante em V estilo SB1000 elas tocam de igual com as frente a frente, só que com menos subgrave é isso. Ou em V elas dão um grave mais seco, mais "pegado"?

Abraços

Charles Rafael

Postado em

ela fica bem melhor que uma simples dutada com certeza , MAS PERDE pra caixa que uso normalmente em sub grave ... Mas ganha em atack (que é o que falta na minha) , mas não fica seca , fica na medida !!!

Não posso generalizar , pois foi um teste MEU ... mas eu não usaria ... pra sub !!!

Postado em
ela fica bem melhor que uma simples dutada com certeza , MAS PERDE pra caixa que uso normalmente em sub grave ... Mas ganha em atack (que é o que falta na minha) , mas não fica seca , fica na medida !!!

Não posso generalizar , pois foi um teste MEU ... mas eu não usaria ... pra sub !!!

Oh Guto, não me leve a mal, mais essa é a resposta dá minha pergunta é?

Bem se for, acho que você quiz dizer que elas tocam de igual só que a sua dá mais subgrave, e a em V ganha em ataque, mais não chega a ser seca, é isso?

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Ataque significa mais SPL? Mais pressao no peito? não dianta falar que sub grave é sentir no peito, pq ate 100Hz se for forte vc sente!,

eu prefiro bem mais a SB, simplesmente pq desde que vi, foi paixao a primeira vista, hasuashas

mas não aceito perder de muito pra uma similar sua!

Postado em

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a presença de nosso ilustre mestre Renan Lopes (sumido!), sempre me atende muito bem nas minhas duvidas. E claro tambem a participação do guto (com o relato de sua experiencia, o que conta MTO) e aos amigos que estão acompanhando o decorrer dessa história (charles, asneto, gboff ...).

Seguinte galera, tive uma idéia brilhante (não sei pq não pensei nisso antes po***! Como todos já sabem possuo uma caixa atual pros meus 2 over de 18' com +/- 250L brutos.

Então, juntando o util ao agradavel, tentei redefinir o desenho postado anteriormente (arrumando as medidas) USANDO minha caixa atual pra fazer a manifold nela. Isso já me evita um BELO trabalho$$$$

Depois de medir, medir, medir (é dificil po, ta tudo tampado e preso na caçamba!) cheguei a tais medidas:

imagemvoz.jpg

Como podem ver, mudei para dutos redondos 4' (mais facil para acertar sintonia) e a litragem bruta ficou em 67L em cara camara lateral. Nosso amigo caradosom me recomendou usar 70L em cada camara e sintonizar em 50hz (aonde eu teria um bom reforço em 65hz).

Pergunto:

O que me dizem dessa caixa, alguma consideração?

Cortes: Usando um HP (player) em 50hz e um LOW em (no maximo) 150hz. Está bom?

A camara central precisa ter a abertura afunilada?

O conjunto magnético fica p/ dentro das laterais ou na camara central???

Postado em

Sim charles , foi isso que quis dizer !

Asneto , atack seria aquele Impacto que dá sabe ??? Tipo o bumbo de bateria ... Imagina que uma caixa se atack fica aquele HUUUUUMMMMM com atack já faz a BUUmmm tendeu ??? ( é complicado descrever isso)

Bramer , EU (minha opinião pessoal) , acho que essa caixa está RIDICULAMENTE PQNA ... sei lá ... minha opinião ok ??? faria no mínimo com 80L LIVRES (descontando tudo) pra cada falante !

Mas como disse é MINHA opinião !!!

Postado em
Bramer , EU (minha opinião pessoal) , acho que essa caixa está RIDICULAMENTE PQNA ... sei lá ... minha opinião ok ??? faria no mínimo com 80L LIVRES (descontando tudo) pra cada falante !

Mas como disse é MINHA opinião !!!

pois é, eu TAMBEM haha, não tem como ir contra o que aprendi até hj, to mais perdido que lambari em lagoa...

MAIS mta gente já me falou que o pessoal usa poucos litros mesmo nessas caixas... :banghead :banghead

na que vc fez pros protech de 18', deu quantos litros brutos por camara?

Postado em

disse que não ia falar sobre isso né ? rsrsrs

mas deu bem mais que isso que usam por ae rsrsrs ... pode ser que eu esteja perdendo um rendimento absurdo usando caixa desse tamnho , mas sou como vc rsrsrs ... tenho medo !

Postado em

Guto, joga umas garrafas ai dentro!, e Bramer, se vc não tem o que perder com essa caixa ai mesmo, se a que esta ai vc for deixar encostada, as vezes da pra brincar gastando pouco sei la!

ja tentou ver se tem como mudar a que vc tem ai, pra modificar ao estilo de uma SB1000, as vezes fica mais facil$$$. e mais pra frente da ate pra fazer uma com paredes paralelas, ai vc testa uma depois outra, ai fica top d+, hasuashuash

se o Ataque é o que o Guto explicou como o Bumbo de uma bateria, pra mim em um trio, não preciso muito mais que isso!

Postado em

pois eh asneto, é que é tudo tempo perdido saca?

se souber que num vai prestar, nem me dou ao trabalho (na verdade vou fazer na loja de um amigo), e o tempo perdido é $$ que sai do meu bolso suaheua

guto seu viadin, 2 numero só, diz só isso =P

PERGUNTA

posso estrangular a camara central em busca de litragem? Ou dai é suicidio ? =(

Postado em

Guto, tranquilo irmãozão!?

Tirando o fator resistência mecânica ocorrida pelo aclopamento frontal ser bem maior que o angulado, consequentemente reduzindo a vida útil do falante, a resposta é a mesma, desde que se obedeça as restrinções de volumes idênticos e dimensão do duto (não deve-se angular e desconsiderar que o volume e o duto tende a aumentar e consequentemente elevar o Fb da câmara coletora - manifold).

Fiz uma bateria de teste com vários falantes diferentes tanto na SB1000 quanto num modelo de mesmo volume e caracteristicas, porém com aclopamento frontal e as respostas alteraram insignificantemente.

O que ocorre é que com os falantes angulado em V tem-se um relativo aproveito das frequencias médias, que no aclopamento frontal são mais reduzidas, isso causa um efeito psico-acústico que aparenta ligeira expressão nas frequencias baixas, se vc analisar a curva de resposta elas se comportam relativamente parecidas de 200Hz a baixo.

Att,

RenanLopes

Postado em

o que eu fiz Renan , foi teste com 2 caixa dutadas e Chapa de madeira ... e fiz frente à frente , e angulado , e percebi sim a diferença , mas se vc diz que é impressão minha , sem problemas rsrsrs ... eu simplesmente fiz o teste no ouvido ... e me agradou mais um de frente pro outro !

e o Pior era que entrava até a teoria da FASE de 180° que o Subsonic falou no meu tópico , pois as caixas dutadas que eu tava usando eram caixas com Duto na frente , não do lado ... e vou dizer que ficou MUITO LEGAL ... se tava canselando fase eu não sei ... só sei que o Grave ficou MUITO BOM !!!

Mas ae vc e ou outros vão em perguntar : - Se ficou bom desta forma , pq vc não fez a sua caixa com os dutos pra dentro ao invés de faze-los pra fora ???

Na verdade eu fiquei com medo rsrsrs , pois tanto se falou de teorias que achei que poderia ficar ruim , MESMO testando e vendo que ficou bom !!!

VAI ENTENDER né ? rsrsrs

Mas respeito sua opinião Renan ... Pode ser coisa psicológica mesmo !

Postado em
o que eu fiz Renan , foi teste com 2 caixa dutadas e Chapa de madeira ... e fiz frente à frente , e angulado , e percebi sim a diferença , mas se vc diz que é impressão minha , sem problemas rsrsrs ... eu simplesmente fiz o teste no ouvido ... e me agradou mais um de frente pro outro !

e o Pior era que entrava até a teoria da FASE de 180° que o Subsonic falou no meu tópico , pois as caixas dutadas que eu tava usando eram caixas com Duto na frente , não do lado ... e vou dizer que ficou MUITO LEGAL ... se tava canselando fase eu não sei ... só sei que o Grave ficou MUITO BOM !!!

Mas ae vc e ou outros vão em perguntar : - Se ficou bom desta forma , pq vc não fez a sua caixa com os dutos pra dentro ao invés de faze-los pra fora ???

Na verdade eu fiquei com medo rsrsrs , pois tanto se falou de teorias que achei que poderia ficar ruim , MESMO testando e vendo que ficou bom !!!

VAI ENTENDER né ? rsrsrs

Mas respeito sua opinião Renan ... Pode ser coisa psicológica mesmo !

Guto,

Não substimo tua opnião, com certeza ela está correta. O fato de "frente-a-frente" parecer que tem mais subgrave, só salientei que isso não seria um principio físico.. uma caracteristica da caixa e sim um efeito psico-acústico.

Abração!

Att,

RenanLopes

Postado em

não eu entendi sim Renan !!!

Meu problema é que acredito demais no meu ouvido rsrsrs , tipo , pode ser coisa de minah cabeça , mas Eu acabei ARREBITANDO na cabeça que ficou melhor rsrsrs e isso é um problema rsrsrs

mas entendi sua teoria , CLARO ... e vou usa-la pra nova caixa rsrsrs !

Postado em

O tópico dá bom demais hein, tô acompanhando de perto, o que o Renan citou sobre o efeito psico-acustico era o que eu tava imaginando, nesse caso pra trio seria melhor em V né, pra ter mais pegada nem que seja pelo fato da caixa conseguir subir um pouco na frequência.

E sobre a litragem Bramer, tá boa sim cara, como o Diógenes falou e eu mesmo já vi, 70L é a média mesmo, e pra trio é isso aí, ainda mais que querendo ou não, ali a um acoplamento de resposta, que com certeza faz o som render melhor no subgrave, se comparado a uma caixa com 70L pra cada com falantes lado a lado.

Abraços

Charles Rafael

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...